Benke, como usou o plural (vocês) me sinto a vontade para comentar seu post: foram "os vocês" que não entenderam as coisas ou foi VOCÊ que ainda não entendeu? Se me permite reformular a pergunta... Você não está entendendo o que ESTÁ acontecendo ou realmente não quer entender?Benke escreveu:Sinto dizer, mas voces não entenderam ainda que o mundo mudou.
Caças bimotores estão com os dias contados.
Caros pra comprar, ainda mais caros pra operar.
O mundo está buscando caças que não sejam um buraco sem fundo para operar.
Até a India já entendeu isso.
O Gripen é a melhor opção porque permite ao Brasil entrar para o restrito clube de fabricante de caças supersônico.
O Rafale e o F18, para o Brasil, são aeronaves que, por já estarem prontas, não oferecem NENHUMA oportunidade nova.
A melhor opção para o Brasil não é aquela que eu, você e todos nós do DB achamos ser, o melhor caça para o Brasil não depende apenas dos fatores apontados por você (extremamente limitados às três dimensões físicas do caça), mas SIM a variável "extra", a variável política (e está já está definida, acredite).
O F-18 é um vetor que morre nele mesmo, salvo uma versão semelhante àquela anunciada para o F-15, no máximo isso, então, concordo consigo. Já o Rafale permite desenvolvimento ainda, o caça está pronto, porém em fase de desenvolvimento (e não engatinhando como o NG, que nem protótipo tem). A virtude do Rafale é a certeza que a França não bancará sozinha o financiamento de um novo caça (como muito bem explicou do Pimenta) e é a partir do Rafale que se abre as portas para o desenvolvimento de um caça em conjunto. Parceria demanda confiança, não se trata uma com qualquer um, é isso que a França entendeu e está propondo, até porque é melhor ceder no Rafale para garantir suas políticas de auto-suficiência em desenvolvimento de seus próprios equipamentos. Segundo ela (França) o Brasil merece tal confiança, a prova está aí, nos hélis, nos subs, nos (...) e talvez no próprio Rafale.
O NG é ótimo, os suecos são seríssimos, mas comprar o NG é pagar a conta pra eles e não pra nós, visto não sabermos no que vai dar este caça. Isto é uma aposta de risco (como já foi dito por vários aqui no fórum, inclusive os que gostam e preferem este caça), mas aposta de risco é sinônimo de "aventura", se é que me entende.
Orestes