Mensagem
por Mathias » Qua Jul 29, 2015 1:18 pm
Bem, dizem os filósofos que a arma dos sem argumento é a ofensa.
Eu só espero que vocês tenham conhecimento do regulamento do fórum, isso aqui não é o FACEBOOK e este tipo de atitude TEM consequências.
Dito isso, vamos lá.
Sobre "defender" o PROSUB e o PROGRAMA NUCLEAR e não o Gripen-NGBr que OS SUECOS queriam cancelar, eu achava que o motivo era óbvio, pelo menos num fórum de defesa onde se imagina se conheça um mínimo sobre o assunto.
Mas como a realidade não é essa, vamos aos fatos.
Ambos os programas estratégicos da MB já estão contratados, sendo pagos, em andamento, com obras para além de sua metade, metade dos SSKs está pronta, já estão gerando milhares de empregos, recebemos um monte de tecnologias, e além de tudo são altamente estratégicos na defesa de nosso litoral, rota óbvia de qualquer ataque ao país.
Enquanto isso o Gripen-NGBr nem sequer existe na forma de protótipo, nem contrato tem, e segundo as mesmas fontes que estão decretando o fim do PROSUB num turbilhão de propinas, o contrato do Gripen não ficaria longe nesse aspecto.
Logo, não vejo porque defender o que não existe e perder um bilhão de dólares, e por outro lado defenestrar o que já é fato e perder muito, mas muito mais em termos de grana e especialmente em termos da nossa defesa.
Como já disse, caças existem talvez uma dezena de opções no mercado que nos atendem, mas quantos SSNs existem à venda COM SUAS TECNOLOGIAS?
Nenhum!!!!
A capacidade de enriquecimento de urânio em qualquer nível também me parecia obviamente muito mais estratégica que Gripen ou qualquer caça, mas novamente vejo que não é assim que se vê as coisa toda. Enquanto a MB perseguiu esse objetivo por mais de cinquenta anos, a preocupação maior parece ser as empresas privadas e o "pega mal".
Sobre "defender o PT", outra vez isso é uma bobagem de quem não consegue enxergar um centímetro além do seu fanatismo ideológico, da paranoia anti petista, que vê comunistas dando em árvores.
Eu defendo as FAs, defendo a MB , o EB e a FAB, o resto que se exploda!
NUNCA eu disse que a FAB deveria ficar sem caça, NUNCA, muito ao contrário!
Defendo que a Força Aérea se equipe com o que há de melhor e mais poderoso. Dentro dessa minha visão particular, empresas privadas e empregos de lobistas vêm em último plano.
Sobre as suportas vantagens tecnológicas e industriais da SAAB/Gripen, tirando os EUA, que não fazem ToTs mesmo e todo mundo sabe; os outros concorrentes, qualquer um deles, poderiam oferecer no mínimo o mesmo ou mais possibilidades nesse sentido, por serem donos de todas as tecnologias de seus produtos.
Alem disso tudo, o que existe por enquanto é a suspeita, repito, SUSPEITA de que UMA pessoa envolvida, mas já fora da MB, tenha recebido propinas.
Ninguém foi ainda condenado, e como impera no nosso ordenamento jurídico a presunção da inocência, e isso vale para todos, o VA Othon é inocente até prova em contrário.
Se condenado, cadeia nele!!!!
Mas parece que tudo não passou de um pequeno susto, os suecos cederam, a FAB terá seu caça leve e as coisas vão se resolver.
Pelo menos até a Vaza a Jato chegar ali, segundo dizem os fontados mais respeitados.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.