1. o governo, em termos de logística, pode muito bem alocar aeronaves civis para fazer o transporte pesado de tudo que está sendo enviado para o RS por meio da alocação de empresas privadas, sejam elas cargueiras ou não, nacionais ou estrangeiras;
Está ai uma coisa que é obvia, já deveria ser um plano de contingência pronto para catástrofes, mas além de não existir ainda impressiona pela letargia do governo em colocar algo desse tipo para rodar, visto que as empresas tanto grande como pequenas (ou pelo menos a maioria absoluta) que estão envolvidas no esforço logístico para o RS, estão por conta própria.
Outro ponto é a infra estrutura. Imaginem se a BACO não existisse, e o que houvessem ao redor de POA fossem aeródromos de pequeno porte para aviação geral, e toda essa operação tivesse que ser baseada em helicópteros e aeronaves pequenas e médias. O próprio C-30 não opera livremente na BACO, já que ele não consegue acessar o estacionamento de aeronaves, e precisa ficar na taxiway A (onde ocorreu o atolamento durante um giro). Se formos verificar na maioria dos estados brasileiros, tirando os aeroportos de capitais e uma ou outra cidade grande, a maioria da infra estrutura aeroportuária não teria condições de operar com aeronaves de grande porte. E aí é que o piano cai nas costas da FAB e do 390.
Um abraço e t+
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 20, 2024 12:49 pm
por FCarvalho
gogogas escreveu: ↑Dom Mai 19, 2024 9:06 am
Mas nem tudo deve ser em volta da FAB , temos empresas no Brasil e pelo mundo que pode oferecer serviços com seus cargueiros ! Sem contar que temos transportadoras pelo Brasil
Até agora, salvo prova em contrário, empresas privadas estão se dispondo independente do governo a levar donativos para o RS.
A FAB faz o que pode com os poucos meios que tem.
Não houve qualquer movimento até agora no sentido de solicitar ou contratar meios privados para levar ajuda ao sul do país. O cada um por si ainda é a regra neste quesito.
1. o governo, em termos de logística, pode muito bem alocar aeronaves civis para fazer o transporte pesado de tudo que está sendo enviado para o RS por meio da alocação de empresas privadas, sejam elas cargueiras ou não, nacionais ou estrangeiras;
Está ai uma coisa que é obvia, já deveria ser um plano de contingência pronto para catástrofes, mas além de não existir ainda impressiona pela letargia do governo em colocar algo desse tipo para rodar, visto que as empresas tanto grande como pequenas (ou pelo menos a maioria absoluta) que estão envolvidas no esforço logístico para o RS, estão por conta própria.
Outro ponto é a infra estrutura. Imaginem se a BACO não existisse, e o que houvessem ao redor de POA fossem aeródromos de pequeno porte para aviação geral, e toda essa operação tivesse que ser baseada em helicópteros e aeronaves pequenas e médias. O próprio C-30 não opera livremente na BACO, já que ele não consegue acessar o estacionamento de aeronaves, e precisa ficar na taxiway A (onde ocorreu o atolamento durante um giro). Se formos verificar na maioria dos estados brasileiros, tirando os aeroportos de capitais e uma ou outra cidade grande, a maioria da infra estrutura aeroportuária não teria condições de operar com aeronaves de grande porte. E aí é que o piano cai nas costas da FAB e do 390.
Um abraço e t+
Fato é que os políticos tupiniquins historicamente encastelados no poder não tem a mínima intenção de pedir ajuda a outrem a fim de minorar os esforços que a FAB está fazendo neste momento em pró do RS. E menos ainda fala em alternativas para aumentar o que temos aí de KC-390 e\ou KC-30. O que poderia ser, em termos, resolvido no curto e médio prazo, em relação a este último.
Deu-se o mesmo comportamento irresponsável e ególatra, quando da seca no norte, e da epidemia de Covid em Manaus, com a FAB tendo que se virar do jeito que podia com o que tinha em mãos, sem nenhuma perspectiva de ajuda externa ou mesmo interna governamental.
É só ver o comportamento em relação a ajuda dos países vizinhos e o rolo que foi até conseguirem chegar naquele estado.
O que o governo de plantão quer, como outros estaduais e municipais estão fazendo, é tentar cooptar o máximo de marketing pessoal em favor próprio encima da desgraça do zé povinho, que ainda aplaude esses fdp.
Fazer o que.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 20, 2024 1:02 pm
por FCarvalho
Na hora que mais se precisa de ajuda de outros países que tem meios adequados para, inclusive, operar em pistas despreparadas e\ou curtas, com capacidade de carga maior que os KC-390, a FAB não pressiona o governo para solicitar esta ajuda, e desafogar os próprios meios, quanto o governo em si não admite e não quer admitir que precisa de tal ajuda.
Como se já não bastasse toda essa desgraceira junta, ainda temos que lidar com o ego inflado dos políticos, que em Brasília estão menos ocupados em resolver os problemas do que tentar ferrar uns com os outros e ainda lucrar com isso politicamente.
Êta paisinho de quinto mundo esse...
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 20, 2024 4:15 pm
por FCarvalho
KC-390 Millennium, a nova aeronave de transporte tático/tanque que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA precisa
O relatório de Instalações e Logística 2030 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA fornece diretrizes para “as organizações que apoiam a geração de força, a projeção de poder, o emprego e a sustentação da prontidão das Forças de Fuzileiros Navais”. Reitera que “entre as sete funções de combate, a logística é a que mais determina o ritmo das operações e o alcance operacional de uma unidade. Nenhuma outra função de combate afeta mais profundamente a nossa capacidade de persistir em espaços contestados.”
FAB ultrapassa 1.000 horas de voo nas missões em ajuda ao RS 26 aeronaves já foram empregadas na Operação, entre elas C-98 Caravan, KC-390 Millennium, KC-30, C-105 Amazonas, H-60 Black Hawk e H-36 Caracal.
Ações de resgates de pessoas ilhadas, transporte de toneladas de donativos arrecadados pela Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, módulos para as estruturas dos Hospitais de Campanha das três Forças e muitas outras atividades. Foi assim, atuando em diversas frentes, que as 26 aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) atingiram a marca de mais de 1.000 horas de voo empregadas em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Uma hora ou outra a conta de todo esse esforço extra que está sendo exigido da FAB irá chegar.
Só duvido que o governo de plantão irá gostar de ter de pagar a mesma.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 20, 2024 4:27 pm
por FCarvalho
VÍDEO: FAB realiza primeiro lançamento de carga com KC-390 Millennium na Região Sul A carga continha cerca de 10 toneladas de donativos.
Na tarde de sábado (18), uma aeronave KC-390 Millennium realizou lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O avião é operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e deslocado para operar a partir da Base Aérea de Canoas (BACO) em ajuda às vítimas das enchentes na região sul do país.
Para quem ainda não se apercebeu da importância de um artigo sobre a escolha do KC-390 para o US Marines, eles apesar de operarem com apenas 4 esquadrões, sendo 3 ativos e 1 na reserva, cada OM destas poderá vir a apresentar a disponibilidade de até 17 unidades dos C-130 em 2027. Uma possível escolha do avião da Embraer pelos Marines, abriria, em tese, a porteira para a substituição, também, da frota de Hércules da US Navy, que embora pequena quando comparada à USAF, ainda assim é de suma importância para a manutenção da estratégia naval norte americana, operando com modelos especializados em diversas versões.
Como já havia comentado aqui de outras vezes, seria mais fácil o KC-390 entrar nos USA via USMC\US Navy do que pela força área norte americana. Até pela pouca quantidade e discrição com que estes vetores são usados naquelas duas OM. Em termos de números, estamos falando aqui de coisa de 50 unidades novas entre Marines e Navy.
Agora, imagina a Embraer dar este verdadeiro chute no saco da LM dentro da sua própria casa. E ainda levar de roldão o projeto para o Revo tático do programa da USAF. E produzir o avião nos USA não seria absolutamente nenhum problema para a Embraer, vide os investimentos feitos em Jacksonville na Flórida e a parceria com L3COM e Sierra Nevada.
Se o artigo acima representar o pensamento geral no comando dos Marines, então temos em mãos um negócio quase que do século. Porque ir dos Marines e US Navy até chegar na USAF com produção local é apenas questão de tempo.
Agora parece estar bem explicada a viagem do modelo de demonstração da Embraer aos USA na Flórida por estes dias atrás a fim de realizar uma série de demonstrações às autoridades militares e civis estadunidenses e outros clientes potenciais interessados no cargo tupiniquim.
Começo a pensar que esta será a compra do ano, e muito, mas muito na frente mesmo de Arábia Saudita e até da Índia.
Inventário: Força ativa, 145; Guarda Nacional Aérea, 181; Reserva da Força Aérea, 102 (Atualizado em janeiro de 2023)
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Mai 22, 2024 10:48 am
por gusmano
FCarvalho escreveu: ↑Ter Mai 21, 2024 5:09 pm
Para quem ainda não se apercebeu da importância de um artigo sobre a escolha do KC-390 para o US Marines, eles apesar de operarem com apenas 4 esquadrões, sendo 3 ativos e 1 na reserva, cada OM destas poderá vir a apresentar a disponibilidade de até 17 unidades dos C-130 em 2027. Uma possível escolha do avião da Embraer pelos Marines, abriria, em tese, a porteira para a substituição, também, da frota de Hércules da US Navy, que embora pequena quando comparada à USAF, ainda assim é de suma importância para a manutenção da estratégia naval norte americana, operando com modelos especializados em diversas versões.
Como já havia comentado aqui de outras vezes, seria mais fácil o KC-390 entrar nos USA via USMC\US Navy do que pela força área norte americana. Até pela pouca quantidade e discrição com que estes vetores são usados naquelas duas OM. Em termos de números, estamos falando aqui de coisa de 50 unidades novas entre Marines e Navy.
Agora, imagina a Embraer dar este verdadeiro chute no saco da LM dentro da sua própria casa. E ainda levar de roldão o projeto para o Revo tático do programa da USAF. E produzir o avião nos USA não seria absolutamente nenhum problema para a Embraer, vide os investimentos feitos em Jacksonville na Flórida e a parceria com L3COM e Sierra Nevada.
Se o artigo acima representar o pensamento geral no comando dos Marines, então temos em mãos um negócio quase que do século. Porque ir dos Marines e US Navy até chegar na USAF com produção local é apenas questão de tempo.
Agora parece estar bem explicada a viagem do modelo de demonstração da Embraer aos USA na Flórida por estes dias atrás a fim de realizar uma série de demonstrações às autoridades militares e civis estadunidenses e outros clientes potenciais interessados no cargo tupiniquim.
Começo a pensar que esta será a compra do ano, e muito, mas muito na frente mesmo de Arábia Saudita e até da Índia.
Inventário: Força ativa, 145; Guarda Nacional Aérea, 181; Reserva da Força Aérea, 102 (Atualizado em janeiro de 2023)
Duvido que isso vai acontencer.
[]´s
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Qua Mai 22, 2024 3:40 pm
por FCarvalho
gusmano escreveu: ↑Qua Mai 22, 2024 10:48 am
Duvido que isso vai acontencer.
[]´s
Todos aqui também duvidavam que a Embraer conseguiria alguma coisa na vida com um transporte a jato que substituísse o lendário C-130. Isso uns 15 anos atrás quando o projeto foi lançado.
E olha onde nós estamos agora.
Eu não duvido de nada em relação a este avião. Porque ele simplesmente é o melhor e mais avançado produto na sua categoria, e sem rivais que possam medir-se com ele. O Hércules não faz isso. E já foi provado, técnica, operacional e financeiramente, que o cargo da Embraer é inigualável. Até prova em contrário.
O texto acima de um oficial superior norte americano, mais do que uma opinião pessoal, é uma constatação, e uma admissão tácita da superioridade do produto brasileiro.
Se para entrar nas ffaa's norte americanas ele tiver que ser produzido nos USA, este com certeza é dos problemas o menor.
A ver.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Dom Mai 26, 2024 11:32 pm
por Aim For The Top
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 27, 2024 1:38 pm
por FCarvalho
Se o USMC chegar a superar o lobby político da LM, e o KC-390 for escolhido como novo vetor, como tenho dito há tempos, é apenas questão de tempo a US Navy adotá-lo também, e por tabela, a USAF.
A L3Harris com certeza está de olho nesta possibilidade. Os primeiros passos já foram dados.
Ninguém duvide que os militares norte americanos não estejam colhendo dados mundo afora sobre o desempenho do avião da Embraer, inclusive junto a FAB.
Agora resta esperar que todo este processo informacional seja suficiente para que os militares norte americanos batam pé junto ao Pentágono e ao secretário de defesa para manter a escolha do avião brasileiro.
Claro, a Embraer já está se movendo neste sentido, a fim de facilitar a produção do KC-390 em suas instalações na Flórida. O que é natural e lógico.
Uma vez produzido na Flórida, exportar para outros países é apenas questão de tempo e força política em Washington, tal como os Super Tucano.
A ver. A bola está conosco.
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 27, 2024 7:55 pm
por Pablo Maica
Eu quero ver é a LM ou a Boeing ter algo na categoria e maturidade de projeto do 390, que não seja mais um Hércules Z, pelo menos de cabeça não me surge nada. Estarão os marines dispostos a esperar o desenvolvimento (o principalmente correção de erros) de um projeto novo com a china cada vez mais desdobrada no TO do pacífico?
Um abraço e t+
Re: Sobre o KC-390
Enviado: Seg Mai 27, 2024 8:04 pm
por EduClau
The New Tactical Tanker/Transport Aircraft the Marine Corps Needs