Página 509 de 706

Re: Fotos e fotos

Enviado: Seg Nov 22, 2010 11:19 pm
por Moccelin
http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/ag16.jpg

Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Seg Nov 22, 2010 11:28 pm
por Bourne
Cross escreveu:Cacete, todo mundo segurando o FAL pelo carregador. ARGH!!! :x
Mas os russos seguram da forma convencional. Eles não aderiram ao movimento.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 12:31 am
por prp
Moccelin escreveu:http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/ag16.jpg

Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.
Valeu, eu não consegui identificar, estava entre o Marrua e o LR, te juro que não me passo pela cabeça o EE-12. Alias achei que estavam todos baixados.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 12:43 pm
por Moccelin
Posso te falar com certez aque a menos de 5 anos (quando começaram a chegar os Marruás) tinha Esquadrão operando Ford Jeep!!! E o EE-12 dá de 1000 a 0 no Ford com motor de Opala (4 cilindros).

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 1:21 pm
por R.A.Barros
Moccelin escreveu:http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/ag16.jpg

Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.
Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá. :(

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 1:27 pm
por prp
R.A.Barros escreveu:
Moccelin escreveu:http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/ag16.jpg

Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.
Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá. :(
Sério? Eu não. o Humvve é um conceito que não deu certo.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 1:27 pm
por cabeça de martelo
O Humvee já mostrou ter as suas limitações. Há neste momento no mercado veiculos muito superiores em tudo em relação ao dito veiculo (e veiculos inspirados no mesmo).

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 5:44 pm
por R.A.Barros
prp escreveu:
R.A.Barros escreveu: Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá. :(
Sério? Eu não. o Humvve é um conceito que não deu certo.
Não entendo nada de veículos do tipo, mas acho que o Marruá desempenha a mesma função de um Humvve no Brasil, não é? Aliás, fica a pergunta, qual veículo de nosso estoque atual seria um Humvve?

Outra pergunta, por que o Humvve foi um conceito que não deu certo?

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 6:24 pm
por Bolovo
O Humvee é um utilitário 4x4 blindado contra armas leves. É muito bom, só que tentaram transforma-lo num CC durante as ultimas guerras, daí veio essa fama toda dele.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 6:39 pm
por Moccelin
O HUMVEE foi feito pra ser o pau pra toda obra do exército americano, variando de Veículo Blindado Leve a transporte não-especializado leve. A idéia era usar a mesma base pra tudão, só que ficaram com uma caminhonete caríssima (as versões não blindadas) e um blindado incompetente (versões blindadas). A versão blindada foi apelidade de "coffin" (caixão), porque qualquer IED PEQUENO já matava todos a bordo.

Aqui no Brasil nós temos o Marruá (e Land Rovers) desempenhando as funções de todos os humvees não blindados: transporte não-especializado, ambulância, etc. e por apenas uma fração do preço, e com qualidade semelhante de prestação de serviço. E a função dos humvees blindados é, também, desempenhada por jipes (exclarecedor de Esq C Mec) mas isso porque não temos dinheiro, porque a idéia era ter o Engesa EE-3 Jararaca nessa função.

O PRINCIPAL problema do Humvee Blindado é não cumprir a missão (e ainda não ser tão barato como se esperava), e as versões não-blindadas pecam por serem absurdamente caras pras funções a que se destinam. Por isso os blindados estão sendo substituídos por veículos capazes de prover segurança contra IEDs, e os não-blindados tem sobrevida porque existem aos montes, e não se substitui centenas de milhares de veículos como esses do nada. Mas pra se ter uma idéia, o DoD fez exaustivos testes com versões MILITARIZADAS de pick-ups americanas (F-350, por exemplo) justamente pra atender a esse tipo de demanda, e de forma beeem mais barata. Dizem que a GMC não quis participar desse programa por ir contra o seu interesse de continuar vendendo humvees, mesmo que sejam as versões não-blindadas.

Imagem

Então, como conclusão, o Marruá é melhor que o humvee para funções não-blindadas, já que custa MUITO menos (pra adquirir e manter) e cumpre a missão, e para versão blindada o humvee já perdeu (pra falar a verdade nunca teve) seu reinado como blindado leve.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 6:42 pm
por Moccelin
Bolovo escreveu:O Humvee é um utilitário 4x4 blindado contra armas leves. É muito bom, só que tentaram transforma-lo num CC durante as ultimas guerras, daí veio essa fama toda dele.
Um dos problemas é que ele estava apresentando falhas na blindagem até contra munição de arma leve! E aí adicionaram aquele monte de adicionais, que aumentou o peso e tirou mobilidade, tirando o "HM" de de high mobility de humvee, que na verdade é HMMWV (pra quem não sabe).

Re: Fotos e fotos

Enviado: Ter Nov 23, 2010 6:54 pm
por Viktor Reznov
HMMWV, o famoso iron coffin. Os marines que já andaram de MRAP dizem que nunca mais querem ver um HMMWV na frente deles.

Re: Fotos e fotos

Enviado: Qua Nov 24, 2010 12:00 am
por R.A.Barros
Obrigado galera, entendi. Talvez uma vantagem do Humvve sobre o Marruá seria a adaptação de diversos armamentos modernos na torre do veículo. A blindagem leve ja deve ser útil na manutenção da vida dos militares a bordo. Um dos motivos que não me agrada sobre o Marruá, é que os militares ficam muito expostos.

O EE-3 Jararaca poderia desempenhar a função do Humvve blindado? Ele suportaria IEDs e poderia adaptar armamentos controlados por joysticks? É um brilhante veículo pelo o que eu li..

Re: Fotos e fotos

Enviado: Qua Nov 24, 2010 7:08 am
por Moccelin
Barros, blindagem "sobre" o Marruá é possível, basta querer e usar o Marruá certo (no caso o AM200). Mas mesmo assim ele nunca iria ganhar capacidade de sobreviver a IEDs dessa forma, assim como não aconteceu com o Humvee, e com certeza seria interessante, afinal blindagem pouca é melhor que blindagem nenhuma (Vide os policiais, que andam direto com veículos com 0 de blindagem e sonham com uma blindagem mínima!), mas estamos falando de EB, e não de USArmy, o X da questão do Humvee é que ele custa caro, e se mostrou ineficiente!

O EE-3 é um veículo de batedor, ele deveria fazer a função do Humvee blindado básico, ou seja, levar um grupo de exclarecedores em condição minimamente blindada. Ele provavelmente não tem características para suportar IEDs, assim como o Urutu e o Cascavel, e praticamente todos os projetos contemporâneos. Agora, armamento operado com joystick eu instalo até na minha Veraneio! Mas brincadeiras à parte, isso é coisa mais nova, até o Humvee foi ganhar isso a pouco tempo, e era instalado em forma de Kits, no anel que originalmente se instalava a .50 eles colocaram o tal equipamento. É igual o URUTU, que recebeu a Remax e chegou a operá-la no Haiti (mais como colhedora de informações do que como armamento, mas foi usada). No Jararaca seria mais complicado, já que ele e compacto (mais que o Humvee, olhe as fotos com militares pra fora pra ver), mas não impossível, inclusive a idéia original era dota-lo de torretas com canhões, mísseis (inclusive recebeu isso nos países que o operam), etc...

Diga-se de passagem o Jararaca e o Ogum são duas idéias atualizadíssimas da Engesa pra época, pena que ela (Engesa) fez uma aposta alta demais e com riscos altíssimos... O que ela fez foi parecido com dar "all in" no Poker com uma mão péssima apostando totalmente na capacidade do blefe assustar ou então no oponente ter menos que você e TAMBÉM estar blefando. E isso num jogo de profissionais, como era o mercado de MBTs na época que o Osório ficou pronto. Só não sou extremista em falar que eles foram burros porque o projeto COMEÇOU com a guerra fria em voga e terminou com ela treminada e o mercado de MBTs saturado. Mas que ela tinha muito mais chances de sobrevida com versões novas dos seus blindados sobre rodas, caminhões e jipes, ah, isso ela tinha!

http://4.bp.blogspot.com/_rF7Qy3nL1x8/TKjED05mDEI/AAAAAAAACpw/oo4Xa9QSc0g/s1600/img49056zt.jpg
É apertado, mas nada impediria uma Remax no lugar do "AT4" alí;

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/jararaca-prototipo-eb-13-rcmec-na-afa-2008-foto-nunao.jpg
Esse exemplar em específico é interessante, é o "filho único" do EB, está em Pirassununga, no 13º RCMec e recebeu um upgrade, que é essa "casinha" pro motorista, provavelmente um kit pra Urutu adaptado. Não sei exatamente como ele está sendo operado, se o 13º está usando ele em manobras pra tentar criar conhecimento ou só pra tirar foto, mas tem fotos de operações onde ele aparece!

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/jararaca-prototipo-eb-13-rcmec-na-afa-2008-foto-2-nunao.jpg

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/jararaca-prototipo-eb-13-rcmec-na-afa-2008-foto-3-nunao.jpg

Imagem

Imagem

Imagem
Nessas dá pra ver como ele é pequeno!

Re: Fotos e fotos

Enviado: Qua Nov 24, 2010 7:22 pm
por jumentodonordeste
Imagem

Finalmente o EB tira uma boa foto explodindo alguma coisa. Porra, as pessoas querem é ver o fogo comendo.

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem