TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19174
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2612 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7621 Mensagem por knigh7 » Dom Out 26, 2008 1:58 pm

orestespf escreveu:
gaitero escreveu:orestespf

Deve-se unir a isto um ponto primordial, que passa despercebido, o vencedor do FX-2 será aquele com quem o Brasil tem maior interesse político, o que é melhor ao País.

Se a resposta for um futuro caça de 5 geração, então a SAAB parece ser a melhor escolha.
Se a resposta for um SNA, Fragatas e submarinos convencionais, então a França parece ser a melhor escolha.

O Brasil não planeja e nem está na mira de nenhuma super potência, por mais que alguns pensem que os EUA querem nos invadir, então, muito dificilmente o vencedor do FX será ultilizado em combate real.
O que nos remete ao ponto que, o vencedor será o que mais interessa ao exelentissimo, Lula da Silva.
Olá Gateiro,

mas as duas "soluções" imaginadas por você são de ordem mais técnicas do que política, a menos que você esteja se referindo a "política" da própria FAB. Estas questões (caça de 5ªG ou modernos meios navais) são de natureza estratégicas e geopolíticas, quase nada de política propriamente dita.

A cada dia me convenço que a FAB fará a sua escolha e que não haverá tanta intervenção do Governo nesta compra específica. Tenho certeza que o Governo, parte dele pelo menos, vai tentar (está tentando) dar o seu pitaco, mas não a ponto do que ocorreu no FX-1, o "clássico" lobby da Embraer/Dassault, este erro já foi assimilado.

Olá, Orestes,

Gostaria de fazer alguns comentários sobre isso. O Rafale é, obviamente, um caça superior ao Mirage.
Há uma diferença em rejeitar, aceitar e preferir. A FAB, no FX1, rejeitava o Mirage. O que não parece ser com o Rafale. Não sei qual dos 3 caças a FAB prefere. Mas sei que a FAB aceitaria o caça francês.
Embora a FAB seja ouvida, a decisão sobre o vencedor será política. Ela poderá não preferir o Rafale, mas aceitará. Um Governo cancelou por 2 vezes a concorrência (em janeiro de 2003) e outubro de 2004, devido ao fato da rejeição ao Mirage pela Força. (aliás, a 1ª vez que cancelou, o governo teve a desfaçatez de dizer que seria para alocar as verbas no Fome Zero). E, na 2ª, deu "de castigo" Mirage 2000.
A FAB sabe que o Governo pode, sem pudor algum, cancelar pela 3ª vez, a disputa (com a cara-de-´pau em dar uma desculpa esfarrapada) caso a Força pressione pelo vetor que ela prefira.

Abraços




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7622 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 2:05 pm

Pois, faço minhas as suas palavras ^^

Por mais que eu ache, que desta vez, tanto o Gripen quanto o Rafale tem chances de convencer o exelentissimo molusco.......
Então vamos aguardar o que o governo + FAB + MD + Embraer decidir....




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7623 Mensagem por Wolfgang » Dom Out 26, 2008 2:05 pm

Será então que a FAB foi mais maquiavélica que o Governo? Dispensou Tyffie e Flanker por saber ser que ainda que mais poderosos, mais caros operar e saber que pode não pode operar full esses dois? Assim, o que o Governo pressionar entre os 3 finalistas, terá o compromisso perante a FAB de não faltar recursos?
Será? :twisted:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7624 Mensagem por PRick » Dom Out 26, 2008 2:18 pm

gaitero escreveu:orestespf

Deve-se unir a isto um ponto primordial, que passa despercebido, o vencedor do FX-2 será aquele com quem o Brasil tem maior interesse político, o que é melhor ao País.

Se a resposta for um futuro caça de 5 geração, então a SAAB parece ser a melhor escolha.
Se a resposta for um SNA, Fragatas e submarinos convencionais, então a França parece ser a melhor escolha.

O Brasil não planeja e nem está na mira de nenhuma super potência, por mais que alguns pensem que os EUA querem nos invadir, então, muito dificilmente o vencedor do FX será ultilizado em combate real.
O que nos remete ao ponto que, o vencedor será o que mais interessa ao exelentissimo, Lula da Silva.
:roll: :roll: :roll: A SAAB não tem um caça de 5ª geração, nem um projeto de caça de 5ª geração, o Gripen NG é apenas um remendo no Gripen comum. O Gripen é um projeto mais antigo, e menor, menos capaz que o Rafale.

A parceria estratégica do Brasil já foi ecolhida, estratégica e política, mesmo porque esses 02 conceitos se misturam muito. E o nome do país é França, o resto são apenas torcida organizadas.

Por sinal, não adianta forçarem a barra com foristas de última hora, não é a internet que escolhe caças, se fosse assim, o Su-35 não teriam sido desclassificados.

Também, não adianta virem com 2.500 doláres de hora de vôo, isso só mesmo para Papel Noel. O galho é que todo forista novo que entra, sem ler o conteúdo de vários tópicos, acha que descobriu a pólvora. A relação custo entre o F-18E, Rafale e Gripen já está muito bem destrinchada nesse tópico, dezenas de páginas atrás, levando em consideração que o F-18E, será o mais caro de operar, a proporção deverá ser esta: 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen).

O F-5M tem dificuldade porque seu envelope de võo é inferior, e isso ocorre contra os M-2000C, não precisamos ir para a Red Flag para ver isso, quem tem melhor envelope de voo, melhor velocidade, escolhe quando e onde combater. Agora, para isso tem que ter pilotos que pensam e treinam muito.

[ ]´s




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7625 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 2:18 pm

São tantas dúvidas........
Felismente 2009 está próximo, minha cabeça vai ferver por culpa deste FX-2

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19174
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2612 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7626 Mensagem por knigh7 » Dom Out 26, 2008 2:21 pm

Wolfgang escreveu:Será então que a FAB foi mais maquiavélica que o Governo? Dispensou Tyffie e Flanker por saber ser que ainda que mais poderosos, mais caros operar e saber que pode não pode operar full esses dois? Assim, o que o Governo pressionar entre os 3 finalistas, terá o compromisso perante a FAB de não faltar recursos?
Será? :twisted:

A FAB não pode pressionar o Governo em nada. Pois se pressionasse, ele cancelaria pela 3ª vez o FX, dando como castigo mais Mirage...
Ela vai aceitar o que o Governo decidir.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7627 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 2:23 pm

Prick.

Não sei se você leu a reportagem, mas é de interesse da SAAB, em um futuro, ''sabe lá quando'', desenvolver um caça de 5 geração, e eles consideram a embraer como um possivel parceiro, por isto que eu escrevi ''futuro caça de 5 geração''.

# A parceria estratégica do Brasil já foi ecolhida, estratégica e política, mesmo porque esses 02 conceitos se misturam muito. E o nome do país é França, o resto são apenas torcida organizadas.

^^ então que seja, não estou questionando a postura do governo, até porque o Brasil teria muito a granhar com esta parceria, só espero que a decisão seja a melhor possivel, e é por isto que eu torço, independente do vencedor.

Sds.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7628 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 2:28 pm

Prick:
# Também, não adianta virem com 2.500 doláres de hora de vôo, isso só mesmo para Papel Noel. O galho é que todo forista novo que entra, sem ler o conteúdo de vários tópicos, acha que descobriu a pólvora. A relação custo entre o F-18E, Rafale e Gripen já está muito bem destrinchada nesse tópico, dezenas de páginas atrás, levando em consideração que o F-18E, será o mais caro de operar, a proporção deverá ser esta: 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen).


Me causa espanto ver um senior agir desta forma, visto que eu posso ser novo neste fórum, mas meus 39 anos ressaltam a esperiência que eu vivi........

Da mesma forma que voce colocou esta 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen)., como possivel proporção, posso eu colocar esta US$ 4 mil X US$ 14 mil. Pois tanto uma como outra, possui fundamento em artigos publicados por profissionais da área.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7629 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 2:38 pm

Incrivelmente, mesmo me criticando, você levou a cabo tudo que eu publiquei.

Sds.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7630 Mensagem por PRick » Dom Out 26, 2008 2:53 pm

gaitero escreveu:Prick:
# Também, não adianta virem com 2.500 doláres de hora de vôo, isso só mesmo para Papel Noel. O galho é que todo forista novo que entra, sem ler o conteúdo de vários tópicos, acha que descobriu a pólvora. A relação custo entre o F-18E, Rafale e Gripen já está muito bem destrinchada nesse tópico, dezenas de páginas atrás, levando em consideração que o F-18E, será o mais caro de operar, a proporção deverá ser esta: 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen).


Me causa espanto ver um senior agir desta forma, visto que eu posso ser novo neste fórum, mas meus 39 anos ressaltam a esperiência que eu vivi........

Da mesma forma que voce colocou esta 100%(F-18E), 90%(Rafale), 70% (Gripen)., como possivel proporção, posso eu colocar esta US$ 4 mil X US$ 14 mil. Pois tanto uma como outra, possui fundamento em artigos publicados por profissionais da área.
Esses números soltos, tirados de países diferentes, com planilhas de custos diferentes, não podem servir de base para quase nada, o que temos são os gastos de combustível, e nesse aspectos, a ordem é F-18E, Rafale e Gripen.

O cálculo real teria que colocar tudo no mesmo país, com o preços iguais de combustível e mão de obra. Porém, como já foi debatido aqui até a exaustão, a grande e única vantagem do Gripen em máteria de custos de operação, seria o gasto menor de combustível, no resto, a infraestrutura seria a mesma. Assim uma relação de 100% contra 70% de um caça mono motor, seria o normal e o esperado. Ainda temos que acrescentar que o Gripen NG será mais caro de operar que o Gripen C.

Olha sobre possíveis caças inexistentes de 5ª geração da SAAB, a mesma é parceira minoritária no NEURON da Dassault, assim, fica difícil pensar em caças e 5ª geração Suecos, e como o Gripen NG já é um reprojeto, como o também o F-18E, somente, o Rafale pode sofrer um reprojeto para chegar à níveis mais altos, ou perto, tendo seu RCS minorado, na tentativa da performance de RCS de um caça de 5ª geração. O Gripen NG nesse aspecto parece ser até inferior ao Gripen C.

Por último, temos que acrecentar que a Suécia nem mesmo consegue um caça de 4ª geração nacional, partes significativas deles são made in USA, não faz a maior parte dos armamentos, assim, depende da autorização e da tecnologia de terceiros para ter seus armamentos, para eles tudo bem, para nós um problemão.

[ ]´s




Editado pela última vez por PRick em Dom Out 26, 2008 2:56 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7631 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 26, 2008 2:55 pm

A um certo tempo atrás surgiu aqui uma enorme discussão/debate sobre a validade da velocidade + alcance + manobrabilidade + capacidade de carga. Pelo relato do amigo, isso ainda é não apenas importante, mas importantíssimo, essencial, mas se lermos novamente os inúmeros posts colocados aqui pelos entendidos, tudo se resolveria num disparo BVR e bum! Acabou...

O Gripen pode levar cabides duplos que aumentam substancialmente sua capacidade levar armas ar-ar. Mas esse arrasto muito além do normal prejudicaria me que quantidade o desempenho do caça?????

Sobre o que o Orestes falou, na minha leiga e humilde opinião, todos os remanescentes se equivalem, logo a FAB pode ter feito uma opção de compromisso, ou seja, pode não ter o melhor do melhor, mas as chances de errar são menores.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7632 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 26, 2008 2:56 pm

somente, o Rafale pode sofrer um reprojeto para chegar à níveis mais altos, ou perto, tendo seu RCS minorado, na tentativa da performance de RCS de um caça de 5ª geração
Prick, você as vezes se supera, por larga margem. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7633 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 3:06 pm

Sim, uma clausula do nEUROn, é que os participantes suspendam a contrução de novos caças, e que se mantenham a disposição do Futuro 6 geração, que será advido do resultado obtido pelo nEUROn, mas de nada impede, a SAAB de prestar acistência a outra empresa ''Embraer'', para que esta possa a vir contruir um caça de 5 geração.

Não estou aqui como já dito antes para defender o gripen, caça este que de longe não é o melhor, visto que até então o Su-35 era o melhor.

Como já dito, a idéia principal do FX-2 é dotar a FAB, embraer, Brasil de tecnologia de ponta e capacidade para movimentar a industria local, fato este que só poderia ser concretizado, com a contrução no futuro de um caça brasileiro, auxiliado por uma empresa do FX-2. Esta que eu concidero como principal, a SAAB, visto que é a unica do ''tamanho'' da embraer.

Sem sombra de dúvida o Rafale é um exelente caça, possui ainda muito a crescer, e sem dúvida trará com a chegada do F3, F3+, F4..... muitos avanços. Sem sombra de dúvida o Rafale trará ao Brasil capacidades inimaginaveis, além do principal que seria um pareciro estratégico como é a França.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19174
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2612 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7634 Mensagem por knigh7 » Dom Out 26, 2008 3:09 pm

Carlos Mathias escreveu: Sobre o que o Orestes falou, na minha leiga e humilde opinião, todos os remanescentes se equivalem, logo a FAB pode ter feito uma opção de compromisso, ou seja, pode não ter o melhor do melhor, mas as chances de errar são menores.
Carlos,

Mas por exemplo, com relação ao custo de aquisição/manutenção, fatores importantes, há diferenças consideráveis sim.

Abraços




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7635 Mensagem por gaitero » Dom Out 26, 2008 3:10 pm

Carlos você cutucou a ferida da questão:

''todos os remanescentes se equivalem, logo a FAB pode ter feito uma opção de compromisso, ou seja, pode não ter o melhor do melhor, mas as chances de errar são menores''

Corretissimo, é bem neste ponto que todos qui queriam chegar.....




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Responder