JAS-39 Gripen
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- Carlos Lima
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Re: JAS-39 Gripen
Na verdade em termos de aerodinamica seria o F-5 (T-38)... (a fuselagem "garrafa de coca-cola" torna o bicho "duravel" como poucos).
Mas sem dúvida o M2k e MIII (por analogia) também arrebentam a boca do balão
[]s
CB_Lima
Mas sem dúvida o M2k e MIII (por analogia) também arrebentam a boca do balão
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: JAS-39 Gripen
Os caças Dassault são robustos. O M-III são um bom exemplo.kekosam escreveu:Então a Dassault é a Lada dos céus???
É evidente que célula alguma, sofrendo G's altíssimos, fica sem apresentar problemas. Cedo ou tarde aparecem: no caso dos Dassault, bem tarde.
Na europa, considera-se o Rafale bem mais robusto que o Eurofighter... Afinal, é um Dassault.
- Sintra
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Re: JAS-39 Gripen
O Prick agora é Europeu?!HIGGINS escreveu: Na europa, considera-se o Rafale bem mais robusto que o Eurofighter... Afinal, é um Dassault.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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Re: JAS-39 Gripen
Sintra dá uma espetacular voadora no peito!!!
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: JAS-39 Gripen
Olá Fontoura,Mapinguari escreveu: Na entrevista do Merialdo na última Seguraça& Defesa
Pô, está mais fácil a MB ter 3 submarinos nucleares com mísseis de cruzeiro da Avibrás, a FAB ter 108 Rafale F3+, enfim, a END ser 100% cumprida do que a revista S&D ser bem distribuída no Brasil... eheheheh ! No ES, nem pensar em encontrá-la. Fui em São Paulo e também necas, bancas de aeroporto, de livrarias grandes, etc, pois estava na "entre-safra" da revista S&D.
Viu, na END devia constar : a distribuição da revista Segurança & Defesa será assegurada em todas as capitais.
Fontoura, pegue dados públicos de disponibilidade da USAF, RAF, AdlA, etc ao longo do ano, nas suas bases. Nunca são 100%, nem mesmo 90%. Pois sempre há N aviões em manutenção, seria muito caro manter estoques grandes de sobressalentes para altíssima disponibilidade, etc. Em missões operacionais, tipo a do Afeganistão, escolhe-se os meios militares que não tenham manutenção programada no período de uso, destina-se grande estoque de sobressalentes e material de manutenção, etc, assim conseguindo disponibilidade de 90-100%. Isso vale para todas as grandes forças aéreas.Mapinguari escreveu: ele afirma que a operacionalidade do Rafale no Armée De L´Air tem sido de 70%, mas que, no Afeganistão, conseguiram quase 100%. Pô! 70% operando em casa, no país fabricante, acho pouco! E, no Afeganistão, onde uma frota muito pequena está operando, é quase que uma obrigação, conseguir altos índices. Não sei.
Abraços,
Roberto
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Re: JAS-39 Gripen
PRick escreveu:Paisano escreveu: Vide o problema ocorrido nos F-15.
Pior foi na FAB com seus Gloster, a frota inteira foi para o vinagre. Porém, essa é uma das grandes vantagens dos caças da Dassault, eles não sofrem de fatiga estrutural , ao contrário, costumam durar mais que os pilotos.
[]´s
Ahã....aos números!
Fonte: Site Mirage Jet (http://www.mirage-jet.com/AIRFRAME/MAIN ... inte_1.htm):
A partir dos limites de tempo de uso calculados/ensaiados por cada fabricante, a estrutura de qualquer caça tende a sofrer perigosamente os efeitos da fadiga quando superados os limites.Maintenance
Dassault is always keen to emphasize the longevity of the Mirage 2000. The airframe life has been increased to 7,500 hours and is guaranteed to 5,000 hours.
O lifespan do Mirage 2000 é bem menor do que o da família F-15 por exemplo.
O F-15E possui uma vida útil de 16.000h.
O Hornet possuia um lifespan de 8.600h que foi extendido para 10.000h (operam em ambiente naval).
[]sFadiga dos Materiais
É o efeito observado em estruturas com estado de tensões bem abaixo da tensão de ruptura quando se pode desenvolver um acúmulo do dano com cargas cíclicas continuadas conduzindo a uma falha do componente ou estrutura.
August Whöler demonstrou que o efeito de fadiga não era afetado somente por tensões cíclicas, mas também por efeito de tensões médias uniformes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
Olá Sintra,Sintra escreveu:O Prick agora é Europeu?!HIGGINS escreveu: Na europa, considera-se o Rafale bem mais robusto que o Eurofighter... Afinal, é um Dassault.
Vá se acostumando com a idéia de Rafale F3+ com RBE2 AESA, Meteor, Spectra, mira&visor no capacete, etc, a partir de (possivelmente) 2012 na FAB. Na minha opinião, a FAB fez a melhor escolha técnica entre os 6 concorrentes iniciais, i.e., Rafale melhor que Eurofighter e Su-35BM nas análises fabianas, pois só isso justificaria o altíssimo preço do Rafale (EUR 100-130 mi, com armas, suporte de N anos, etc).
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Abraços,
Roberto
Re: JAS-39 Gripen
Então Santiago,a Boeing anda cascateando. Os F-15 a pouco ficaram TODOS groundeados por falhas estruturais, os Hornets começaram a rachar a espinha bem antes dessas 200.000 horas de operação exclusiva em porta aviões no meio de tempestades ciclônicas numa pern só.
Tá parecendo aquela coisa dos hiper cadilaquis sabres versus os calhambeques MIG-15.
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Re: JAS-39 Gripen
Falhas não previstas podem ocorrer. Investiga-se, descobre as causas, sana-se se possível e a vida continua. Ambos continuam voando.Carlos Mathias escreveu:Então Santiago,a Boeing anda cascateando. Os F-15 a pouco ficaram TODOS groundeados por falhas estruturais, os Hornets começaram a rachar a espinha bem antes dessas 200.000 horas de operação exclusiva em porta aviões no meio de tempestades ciclônicas numa pern só.
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Re: JAS-39 Gripen
Pois é, que coisa estranha, os caças dos EUA tem 20000 milhões de horas de vida útil, mas vivem caindo por fadiga estrutural, vivem groundeados, já os M-3 e M-2000 estão por aí, nunca li nenhuma notícia de que qualquer frota deles tenha ficado groundeados, e eles continuam voando com 45, 50 anos depois de construídos. Que coisa estranha? Ou então os dados dos fabricantes dos EUA não valem nada.Santiago escreveu:Falhas não previstas podem ocorrer. Investiga-se, descobre as causas, sana-se se possível e a vida continua. Ambos continuam voando.Carlos Mathias escreveu:Então Santiago,a Boeing anda cascateando. Os F-15 a pouco ficaram TODOS groundeados por falhas estruturais, os Hornets começaram a rachar a espinha bem antes dessas 200.000 horas de operação exclusiva em porta aviões no meio de tempestades ciclônicas numa pern só.
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Re: JAS-39 Gripen
Prick,
em Taiwan ficaram Groundeados por um bom tempo...
Alem disso os nossos M2k tem "prazo" de validade bem explicito e pelo menos um deles teve que ter a asa trocada antes do recebimento por n'os porque senao... bau bau.
Menos cara... muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito menos.
'E claro que temos que lembrar que os F-15 estavam sofrendo tambem pois com 2 guerras e depois do 11 de Setembro eles extrapolaram demais o previsto de horas voadas por ano, e dai temos os problemas.
Para todo aviao existe um limite de horas por ano que seria bom ser respeitado em pr'o da preservacao da celula... mesmo os M2k da vida .
[]s
CB_Lima
em Taiwan ficaram Groundeados por um bom tempo...
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Menos cara... muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito menos.
'E claro que temos que lembrar que os F-15 estavam sofrendo tambem pois com 2 guerras e depois do 11 de Setembro eles extrapolaram demais o previsto de horas voadas por ano, e dai temos os problemas.
Para todo aviao existe um limite de horas por ano que seria bom ser respeitado em pr'o da preservacao da celula... mesmo os M2k da vida .
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Re: JAS-39 Gripen
cb_lima escreveu:Prick,
em Taiwan ficaram Groundeados por um bom tempo...
Alem disso os nossos M2k tem "prazo" de validade bem explicito e pelo menos um deles teve que ter a asa trocada antes do recebimento por n'os porque senao... bau bau.
Menos cara... muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito menos.
'E claro que temos que lembrar que os F-15 estavam sofrendo tambem pois com 2 guerras e depois do 11 de Setembro eles extrapolaram demais o previsto de horas voadas por ano, e dai temos os problemas.
Para todo aviao existe um limite de horas por ano que seria bom ser respeitado em pr'o da preservacao da celula... mesmo os M2k da vida .
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Em Formosa, nada tinha haver com fadiga de célula, mas existiram problemas por conta do clima muito específico da ilha.
Apenas um dos M-2000 que foram revisados, apresentou problemas, por sinal, são os mais antigos, datando de 1984. Só 21 anos depois, um teve problema, trocaram-se as asas(porque foram projetados para isso) ou foram os batentes delas, como já havia menciondo.
Não só os F-15, mas F-18E estão limitados em g´s, porque apresentam fadiga prematura nas asas, os kit´s falcon para os F-16 vão pelo mesmo caminho.
Enquanto isso, não consigo me lembrar de nenhuma queda de M-3 ou M-2000 por fadiga estrural.
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Re: JAS-39 Gripen
rcolistete escreveu:Sintra escreveu: O Prick agora é Europeu?!
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Re: JAS-39 Gripen
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Em breve atingiremos 1000 páginas
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ars longa vita brevis