TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75901 Mensagem por kirk » Seg Ago 17, 2015 11:07 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Que embolada de meio de campo hein Santiago?

A única coisa em comum que eles tem é que fazem hoje o que o Gripen E promete fazer em 2020 e poucos.

Aí sem, em 2020 e poucos quando o Gripen chegar ele vai fazer as mesmas coisas que esses outros caças já estão carecas de fazer e provavelmente passando por upgrades/updates.

[]s
CB_Lima
Será mesmo Lima ou isso seria apenas um desejo seu?
O que os outros caças de 4G hoje fazem, o Gripen C tb faz.
Será que Gripen A = Gripen C = Gripen E? Pelo teu raciocínio, é tudo a mesma coisa. É só mudar a letrinha. Marketing. Tudo 4G.
Sei lá...meio simplista essa lógica.
Bem poraí mesmo ! 8-]




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75902 Mensagem por Goldfinger » Seg Ago 17, 2015 11:27 pm

Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Na verdade Carlos Lima, as 2 F414 não precisam de ajuda, elas tem algumas ordens de magnitude mais potência que as APUs, a APU está pela comodidade, da a partida nos motores e não complica a manutenção de uma peça tão importante, mas quando uma grande potência é necessária para qualquer coisa o eixo do motor principal ainda é melhor que uma APU gigantesca, como no caso do F-35 em que o "lift fan" é conectado ao eixo do motor, e não a uma turbina separada como era o caso do YAK-38.
Estou falando daqueles motores elétricos que os casulos de Guerra-el. do SHornet levam. Eles estão ali para ajudar na potência da transmissão de sinais.

Todo o conjunto de Guerra-eletrônica ligado ao mesmo tempo, enviando e recebendo sinais e coordenando Jamming precisa ajuda quando a aeronave está em vôo e ainda fazendo mira para os HARM.

[]s
CB_Lima
Cada pod do AN/ALQ-99 tem a sua própria turbina a ar e é completamente autônomo em relação a produção de energia elétrica. Eles não precisam dos geradores das F-414.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75903 Mensagem por Mathias » Ter Ago 18, 2015 12:49 am

Precisam sim e muito!
Aqueles cata ventos no nariz dos POD geram arrasto, que é vencido pelos motores, logo, mais cata ventos e mais resistência no cata vento pra gerar energia (a pequena hélice tem que girar o gerador dentro do POD) = mais potência retirada do empuxo dos motores pra vencer a resistência do arrasto extra dos cata ventos.
Não tem mágica, a potência vai sair de algum lugar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75904 Mensagem por Penguin » Ter Ago 18, 2015 7:32 am

Voltando ao WAD, a L3 é a empresa fornecedora desse display para o F-35.
O sistema de redundância adota a mesma solução da Elbit.
Além disso em caso de falha completa, a aeronave pode ser pilotada pelo HMD que incorpora a função virtual HUD (vHUD).

Para quem acha que é uma tela qualquer...
(...)
Setting into the large cockpit display business is not easy. The cost of entry is immense, with the amount of testing and evaluation, as well as the government certification, necessary to qualify these cockpit subsystems for use in military and commercial aircraft.
(...)
Despite the debate, however, large panoramic cockpit displays are receiving increasing attention from display manufacturers and avionics systems designers. L-3 officials had long considered themselves to be the only viable manufacturer of displays this large that are rugged and redundant enough for avionics use. Now, however, Elbit Systems Ltd. in Haifa, Israel, is getting into the game with its CockpitNG system, which also is on display at Farnborough.


http://www.militaryaerospace.com/articl ... splay.html




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75905 Mensagem por Goldfinger » Ter Ago 18, 2015 2:30 pm

Mathias escreveu:Precisam sim e muito!
Aqueles cata ventos no nariz dos POD geram arrasto, que é vencido pelos motores, logo, mais cata ventos e mais resistência no cata vento pra gerar energia (a pequena hélice tem que girar o gerador dentro do POD) = mais potência retirada do empuxo dos motores pra vencer a resistência do arrasto extra dos cata ventos.
Não tem mágica, a potência vai sair de algum lugar.
Se você está dizendo que os POD precisam que o avião esteja em movimento para gerar a sua própria energia elétrica e que para isso o avião precisa das turbinas então concordo.

Mas não foi isso que eu disse. Eu disse que os PODS não usam a energia gerada pelos GERADORES dos F-414 (ao contrário de todos os outros sistemas eletrônicos a bordo).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75906 Mensagem por Mathias » Ter Ago 18, 2015 3:17 pm

Exatamente, Gold!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75907 Mensagem por Mathias » Ter Ago 18, 2015 3:19 pm

Now, however, Elbit Systems Ltd. in Haifa, Israel, is getting into the game with its CockpitNG system, which also is on display at Farnborough.
Ué, é a AEL com não sei quantos engenheiros que estão fazendo aqui no Brasil, desenvolvendo a tecnologia, ou é a Elbit lá em Israel conforme a nota acima?

De uma mão para a outra?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75908 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Ago 18, 2015 3:56 pm





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75909 Mensagem por kirk » Ter Ago 18, 2015 6:06 pm

Mathias escreveu:
Now, however, Elbit Systems Ltd. in Haifa, Israel, is getting into the game with its CockpitNG system, which also is on display at Farnborough.
Ué, é a AEL com não sei quantos engenheiros que estão fazendo aqui no Brasil, desenvolvendo a tecnologia, ou é a Elbit lá em Israel conforme a nota acima?

De uma mão para a outra?
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, só porque tu leu "NG" lá já ficou todo espetadinho, né ? ! :P
https://www.elbitsystems.com/elbitpr/fi ... G%20PR.pdf

Pra ser sincero acredito que esse movimento foi iniciado quando a Boeing contactou a Elbit USA.

De qualquer forma engenheiros brasileiros da AEL também são funcionários da Elbit.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75910 Mensagem por kirk » Ter Ago 18, 2015 6:12 pm

Vídeo é Show de Bola, Fábio vlw !!!! [009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75911 Mensagem por Dhoff » Ter Ago 18, 2015 8:41 pm

Passando mal de tanto rir com esse vídeo!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75912 Mensagem por kirk » Ter Ago 18, 2015 11:08 pm

Dhoff escreveu:Passando mal de tanto rir com esse vídeo!
Um barato o vídeo ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75913 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Ago 19, 2015 8:11 am

kirk escreveu:
Vídeo é Show de Bola, Fábio vlw !!!! [009]

Valew!! :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75914 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 19, 2015 10:44 am

Deviam fazer uns destes aqui no Brasil. :mrgreen:

Muito bom. [009]

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75915 Mensagem por Sabre » Qua Ago 19, 2015 11:51 am

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Algo que diga de passagem não vamos adicionar muita coisa em função do expertize sueco de adicionar cadeiras extras aos seus biplaces... "B"... "D".

Mas para o Brasil isso é uma façanha técnico/industrial.

É subestimar muito a capacidade da Embraer, em detrimento do que eu pergunto? O acordo aparecer 'melhor' na fita? Mais 3 slides?

Vai entender.

[]s
CB_Lima

Eu escrevi que a versão biplace do Gripen é 80 cm maior entre outras diferenças . Depois eu coloquei aqui na página o PDF da Saab na qual mostra as dimensões. E mesmo assim a Saab só colocou 1 vaga a mais...
Desisto. :?

Insistem nisso só para teimar que não vai haver desenvolvimento da versão biplace do NG....
A Embraer pode dispensar a tecnologia da Saab. Porém a Boeing tem outra opinião.

http://aviationweek.com/paris-air-show- ... cost-curve

Boeing, Saab Joint Work On T-X Trainer Will 'Break Cost Curve'

Jun 15, 2015 Bill Sweetman

Boeing (Chalet 321-324) and Saab leaders sound optimistic about their collaboration on the U.S. Air Force’s T-X competition, aimed at producing 350 new trainers to replace the Northrop Grumman T-38.

Boeing Defense, Space & Security president and CEO Chris Chadwick has been talking consistently about “breaking the cost curve” – the Swedish company’s mantra – since the partnership was announced in late 2013. In the case of the trainer, Chadwick says, Saab’s expertise in creating new designs on tight budgets makes the Boeing offering more competitive against off-the-shelf and modified aircraft. “Saab has been very, very successful,” he said. “They design differently, and in a very efficient manner.” Chadwick puts it down to a single main factor: the Swedish budget doesn’t allow the job to be done any other way.

Phantom Works President Darryl Davis calls the team “a truly fantastic partnership – not only are we both learning from each other, but it allows us to go faster.” Boeing’s “immersive development” doctrine has lined up with Saab’s “model-based systems engineering” to accomplish two goals: reducing the number of change and redesign actions, and extending the working day because the engineering team members located in Linkoping and St. Louis, 7 hr. apart, are working in the same virtual environment with the same all-digital product definition.

The Boeing-Saab T-X project is “extremely innovative,” according to Saab Deputy Chief Executive Lennart Sindahl, who sees potential for further collaboration between the two companies. “We can see new areas where we can combine existing products and technologies that can rather quickly get to the market,” Sindahl told a media group in late April.




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