Re: JAS-39 Gripen
Enviado: Sáb Ago 22, 2009 2:29 pm
Benke escreveu:Prezado Antunes, só perguntei. Afinal estamos num Forum
Em relação aos quatro pontos que voce colocou, vou dizer o que acho
[1]Sem contar o risco de investimento financeiro no caso do NG, que ainda acho de resultado duvidoso.
A Suécia decidiu, em 2007, que quer operar o Gripen até 2040. A Flygvapnet e o FMV entendem que o C/D não chega lá (porque a ameaça de hoje não será a mesma de amanhã) e decidiram deenvolver o NG (E/F). Um Demonstrador de conceito, com novo motor e trem de pouso, foi testado com mais de 80 voos até junho de 2009. Paralelamente, um rig testou os novos computadores, displays, software, sensores, que estão sendo instalados nesse momento. O demo com a nova suite de avionica deve voar até dezembro. Assim sendo, o programa existe e está sendo totalmente financiado pela Suécia e os parceiros de risco.
[2]França, provavelmente, não vai entrar em projetos dessa grandeza no futuro sozinha.
A Suécia tambem não. Só que a França é OTAN, os EUA é EUA. A Suécia é um país não alinhado, como o Brasil. Como disse o Bob Kemp, VP Marketing da Gripen, em entrevista semana passada, mais de 90% dos caças no mundo são produzidos pelos cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU, e eles não querem concorrência. A Suécia é o único país fora desse seleto grupo que fabrica caças supersônicos. E oferece ao Brasil uma parceria para desenvolver um caça sueco-brasileiro.
E se estabelecermos um relacionamento desde agora ( ou ainda mais), com tecnologias e doutrinas paralelas ou pelo menos compativeis, poderiamos nos beneficiar disso em projetos futurosTecnicamente considero o Rafale superior, mais capaz. Talvez não absolutamente, mas na maior parte.
Isso é discutivel, mas vamos deixar para outra oportunidade.
Muito importante agora, também vejo no Rafale enorme potencial de crescimento, ele já está maduro (o NG ainda só tem um Demo) mas tem muito o que evoluir, avionicos, radar, motores, armamento
o Rafale é todo frances, menos alguns componentes norte-americanos (diz o Gov do EUA) e ingleses (assento ejetável). O F18 é 100% americano. O Gripen é o único caça independente, porque a Saab desenvolveu um conceito de utilizar o máximo de componentes COTS para diminuir o custo de acquisição e operação. Assim sendo, escolhe o que há de melhor no mercado e integra. Toda a tecnologia crítica é dominada pelos suecos. E oferece compartilhar esse conhecimento com o Brasil, pelo que li nos jornais.
Essa é a minha opinião sobre o assunto.
Um abraço
Benke
Não há nenhum esclarecimento. Todo mundo sabe que a Saab precisa de encomendas externas para viabilizar o programa Gripen NG, como qualquer outro caça, incluindo o Rafale. E quase tudo o que está previsto para ser usado no Gripen NG, em matéria de sensores e armas, pode ser adotado no MLU dos Gripen C/D, por volta de 2015. E eu ainda considero o Gripen NG a melhor opção para o Brasil.gaitero escreveu:Obrigado pelo sincero esclarecimento...Mapinguari escreveu:
Gaitero, quase tudo previsto hoje para uso no Gripen NG pode ser adotado no MLU dos Gripen C/D. É isso que a Suécia fará. Mas pode ser que comprem um ou dois esquadrões de NG sim, se o programa realmente decolar em encomendas.
X2 em tudo, Benke.Benke escreveu:Prezado Antunes, só perguntei. Afinal estamos num Forum
Em relação aos quatro pontos que voce colocou, vou dizer o que acho
Sem contar o risco de investimento financeiro no caso do NG, que ainda acho de resultado duvidoso.
A Suécia decidiu, em 2007, que quer operar o Gripen até 2040. A Flygvapnet e o FMV entendem que o C/D não chega lá (porque a ameaça de hoje não será, necessariamente, a mesma de amanhã; tudo fica mais complexo) e decidiram deenvolver o NG (E/F). Um Demonstrador de conceito, com novo motor e trem de pouso, foi testado com mais de 80 voos até junho de 2009. Paralelamente, um rig testou os novos computadores, displays, software, sensores, que estão sendo instalados nesse momento. O demo com a nova suite de avionica deve voar até dezembro. Assim sendo, o programa existe e está sendo totalmente financiado pela Suécia e os parceiros de risco.
[i]França, provavelmente, não vai entrar em projetos dessa grandeza no futuro sozinha.[/i]
A Suécia tambem não. Só que a França é OTAN, os EUA é EUA. A Suécia é um país não alinhado, como o Brasil. Como disse o Bob Kemp, VP Marketing da Gripen, em entrevista semana passada, mais de 90% dos caças no mundo são produzidos pelos cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU, e eles não querem concorrência. A Suécia é o único país fora desse seleto grupo que fabrica caças supersônicos. E oferece ao Brasil uma parceria para desenvolver um caça sueco-brasileiro.
E se estabelecermos um relacionamento desde agora ( ou ainda mais), com tecnologias e doutrinas paralelas ou pelo menos compativeis, poderiamos nos beneficiar disso em projetos futurosTecnicamente considero o Rafale superior, mais capaz. Talvez não absolutamente, mas na maior parte.
Isso é discutivel, mas vamos deixar para outra oportunidade.
Muito importante agora, também vejo no Rafale enorme potencial de crescimento, ele já está maduro (o NG ainda só tem um Demo) mas tem muito o que evoluir, avionicos, radar, motores, armamento
o Rafale é todo frances, menos alguns componentes norte-americanos (diz o Gov do EUA) e ingleses (assento ejetável). O F18 é 100% americano. O Gripen é o único caça independente, porque a Saab desenvolveu um conceito de utilizar o máximo de componentes COTS para diminuir o custo de acquisição e operação. Assim sendo, escolhe o que há de melhor no mercado e integra. Toda a tecnologia crítica é dominada pelos suecos. E oferece compartilhar esse conhecimento com o Brasil, pelo que li nos jornais.
Essa é a minha opinião sobre o assunto.
Um abraço
Benke
Ôôôôôôpaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!Todo mundo sabe que a Saab precisa de encomendas externas para viabilizar o programa Gripen NG, como qualquer outro caça
Agora sim você está sendo claro, Paulo. Mesmo a decisão de não se envolver em política (ao menos a política partidária) é uma decisão política!paulosa escreveu:Como os senhores com sabedoria sabem não existe nenhum homem apolítico como disse Freud. Reafirmo o que não gosto é de falácia, mentiras, empulhas e coisas politicamentes corretas que há hoje.
Abraço
Paulo Sá
Mapinguari escreveu:X2 em tudo, Benke.Benke escreveu:Prezado Antunes, só perguntei. Afinal estamos num Forum
Em relação aos quatro pontos que voce colocou, vou dizer o que acho
Sem contar o risco de investimento financeiro no caso do NG, que ainda acho de resultado duvidoso.
A Suécia decidiu, em 2007, que quer operar o Gripen até 2040. A Flygvapnet e o FMV entendem que o C/D não chega lá (porque a ameaça de hoje não será, necessariamente, a mesma de amanhã; tudo fica mais complexo) e decidiram deenvolver o NG (E/F). Um Demonstrador de conceito, com novo motor e trem de pouso, foi testado com mais de 80 voos até junho de 2009. Paralelamente, um rig testou os novos computadores, displays, software, sensores, que estão sendo instalados nesse momento. O demo com a nova suite de avionica deve voar até dezembro. Assim sendo, o programa existe e está sendo totalmente financiado pela Suécia e os parceiros de risco.
[i]França, provavelmente, não vai entrar em projetos dessa grandeza no futuro sozinha.[/i]
A Suécia tambem não. Só que a França é OTAN, os EUA é EUA. A Suécia é um país não alinhado, como o Brasil. Como disse o Bob Kemp, VP Marketing da Gripen, em entrevista semana passada, mais de 90% dos caças no mundo são produzidos pelos cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU, e eles não querem concorrência. A Suécia é o único país fora desse seleto grupo que fabrica caças supersônicos. E oferece ao Brasil uma parceria para desenvolver um caça sueco-brasileiro.
E se estabelecermos um relacionamento desde agora ( ou ainda mais), com tecnologias e doutrinas paralelas ou pelo menos compativeis, poderiamos nos beneficiar disso em projetos futurosTecnicamente considero o Rafale superior, mais capaz. Talvez não absolutamente, mas na maior parte.
Isso é discutivel, mas vamos deixar para outra oportunidade.
Muito importante agora, também vejo no Rafale enorme potencial de crescimento, ele já está maduro (o NG ainda só tem um Demo) mas tem muito o que evoluir, avionicos, radar, motores, armamento
o Rafale é todo frances, menos alguns componentes norte-americanos (diz o Gov do EUA) e ingleses (assento ejetável). O F18 é 100% americano. O Gripen é o único caça independente, porque a Saab desenvolveu um conceito de utilizar o máximo de componentes COTS para diminuir o custo de acquisição e operação. Assim sendo, escolhe o que há de melhor no mercado e integra. Toda a tecnologia crítica é dominada pelos suecos. E oferece compartilhar esse conhecimento com o Brasil, pelo que li nos jornais.
Essa é a minha opinião sobre o assunto.
Um abraço
Benke
Gripen C/D
Paulosa!!Entenda uma coisa, existem diferenças quanto a comparações com alguns desses países que você citou em sua postagem....Desses que você postou, em questão de similitudes geográficas, na absorção de tecnologia e perspectivas de crescimento geopolítico e pelo fato de fazer parte de um dos blocos emergentes mais badalados mundialmente só a India pode se comparar com o Brasil, os outros, são em tese países mais acostumados com um forte investimento em pesquisas e tecnologias(Alguns Players mundiais como Russia e EUA) ou são países que não possuem grande aspirações geopoliticas pelas suas concepções e perspectivas de influencia e crescimento, ou seja, EUA, França, Russia, Suécia e muitos outros, são países que possuem uma base tecno-industrial com uma independencia relativa, e de certa forma absoluta em grandes segmentos de mercado, porém, com o nível que se acirra a disputa pela venda e aquisição de seus produtos, muitos deles, com excessão dos EUA, que possui uma vasta rede de cooperação e investimento mundial, dependem de novas parcerias para colocarem em marcha suas industrias.paulosa escreveu:Amigos do forum, por favor, me ajudem preciso saber o que é melhor pra o Brasil, FAB. Rafale, Grinpen ou F-18.
Sabe não entendo essa do Brasil querem transferência de tecnologia como algo decisivo pra comprar. vejam bem, são só 36 caças. Os USA compro 300 f-18, a França 230 Rafale, Suecia 200 Grinpen. Outros paises que compram centenas de aviões como India, Arábia, Israel e outros não fazem estas exigências. Li que a Jordia vai comprar dezenas ou centenas de caças a gora, um paizinho pequeninho em relação ao nosso. " EU acho...., desculpa se falo ignorência." Se o princípio de pra comprar tem que aprender a fazer fosse seguido no mundo todo ninguém comprarava nada. Se tivemso ai um compra de 300, 400 caças ai até entenderia, mas 36.
Acho legal que se aprenda tudo que se puder sobre o caça mas querer toda a tecnologia pra comprar pra levar de sacola pra casa é dificil entender.
Por favor senhores me expliquem a matemática e a lógica do Ministério da Defesa. E o qual casa sweria melhor pra o Brasil.
Gostaria pessoalmente do SU-35, mas como não é real pra nós, me digam dos três qual seria a melhor decisão, sob ponto de vista do Caça e realidade de serem 36 e do tamanho do Brasil.
Grande abraço
Paulo Sá
Paulo,paulosa escreveu:Amigos do forum, por favor, me ajudem preciso saber o que é melhor pra o Brasil, FAB. Rafale, Grinpen ou F-18.
Sabe não entendo essa do Brasil querem transferência de tecnologia como algo decisivo pra comprar. vejam bem, são só 36 caças. Os USA compro 300 f-18, a França 230 Rafale, Suecia 200 Grinpen. Outros paises que compram centenas de aviões como India, Arábia, Israel e outros não fazem estas exigências. Li que a Jordia vai comprar dezenas ou centenas de caças a gora, um paizinho pequeninho em relação ao nosso. " EU acho...., desculpa se falo ignorência." Se o princípio de pra comprar tem que aprender a fazer fosse seguido no mundo todo ninguém comprarava nada. Se tivemso ai um compra de 300, 400 caças ai até entenderia, mas 36.
Acho legal que se aprenda tudo que se puder sobre o caça mas querer toda a tecnologia pra comprar pra levar de sacola pra casa é dificil entender.
Por favor senhores me expliquem a matemática e a lógica do Ministério da Defesa. E o qual casa sweria melhor pra o Brasil.
Gostaria pessoalmente do SU-35, mas como não é real pra nós, me digam dos três qual seria a melhor decisão, sob ponto de vista do Caça e realidade de serem 36 e do tamanho do Brasil.
Grande abraço
Paulo Sá