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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jun 15, 2015 9:31 pm
por Thor
henriquejr escreveu:Meu ponto de vista é o mesmo do Thor, em relação a quem vive de desqualificar a escolha feira pela FAB. Eu era um dos que preferia o Rafale, ou até mesmo o SH, como vencedor, porém, dadas as justificativas apresentadas pela FAB, jamais EU ousaria dizer que o Gripen não foi a melhor opção, no geral, para o país. Na minha opinião, quem entende da coisa realmente, e quem teve acesso a todas as informações das opções disponíveis, é o pessoal da FAB, e eu confio que eles fizeram a melhor escolha.
Henrique, se nós não tivéssemos tantas restrições e nosso país fosse ou mesmo caminhasse para ser Grande, a minha escolha também seria pelo Rafale. Tive a oportunidade de conversar com inúmeros pilotos, de participar de voos de combate com eles, de conviver com outro militares que participaram de exercícios com o Rafale, pilotos da FAB que foram a intercâmbios na França e combateram contra os Rafale, aqui e lá, etc. É um baita avião em termos de performance em combate e ataque. Mas...
Agora criticando o Gripen: era a escolha/projeto mais arriscado, e é o que possui a menor capacidade de carga. Mas...
Abraços
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jun 15, 2015 9:34 pm
por Carlos Lima
Thor escreveu:Marechal-do-ar escreveu:
O que eu percebo nesse fórum é que o principal argumento é acusar alguém de fazer parte de um grupinho.
Não vi ninguém dizer isso, o que vi dizerem, e vi no texto original, é essa frase colocada em um ponto que da a entender algo que não é real, veja, não estou discutindo se o Gripen é ou não capaz de supercruise ou se ele é ou não capaz de percorrer 4000km, ou se ele é só um autocad, a questão com a frase acima é apenas o nosso bom e velho português.
O nosso português é f0d@ mesmo. Possibilita inúmeras interpretações. Inclusive deve ter gente pensando que o Gripen faz REVO supersônico.
Marechal, não estou fomentando divisão em grupos, apenas mostrei os números da pesquisa neste Fórum, e acho isso até salutar, de certo modo, pois possibilita o debate. Talvez não fosse um forista comentar que o texto trazia desinformação e que foi um erro grande da FAB, eu manteria a neutralidade que todos sabem que tento manter (na medida do possível, pois também sou ser humano
).
Mas, aproveitando, qual foi esse outro erro sobre o milionário WAD divulgado pela FAB?
Abraços
É isso aí Thor,
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jun 15, 2015 9:49 pm
por Marechal-do-ar
Thor escreveu:Mas, aproveitando, qual foi esse outro erro sobre o milionário WAD divulgado pela FAB?
O primeiro comunicado oficial da FAB explicando o aumento do preço do negocio foi uma frase mais ou menos assim (mas em linguagem formal):
ah... Ficou mais caro porque pedimos algumas coisas a mais, tipo WAD
Em seguida o MP se interessou em investigar... Depois a FAB soltou dois outros comunicados para esclarecer a questão, quem tivesse mais informações poderia entender o aumento do preço, mas para leigos, ou mesmo alguém com um pouco mais de conhecimento no assunto mas sem informações sobre o negócio em si, a mensagem que o primeiro comunicado passou diz que a FAB gastou US$ 900 milhões em 36 telas planas e alguns detalhes menores...
A comunicação da FAB não pode fazer esse tipo de coisa, ainda mais se passam informações ao público leigo, a informação tem que ser completa, muitas vezes explicando o contexto e sem dar margem a múltiplas interpretações, esse tipo de comunicação que a FAB fez chega a ser uma ofensa ao brasileiro, passa a ideia de que a FAB ou está fazendo piada do povo ou acha que ainda estamos na ditadura militar e não precisa dar satisfações.
A propósito, já vi alguns perdendo o emprego por esse tipo de coisa, só na FAB que ninguém leva a sério.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jun 15, 2015 10:07 pm
por kirk
Thor escreveu:O nosso português é f0d@ mesmo. Possibilita inúmeras interpretações. Inclusive deve ter gente pensando que
o Gripen faz REVO supersônico.
Marechal, não estou fomentando divisão em grupos, apenas mostrei os números da pesquisa neste Fórum, e acho isso até salutar, de certo modo, pois possibilita o debate. Talvez não fosse um forista comentar que o texto trazia desinformação e que foi um erro grande da FAB, eu manteria a neutralidade que todos sabem que tento manter (na medida do possível, pois também sou ser humano
).
Mas, aproveitando, qual foi esse outro erro sobre o milionário WAD divulgado pela FAB?
Abraços
Sim e tá na mesma frase sem o ponto ... o Gripen percorre 4.000 km em supercruise e ainda faz REVO ...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jun 15, 2015 10:09 pm
por kirk
henriquejr escreveu:Meu ponto de vista é o mesmo do Thor, em relação a quem vive de desqualificar a escolha feira pela FAB. Eu era um dos que preferia o Rafale, ou até mesmo o SH, como vencedor, porém, dadas as justificativas apresentadas pela FAB, jamais EU ousaria dizer que o Gripen não foi a melhor opção, no geral, para o país. Na minha opinião, quem entende da coisa realmente, e quem teve acesso a todas as informações das opções disponíveis, é o pessoal da FAB, e eu confio que eles fizeram a melhor escolha.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Seg Jun 15, 2015 10:42 pm
por Carlos Lima
Mais pistas sobre quando irá ocorrer o primeiro vôo do Gripen E ... (2016).
http://aviationweek.com/paris-air-show- ... ter-engine
Bright Future For GE’s F414 Fighter Engine
Jun 16, 2015 ShowNews
GE Aviation will ship the first flight test F414-400 for a single-engine application to Saab later this year for the Gripen E, and production will begin in 2017.
Production of GE Aviation’s F414 fighter engine could run for another decade. Although orders for the main aircraft it powers, the twin-engine F-18 Super Hornet and Growler, are winding down, it is finding success elsewhere in the world.
GE Aviation will ship the first flight test F414-400 for a single-engine application to Saab later this year for the Gripen E, and production will begin in 2017. “We will have 90 engines on order by the end of this summer for Gripens for Sweden and Brazil,” says Jean Lydon-Rodgers, vice president and general manager of GE Aviation’s military systems. “And we expect that to increase as the Swedish order grows.”
The engine was also selected by India for the LCA Mk.2. The first flight test engine will ship in the fourth quarter of this year, with production to begin in 2018.
Korea, Turkey and India are also prospects for the engine for their next-generation fighter programs, she says.
Meanwhile, the U.S. Navy is being pitched an F414 upgrade that would bring 20% more thrust, twice the power takeoff for systems, and lower maintenance costs. “It’s a very low-risk upgrade incorporating an all-blisk compressor and 3D aero in the compressor and turbine,” she notes.
The upgrade is also being considered by India for its next-gen fighter program, and a deal there could include partnering with Indian industry on design of components.
[]s
CB_Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 1:03 am
por knigh7
Galina escreveu:knigh7 escreveu:
O alcance dos mísseis com motor foguete leva-se em conta o "burn out" (quando não há mais combustível). Por exemplo, no caso do AIM 120, a 36 mil pés, ele nessa fase ele perde 25% da velocidade a cada 25 segundos.
Já com ramjet, a velocidade do míssil é controlada de acordo com a distância para o alvo (quanto mais distante, mais ele economiza energia para assim evitar o burn out e aí garantir a efetividade). No Meteor, é a EPCU que controla isso.
O alcance do AIM 120B fica entre 30 a 45MN e MBDA alega que o Meteor tem um alcance efetivo entre 3 a 5 vezes que essa versão. O alcance da versão "D" que é 50% maior do que a "C-7", fica por volta de 180km.
Com base nesses dados, mesmo levando em conta a "margem de erro", sem dúvida o Meteor tem um alcance efetivo maior que o AIM 120D.
E o mesmo se dá com relação ao Vympel R77-1.
Não sabia disso. É bom demais saber que teremos o Meteor.
Mas, ainda tenho duas ponderações quanto a ele e outros da nova geração: a) se será ou não necessário que o lançador atue como guia num momento inicial (funcionando como um semi ativo); b) se, na prática, isso não implicará apenas que o defensor terá que antecipar as medidas evasivas. Ou seja, ao invés de se preocupar lá pelas 25/30 nm, ele simplesmente começaria o movimento defensivo antes.
Curioso com isso.
Túlio escreveu:Eu idem.
Só agora a noite entrei no fórum.
O Meteor é dotado de um inercial que o leva para uma área próxima que o alvo estaria no momento do disparo e aí realizar a busca com seu radar ativo.
Cabe ao caça emissor, eventuais correções de rota via datalink.
Ou seja, essas perguntas que vc fez, vai depender do comportamento do caça adversário. Se o caça mantém o curso, não vai ser necessárias atualizações, ou seja, acabar sendo um radar semiativo. O Meteor vai chegar numa área provável e daí o radar dele faz o resto.
Mas a Força Aérea emissora do míssil (na guerra moderna trabalha-se num ambiente NCW, e espero que na próxima década as nossas FFAA tenham desenvolvido mais esta potencialidade)vai ter de acompanhar aonde está o caça.
Um sistema extremamente importante do GripenNG é o IRST SkyGuard. Esse IRST é derivado do Pirate que equipa os Typhoons. O alcance dele varia entre 100km (aeronave adversária de frente) a 145km(aeronave adversária se evadindo).
Pela capacidade desse IRST, é alta a probabilidade do GripenNG acompanhar o adversário apenas de modo passivo e efetuar eventuais correções via datalink, ou seja, levando que o adversário só perceba o alvejamento na fase final. Bem depois na No-Scape Zone.
É importante ressaltar que o IRST não é e nem precisa ser preciso quanto ao alvo. O IRST deve levar o míssil ativo até uma região onde ele já possa adquirir o alvo no seu radar.
Isso que eu venho colocando de alguns de posts para cá sobre o Meteor, bem como a capacidade do IRST SkyGuard foram que me levaram a ficar extremamente entusiasmado com a notícia que recebi do Meteor para a FAB.
Nós vamos ter um caça muito bom de briga.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 1:33 am
por kirk
Carlos Lima escreveu:Mais pistas sobre quando irá ocorrer o primeiro vôo do Gripen E ... (2016).
http://aviationweek.com/paris-air-show- ... ter-engine
Bright Future For GE’s F414 Fighter Engine
Jun 16, 2015 ShowNews
GE Aviation will ship the first flight test F414-400 for a single-engine application to Saab later this year for the Gripen E, and production will begin in 2017.
Production of GE Aviation’s F414 fighter engine could run for another decade. Although orders for the main aircraft it powers, the twin-engine F-18 Super Hornet and Growler, are winding down, it is finding success elsewhere in the world.
GE Aviation will ship the first flight test F414-400 for a single-engine application to Saab later this year for the Gripen E, and production will begin in 2017. “We will have 90 engines on order by the end of this summer for Gripens for Sweden and Brazil,” says Jean Lydon-Rodgers, vice president and general manager of GE Aviation’s military systems. “And we expect that to increase as the Swedish order grows.”
The engine was also selected by India for the LCA Mk.2. The first flight test engine will ship in the fourth quarter of this year, with production to begin in 2018.
Korea, Turkey and India are also prospects for the engine for their next-generation fighter programs, she says.
Meanwhile, the U.S. Navy is being pitched an F414 upgrade that would bring 20% more thrust, twice the power takeoff for systems, and lower maintenance costs. “It’s a very low-risk upgrade incorporating an all-blisk compressor and 3D aero in the compressor and turbine,” she notes.
The upgrade is also being considered by India for its next-gen fighter program, and a deal there could include partnering with Indian industry on design of components.
[]s
CB_Lima
Bela notícia !
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 1:47 am
por kirk
PARIS: chefe da força aérea sueca mantém firme no tamanho da frota
Por: CRAIG HOYLEPARIS Fonte: 17 horas atrás
Com rápidas saídas de alerta reação ocorrendo agora em uma base diária eo governo em Estocolmo exigindo aumento da prontidão operacional, a força aérea sueca já não está se sentindo generoso sobre poupando alguns de seus Gripens da Saab para apoiar os clientes de exportação.
Falando em Paris , na véspera da abertura da mostra, chefe da força aérea Maj Gen Micael Byden observou que seu serviço tinha concordado em liberar oito caças Gripen C e três formadores D-modelo para fornecer uma solução provisória para a Suíça, antes da sua introdução prevista de 22 Gripen Es. Esse negócio não progrediu, no entanto, devido a um referendo público.
"Isso foi há dois anos - agora eu não vou assinar o papel dizendo que eu vou permitir que 11 aeronaves fora do meu inventário. Isso teria um impacto negativo; nós precisamos deles ", diz Byden. "Eu era mais generoso, há dois anos do que eu sou hoje."
Craig Hoyle / Flightglobal
Mais de 400 reação rápida de alerta vôos foram lançados a partir de Suécia no ano passado, e que o governo quer que todas as seis unidades Gripen - atualmente incluindo dois dedicado à formação - para estar plenamente operacional até mais tarde nesta década, o que significa uma frota de quase 100 exemplos.
As discussões entre a agência de exportação defesa FXM do governo sueco eo governo brasileiro estão continuando no que diz respeito ao fornecimento de uma capacidade de transição, antes da introdução deste último, o Gripen NG a partir do final desta década.
Byden declínios especular sobre quantos Gripens seu serviço poderia deixar ir, mas o presidente-executivo da Saab Håkan Buskhe diz que a empresa pode gerenciar a situação.
"Nós podemos entregar novas aeronaves em 18 meses - não é um problema", diz ele. A Suécia também tem um estoque de Gripens armazenados A / B-modelo, que poderiam ser rapidamente atualizados para a configuração C / D.
Enquanto Saab não está expondo na mostra, Byden estarão reunidos seu colega brasileiro e os chefes de ar dos companheiros nações operador Gripen em Paris esta semana. "Estamos tentando encontrar maneiras de ser melhor", diz ele da cooperação entre os utilizadores Suécia, República Checa, Hungria, África do Sul e Tailândia.
http://www.flightglobal.com/news/articl ... ze-413534/
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 8:10 am
por NovaTO
kirk escreveu:
Bela notícia !
Se a US Navy bancar o desenvolvimento da versão EPE , não pensaria duas vezes para incorporar em um 2º lote do Gripen E/F.... O bicho iria virar um míssil...
[]'s
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 10:41 am
por joao fernando
kirk escreveu:PARIS: chefe da força aérea sueca mantém firme no tamanho da frota
Por: CRAIG HOYLEPARIS Fonte: 17 horas atrás
Com rápidas saídas de alerta reação ocorrendo agora em uma base diária eo governo em Estocolmo exigindo aumento da prontidão operacional, a força aérea sueca já não está se sentindo generoso sobre poupando alguns de seus Gripens da Saab para apoiar os clientes de exportação.
Falando em Paris , na véspera da abertura da mostra, chefe da força aérea Maj Gen Micael Byden observou que seu serviço tinha concordado em liberar oito caças Gripen C e três formadores D-modelo para fornecer uma solução provisória para a Suíça, antes da sua introdução prevista de 22 Gripen Es. Esse negócio não progrediu, no entanto, devido a um referendo público.
"Isso foi há dois anos - agora eu não vou assinar o papel dizendo que eu vou permitir que 11 aeronaves fora do meu inventário. Isso teria um impacto negativo; nós precisamos deles ", diz Byden. "Eu era mais generoso, há dois anos do que eu sou hoje."
Craig Hoyle / Flightglobal
Mais de 400 reação rápida de alerta vôos foram lançados a partir de Suécia no ano passado, e que o governo quer que todas as seis unidades Gripen - atualmente incluindo dois dedicado à formação - para estar plenamente operacional até mais tarde nesta década, o que significa uma frota de quase 100 exemplos.
As discussões entre a agência de exportação defesa FXM do governo sueco eo governo brasileiro estão continuando no que diz respeito ao fornecimento de uma capacidade de transição, antes da introdução deste último, o Gripen NG a partir do final desta década.
Byden declínios especular sobre quantos Gripens seu serviço poderia deixar ir, mas o presidente-executivo da Saab Håkan Buskhe diz que a empresa pode gerenciar a situação.
"Nós podemos entregar novas aeronaves em 18 meses - não é um problema", diz ele. A Suécia também tem um estoque de Gripens armazenados A / B-modelo, que poderiam ser rapidamente atualizados para a configuração C / D.
Enquanto Saab não está expondo na mostra, Byden estarão reunidos seu colega brasileiro e os chefes de ar dos companheiros nações operador Gripen em Paris esta semana. "Estamos tentando encontrar maneiras de ser melhor", diz ele da cooperação entre os utilizadores Suécia, República Checa, Hungria, África do Sul e Tailândia.
http://www.flightglobal.com/news/articl ... ze-413534/
Custa menos mas vc precisa ter o dobro.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 1:28 pm
por MAJOR FRAGUAS
Putz... isso pode ser ruim para o Brasil poder contar com aqueles 8+2 gripen C/D até a chegada dos NG...
De qualquer forma, mesmo se vier versões A/B ja acalentaria o GDA.
Sds Coloradas!
Major Fraguas
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 2:21 pm
por Bolovo
MAJOR FRAGUAS escreveu:Putz... isso pode ser ruim para o Brasil poder contar com aqueles 8+2 gripen C/D até a chegada dos NG...
De qualquer forma, mesmo se vier versões A/B ja acalentaria o GDA.
Sds Coloradas!
Major Fraguas
Isso não vai acontecer.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 2:59 pm
por Thor
Marechal-do-ar escreveu:Thor escreveu:Mas, aproveitando, qual foi esse outro erro sobre o milionário WAD divulgado pela FAB?
O primeiro comunicado oficial da FAB explicando o aumento do preço do negocio foi uma frase mais ou menos assim (mas em linguagem formal):
ah... Ficou mais caro porque pedimos algumas coisas a mais, tipo WAD
Em seguida o MP se interessou em investigar... Depois a FAB soltou dois outros comunicados para esclarecer a questão, quem tivesse mais informações poderia entender o aumento do preço, mas para leigos, ou mesmo alguém com um pouco mais de conhecimento no assunto mas sem informações sobre o negócio em si, a mensagem que o primeiro comunicado passou diz que a FAB gastou US$ 900 milhões em 36 telas planas e alguns detalhes menores...
A comunicação da FAB não pode fazer esse tipo de coisa, ainda mais se passam informações ao público leigo, a informação tem que ser completa, muitas vezes explicando o contexto e sem dar margem a múltiplas interpretações, esse tipo de comunicação que a FAB fez chega a ser uma ofensa ao brasileiro, passa a ideia de que a FAB ou está fazendo piada do povo ou acha que ainda estamos na ditadura militar e não precisa dar satisfações.
A propósito, já vi alguns perdendo o emprego por esse tipo de coisa, só na FAB que ninguém leva a sério.
Entendo.
Esse primeiro comunicado "da FAB" que você citou eu nunca vi. Apenas a explicação oficial de atualização da proposta, radar, etc... e olha que eu busquei todas as notícias sobre o Gripen no Portal, escritas pela FAB, e não vi nada disso. Posso estar enganado, ou a idade faz-me esquecer os fatos (ou seriam factoides).
Abraços
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Ter Jun 16, 2015 9:16 pm
por knigh7
Pessoal,
Apenas eu gostaria de ressaltar que a "imprecisão" do IRST ao qual me referi trata-se da distância. Sendo passivo (levando-se em consideração que o caça esteja sozinho ou não linkado a outros), não é possível determinar a distância do alvo.
Pelo fato de que eu estava me referindo à atualização da trajetória do míssil BVR, quando eu escrevi o post não havia considerado necessário me aprofundar mais, por se tratar da atualização da trajetória do míssil, portanto não importando essa deficiência de capacidade do IRST.
Agora, achei melhor colocar. Afinal, o que abunda não atrapalha.