TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76711 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 1:06 am

Algumas comparações da relação Ferry Range X Combat Radius, pra comparar com o SU-35S :

Gripen C/D:

Combat radius: 800 km (497 mi, 432 nmi)
Ferry range: 3,200 km (1,983 mi) with drop tanks

Super Hornet :

Combat radius: 390 nmi (449 mi, 722 km) for interdiction mission[152]
Ferry range: 1,800 nmi (2,070 mi, 3,330 km)

Eurofighter Typhoon :

Combat radius:
(with 3 external 1,000 l tanks)
Ground attack, lo-lo-lo: 601 km (325 nmi)
Ground attack, hi-lo-hi: 1,389 km (750 nmi)
Air defence with 3-hr combat air patrol: 185 km (100 nmi)
Air defence with 10-min. loiter: 1,389 km (750 nmi) [314][324]
Ferry range: >3,790 km (2,350 mi with 3 drop tanks)

F-22 - Raptor :

Alcance bélico 760 km (472 mi)
Alcance (MTOW) 3 220 km (2 000 mi)

A menos que o SU-35 seja de outro planeta ... seu raio de combate é ... enfim decidam vocês mesmos ! 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76712 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Out 07, 2015 1:10 am

kirk escreveu:POR FAVOR COM A PALAVRA nosso especialista e "ÁS" da ciência matemática ... Marechal ... se estiver errado me corrija.
Não sei se é ironia ou não mas, por favor, evite adjetivos ao se referir a outros foristas.
kirk escreveu:Se quiser posto DEZ (10) fontes inclusive russas sobre raio de combate do SU-35 entre 1.500 e 1.600 km ... será possível que o mundo inteiro confundiu autonomia ao nível do mar com raio de combate ???
Não seria a primeira e nem será a última informação a ser replicada errada pela internet toda, em fim, alguma palavra de quem fabricou o avião?
kirk escreveu:Considere outro dado importante ... Raio de ação geralmente compreende 1/3 do Ferry Range ... com pequenas variações ...
Não, não e não.

O "Ferry Range" é a distância máxima que o avião voa sem reabastecer, o que implica em carregar o máximo de combustível possível e sem cargas, uma definição relativamente simples.

"Raio de ação" é, basicamente, o que o fabricante quiser... Não existe definição clara e nem condições universalmente aceitas, um pode considerar 30min on station, outro pode considerar bombas de 1000kg, etc, só no site da SAAB achei três valores diferentes para o raio de ação do Gripen NG (900km, 1300km e 1500km), cada um para uma "ação" diferente, a única coisa que se entende de "raio de ação" é que é preciso ir e voltar, o que determina um limite de metade do "ferry range", mas fora isso, a definição é bem vaga.
kirk escreveu:Autonomia MÁXIMA do caça ... sem armas ... altitude e velocidade de cruzeiro (M-0,7) voa 3.600 km ... significa que SEM ARMAS somente pra ir e voltar ... repito, SEM ARMAS ... teria alcance MÁXIMO de 1.800 km ... SEM ARMAS LUIS HENRIQUE ... toc, toc, toc, tem alguém ai ???? :D

Autonomia de 1.500 km É MUITO EXAGERADO PRA ESSE CAÇA ... e no MÁXIMO essa autonomia acontece com 4 misseis ... impossível matematicamente que seja diferente ...
Sim, é possível que seja diferente, 500kg a mais prejudicam a autonomia em apenas 75km, tira mais uns 125km (chute, mas acho que estou sendo cruel com o Flanker) por causa do arrasto de uns 2 ou 4 mísseis e o "raio" ainda fica nos 1700km.

Sem uma definição clara o "raio de combate" não significa nada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76713 Mensagem por Mathias » Qua Out 07, 2015 1:23 am

O avião russo SU-35, um caça da geração 4++ com a vantagem de ser pouco visível, corresponde totalmente às exigências da quinta geração. Ele é capaz de desenvolver uma velocidade de 2,5 mil quilômetros por hora, superando os 3,4 mil quilômetros. O raio de combate do caça alcança 1,6 mil quilômetros. O SU-35 está armado com peças de calibre de 30 milímetros. Além disso, o avião possui 12 pontos de suspensão para foguetes e bombas de diferentes tipos.
Se esse valor é sério e deve ser verdade...
Detecção de alvos
Uma característica muito importante da aeronave é que seu sistema de controle de armamento é a nova estação de radar de grade faseada “Irbis-E”, que possui características únicas no que diz respeito à capacidade de detecção de alvos. De acordo com especialistas russos, seu alcance de detecção de alvos em regime “ar-ar” ultrapassa 400 quilômetros. Esse índice é significativamente mais elevado que o de caças análogos.
Esse também é, logo, está confirmado que o radar do SU-35S detecta alvos mais de 400Km.
Acho que compensa carregar menos armas que o Gripen-NGBr.
:roll: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76714 Mensagem por Mathias » Qua Out 07, 2015 1:27 am

O alcance que o Spock cita é carregando 8 ton de armas e ao nível do mar, o jornalista me falou.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76715 Mensagem por Luís Henrique » Qua Out 07, 2015 1:37 am

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Mas já que você fez o comparativo com o Gripen NG com MTOW ampliado para 17.000kg e 500 kg mais de carga de armas, poderia me fazer o favor de realizar OUTRO comparativo com o Su-35S pesando 16.500 kg???
Mathias escreveu:OBS: Se o Marechal se dispuser a fazer os cálculos, obviamente.
Sei que tenho alguns problemas de comunicação e minha didática está longe de ser digna de um professor, mesmo assim acredito ter incluído informações suficientes para que quem quiser fazer suas próprias estimativas.
mmatuso escreveu:Baseado em um post do penguin em outro tópico, a pergunta que fica é se o brasil tivesse escolhido o caça comunista e aderisse ao pacto de varsóvia, será que compraríamos armamentos para ter 36 caças pesados voando lotados de armamento? Se mal hoje saem do chão F5 + derbys.

Mesmo a encomenda de armamentos do Gripen parece não ser full nem o tal de taurus que estavam especulando...

Será que essa comparação de carga de armamento é tão relevante?
Falando de uma aeronave de defesa aérea ou superioridade aérea eu não acho a capacidade de carga tão importante, mesmo no caso do Flanker acho que a capacidade de carga foi por acidente, efeito colateral do tamanho gigantesco, mas, escrevi tudo aquilo, por já estar cansado das discussões sobre a carga.

E sobre o caso específico da FAB, não acho que vale a pena discutir o fato da FAB não ter armas suficientes, as discussões precisam ser sérias, na esperança de que, um dia, o assunto seja levado a sério.
Kirk escreveu:Assim até publicações Russas publicam :

O raio de combate do caça alcança 1,6 mil quilômetros. O SU-35 está armado com peças de calibre de 30 milímetros. Além disso, o avião possui 12 pontos de suspensão para foguetes e bombas de diferentes tipos.
http://gazetarussa.com.br/articles/2012 ... u-35_16363

Publicações brasileiras abertamente pró-Flanker mencionam :

Raio de ação/ alcance: 1580 km/ 3600 km
http://www.planobrazil.com/conheca-o-su ... dispensou/

Publicação chinesa sobre SU-35S :

combat radius of 1,600km the Su-35 will dominate the Asia-Pacific sky until Japan and India ...
http://www.wantchinatimes.com/news-subc ... 8&cid=1101

Observou que OMITEM a configuração ? ... pois é, gostam muito de publicar radar de 400 km e quetales, mas quando os dados não são favoráveis OMITEM ... assim como omitem o peso vazio ... mas os folderS do SU-35S (TODOS) nos dão um "norte" SEMPRE, INVARIAVELMENTE PUBLICAM uma tal de configuração "NORMAL" COM "4" (quatro) misseis :
http://www.knaapo.ru/media/eng/about/pr ... et_eng.pdf
Kirk, eles não omitem a configuração, esses 1580km nem sequer se referem ao raio de combate, esse é o alcance de translado (ou seja, apenas ida) ao nível do mar (bem menor porque o ar é mais denso a baixa altitude), e isso está claro no site do fabricante, a informação (principalmente no site "planobrazil") de que isso é o raio é devido a tradução/interpretação incorreta do autor.
Kirk escreveu:Ou seja ... TRANSPARÊNCIA ... 1.300 km, 6 misseis, tanques externos e 30 min on-station.
Nem tão transparente assim, sabemos que tanto o raio de combate quanto o alcance do Gripen são dados com tanques externos, mas quantos tanques e quais tanques? Infelizmente a SAAB não deixa essa informação fácil.

Com uma boa dose de garimpo é possível achar/deduzir que o alcance é obtido com três tanques externos (2 de 450 galões e 1 de 300) e o raio de combate é com dois tanques externos (2 de 450 galões), por isso o alcance é mais do triplo do raio de ação, e foi por isso que não inclui os tanques externos no comparativo anterior, além de adicionarem um arrasto difícil de calcular/estimar a SAAB não é suficientemente clara em relação aos valores que divulga (para ser justo, nesse ponto, ninguém é), talvez depois eu procure mais alguma coisa a respeito, mas por hora, não tenho dados suficientes.

Marechal, tentei fazer algumas contas utilizando a fórmula, mas à noite e sem muito tempo. Estou indo dormir e vou compartilhar os resultados que obtive.

Depois se puder conferir eu agradeço.

A parte constante da fórmula (VL/DgSFC) que no seu exemplo resultou em números bem próximos, 7059 para o Gripen NG e 7447 para o Su-35S, com as duas aeronaves com o máximo de combustível interno + o máximo de combustível externo, o resultado ficou bem mais discrepante:
6232 para o Gripen NG e 7394 para o Su-35S.
O que já demonstra vantagem para o Su-35S a medida que o peso da aeronave aumenta devido à grande quantidade de combustível transportado.

Destaco que considerei o peso vazio do Su-35S como sendo de 18.500 kg, assim como você fez.


Colocando na fórmula temos:

Gripen NG com 7.200 kg de combustível (3.400 kg interno + 3.800 kg externo)
0 kg de armas --> 4000 km de alcance
500 kg de armas --> 3823 km de alcance
1000 kg de armas --> 3663 km de alcance
1300 kg de armas --> 3515 km de alcance
1800 kg de armas --> 3432 km de alcance

Su-35S com 15.500 kg de combustível (11.500 kg interno + 4.000 kg externo)
0 kg de armas --> 4.500 km de alcance
500 kg de armas --> 4410 km de alcance

Com 1.300 kg de armas o Gripen NG atinge o MTOW divulgado hoje.
Com 1.800 kg de armas o Gripen NG atinge o MTOW de 17.000 kg divulgado pelo Manuel.
Com 500 kg de armas o Su-35S atinge o MTOW de 34.500 kg (considerando peso vazio de 18.500 kg)

Porém podemos observar algumas coisas:

Do seu exemplo, SOMENTE COM COMBUSTÍVEL INTERNO
Su-35S
1000 kg de armas --> 3452 km
1500 kg de armas --> 3383 km
2000 kg de armas --> 3316 km

CONCLUSÕES:
1) carregando carga de armas pequena (entre 1 e 2 toneladas), o Gripen NG PRECISA de todos os tanques externos para se equiparar em alcance ao Su-35S apenas com combustível interno;
2) carregando carga de armas média (entre 3 e 4 toneladas), o Gripen NG não comporta o uso de tanques externos e fica com alcance consideravelmente menor que o Su-35S. Cerca de 56 a 59% do alcance do Su-35S.
3) carregando carga de armas pesada (entre 5 e 7 toneladas), o Gripen NG possui alcance muito limitado, chegando muito próximo a 1/3 do alcance do Su-35S.

Observações importantes: Considerei 18.500 kg de peso vazio para o Su-35S e em todos os cálculos o arrasto foi IGNORADO.
Considerando o arrasto as diferenças seriam ampliadas e considerando peso vazio de 16.500 kg possibilitaria o uso de tanques externos (4000 kg de combustível) concomitante com até 2.500 kg de armas.

Antes que perguntem, fiz o cálculo com peso de 16.500 kg
com os 2 tanques externos de combustível temos:

Su-35S com peso vazio de 16,5T
0 kg de armas --> 4.500 km de alcance
500 kg de armas --> 4402 km de alcance
1000 kg de armas --> 4308 km de alcance
1300 kg de armas --> 4254 km de alcance
1800 kg de armas --> 4134 km de alcance

2500 kg de armas --> 4052 km de alcance

Boa noite.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76716 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 07, 2015 9:50 am

kirk escreveu:Leandro esses dados são DIVULGADOS pelos fabricantes ... a tal conta pode ser feita para se confirmar ... mas não é necessário ... Gripen tem alcance de 1.300 km + 30 minutos no ambiente de combate PORTANDO 6 (SEIS) MÍSSEIS ... Flanker (knaapo) divulga 1.580 km de raio de ação ... por conveniência "esqueceu" de mencionar a configuração ... mas é muito provável que seja com 4 misseis ...

São dados oficiais, tem alguma dúvida sobre a veracidade dos mesmos ?
Você é que está assumindo que a configuração é com apenas 4 mísseis, quando a aeronave pode levar até 12. Já para o Gripen podemos também da mesma forma assumir que são 6 mísseis MAIS os tanques externos de combustível, com todos os pilones ocupados. Muito justa esta sua comparação, sim... :roll: . E sem os perfis de missão (altitude, velocidade, etc…) não é possível comparar os números como você está fazendo.

O projeto foi concebido para superioridade aérea, um contraponto ao F-15 que voou em 1972, 5 anos antes do SU-27 que voou em 1977 ... ambos os projetos levam a cabo o conceito DO QUE ERA IMPORTANTE para a superioridade aérea na época (anos 60 qdo. foram projetados) ... motores super potentes (IR tava embrionário) ... grande altitude e velocidade e RADARZÃO com grande emissão eletromagnética ... pra "ver" o adversário "á FORÇA" na potência ...

De que vale isso HOJE ????
E lá vem você de novo com a velha história. Todos ao caças da Sukhoi, até mesmo o PAK-FA, não passam de versões recauchutadas do Su-27, o JF-17 não passa de uma versão recauchutada do Mig-21 e por aí vai… . Se for assim, seguindo o mesmo princípio seu do “olhômetro”, esta aí embaixo é a primeira versão do Gripen-NG:

Imagem
Primeiro vôo em 1967, na década anterior aos primeiros vôos do F-15 e do Su-27.

Pra que serve isso hoje?!?!
Hummm ... deixe-me lembrar ... lembrei ! :D

Um tal de OMINROLE ... o fabricante disse que substituiu 7 modelos ! :mrgreen:
Também não coloco a mão no fogo pelo F-35, vamos esperar para ver do que ele é mesmo capaz. Mas pelo menos os americanos tem a experiência de ter desenvolvido diversos aviões especializados para tarefas diferentes e sabem como estas aeronaves devem se comportar. Bem diferente de um certo país do norte da Europa que a vida toda só construiu “patos” :roll: .


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76717 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 07, 2015 11:29 am

Eita. Acho que parei de entender este tópico umas 10 páginas lá pra trás. :roll:

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76718 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 11:59 am

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:POR FAVOR COM A PALAVRA nosso especialista e "ÁS" da ciência matemática ... Marechal ... se estiver errado me corrija.
Não sei se é ironia ou não mas, por favor, evite adjetivos ao se referir a outros foristas.
kirk escreveu:Se quiser posto DEZ (10) fontes inclusive russas sobre raio de combate do SU-35 entre 1.500 e 1.600 km ... será possível que o mundo inteiro confundiu autonomia ao nível do mar com raio de combate ???
Não seria a primeira e nem será a última informação a ser replicada errada pela internet toda, em fim, alguma palavra de quem fabricou o avião?
kirk escreveu:Considere outro dado importante ... Raio de ação geralmente compreende 1/3 do Ferry Range ... com pequenas variações ...
Não, não e não.

O "Ferry Range" é a distância máxima que o avião voa sem reabastecer, o que implica em carregar o máximo de combustível possível e sem cargas, uma definição relativamente simples.

"Raio de ação" é, basicamente, o que o fabricante quiser... Não existe definição clara e nem condições universalmente aceitas, um pode considerar 30min on station, outro pode considerar bombas de 1000kg, etc, só no site da SAAB achei três valores diferentes para o raio de ação do Gripen NG (900km, 1300km e 1500km), cada um para uma "ação" diferente, a única coisa que se entende de "raio de ação" é que é preciso ir e voltar, o que determina um limite de metade do "ferry range", mas fora isso, a definição é bem vaga.
kirk escreveu:Autonomia MÁXIMA do caça ... sem armas ... altitude e velocidade de cruzeiro (M-0,7) voa 3.600 km ... significa que SEM ARMAS somente pra ir e voltar ... repito, SEM ARMAS ... teria alcance MÁXIMO de 1.800 km ... SEM ARMAS LUIS HENRIQUE ... toc, toc, toc, tem alguém ai ???? :D

Autonomia de 1.500 km É MUITO EXAGERADO PRA ESSE CAÇA ... e no MÁXIMO essa autonomia acontece com 4 misseis ... impossível matematicamente que seja diferente ...
Sim, é possível que seja diferente, 500kg a mais prejudicam a autonomia em apenas 75km, tira mais uns 125km (chute, mas acho que estou sendo cruel com o Flanker) por causa do arrasto de uns 2 ou 4 mísseis e o "raio" ainda fica nos 1700km.

Sem uma definição clara o "raio de combate" não significa nada.
Não é ironia ... você é bom de matemática mesmo !

Mas parece que todos IGNORARAM ESSE IMPORTANTE DADO QUE POSTEI :
kirk escreveu:Algumas comparações da relação Ferry Range X Combat Radius, pra comparar com o SU-35S :

Gripen C/D:

Combat radius: 800 km (497 mi, 432 nmi)
Ferry range: 3,200 km (1,983 mi) with drop tanks

Super Hornet :

Combat radius: 390 nmi (449 mi, 722 km) for interdiction mission[152]
Ferry range: 1,800 nmi (2,070 mi, 3,330 km)

Eurofighter Typhoon :

Combat radius:
(with 3 external 1,000 l tanks)
Ground attack, lo-lo-lo: 601 km (325 nmi)
Ground attack, hi-lo-hi: 1,389 km (750 nmi)
Air defence with 3-hr combat air patrol: 185 km (100 nmi)
Air defence with 10-min. loiter: 1,389 km (750 nmi) [314][324]
Ferry range: >3,790 km (2,350 mi with 3 drop tanks)

F-22 - Raptor :

Alcance bélico 760 km (472 mi)
Alcance (MTOW) 3 220 km (2 000 mi)

A menos que o SU-35 seja de outro planeta ... seu raio de combate é ... enfim decidam vocês mesmos ! 8-]
Para TODOS os caças (refiro-me a quem FALA SÉRIO) o "Combat Radius" está entre 1/3 e 1/4 do Ferry Range ... independente se utiliza ou não tanques externos ... ora o Range do SU-35S sem tanques externos é de 3.600 km, assim o seu "Combat Radius" varia de :

3.600 km : Varia entre 900 e 1.200 km (somente com cargas de mísseis)

Com tanques externos 2X2000 kg :

4.500 km : Varia entre 1.125 a 1.500 km (somente com cargas de mísseis + tanques, claro)

FICA TOTALMENTE FORA DO PADRÃO DE TODOS OS DEMAIS CAÇAS um ferry Range de 3.600 km com Combat Radius de 1.600 km

Para se ter uma ideia, se pegar essa autonomia SEM ARMAS o Raio de Combate máximo é de 1.800 km, ou seja 3.600 : 2 (ida e volta). Não faz sentido é como se o peso das armas e arrasto não afetasse a autonomia do avião.

Foi nesse sentido que eu disse que matematicamente é impossível que seja com mais de 4 misseis.

comentários ???




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76719 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 12:17 pm

Uma superioridade indiscutível do SU-35S é a ausência da NECESSIDADE de tanques externos ... nisso ele é superior a todos os demais, mas isso é relevante ?

Um Combat Radius entre 900 km e 1.200 km SEM A NECESSIDADE DE DROP TANKS ... é melhor que todos os demais ... caso TODOS também não utilizem tanques externos, porem, não é nem a pau Raio de 1.600 km com armas ...

Me recordo de uma reportagem que o Saito disse que além do problema de ToT a autonomia também não era tudo isso referindo-se ao Flanker quando foi eliminado do FX-2.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76720 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 07, 2015 12:24 pm

kirk escreveu:Algumas comparações da relação Ferry Range X Combat Radius, pra comparar com o SU-35S :

Gripen C/D:

Combat radius: 800 km (497 mi, 432 nmi)
Ferry range: 3,200 km (1,983 mi) with drop tanks
Tão tá então.

O Ferry Range do Su-35 com tanques descartáveis (dado da Wikipedia em inglês, mas você pode procurar outras fontes e verá que dá no mesmo) e de 4500 km. Um terço disso dá 1500 km, quase o dobro do raio de combate do Gripen-NG nas mesmas condições.

Considerando que o arrasto dos misseis tem menos influencia em uma aeronave maior que em outra menor, pode-se afirmar sem medo de errar que nestas condições o Su-35 leva maior quantidade de armamento também.

OK, acho que agora todo mundo concorda.


Leandro G. Card




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76721 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 12:30 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Algumas comparações da relação Ferry Range X Combat Radius, pra comparar com o SU-35S :

Gripen C/D:

Combat radius: 800 km (497 mi, 432 nmi)
Ferry range: 3,200 km (1,983 mi) with drop tanks
Tão tá então.

O Ferry Range do Su-35 com tanques descartáveis (dado da Wikipedia em inglês, mas você pode procurar outras fontes e verá que dá no mesmo) e de 4500 km. Um terço disso dá 1500 km, quase o dobro do raio de combate do Gripen-NG nas mesmas condições.

Considerando que o arrasto dos misseis tem menos influencia em uma aeronave maior que em outra menor, pode-se afirmar sem medo de errar que nestas condições o Su-35 leva maior quantidade de armamento também.

OK, acho que agora todo mundo concorda.


Leandro G. Card
Leandro, os dados de autonomia acima dão do Gripen C/D !

Sim na melhor das hipóteses o Raio de combate do SU-35S é de 1.500 km (com tanques externos) e carga de misseis ...

O Gripen NG é de 1.300 km + 30 min permanecendo na área de combate ou os mesmos 1.500 km ida e´volta, também com misseis (6) ...

Qual a diferença ???

vou responder : os custos de operação envolvidos ! 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76722 Mensagem por joao fernando » Qua Out 07, 2015 1:26 pm

FCarvalho escreveu:Eita. Acho que parei de entender este tópico umas 10 páginas lá pra trás. :roll:

abs.
Como nobre amigo? Não está vendo que o Gripen NG leva em voo mais carga mais longe que o SU?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76723 Mensagem por Alcantara » Qua Out 07, 2015 2:30 pm

joao fernando escreveu:
FCarvalho escreveu:Eita. Acho que parei de entender este tópico umas 10 páginas lá pra trás. :roll:

abs.
Como nobre amigo? Não está vendo que o Gripen NG leva em voo mais carga mais longe que o SU?
Não. Não é isso que o Kirk está tentando expor. Ele está tentando colocar que o Gripen consegue raio de combate (devidamente armado, claro, porque se não, não seria "de combate", rsrsrs) SIMILAR ao do Su-35, mas com um custo menor.

O cerne da questão é que o Su-35 o faz com combustível interno, e o Gripen o faz com o auxílio de combustível externo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76724 Mensagem por LeandroGCard » Qua Out 07, 2015 2:36 pm

kirk escreveu:Leandro, os dados de autonomia acima dão do Gripen C/D !
Ah, tá... .

Então vamos esperar o NG voar e depois retomamos esta conversa. Afinal, autonomia com um monte de penduricalhos embaixo é altamente dependente de efeitos não lineares (arrasto de interferência, alteração do CL total, ajustes do ângulo de ataque e etc...) e é uma das coisas cuja simulação tem maior possibilidade de erro, não importa o que digam os Powerpoints.

Quando ele estiver nos testes de vôo vamos ver os valores reais, e aí voltamos às comparações.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76725 Mensagem por kirk » Qua Out 07, 2015 2:52 pm

LeandroGCard escreveu:
kirk escreveu:Leandro, os dados de autonomia acima dão do Gripen C/D !
Ah, tá... .

Então vamos esperar o NG voar e depois retomamos esta conversa. Afinal, autonomia com um monte de penduricalhos embaixo é altamente dependente de efeitos não lineares (arrasto de interferência, alteração do CL total, ajustes do ângulo de ataque e etc...) e é uma das coisas cuja simulação tem maior possibilidade de erro, não importa o que digam os Powerpoints.

Quando ele estiver nos testes de vôo vamos ver os valores reais, e aí voltamos às comparações.


Leandro G. Card
Leandro,

Os dados foram obtidos de testes no Gripen Demo, que foi alterado para essa finalidade ... concordo que não seja exatamente a mesma coisa, mas a margem de distorção foi bem mitigada com testes reais em voo, mais de 400 horas de voo de testes ...

Mas, eu concordo, vamos aguardar e COBRAR o que foi efetivamente prometido para o avião ... a FAB certamente irá exigir o cumprimento de cada detalhe negociado.

Um detalhe importante é que o que se conseguiu no Demo já está consolidado, na pior das hipóteses basta replicar as características do Demo ... mas a ideia é que o Gripen E, seja melhor em todos os aspectos, está sendo desenvolvido para uma MELHOR performance do que a performance testada no Demo.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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