orestespf escreveu:Olá Gateiro,gaitero escreveu:orestespf
Deve-se unir a isto um ponto primordial, que passa despercebido, o vencedor do FX-2 será aquele com quem o Brasil tem maior interesse político, o que é melhor ao País.
Se a resposta for um futuro caça de 5 geração, então a SAAB parece ser a melhor escolha.
Se a resposta for um SNA, Fragatas e submarinos convencionais, então a França parece ser a melhor escolha.
O Brasil não planeja e nem está na mira de nenhuma super potência, por mais que alguns pensem que os EUA querem nos invadir, então, muito dificilmente o vencedor do FX será ultilizado em combate real.
O que nos remete ao ponto que, o vencedor será o que mais interessa ao exelentissimo, Lula da Silva.
mas as duas "soluções" imaginadas por você são de ordem mais técnicas do que política, a menos que você esteja se referindo a "política" da própria FAB. Estas questões (caça de 5ªG ou modernos meios navais) são de natureza estratégicas e geopolíticas, quase nada de política propriamente dita.
A cada dia me convenço que a FAB fará a sua escolha e que não haverá tanta intervenção do Governo nesta compra específica. Tenho certeza que o Governo, parte dele pelo menos, vai tentar (está tentando) dar o seu pitaco, mas não a ponto do que ocorreu no FX-1, o "clássico" lobby da Embraer/Dassault, este erro já foi assimilado.
Olá, Orestes,
Gostaria de fazer alguns comentários sobre isso. O Rafale é, obviamente, um caça superior ao Mirage.
Há uma diferença em rejeitar, aceitar e preferir. A FAB, no FX1, rejeitava o Mirage. O que não parece ser com o Rafale. Não sei qual dos 3 caças a FAB prefere. Mas sei que a FAB aceitaria o caça francês.
Embora a FAB seja ouvida, a decisão sobre o vencedor será política. Ela poderá não preferir o Rafale, mas aceitará. Um Governo cancelou por 2 vezes a concorrência (em janeiro de 2003) e outubro de 2004, devido ao fato da rejeição ao Mirage pela Força. (aliás, a 1ª vez que cancelou, o governo teve a desfaçatez de dizer que seria para alocar as verbas no Fome Zero). E, na 2ª, deu "de castigo" Mirage 2000.
A FAB sabe que o Governo pode, sem pudor algum, cancelar pela 3ª vez, a disputa (com a cara-de-´pau em dar uma desculpa esfarrapada) caso a Força pressione pelo vetor que ela prefira.
Abraços