Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Out 29, 2015 9:05 am
Tópico bloqueado em 3, 2, 1...
Sem tempo de espera...Time on station
The maximum time on station during a mission depends on the stores carried and the distance from the home base to the CAP (Combat Air Patrol) station. For example, in a typical air-to-air configuration, Gripen NG can patrol more than two hours on a CAP station more than 900 km from the home base. Gripen NG has a relatively long time-on-station capability compared with most competitors.
Isso é o divulgado pela Saab. Deve-se guardar esses números e depois comparar com a verão de série.Mathias escreveu:Esse "com armas" é o quê, com o canhão?
Quantos tanques?
Que velocidade?
Quanto tempo de PC?
Acho melhor aguardar, o bichinho engordou uma tonelada, por enquanto, e a asa tá dando pobrema.
Não consegui confirmar a autenticidade do slide, se foi divulgado pela SAAB, tem um link da SAAB? Ou então, onde foi divulgado?Penguin escreveu:Isso é o divulgado pela Saab. Deve-se guardar esses números e depois comparar com a verão de série.
Sim, vamos lá...Ajuda para a análise de vocês.
Demonstrado no DEMO, você quer dizer, que é um D sem a estrutura do NG e por isso não pode passar de 3~5 Gs.1- o gripen adquirido tem capacidade supercruise (mach 1.35) sem pós combustão com tanque central, um par de meteor é um par de íris-t (demonstrado no ng)
Boa informação!2- o raio de ação de aeronaves ocidentais considera um tempo no station em combate aéreo de 10 min e uma cota de combustível mínima na final para pouso entre 800 e 1500 libras.
Se entendi corretamente, o Gripen é o único objeto conhecido que não sofre a ação do arrasto do ar, que varia conforme a altitude e consequentemente altera proporcionalmente alcances e performance.3- um dado que o pessoal aqui não considera é que o . Para conhecimento algumas aeronaves em configuração de combate não passam de 35 mil pés em configuração de combate.
Sem querer ser antipático, não se baseiem em dados super trunfo.
Hmmmmm... Cem milhas (180Km) não é super trunfo não, né?O que importa é a capacidade que o avião vai trazer. Vamos conseguir lançar um míssil ar ar a cerca de 100 milhas. Nenhuma aeronave no continente, inclua-se USA faz isso atualmente(o F14 não voa) e Venezuela é só embuste.
O que há no site da Saab atualmente:Marechal-do-ar escreveu:Não consegui confirmar a autenticidade do slide, se foi divulgado pela SAAB, tem um link da SAAB? Ou então, onde foi divulgado?Penguin escreveu:Isso é o divulgado pela Saab. Deve-se guardar esses números e depois comparar com a verão de série.
Alias, essa imagem já roda na web faz uns 3 anos, e é edição em cima de outra imagem, de onde isso realmente veio?
Olá, Penguin, bom dia!Penguin escreveu:Compartilhe conosco entao. Nunca li nada a respeito.Ilya Ehrenburg escreveu: Nada disso.
Tenho a lembrança de ter lido nota em nossos blogs/sites, de que os pilotos britânicos não haviam ficado satisfeitos com a posição do probe sobre a tomada de ar. E de fato não é uma solução de engenharia satisfatória. Nossos sites e blogs trabalham com clipping, daí dizer que é exclusivamente nativa uma discussão nascida de uma reclamação advinda do exterior, convenhamos, é pautar-se pelo sentido excludente.
Esse debate sobre a posição da sonda do Gripen existe apenas em fóruns tupiniquins. Curioso isso.
Lembrando que a FAB já havia avaliado o Gripen desde o FX1 e que na Suíça e India esse item nunca foi apontado como um problema.
Se os requisitos eram que a sonda fosse retrátil e não interferisse no RCS da aeronave, do ponto de vista de engenharia, eh uma solução muito engenhosa.
Se o requisito fosse oferecer o máximo conforto ao piloto, a solução foi um desperdício.
Valeu Alcmartin! Excelente post!alcmartin escreveu:Olá, Penguin, bom dia!Penguin escreveu: Compartilhe conosco entao. Nunca li nada a respeito.
Esse debate sobre a posição da sonda do Gripen existe apenas em fóruns tupiniquins. Curioso isso.
Lembrando que a FAB já havia avaliado o Gripen desde o FX1 e que na Suíça e India esse item nunca foi apontado como um problema.
Se os requisitos eram que a sonda fosse retrátil e não interferisse no RCS da aeronave, do ponto de vista de engenharia, eh uma solução muito engenhosa.
Se o requisito fosse oferecer o máximo conforto ao piloto, a solução foi um desperdício.
Estava vendo a discussao a distancia, mas como a "carapuça" pode ter sobrado para mim, vai aí uma explicação.
Há uns anos aqui, tivemos um debate a respeito da posição da sonda e eu emiti minha opinião, sob o ponto de vista do piloto. Que, resumidamente, é o que o Sabre disse, mas foi pouco absorvido pelos colegas: o piloto olha para frente.
É óbvio que a posição lateral é operacional, senão não estaria em uso tanto no gripen, quanto nos outros apontados pelos colegas. PORÈM, sob ponto de vista da facilidade, a sonda frontal tem algumas vantagens, diante do cenario, que é o seguinte:
voce está em formatura com um avião tanque, carregado com dezenas de toneladas de querosene e voce esta em uma possivel "zona de remu"(turbulencia) deste. (a titulo de curiosidade, o agora Brig. Kersul já teve um estol de motor justamente nesta situação). Some ainda que o KC pode ser um turbohelice, que obriga a fazer uma operação num nivel e velocidade um pouco abaixo do que seria desejavel para os caças.
A operação é feita olhando para frente, usando a visão periferica para o contato. Neste caso, voce tem o controle da situação, pois voce olha para frente, vendo o KC. A periferica é usada para o contato, com pequenos ajustes. No mesmo sentido que é usado olhar para o horizonte, para manter a reta numa decolagem. Ou, mais didaticamente ainda, experimente tentar andar sobre uma faixa com uma bicicleta, olhando para a roda da frente. Depois, olhando láaaa na frente. Muito mais fácil!
No caso do revo, eu compararia com uma outra situação, ainda: experimente, numa estrada, com um carro na sua frente, voce manter a separação do guard rail lateral, olhando para o lado. até dá, mas é mais salutar manter a distancia lateral usando a periferica e nao bater no carro da frente...
Mais uma vez, então, sob MINHA OPINIÂO(e de alguns colegas que voaram M2000 com quem conversei), é bem mais facil com a sonda frontal. Dá totalmente para fazer com sonda lateral, tanto que existem.
Fica ai o registro da possivel origem aqui neste forum...
Abaixo ai um pequeno video, só para ilustrar o que disse. Notem, a titulo de curiosidade, o dispositivo russo de aviso para o piloto.
Seria interessante saber quais são os padrões de equipamento(armas com ou sem fuel tanks) dos caças da FAB para a realização das missões de defesa aérea, que creio eu, são diferentes no caso de aeronaves como o F-5, e o próprio Gripen NG.Penguin escreveu:Isso é o divulgado pela Saab. Deve-se guardar esses números e depois comparar com a verão de série.Mathias escreveu:Esse "com armas" é o quê, com o canhão?
Quantos tanques?
Que velocidade?
Quanto tempo de PC?
Acho melhor aguardar, o bichinho engordou uma tonelada, por enquanto, e a asa tá dando pobrema.