Interessante notar uma coisa, apesar de ser um caça bem mais novo do que muitos caças que estão no mercado(4º geração ++ seja lá o que) O Rafale ainda não vendeu ou venceu concorrência fora da França, porém, o Gripen vem vendendo bem!!!(Africa do Sul comprou e agora Noruega e outros estão querendo comprar)...Incansávelmente repito, ninguém compra o Rafale e isso é intrigante!!!E esse é o temor de muitos foristas......quanto ao que o gaiteiro falou sobre possibilidades, por que não poderia existir uma parceria futura entre a SAAB e a EMBRAER para um futuro caça de 5º geração?? A SAAB vem repetindo essa intenção a DASSAULT não!!Até por que, ainda está ralando e sozinha no desenvolvimento constante de um vetor que não conseguiu emplacar concorrências...Quanto aos aspectos políticos dessa escolha, eu creio que o fator economia ou menor gasto pode sim ser relevante para o Brasil e mais relevante ainda seria uma forte parceria com uma empresa que (segundo os próprios Suecos, possuem uma trajetória e tamanho parecidos com a da Embraer).....Se esse desenvolvimento seria possível no futuro??? Basta olharmos os avanços e excelência que a Embraer vem alcançando a cada dia.....PRick escreveu:gaitero escreveu:orestespf
Deve-se unir a isto um ponto primordial, que passa despercebido, o vencedor do FX-2 será aquele com quem o Brasil tem maior interesse político, o que é melhor ao País.
Se a resposta for um futuro caça de 5 geração, então a SAAB parece ser a melhor escolha.
Se a resposta for um SNA, Fragatas e submarinos convencionais, então a França parece ser a melhor escolha.
O Brasil não planeja e nem está na mira de nenhuma super potência, por mais que alguns pensem que os EUA querem nos invadir, então, muito dificilmente o vencedor do FX será ultilizado em combate real.
O que nos remete ao ponto que, o vencedor será o que mais interessa ao exelentissimo, Lula da Silva.![]()
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A SAAB não tem um caça de 5ª geração, nem um projeto de caça de 5ª geração, o Gripen NG é apenas um remendo no Gripen comum. O Gripen é um projeto mais antigo, e menor, menos capaz que o Rafale.
A parceria estratégica do Brasil já foi ecolhida, estratégica e política, mesmo porque esses 02 conceitos se misturam muito. E o nome do país é França, o resto são apenas torcida organizadas.
Por sinal, não adianta forçarem a barra com foristas de última hora, não é a internet que escolhe caças, se fosse assim, o Su-35 não teriam sido desclassificados.
Também, não adianta virem com 2.500 doláres de hora de vôo, isso só mesmo para Papel Noel. O galho é que todo forista novo que entra, sem ler o conteúdo de vários tópicos, acha que descobriu a pólvora. A relação custo entre o F-18E, Rafale e Gripen já está muito bem destrinchada nesse tópico, dezenas de páginas atrás, levando em consideração que o F-18E, será o mais caro de operar, a proporção deverá ser esta: 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen).
O F-5M tem dificuldade porque seu envelope de võo é inferior, e isso ocorre contra os M-2000C, não precisamos ir para a Red Flag para ver isso, quem tem melhor envelope de voo, melhor velocidade, escolhe quando e onde combater. Agora, para isso tem que ter pilotos que pensam e treinam muito.
[ ]´s
Agora se formos olhar cegamente apenas aspectos políticos de uma parceria Brasil e França, pelos olhos do governo brasileiro, como muitos estão dizendo que os antigos FX foram protelados pela recusa aos vetores Franceses, não compreendo por que o Brasil vai se dar ao trabalho de elaborar um RFP se a França já ganhou!!!!