TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Cara, que parada estranha é essa de desqualificar quem escreve opiniões diferentes?
Apresentem outro argumento, mostrem que não vai ser assim ou assado, agora essa de "que horror, que coisa feia, que chato, olha só o que estão fazendo...".
Antes quando tinha pouca ou nenhuma contestação a esse monte de desenhos e promessas era o quê, fazer bem ao fórum com o monólogo do marqueting dominando tudo?
Fórum é isso aí, debate, argumentação, o contraditório, o embate de ideias e opiniões. Agora, sem essa de acabou minha munição eu parto para a desqualificação, isso é muito primitivo, "é um déficit civilizatório".
A coisa é tão bizarra que fazer um motor a jato moderno ou um radar AESA no País virou coisa sem importância.
Apresentem outro argumento, mostrem que não vai ser assim ou assado, agora essa de "que horror, que coisa feia, que chato, olha só o que estão fazendo...".
Antes quando tinha pouca ou nenhuma contestação a esse monte de desenhos e promessas era o quê, fazer bem ao fórum com o monólogo do marqueting dominando tudo?
Fórum é isso aí, debate, argumentação, o contraditório, o embate de ideias e opiniões. Agora, sem essa de acabou minha munição eu parto para a desqualificação, isso é muito primitivo, "é um déficit civilizatório".
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“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
http://www.gripenng.fab.mil.br/index.ph ... 7-18-00-37
O programa de Transferência de Tecnologia (ToT) garante 100% de envolvimento em desenvolvimentos futuros e maximiza a autonomia industrial do Brasil, através da transferência de competências altamente avançadas e diferenciadas.
O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil. Tal Programa incluirá:
- Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave;
- Transferência de avançadas tecnologias e competências high-tech fundamentais, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e Furtividade (Stealth);
- Acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo códigos-fontes do Gripen NG.
O Gripen NG será fabricado no Brasil. Uma grande parte de todo o trabalho de desenvolvimento do Gripen ficará a cargo da indústria brasileira. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados.
O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira tornam-se parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG.
O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro.
A proposta oferece uma compensação econômica e financeira equivalente ao valor do contrato. O programa de compensação ou contrapartida (offset) transferirá know-how e tecnologias avançadas e exclusivas às correspondentes partes institucionais e industriais do Brasil, com o objetivo de desenvolver capacitação nacional.
O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil.
http://www.gripenng.fab.mil.br/index.ph ... 7-18-00-37
O programa de Transferência de Tecnologia (ToT) garante 100% de envolvimento em desenvolvimentos futuros e maximiza a autonomia industrial do Brasil, através da transferência de competências altamente avançadas e diferenciadas.
O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil. Tal Programa incluirá:
- Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave;
- Transferência de avançadas tecnologias e competências high-tech fundamentais, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e Furtividade (Stealth);
- Acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo códigos-fontes do Gripen NG.
O Gripen NG será fabricado no Brasil. Uma grande parte de todo o trabalho de desenvolvimento do Gripen ficará a cargo da indústria brasileira. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados.
O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira tornam-se parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG.
O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro.
A proposta oferece uma compensação econômica e financeira equivalente ao valor do contrato. O programa de compensação ou contrapartida (offset) transferirá know-how e tecnologias avançadas e exclusivas às correspondentes partes institucionais e industriais do Brasil, com o objetivo de desenvolver capacitação nacional.
O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Cara, se tá dizendo que "AGORA" tem debate ??? ... é isso ??? ... que debate que tem cara ??? ... estamos cansados de "conversar" com uma vitrola de disco furado, sempre com a mesma ladainha de marketing e power-point ... não sai disso ...Mathias escreveu:Cara, que parada estranha é essa de desqualificar quem escreve opiniões diferentes?
Apresentem outro argumento, mostrem que não vai ser assim ou assado, agora essa de "que horror, que coisa feia, que chato, olha só o que estão fazendo...".
Antes quando tinha pouca ou nenhuma contestação a esse monte de desenhos e promessas era o quê, fazer bem ao fórum com o monólogo do marqueting dominando tudo?
Fórum é isso aí, debate, argumentação, o contraditório, o embate de ideias e opiniões. Agora, sem essa de acabou minha munição eu parto para a desqualificação, isso é muito primitivo, "é um déficit civilizatório".
A coisa é tão bizarra que fazer um motor a jato moderno ou um radar AESA no País virou coisa sem importância.
Estamos cansados de postar aqui quais tecnologias são de interessa da FAB, quais tecnologias foram oferecidas e que superam muito as expectativas ... eu cansei de postar, knight cansou de postar dados do Presidente do Copac em audiência pública no Senado Federal ... o Santiago posta seguidamente todos os benefícios dessa opção ... e a única resposta é esse desprezo ... é marketing ... é power point ... isso de 10 entre 10 posts ... e vem página e vai página e os argumentos não mudam ...
Não há contraponto para que haja debate ... não há ideias ... não há argumentos ... é sempre a vitrola tocando a mesma música ... esse ambiente nunca foi unânime ... mas havia argumentos ... hoje ... não precisa nem esperar ... já se sabe de cór e salteado o que virá como "argumento" ... e é muito claro que isso não acrescenta NADA ao fórum ...
Parte-se do princípio que todos são um bando de idiotas na FAB, na Embraer, no ITA, na SAAB ... e ainda por cima todos um bando de mentirosos que só fazem marketing e power point ... ridículo ... vai me desculpar ... enquanto não houver um contraponto fora dessa cartilha repetitiva ... não há debate ...
APROVEITA ... o Santiago acabou de postar DADOS CONCRETOS sobre os compromissos de ToT assumidos pela Saab ... você tem alguma coisa melhor a dizer do que "marketing e power point" ? ... se tiver sou candidato ao debate ... senão ... vou deixar pra lá !
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- Mathias
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mais desqualificação, mais ataque pessoal, parece até combinado o ataque pessoal, mas eu sei que não é.
Bem, sobre o que o USAntiago postou...
Assim só vai sobrar a cadeirinha e a tela grande.
Avançadas tecnologias em relação a quê?
Competências high tech, outra vez em relação a quê?
Fusão de sensores creio que a EMB conseguiria com seus atuais fornecedores de aviônicos, mas tá bom.
LO e furtividade creio que a Suécia tenha bem menos a oferecer que EUA, Rússia e China.
Muitos sistemas do Gripen não são suecos e teremos que negociar uma a um o acesso às suas tecnologias, se conseguirmos.
Não é que não haja nada, mas não tem é nada de realmente superlativo, excepcional, que realmente vá nos permitir um salto tecnológico militar.
Há um grande hiato entre o marqueting e a realidade. Esse é o grande problema dessa campanha no Brasil.
Mas ó, por mais incrível que possa parecer, eu não desgosto nem do avião nem da empresa sueca. Considero que o Gripen é um dos melhores caças leves do mundo, e o NGBr será o melhor, mas vai chegar bastante atrasado.
Meu problema é essa campanha marqueteira completamente desnecessária.
Bem, sobre o que o USAntiago postou...
A EMBRAER já faz isso há décadas. Agora vamos fazer num avião diferente cujo protótipo(s) está sendo fabricado na Suécia sem nenhuma participação nossa, ou seja, sem o on the job doing.Tal Programa incluirá:
- Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave;
Assim só vai sobrar a cadeirinha e a tela grande.
Termos genéricos.- Transferência de avançadas tecnologias e competências high-tech fundamentais, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e Furtividade (Stealth);
Avançadas tecnologias em relação a quê?
Competências high tech, outra vez em relação a quê?
Fusão de sensores creio que a EMB conseguiria com seus atuais fornecedores de aviônicos, mas tá bom.
LO e furtividade creio que a Suécia tenha bem menos a oferecer que EUA, Rússia e China.
Faltou escrever que isso se refere às tecnologias suecas, de sua propriedade; e códigos fonte todos os fornecedores ofertaram.- Acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo códigos-fontes do Gripen NG.
Muitos sistemas do Gripen não são suecos e teremos que negociar uma a um o acesso às suas tecnologias, se conseguirmos.
Não é que não haja nada, mas não tem é nada de realmente superlativo, excepcional, que realmente vá nos permitir um salto tecnológico militar.
Há um grande hiato entre o marqueting e a realidade. Esse é o grande problema dessa campanha no Brasil.
Mas ó, por mais incrível que possa parecer, eu não desgosto nem do avião nem da empresa sueca. Considero que o Gripen é um dos melhores caças leves do mundo, e o NGBr será o melhor, mas vai chegar bastante atrasado.
Meu problema é essa campanha marqueteira completamente desnecessária.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Duas tentativas de contribuição para o debate.
Primeira: o que nos impede agora de participar, ainda que indiretamente, do projeto do T-X, junto à SAAB/Boeing? Estaremos por lá no projeto do Gripen NG. O que nos impede de acessar, no que for possível e conveniente, o projeto do T-X?
Segunda: Mathias, partindo da premissa de que a Embraer já possui ou é capacitada a prover grande parte do que está apontado no post do Penguin, o que justificaria então a sua participação no projeto FX-2 se efetivamente ele não teria nenhum ganho relevante com isso? Levando-se em consideralção que praticamente não existem no país outras empresas do ramo com a mesma condição de absorver tais tecnologias propostas neste projeto? Não seria contraditório tal participação? Afinal, o que a Embraer, que é uma empresa particular, está fazendo no FX? E a troco de quê?
abs.
Primeira: o que nos impede agora de participar, ainda que indiretamente, do projeto do T-X, junto à SAAB/Boeing? Estaremos por lá no projeto do Gripen NG. O que nos impede de acessar, no que for possível e conveniente, o projeto do T-X?
Segunda: Mathias, partindo da premissa de que a Embraer já possui ou é capacitada a prover grande parte do que está apontado no post do Penguin, o que justificaria então a sua participação no projeto FX-2 se efetivamente ele não teria nenhum ganho relevante com isso? Levando-se em consideralção que praticamente não existem no país outras empresas do ramo com a mesma condição de absorver tais tecnologias propostas neste projeto? Não seria contraditório tal participação? Afinal, o que a Embraer, que é uma empresa particular, está fazendo no FX? E a troco de quê?
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vamos então às perguntas que cabem:Penguin escreveu:O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil. Tal Programa incluirá:
E nunca se fez isso no Brasil? Não se integraram equipamentos e desenvolveram softwares para o ST, os "aviões M" e mais ainda os E-99 (sem falar nos aviões comerciais e no KC-390 com seu cockpit futurista)? Se não fosse o Gripen jamais brasileiros saberiam como fazer isso?- Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave;
Os aviões M já não tem fusão de sensores? Não estão preparados para o ambiente NCW?- Transferência de avançadas tecnologias e competências high-tech fundamentais, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e Furtividade (Stealth);
E o Gripen-NG é Stealth? Porque então a própria Saab diz que ele é de 4,5 geração e não de quinta? A Embraer já não aplicou recursos de redução de RCS desenvolvidos pelo CTA ao F-5M?
Nunca nenhum código fonte foi desenvolvido no Brasil? Sem este acesso jamais aprenderíamos a fazer isso?- Acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo códigos-fontes do Gripen NG.
Quer dizer que se amanhã o Brasil quiser embargar uma venda de Gripen-NG da Suécia eles não poderão fazer mesmo nada e ficarão dependendo de nós? Se a USAF por exemplo decidir usar uma versão do Gripen-NG no programa T-X teria que vir beijar a mão de algum brasileiro, ou se o Brasil colocasse qualquer empecilho a SAAB rapidinho colocaria em produção lá mesmo ou até nos EUA as peças feitas aqui, já que os desenhos e especificações técnicas são de propriedade dela mesmo o projeto tendo sido feito no Brasil?O Gripen NG será fabricado no Brasil. Uma grande parte de todo o trabalho de desenvolvimento do Gripen ficará a cargo da indústria brasileira. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados.
A FAB vai fabricar aeronaves?O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira tornam-se parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG.
O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro.
Aqui não é preciso perguntar nada, o programa de offset é comercial que não necessariamente tem nada a ver com tecnologia alguma.A proposta oferece uma compensação econômica e financeira equivalente ao valor do contrato. O programa de compensação ou contrapartida (offset) transferirá know-how e tecnologias avançadas e exclusivas às correspondentes partes institucionais e industriais do Brasil, com o objetivo de desenvolver capacitação nacional.
E nunca fabricamos peças destes tipos (embora obviamente não destes desenhos específicos) antes? Seria mesmo impossível fazê-lo sem este programa?O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil.
Ou seja, o que estas declarações querem realmente dizer? Principalmente quando se pensa que em termos de fabricação de aeronaves em geral a Embraer é uma empresa bem maior e com um portfólio bem mais amplo que o da própria SAAB, que ela só está mesmo na nossa frente no que tange a caças de combate, e que até agora não vi nenhuma autoridade brasileira dizer que desenvolveremos este tipo de avião aqui, no máximo existem menções a isso na END que todos já sabem que não passou de uma peça de ficção.
E digo mais uma vez, não estou afirmando que o programa do Gripen-NG não tem seus méritos, principalmente se comparado com as outras opções da shortlist. Mas eles não são estes que o pessoal insiste em apontar, ele não é uma panacéia que vai salvar a indústria aeronáutica brasileira (como se ela precisasse ser salva ).
Leandro G. Card
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
X 2!
Tá respondido!
Tá respondido!
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Mujica.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vou responder em respeito a vc Leandro !
LeandroGCard escreveu:Vamos então às perguntas que cabem:Penguin escreveu:O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil. Tal Programa incluirá:
E nunca se fez isso no Brasil? Não se integraram equipamentos e desenvolveram softwares para o ST, os "aviões M" e mais ainda os E-99 (sem falar nos aviões comerciais e no KC-390 com seu cockpit futurista)? Se não fosse o Gripen jamais brasileiros saberiam como fazer isso?- Projeto, desenvolvimento e integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave;
Há uma palavrinha que passou despercebido "Projeto", a resposta é não, não temos conhecimentos para "projetar" um caça supersônico de alta performance, se tivéssemos tal conhecimento não haveria razão para se abrir uma concorrência internacional (FX-2)
Os aviões M já não tem fusão de sensores? Não estão preparados para o ambiente NCW?- Transferência de avançadas tecnologias e competências high-tech fundamentais, a exemplo de Fusão de Sensores, Baixa Observabilidade (LO) e Furtividade (Stealth);
Há fusão de sensores e há fusão de sensores, há NCW e há comunicação via D-link ... Conhecemos uma empresa internacional que pensava assim : ... Já sabemos tudo, já integramos tudo ... vamos fazer nós mesmos ... chama-se se HAL ... daí se meteu a fabricar seu próprio avião supersônico de alta performance ... passaram-se 30 anos e o tal (Tejas) ganhou nova versão o MKII ... e nem mesmo a 1ª versão se tornou operacional ... e depois de bater cabeça na parede e BILHÕES jogados pelo ralo ... descobriram que precisam de um parceiro pra REPROJETAR a geringonça e estão contactando a Saab.
Como a Embraer é uma empresa consciente de suas fortalezas e limitações não se mete a SABE TUDO e enfia trufo$$$ de recursos em algo que não conhece, como uma aeronave supersônica de alto desempenho, que exige COMPETÊNCIAS especificas, FUSÃO DE SENSORES no estado da arte ... assim como um sistema integrado de guerra eletrônica, se fosse tudo simples como quer fazer parecer haveria vários fabricantes de caças de alta performance no mundo ... sabemos que não é assim
E o Gripen-NG é Stealth? Porque então a própria Saab diz que ele é de 4,5 geração e não de quinta? A Embraer já não aplicou recursos de redução de RCS desenvolvidos pelo CTA ao F-5M?
Sim há pesquisas no CTA para redução de RCS, porém a Saab está muito à frente nessas pesquisas e um dos requisitos do FX-2 é exatamente o COMPARTILHAMENTO dessas pesquisas.
O Gripen NG não é stealth, porém tem seu RCS bastante reduzido inclusive em comparação ao C/D, assim como o SH também não é stealth e uma das tecnologias ofertadas era o compartilhamento das informações sobre essa tecnologia.
Nunca nenhum código fonte foi desenvolvido no Brasil? Sem este acesso jamais aprenderíamos a fazer isso?- Acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo códigos-fontes do Gripen NG.
Cara, o que adianta criar códigos fonte se não sabemos projetar o caça que irá utiliza-lo ??? ... códigos fonte sensíveis e requiridos pelo Brasil são os códigos do sistema de armas ... ninguém passa isso, o Mathias no post acima disse que TODOS PROPUSERAM ... simplesmente não é verdade, os franceses queriam uma lista do que deveria ser integrado ao Rafale e ainda disseram que não seria barato :
Entrevista de Jean Pierre Charibol VP da Dassault :
ALIDE: Como a Dassault atenderia o requerimento brasileiro de ter permissão para incluir novos modelos de mísseis e sensores na aeronave selecionada para o F-X2? O Rafale será equipado com o míssil WVR A-Darter e com o modelo BVR Derby?
JPC: Nós recebemos um determinado número de requerimentos e faremos exatamente o que a FAB solicitou. Estas armas podem certamente ser integradas ao Rafale. Tudo isso deverá ser negociado posteriormente com a FAB, quando for estipulado que tipo de armamentos e de sensores serão integrados à aeronave. A integração de novas armas pode ser feita, mas, isso não é um processo barato. Nossa função é a de garantir que todas as funcionalidades estejam disponíveis com o menor risco técnico possível.
fonte: http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... entrevista
A Boeing disse que criaria um laboratório de integração de armas no território brasileiro, mas ela própria (a Boeing) é que faria a integração e os ensaios ... enfim com ambos nosso acesso é ZERO ... com a Saab não somente teremos total domínio dos códigos fonte do sistema de armas, com autonomia e liberdade de integração de qualquer coisa que a FAB decida ...
Por favor não venha dizer que ISSO NÃO É NADA DEMAIS ... se não fosse tais ofertas viriam de penca, né não ?
Quer dizer que se amanhã o Brasil quiser embargar uma venda de Gripen-NG da Suécia eles não poderão fazer mesmo nada e ficarão dependendo de nós? Se a USAF por exemplo decidir usar uma versão do Gripen-NG no programa T-X teria que vir beijar a mão de algum brasileiro, ou se o Brasil colocasse qualquer empecilho a SAAB rapidinho colocaria em produção lá mesmo ou até nos EUA as peças feitas aqui, já que os desenhos e especificações técnicas são de propriedade dela mesmo o projeto tendo sido feito no Brasil?O Gripen NG será fabricado no Brasil. Uma grande parte de todo o trabalho de desenvolvimento do Gripen ficará a cargo da indústria brasileira. A tecnologia produzida no Brasil não será produzida em nenhum outro lugar do mundo, o que significa que os sistemas feitos no país serão incorporados em todos os novos caças Gripen fabricados.
Mas que belo exemplo heim colega ??? ... não tem nada mais "CRIATIVO" não ???
O Gripen NG será um avião bi-nacional e portanto as decisões serão em comum acordo, mas a relevância disso é ZERO ... o que importa é que a Embraer estará reunindo condições e capacitação tecnológica para andar com suas próprias pernas e projetarmos nosso próprio avião supersônico de alta performance ... daí colega, o Brasil veta ou não para quem bem entender. Essa preocupação "vermelha" é posta na mesa a todo momento ... somente se esquecem que americano VETA tanto quanto Russo, Francês ... mas não ... o problema tem que envolver gringos e USAF ... é sodas !
A FAB vai fabricar aeronaves?O Comando da Aeronáutica e a indústria brasileira tornam-se parceiros da Força Aérea Sueca e da SAAB, nas atividades de projeto, desenvolvimento e integração de futuros programas tecnológicos do Gripen NG.
O envolvimento do Brasil no projeto e no desenvolvimento dará à indústria e à FAB acesso, sem precedentes, a todos os níveis de tecnologia, tanto hoje como no futuro.
Alguém aprende alguma coisa pra botar na gaveta, por acaso ???
Aqui não é preciso perguntar nada, o programa de offset é comercial que não necessariamente tem nada a ver com tecnologia alguma.A proposta oferece uma compensação econômica e financeira equivalente ao valor do contrato. O programa de compensação ou contrapartida (offset) transferirá know-how e tecnologias avançadas e exclusivas às correspondentes partes institucionais e industriais do Brasil, com o objetivo de desenvolver capacitação nacional.
E nunca fabricamos peças destes tipos (embora obviamente não destes desenhos específicos) antes? Seria mesmo impossível fazê-lo sem este programa?O compromisso assumido com o setor aeroespacial brasileiro inclui a opção de fabricar peças e conjuntos do Gripen NG, bem como a montagem final da aeronave no Brasil.
Ou seja, o que estas declarações querem realmente dizer? Principalmente quando se pensa que em termos de fabricação de aeronaves em geral a Embraer é uma empresa bem maior e com um portfólio bem mais amplo que o da própria SAAB, que ela só está mesmo na nossa frente no que tange a caças de combate, e que até agora não vi nenhuma autoridade brasileira dizer que desenvolveremos este tipo de avião aqui, no máximo existem menções a isso na END que todos já sabem que não passou de uma peça de ficção.
Leandro, a imposição do ToT tem sempre como objetivo final a autonomia ... nós brasileiros somos um bom exemplo disso, fabricamos grande parte de nossa necessidades militares como treinadores básicos, avançados e ataque leve (COIN), avião subsônico de ataque, vigilância, ELINT, AEW&C e agora Cargueiro tático (KC-390) ... sempre contamos com aprendizado através de off-set ou parceria como no caso do AMX ... e é muito claro, até óbvio, que estaremos melhor capacitados para um vôo solo também em aviões de caça de alta performance ...
Ora, se a parceria Saab/Embraer for bem sucedida e boa aceitação no mercado é provável que se estenda até outras aeronaves talvez de 5ªG ... se não for ... estaremos muito mais preparados para nosso vôo solo ... cortaremos um imenso caminho de erros e acertos ... saberemos qual o caminho ... não tenha dúvida que o objetivo de ToT continua sendo independência.
No mais concordo, Embraer é maior e melhor que a Saab em muitos aspectos, mas não NESSE aspecto!
E digo mais uma vez, não estou afirmando que o programa do Gripen-NG não tem seus méritos, principalmente se comparado com as outras opções da shortlist. Mas eles não são estes que o pessoal insiste em apontar, ele não é uma panacéia que vai salvar a indústria aeronáutica brasileira (como se ela precisasse ser salva ).
Ninguém de bom nível que debata aqui afirmou quaisquer coisa parecida com isso ... ninguém mencionou essa coisa de "salvar a ind. nacional" ... é uma questão de INTERESSE ... a indústria Nacional apresentou a FAB as suas zonas de interesse na questão da tecnologia ... a FAB por sua vez apresentou tais interesses como requisitos no FX-2 ... e se a indústria tem interesse é porque há mercado é algo que lhe falta e é sob essa ótica que temos que enxergar a parceria com a Saab ... a de tirarmos o melhor proveito das fortalezas daquela empresa de tecnologia para o atendimento dos interesses de nossa indústria aeroespacial.
Na verdade quem fica com panacéia são aqueles que dizem que franceses ofertaram ToT de motores e radares AESA ... que russos vão nos ensinar a fazer até a manobra cobra ... e toda essa parafernália de conversa mole de marketing e power point que faz coro orquestrado contra a proposta escolhida e a própria FAB.
Leandro G. Card
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Kirk,
Por que criticar o Rafale quando ele não é mais "ameaça"?
A oferta do Rafale incluia a integração, aqui no Brasil (Embraer), de todos os armamentos especificados nos requisitos (essa é a tradução correta para requirement, não "requerimento"). O Sr. Jean-Pierre Chabriol, responsável maior sobre a negociação com o Brasil, sabia muito bem disso e não iria falar o contrário. É certo que houve problema de comunicação entre entrevistado e repórter. Infelizmente, não podemos acreditar em tudo o que sai na imprensa, nem em relatos sobre entrevistas.
Justin
Por que criticar o Rafale quando ele não é mais "ameaça"?
A oferta do Rafale incluia a integração, aqui no Brasil (Embraer), de todos os armamentos especificados nos requisitos (essa é a tradução correta para requirement, não "requerimento"). O Sr. Jean-Pierre Chabriol, responsável maior sobre a negociação com o Brasil, sabia muito bem disso e não iria falar o contrário. É certo que houve problema de comunicação entre entrevistado e repórter. Infelizmente, não podemos acreditar em tudo o que sai na imprensa, nem em relatos sobre entrevistas.
Justin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Prezado Justin,Justin Case escreveu:Kirk,
Por que criticar o Rafale quando ele não é mais "ameaça"?
A oferta do Rafale incluia a integração, aqui no Brasil (Embraer), de todos os armamentos especificados nos requisitos (essa é a tradução correta para requirement, não "requerimento"). O Sr. Jean-Pierre Chabriol, responsável maior sobre a negociação com o Brasil, sabia muito bem disso e não iria falar o contrário. É certo que houve problema de comunicação entre entrevistado e repórter. Infelizmente, não podemos acreditar em tudo o que sai na imprensa, nem em relatos sobre entrevistas.
Justin
Fica difícil defender uma ideia quando seu interlocutor nivela todos os concorrentes dizendo coisas como TODOS PROPUSERAM etc ... Você sabem muito bem, que Boeing e Dassault poderiam até integrar os armamentos solicitados pela FAB ... mas eles mesmos fariam ... portanto, não teríamos acesso aos códigos fonte do SISTEMA DE ARMAS nem mesmo o domínio do software para nós mesmos integrarmos ... Esse é um DIFERENCIAL da proposta da Saab e infelizmente para COMPROVAR isso faz-se necessário comparações com os demais concorrentes ... E ISSO NÃO É UMA CRÍTICA nem ao Rafale nem à Dassault é apenas a constatação de um fato.
Com relação à tradução, se tal erro existiu não compromete a ideia ... que os Sr. Jean-Pierre, deixou claro que faria, mas que não seria barato.
Também não é novidade está AGORA ocorrendo o mesmo na Índia.
E a bem da VERDADE se não houvesse tanto INTERESSE da Saab em se aparceirar com a Embraer ... também não ofereceria ... isso não é coisa que se compartilhe, sobretudo para 36 aeronaves, sistema de armas é questão de SEGURANÇA NACIONAL, francesa, russa, suéca, americana ... não compartilham ... a menos ... como já disse se formos DE FATO parceiros no projeto.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FCarvalho escreveu:Duas tentativas de contribuição para o debate.
Primeira: o que nos impede agora de participar, ainda que indiretamente, do projeto do T-X, junto à SAAB/Boeing? Estaremos por lá no projeto do Gripen NG. O que nos impede de acessar, no que for possível e conveniente, o projeto do T-X?
Esse é um projeto da Boeing, logo não podemos acessá-lo. Ele possui um dono.
Podemos participar do projeto se a Boeing quiser. Ela convidou a Saab.
A ToT no âmbito do FX2 possui um escopo definido pelo Brasil e aceito pela Saab. Não envolve todo o know how da Saab.
[]s
Segunda: Mathias, partindo da premissa de que a Embraer já possui ou é capacitada a prover grande parte do que está apontado no post do Penguin, o que justificaria então a sua participação no projeto FX-2 se efetivamente ele não teria nenhum ganho relevante com isso? Levando-se em consideralção que praticamente não existem no país outras empresas do ramo com a mesma condição de absorver tais tecnologias propostas neste projeto? Não seria contraditório tal participação? Afinal, o que a Embraer, que é uma empresa particular, está fazendo no FX? E a troco de quê?
abs.
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Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Kirk, somando tudo o que você colocou, a coisa toda resume-se a um só ponto: Os conhecimentos que puderem ser adquiridos pelas empresas brasileiras serão importantes no dia em que o Brasil decidir desenvolver um caça a jato supersônico. Fora isso, tudo o mais é como eu coloquei, ou irrelevante ou a Embraer está até melhor posicionada que a Saab para ensinar alguém.kirk escreveu:Vou responder em respeito a vc Leandro !
Então vamos ficar assim, no dia em que a o governo Brasileiro der o sinal verde para o início do desenvolvimento de um caça nacional, o programa do Gripen-NG fará alguma diferença do ponto de vista de capacitação do parque tecnológico brasileiro. Até lá é como eu venho dizendo, apenas mais um projeto (parcial) em um setor em que já fizemos muitos outros sozinhos sem problema.
E este dia não pode demorar muito, pois no meu entender qualquer aeronave de combate que venha a ter seu projeto iniciado agora já deveria ser concebida como de quinta geração, e como isso o Gripen-NG não é, estas tecnologias de aplicação eminentemente militar que pudermos aprender com ele agora já não serão sequer suficientes para um eventual projeto autóctone nosso hoje, imagine nas décadas futuras.
É isso, quando aparecer o projeto do caça Tupiniquim F-1 comemoraremos juntos (desde que isso não demore muito). Até lá, me parece mais o caso do programa dos submarinos da classe Tupi, custos extras para aprender tecnologias que ficarão guardadas na gaveta e que dependendo do tempo quando vierem a ser necessárias não serão mais úteis, e teremos que começar tudo do zero de novo.
Um grande abraço,
Leandro G. Card
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Concordo 100%.LeandroGCard escreveu:Kirk, somando tudo o que você colocou, a coisa toda resume-se a um só ponto: Os conhecimentos que puderem ser adquiridos pelas empresas brasileiras serão importantes no dia em que o Brasil decidir desenvolver um caça a jato supersônico. Fora isso, tudo o mais é como eu coloquei, ou irrelevante ou a Embraer está até melhor posicionada que a Saab para ensinar alguém.kirk escreveu:Vou responder em respeito a vc Leandro !
Então vamos ficar assim, no dia em que a o governo Brasileiro der o sinal verde para o início do desenvolvimento de um caça nacional, o programa do Gripen-NG fará alguma diferença do ponto de vista de capacitação do parque tecnológico brasileiro. Até lá é como eu venho dizendo, apenas mais um projeto (parcial) em um setor em que já fizemos muitos outros sozinhos sem problema.
E este dia não pode demorar muito, pois no meu entender qualquer aeronave de combate que venha a ter seu projeto iniciado agora já deveria ser concebida como de quinta geração, e como isso o Gripen-NG não é, estas tecnologias de aplicação eminentemente militar que pudermos aprender com ele agora já não serão sequer suficientes para um eventual projeto autóctone nosso hoje, imagine nas décadas futuras.
É isso, quando aparecer o projeto do caça Tupiniquim F-1 comemoraremos juntos (desde que isso não demore muito). Até lá, me parece mais o caso do programa dos submarinos da classe Tupi, custos extras para aprender tecnologias que ficarão guardadas na gaveta e que dependendo do tempo quando vierem a ser necessárias não serão mais úteis, e teremos que começar tudo do zero de novo.
Um grande abraço,
Leandro G. Card
Em paralelo ao FX2 deveria ter se iniciado o FX3, com um horizonte de médio e longo prazo.
Historicamente temos muitos cases de know how adquirido no estrangeiro e até mesmo desenvolvido internamente e perdido por falta de continuidade/constância: Fragatas (Vosper), Submarinos (IKL), MBT (Osório), VCI/VCR (Urutu, Cascavel) etc.
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Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não esquecer o AM-X...
Melhor estaríamos com o SHornet (AESA, operacional, pronto e entregue muito antes de 2020, etc), associação com a Boeing, KC-390 e benefícios para os futuros projetos civis (que é de onde saí $$$ para a Embraer mesmo), e ainda com a chance de participar de algo real e do zero com o T-X (inclusive com real utilidade para a FAB).
Mas não... mais uma vez a história irá se repetir.
[]s
CB_Lima
Melhor estaríamos com o SHornet (AESA, operacional, pronto e entregue muito antes de 2020, etc), associação com a Boeing, KC-390 e benefícios para os futuros projetos civis (que é de onde saí $$$ para a Embraer mesmo), e ainda com a chance de participar de algo real e do zero com o T-X (inclusive com real utilidade para a FAB).
Mas não... mais uma vez a história irá se repetir.
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se é assim, muito melhor estaríamos com SU-35S agora e a entrada no PAK-FA, um genuíno 5ºG que será desenvolvido ainda por uns dez anos, sem falar que a Rússia planeja desenvolver um caça 5ºG médio.
Eles têm a expertise, o conhecimento. Nós temos grana e somos dos BRICS.
É o que eu acho.
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“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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