Seu post parte de premissas erradas, Prick. Portanto, inválido.PRick escreveu:Esses números soltos, tirados de países diferentes, com planilhas de custos diferentes, não podem servir de base para quase nada, o que temos são os gastos de combustível, e nesse aspectos, a ordem é F-18E, Rafale e Gripen.gaitero escreveu:Prick:
# Também, não adianta virem com 2.500 doláres de hora de vôo, isso só mesmo para Papel Noel. O galho é que todo forista novo que entra, sem ler o conteúdo de vários tópicos, acha que descobriu a pólvora. A relação custo entre o F-18E, Rafale e Gripen já está muito bem destrinchada nesse tópico, dezenas de páginas atrás, levando em consideração que o F-18E, será o mais caro de operar, a proporção deverá ser esta: 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen).
Me causa espanto ver um senior agir desta forma, visto que eu posso ser novo neste fórum, mas meus 39 anos ressaltam a esperiência que eu vivi........
Da mesma forma que voce colocou esta 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen)., como possivel proporção, posso eu colocar esta US$ 4 mil X US$ 14 mil. Pois tanto uma como outra, possui fundamento em artigos publicados por profissionais da área.
O cálculo real teria que colocar tudo no mesmo país, com o preços iguais de combustível e mão de obra. Porém, como já foi debatido aqui até a exaustão, a grande e única vantagem do Gripen em máteria de custos de operação, seria o gasto menor de combustível, no resto, a infraestrutura seria a mesma. Assim uma relação de 100% contra 70% de um caça mono motor, seria o normal e o esperado. Ainda temos que acrescentar que o Gripen NG será mais caro de operar que o Gripen C.
Olha sobre possíveis caças inexistentes de 5ª geração da SAAB, a mesma é parceira minoritária no NEURON da Dassault, assim, fica difícil pensar em caças e 5ª geração Suecos, e como o Gripen NG já é um reprojeto, como o também o F-18E, somente, o Rafale pode sofrer um reprojeto para chegar à níveis mais altos, ou perto, tendo seu RCS minorado, na tentativa da performance de RCS de um caça de 5ª geração. O Gripen NG nesse aspecto parece ser até inferior ao Gripen C.
Por último, temos que acrecentar que a Suécia nem mesmo consegue um caça de 4ª geração nacional, partes significativas deles são made in USA, não faz a maior parte dos armamentos, assim, depende da autorização e da tecnologia de terceiros para ter seus armamentos, para eles tudo bem, para nós um problemão.
[ ]´s
De onde tirou a idéia de que os custos envolvidos na operação do Gripen NG são superiores aos do Gripen C? De onde tirou a idéia de que sua RCS é superior à do Gripen C?
[Degan mode on]
FUENTES?
[Degan mode off]
Por último, mas não menos importante, a Suécia optou por fazer o Gripen assim, escolhendo equipamentos produzidos em outros países. Foi uma opção de não se reinventar a roda. Os franceses, tão inteligentes, fizeram tudo e olha o preço do Rafale. O que importa, no caso do Gripen ser vendido a outros paísies é que todos os códigos-fonte (para usar um termo "na moda") do caça são de origem sueca. O operador do Gripen só depende de autorização da Suécia para integrar no caça o que quiser... A Força Aérea da África do Sul, uma das que mais entendem de embargos, sabe disso como ninguém e isso não a impediu de escolher o Gripen.
E a FAB também sabe disso tudo.