Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Nov 10, 2015 8:37 am
Para alguns, só acaba quando termina! --->>>
Att.
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Legal essa informação do comprimento do Gripen F.knigh7 escreveu:O Gripen 'E' terá cerca de 14,5m.Luís Henrique escreveu: Isto é algo que me intriga bastante.
A maioria dos caças que possuem versão monoplace e biplace, possuem exatamente o mesmo comprimento.
Normalmente o caça monoplace leva mais combustível interno. A versão biplace abre mão de um tanque de combustível para colocar no lugar a segunda cabine.
Isto ocorre no Super Hornet, por exemplo. E acredito que algo semelhante ocorra no Rafale, Eurofighter e na maioria dos caças que possuem versão de 1 e 2 lugares.
No Gripen A/B/C/D a solução é diferente.
A versão de 2 lugares possui um comprimento maior, e a capacidade interna de combustível não muda entre a versão de 1 lugar para a de 2.
O Gripen C possui 14,1m de comprimento.
O Gripen D possui 14,8m de comprimento.
Esse comprimento, tanto da versão monoplace como da versão biplace é divulgado EXCLUINDO o tubo de pitot.
Sobre o Gripen NG a SAAB não especifica de qual versão se refere, o DEMO é biplace mas a versão para a Suécia é MONOPLACE.
Eu acredito que se referem ao Gripen E que é monoplace, e informam comprimento de 15,2m portanto uma diferença de 1,1m de comprimento em relação ao Gripen C.
Porém, se não me engano, o Knight disse que este comprimento INCLUI o tubo de pitot.
Portanto teríamos que subtrair, se não me engano, 26 cm (Knight da uma ajuda ai, não lembro)...
A dúvida maior é esta mesmo. Se alguém souber eu também agradeço:
O Gripen F (a ser desenvolvido) terá o mesmo tamanho do Gripen E (portanto levará menos combustível) ou terá qual tamanho?
Se for mantido o padrão da geração anterior ele terá comprimento semelhante ao Eurofighter...
Não acredito que a versão biplace tenha o mesmo tamanho da mono.
A publicação da SAAB, a Spirit, na edição de fins de 2.012, atribuía um comprimento para a versão "F" 30cm maior que a "E":
Mas isso pode mudar, claro.
link da revista:
http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
òtimas informações...knigh7 escreveu:Para fins de autenticidade, o raio de ação de 1.700km do GripenNG encontra-se na palestra da SAAB no Senado de 11 de agosto de 2.011. Agui está o link na página do Senado para se conferir:Marechal-do-ar escreveu: Não consegui confirmar a autenticidade do slide, se foi divulgado pela SAAB, tem um link da SAAB? Ou então, onde foi divulgado?
Alias, essa imagem já roda na web faz uns 3 anos, e é edição em cima de outra imagem, de onde isso realmente veio?
(aquele pdf se encontra na página 21)
http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdf
Aquele pdf com alcance do GripenNG em configuração ar-ar de 1.300km +30min de CAP é mais antigo, tem na proposta da SAAB para a Holanda.
Para fins de autenticidade, a proposta foi publicada no site do DefenseIndustryDaily e encontra-se lá ainda. O alcance se encontra na página 8.
https://www.defenseindustrydaily.com/fi ... erview.pdf
knigh7 escreveu:Sim , a SAAB atribui um alcance de 1.500km para missões ar-terra (Isso se encontra,por exemplo no último caderno técnico divulgado pela empresa, que se encontra na página da SAAB:Marechal-do-ar escreveu: Onde? Nas paginas mais atuais desse tópico só vi configuração ar-ar...
http://saab.com/globalassets/commercial ... igures.pdf
Mas não especifica a carga de bombas. Entretanto, quando a SAAB mencionava, como, por exemplo uma que colocava o mapa do Afeganistão, era com 1 ton. de bombas (mais especificadamente 4 GBU12+4 mísseis).
E essa simulação ao que Carlos refere, fatalmente é com a carga de bombas nessa ordem, mas com tanques de 450gal.
É essa razão pelo qual eu sempre insisto que o GripenNG acaba tendo autonomia semelhante a um Rafale, SH, Flanker, mas com menos bombas (não tão menos).
Não é apenas o exemplo do Afeganistão. Quando ela quantificava a carga para missões ar-solo, ela colocava esse peso de bombas (que não é ruim, 2 bombas inteligentes da classe de 1.000lbs, ou 1 da classe de 2.000lb ou 4 da classe de 500lbs) dando uma boa autonomia.
O GripenNG não é mesmo da classe que do que se denominam "10 Toneladas" (Typhoon, Rafale, F-16). Ele é da classe de um Mirage2000. Que é significativamente mais capaz do que alguns tentam enquadrá-lo.
Muito bom, ta andando.Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.
Mais foto em http://mediaportal.saabgroup.com/
Além dos argumentos que você citou ainda devemos levar em consideração que, os 36 Gripens serão pagos pelo banco à SAAB e os pagamentos que o Brasil deverá efetuar ao banco sueco se darão ainda na próxima década. A menos que este banco dê um calote na SAAB, os 36 caças serão entregues ao Brasil até 2025.Brasileiro escreveu:Na minha opinião: papo absurdo!
Vamos lá, pensando apenas neste contrato atual, de 36 unidades. O último deles está programado para ser entregue quando mesmo? Em 2021?
Galera, em 2021 o próximo governo (que com certeza será da atual oposição) estará já em seu terceiro ano... Sério que estão prevendo que, em Dezembro de 2021, ainda estaremos em plena crise econômica?
Quando se trata de investimentos em prazos de 10, 15, 20 anos, praticamente não tem problema estar em crise hoje. E, vejam, é algo que ouvi direto da boca de um executivo de uma empresa do setor logístico: O plano de investimento de longo prazo segue normalmente.
Se formos falar em riscos, acho mais "arriscado" pensar que poderemos ter amanhã um governo que diga "pra que o Brasil quer caças?" do que estarmos realmente em crise em 2021, ano em que deve ser decidido o que será feito após os 36 caças.
abraços
Há um tempo eu vi uma foto parecida, parece que evoluiu tao pouco.Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.
É um protótipo e não um avião de série... é normal demorar mais mesmo.Tikuna escreveu:Há um tempo eu vi uma foto parecida, parece que evoluiu tao pouco.Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.
Assim espero amigo.Bolovo escreveu:É um protótipo e não um avião de série... é normal demorar mais mesmo.Tikuna escreveu: Há um tempo eu vi uma foto parecida, parece que evoluiu tao pouco.
O avião de papel, o photoshop está tomando forma!Juliano Lisboa escreveu:Muito bom, ta andando.Energys escreveu:Segundo o site da SAAB na internet, processo de montagem do Gripen E.
Mais foto em http://mediaportal.saabgroup.com/
Gripen E= 14,1m (do Gripen C) + 37cm. Mas pode ser que o comprimento final não seja tão exatamente assim.Luís Henrique escreveu:
Legal essa informação do comprimento do Gripen F.
Acredito que terá menos combustível que a versão E, pois 30 cm não é suficiente para instalar uma segunda cabine...
Manuel, e de onde você tirou este 14,5m?
Olá, Knigh7.