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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 9:19 pm
por Carlos Lima
Energys escreveu:
Carlos Lima escreveu:Exatamente.

Se uma pessoa é contra ou a favor, honestamente é o que cada um pensa e não importa no 'grande esquema'.

O que importa é o lugar, a oportunidade e o seu posto aonde ele fala uma coisa dessas.

Já basta a SAAB se juntar com a Bombardier para vender o Erieye aos Emirados ao invés do E-145.

[]s
CB_Lima
O que estou tentando dizer é que as Forças precisam ter muito critério para escolher quem enviam para estas feiras internacionais. Não é um passeio à Disney. O que não falta nelas são lobos querendo comer cordeirinhos desavisados. O país hoje está em crise, mas amanhã não estará. Nossa postura deve ser responsável independente do sentido para onde o vento sopra.

Por fim, não adianta usar o que eu estou falando para descer a borduna em um fabricante e incensar outro. Comércio é comércio. Ou você acredita que a "benfeitora" da Embraer seria a Boeing? :roll:

Att.
Isso é de fato correto... normalmente você deveria ter um 'briefing', ainda mais sabendo que iria dar entrevista oficialmente no evento.

Sendo verdade o que ele disse ou não, existe uma maneira de agir em uma feira como essa.

E não... não estou usando o que você está dizendo, :roll: só estou colocando um ponto que saiu também hoje nas notícias.

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 9:20 pm
por Energys
knigh7 escreveu:Quem tem cabeça mesmo, como executivos (no caso, da SAAB) não leva a sério besteiras como essa. Esse brigadeiro especulou muito longe. Está apostando num fracasso longe demais para a a FAB mudar o planejamento assim.
O silêncio às vezes é uma virtude que a vaidade corrompe. :?

Att.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 9:23 pm
por knigh7
Ai agora a Sputinik News disse que a FAB está negociando o Su35BM.

Agora a gente vai ter de aguentar aquele " jornalista" especializado em defesa dizendo que a FAB vai comprá-lo e blá blá blá. ...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 9:27 pm
por Carlos Lima
knigh7 escreveu:Aí agora a Sputinik News disse que a FAB está negociando o Su35BM.

Agora a gente vai ter de aguentar aquele " jornalista" especializado em defesa dizendo que a FAB vai comprá-lo e blá blá blá. ...
Gripen Srs... Gripen ...

Deixem para debater sobre pessoas longe daqui...

PS: Além disso todo mundo sabe que o Sputinik fala tanta bobagem quanto o Correspondente para o Brasil que mora na Turquia da Jane's

[]s
CB_Lima

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 10:29 pm
por knigh7
Luís Henrique escreveu:
FCarvalho escreveu:Deixa eu tentar entender uma coisa. A versão E do Gripen terá o mesmo comprimento do Demo, que é biplace, ou será menor? A versão F a ser desenvolvida, em todo caso, seria maior ainda que a versão E, monoplace, ou teria o mesmo tamanho do demo?

abs.
Isto é algo que me intriga bastante.

A maioria dos caças que possuem versão monoplace e biplace, possuem exatamente o mesmo comprimento.
Normalmente o caça monoplace leva mais combustível interno. A versão biplace abre mão de um tanque de combustível para colocar no lugar a segunda cabine.

Isto ocorre no Super Hornet, por exemplo. E acredito que algo semelhante ocorra no Rafale, Eurofighter e na maioria dos caças que possuem versão de 1 e 2 lugares.

No Gripen A/B/C/D a solução é diferente.
A versão de 2 lugares possui um comprimento maior, e a capacidade interna de combustível não muda entre a versão de 1 lugar para a de 2.

O Gripen C possui 14,1m de comprimento.
O Gripen D possui 14,8m de comprimento.

Esse comprimento, tanto da versão monoplace como da versão biplace é divulgado EXCLUINDO o tubo de pitot.

Sobre o Gripen NG a SAAB não especifica de qual versão se refere, o DEMO é biplace mas a versão para a Suécia é MONOPLACE.
Eu acredito que se referem ao Gripen E que é monoplace, e informam comprimento de 15,2m portanto uma diferença de 1,1m de comprimento em relação ao Gripen C.

Porém, se não me engano, o Knight disse que este comprimento INCLUI o tubo de pitot.
Portanto teríamos que subtrair, se não me engano, 26 cm (Knight da uma ajuda ai, não lembro)...

A dúvida maior é esta mesmo. Se alguém souber eu também agradeço:
O Gripen F (a ser desenvolvido) terá o mesmo tamanho do Gripen E (portanto levará menos combustível) ou terá qual tamanho?

Se for mantido o padrão da geração anterior ele terá comprimento semelhante ao Eurofighter...
O Gripen 'E' terá cerca de 14,5m.

Não acredito que a versão biplace tenha o mesmo tamanho da mono.
A publicação da SAAB, a Spirit, na edição de fins de 2.012, atribuía um comprimento para a versão "F" 30cm maior que a "E":

Imagem

Mas isso pode mudar, claro.

link da revista:
http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 10:39 pm
por NovaTO
J.Ricardo escreveu:Más notícias:

http://www.cavok.com.br/blog/brasil-fab ... previstos/

Pelo visto a encomenda ficará em apenas 40 unidades...
Levando-se em consideração que o dead-line para uma segunda encomenda é 2021 (2/3 anos antes de entregar o último Gripen E/F da encomenda atual), o major brigadeiro foi inocente, ou tem outros interesses, para mandar uma declaração dessas.
Analisar qual será o cenário político-econômico de daqui 6 anos, que é de onde poderia se basear uma encomenda adicional ou não do Gripen, só com bola de cristal e olhe lá. Até lá, a FAB tem de fazer seu papel e buscar os objetivos planificados no longo prazo, inclusive o 2º lote de caças Gripen E.

Pessoalmente, preferiria até cancelar o 2º lote do Gripen E, por uma nova versão, o Gripen S (com uma nova célula baseada no design do FS2020) :mrgreen:

[]'s

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 10:58 pm
por knigh7
Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Isso é o divulgado pela Saab. Deve-se guardar esses números e depois comparar com a verão de série.
Não consegui confirmar a autenticidade do slide, se foi divulgado pela SAAB, tem um link da SAAB? Ou então, onde foi divulgado?


Alias, essa imagem já roda na web faz uns 3 anos, e é edição em cima de outra imagem, de onde isso realmente veio?
Para fins de autenticidade, o raio de ação de 1.700km do GripenNG encontra-se na palestra da SAAB no Senado de 11 de agosto de 2.011. Agui está o link na página do Senado para se conferir:

(aquele pdf se encontra na página 21)
http://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ ... _Janer.pdf

Aquele pdf com alcance do GripenNG em configuração ar-ar de 1.300km +30min de CAP é mais antigo, tem na proposta da SAAB para a Holanda.
Para fins de autenticidade, a proposta foi publicada no site do DefenseIndustryDaily e encontra-se lá ainda. O alcance se encontra na página 8.
https://www.defenseindustrydaily.com/fi ... erview.pdf

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 11:12 pm
por Marechal-do-ar
Obrigado.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 11:51 pm
por Mathias
Eu tenho um folder da SAAB que ganhei na LAAD, essa última.
Ali se diz que o Gripen pode ficar até duas horas no ar em configuração ar ar. Duas hora a 900 Km/h dá 1800 Km ida e volta, duas pernas de 900 Km.
Aí depois agente vê esses números de +1000 Km com cargas ar terra, mais pesadas e com maior arrasto.

Como uma carga mais pesada e de maior arrasto pode resultar em alcance maior?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Nov 09, 2015 11:56 pm
por Marechal-do-ar
Mathias escreveu:Aí depois agente vê esses números de +1000 Km com cargas ar terra, mais pesadas e com maior arrasto.
Onde? Nas paginas mais atuais desse tópico só vi configuração ar-ar...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 10, 2015 12:47 am
por knigh7
Alcance que o Carlos Mathias se refere para a configuração ar-ar com essa autonomia (a SAAB atribui como "TIME IN THE AIR WITH
A TYPICAL AIR-TO-AIR CONFIGURATION" ou devem ter traduzido para o português por ocasião da LAAD, pois eu não fui.) Para a SAAB a configuração típica para esse caso é com 1 tanque no centerline + 4 quatro mísseis BVR+ 2wvr.

A configuração para policiamento aéreo da Força Aérea Suíça é com 3 tanques (2x300gal + 1 ventral de 290gal)+ 2 mísseis BVR e 2 wvr. Nesse caso, a SAAB atribuiu uma autonomia ar-ar "on station" de 2h e 45min nessa configuração.

A SAAB atribui como configuração típica para missões ar-solo 2 tanques subalares (pode ser de 450gal ou 300gal) com bombas sob a fuzelagem (e não nos pontos 2 das asas). Não sei o porquê, talvez por considerar como uma configuração de menor arrasto.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 10, 2015 1:17 am
por alcmartin
knigh7 escreveu:
alcmartin escreveu:
Olá, Penguin, bom dia!

Estava vendo a discussao a distancia, mas como a "carapuça" pode ter sobrado para mim, vai aí uma explicação. :mrgreen:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Olá, Alcmartin!!

Estava sumido. Faz falta,viu?

Abraços

Manuel
Valeu, knight!

No aperto de tempo, a gente vai acompanhando, com atraso, mas não deixo de ver. Sempre aprendendo com os colegas!
Abs!

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 10, 2015 1:22 am
por knigh7
Marechal-do-ar escreveu:
Mathias escreveu:Aí depois agente vê esses números de +1000 Km com cargas ar terra, mais pesadas e com maior arrasto.
Onde? Nas paginas mais atuais desse tópico só vi configuração ar-ar...
Sim , a SAAB atribui um alcance de 1.500km para missões ar-terra (Isso se encontra,por exemplo no último caderno técnico divulgado pela empresa, que se encontra na página da SAAB:
http://saab.com/globalassets/commercial ... igures.pdf

Mas não especifica a carga de bombas. Entretanto, quando a SAAB mencionava, como, por exemplo uma que colocava o mapa do Afeganistão, era com 1 ton. de bombas (mais especificadamente 4 GBU12+4 mísseis).

E essa simulação ao que Carlos refere, fatalmente é com a carga de bombas nessa ordem, mas com tanques de 450gal.

É essa razão pelo qual eu sempre insisto que o GripenNG acaba tendo autonomia semelhante a um Rafale, SH, Flanker, mas com menos bombas (não tão menos).

Não é apenas o exemplo do Afeganistão. Quando ela quantificava a carga para missões ar-solo, ela colocava esse peso de bombas (que não é ruim, 2 bombas inteligentes da classe de 1.000lbs, ou 1 da classe de 2.000lb ou 4 da classe de 500lbs) dando uma boa autonomia.

O GripenNG não é mesmo da classe que do que se denominam "10 Toneladas" (Typhoon, Rafale, F-16). Ele é da classe de um Mirage2000. Que é significativamente mais capaz do que alguns tentam enquadrá-lo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 10, 2015 1:57 am
por Mathias
Me cayó un lagrimon ahora...
Sem coitadismos e autopiedade, né?

Repare que eu nunca disse que o Gripen é ruim na categoria dele, ao contrário!
O que não dá são essa mágicas de "carregar quaaaaaaaase a mesma coisa de caças bem mais pesados no mesmo alcance" e tal.

Não precisamos desse tipo de coisa, seria muito melhor em termos de imagem de parceria séria a SAAB comprar ERJ-145 ao invés de avião dos outros, ainda mais de uma concorrente da EMBRAER!!!!!!

Bem, então a SAAB declara realmente que mais carga e mais arrasto aumentam o alcance do Gripen em relação a uma carga mais leve e com menos arrasto.
Aí depois reclama que fala mal...

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Ter Nov 10, 2015 7:02 am
por knigh7
Marechal-do-ar escreveu:Obrigado.
Marechal,

Vale ressaltar que em 2.008/2009 a SAAB projetava 3.300kg de combustível interno. Ele aumentou em cerca de 4,5%. Ficou numa quantidade intermediária entre 3.400kg e 3.500kg. Intermediária entre esses dois pois os dados enviados pelo Executivo Suíço ao Parlamento em fins de 2.012 aponta 3.500kg (link do Executivo Suíço)

https://www.admin.ch/opc/fr/federal-gaz ... 2/8559.pdf
página 8586

Aliás, nesse documento há várias informações interessantes.

Eu questionei a SAAB sobre essa diferença apontada. E foi aquela resposta que me deram.