TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75106 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 09, 2015 8:24 pm

Alcantara escreveu:
Carlos Lima escreveu:Qualquer F-16 da vida chegaria muito antes e com AESA, etc não deve nada ao Gripen seja de qualquer versão.
Aham... :lol:
Discordo.

Não se pode comparar um avião que existe já com suas 80 unidades (+ 25 encomendadas) com um que ainda hoje, dia 9 de junho de 2015, não deu as caras...

E qualquer um aqui sabe que oitenta é mais do que zero.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75107 Mensagem por kirk » Ter Jun 09, 2015 8:58 pm

A viuvada tá ouriçada ! :P

O que será que tá acontecendo ? ... o F-16 virou melhor que o Gripen NG ... SH era a escolha ... e o Gripen foi idealizado pra surrar argentinos ... e os ingleses é quem mandam no Gripen ... sobre o rafale nenhuma viúva fala nada pra não levar bolacha de todos os lados ... restou o que? ... malhar o Gripen ... mas toda vez que malham vem mais notícia boa do Gripen é sensores no estado da arte é capaciddade de NCW aprimorada ... enfim ... vamos continuar lendo os chiliques ... tá muito divertido! :D

Ao antigo gripeiro não basta virar a casaca ... têm que plantar bananeira ! [003]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75108 Mensagem por prp » Ter Jun 09, 2015 10:58 pm

Eu não malho o Gripen, porque não gosto de malhar coisa que não existe. :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75109 Mensagem por kirk » Ter Jun 09, 2015 11:06 pm

Faz bem prp !

Mas se o Lula escolhe o JF-17, pronto ... "the best in the world" ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75110 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jun 10, 2015 12:16 am

LeandroGCard escreveu:
mmatuso escreveu:Sorte nossa é de que a américa do sul é um extremo fim de mundo que de tão custoso até hoje não valeu a pena mandar uma esquadra para tomar essa budega.
Não foi por isso que ainda não vieram tomar nada à força por aqui, foi porque eles podem conseguir o que quiserem com muito maior facilidade e um custo muito menor do que o de qualquer campanha militar. Por uma fração insignificante do custo de uma guerra é perfeitamente possível comprar a maioria dos políticos e membros das elites locais, e garantir que qualquer recursos que interesse lhes seja entregue a preços módicos, e que nenhuma empresa local vá disputar com eles os mercados realmente importantes em termos de rentabilidade.

Sendo assim, guerrear pra quê? O maior risco que temos de um dia a vir a sofrer qualquer ameaça militar será se tomarmos consciência e decidirmos fazer nosso país funcionar como uma nação séria, utilizando nossos recursos de forma realmente eficiente para alavancar nosso desenvolvimento e crescimento econômico. Aí sim passaríamos a valer o custo de pressões e ameaças militares.

Mas este cenário não está sequer no horizonte, então o que nos resta é nos preparar para guerras com a Argentina e algum governo bolivariano esquerdizóide. E olhe lá.



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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75111 Mensagem por kirk » Qua Jun 10, 2015 1:09 am

Penguin escreveu:A Suécia não planejou o Gripen (qualquer versão) para se confrontar com a Argentina :roll:

Se esse era realmente o plano brazuca com o atual ciclo de investimentos militares, deveríamos ter seguido o caminho do Chile. Esse era o plano?!
Matou a pau cumpadre ! [009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75112 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 10, 2015 1:39 am

Lord Nauta escreveu:
LeandroGCard escreveu: Não foi por isso que ainda não vieram tomar nada à força por aqui, foi porque eles podem conseguir o que quiserem com muito maior facilidade e um custo muito menor do que o de qualquer campanha militar. Por uma fração insignificante do custo de uma guerra é perfeitamente possível comprar a maioria dos políticos e membros das elites locais, e garantir que qualquer recursos que interesse lhes seja entregue a preços módicos, e que nenhuma empresa local vá disputar com eles os mercados realmente importantes em termos de rentabilidade.

Sendo assim, guerrear pra quê? O maior risco que temos de um dia a vir a sofrer qualquer ameaça militar será se tomarmos consciência e decidirmos fazer nosso país funcionar como uma nação séria, utilizando nossos recursos de forma realmente eficiente para alavancar nosso desenvolvimento e crescimento econômico. Aí sim passaríamos a valer o custo de pressões e ameaças militares.

Mas este cenário não está sequer no horizonte, então o que nos resta é nos preparar para guerras com a Argentina e algum governo bolivariano esquerdizóide. E olhe lá.



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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75113 Mensagem por Penguin » Qua Jun 10, 2015 8:24 am

Valor, 10/06
Governo mantém recursos para o KC-390 e o Gripen
Programa de desenvolvimento do KC-390 sofreu cortes de verbas em 2014, mas tem garantido R$ 771 milhões este ano

Virgínia Silveira

Os programas de desenvolvimento do jato de transporte militar brasileiro KC-390 e dos aviões de combate supersônico Gripen NG não foram afetados pelo contingenciamento de verbas do governo para este ano. Segundo o presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), brigadeiro do ar Paulo Roberto de Barros Chã, estão garantidos R$ 771 milhões para o KC-390 e R$ 1 bilhão para o programa dos caças F-X2 em 2015.

"O desenvolvimento do KC-390 é prioridade total. Não haverá atrasos, porque isso compromete as vendas no mercado internacional", afirmou o brigadeiro. As restrições orçamentárias, porém, segundo ele, poderão atrasar o processo de aquisição das 28 aeronaves KC-390 encomendas pela FAB. "A Lei Orçamentária prevê R$ 400 milhões para a produção do KC-390 este ano, mas ainda não temos esses recursos confirmados", disse.

O contrato de produção de 28 KC-390 para a FAB, avaliado em R$ 7,2 bilhões, foi assinado em maio do ano passado. A fase de desenvolvimento do avião tem custo estimado em cerca de R$ 5 bilhões e o contrato se estende até 2017. As atividades de produção seriada foram iniciadas em 2014. A FAB destinou R$ 20 milhões para o início desses trabalhos no ano passado.

O presidente da Copac informou ainda que a FAB regularizou todos os pagamentos relacionados ao desenvolvimento do KC-390 este ano. O primeiro protótipo do cargueiro realizou seu voo em fevereiro. O segundo voo, de acordo com o brigadeiro, deve acontecer entre julho e agosto.

A entrega do primeiro avião para a FAB está prevista para o fim de 2016. A Embraer prevê criar 1,1 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos com a produção em série do KC-390. O programa de desenvolvimento adicionou 1,5 mil postos de trabalho diretos na empresa e outros 7,5 mil indiretos.

Além da encomenda da FAB, o KC-390 conta com 32 cartas de intenção de compra da Argentina, Portugal, República Tcheca e Colômbia. Os três países se tornaram parceiros industriais do projeto, por meio de suas empresas.

Segundo a Embraer Defesa e Segurança, a aeronave irá disputar um mercado de 728 unidades para 77 países, nos próximos 20 anos. O Valor apurou que a Força Aérea do Canadá solicitou à Embraer um pedido recente de proposta de venda do KC-390. O programa F-X2, por sua vez, inicia suas atividades este ano com a mobilização de 357 engenheiros e técnicos da indústria aeronáutica e de defesa brasileira para trabalhar no desenvolvimento dos caças Gripen NG na fábrica da Saab, na Suécia.

A maior parte deles, 240 profissionais, será enviada pela Embraer, empresa que coordenará as atividades de desenvolvimento, produção e montagem do avião no Brasil. O programa de desenvolvimento dos caças, segundo a Copac, vai receber este ano R$ 1 bilhão.

O presidente da Copac disse que, além da Embraer, mais cinco empresas brasileiras irão participar do desenvolvimento conjunto dos caças na Suécia: Inbra (43 profissionais), AEL Sistemas (8), Akaer (7), Atech (26) e Mectron (12). O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) também vai enviar 21 especialistas para a Suécia.

"Pelo acordo feito com o governo brasileiro, oito aeronaves serão produzidas na Suécia e 15 no Brasil. O aprendizado virá da participação direta dos nossos engenheiros no desenvolvimento de 13 aviões", explicou. O contrato prevê a aquisição de 36 aviões avaliados em US$ 5,4 bilhões.

O acordo de financiamento da compra dos aviões, porém, ainda está sendo avaliado pelo Ministério da Fazenda, que enviará para aprovação no Senado. A expectativa da FAB é de que o acordo seja aprovado ainda neste semestre.

A parceria da Saab com a Embraer também contempla a exploração conjunta das oportunidades de vendas globais do Gripen NG, que irá disputar um mercado potencial de três mil caças nos próximos 20 anos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75114 Mensagem por Penguin » Qua Jun 10, 2015 8:26 am

Carlos Lima escreveu:
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Valor, 10/06
Gasto militar brasileiro causa polêmica em seminário

Cristian Klein

RIO - Com uma frase do chanceler alemão Otto von Bismarck (1815-1898) — “A Itália tem um grande apetite, mas dentes fracos” —, o cientista político Octavio Amorim, da Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio, defendeu o aumento dos gastos militares do Brasil, durante seminário internacional sobre os Brics, grupo de países que reúne ainda Rússia, Índia, China e África do Sul.

A apresentação causou polêmica no evento — organizado pelo centro de estudos FGV Crescimento & Desenvolvimento — quando a sessão foi aberta a perguntas. O pesquisador André de Mello e Souza, do Ipea, questionou a necessidade de grandes investimentos militares, uma vez que a situação geopolítica brasileira seria bem diferente à da China, por exemplo, que faz fronteira com Índia e Rússia. Sem vizinhos que representem ameaças na América do Sul, o Brasil não poderia se dar ao luxo de aumentar os gastos militares enquanto ainda há enormes deficiências em serviços públicos como saúde e educação.

Octavio Amorim respondeu que o país não precisa ter como meta ser uma grande potência militar — como Estados Unidos, Rússia ou China — mas deveria se preocupar em pelo menos alcançar um padrão chileno ou colombiano de investimento militar — o que ainda não é o caso.

Em sua apresentação, Amorim destacou que o gasto militar brasileiro em 2014 representou 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto os de Rússia, Índia, China e África do Sul foram, respectivamente, 4,5%, 2,4%, 2,06%, 1,2%. Em relação ao total de gastos do governo central, o percentual do Brasil é o menor dos Brics, 3,4%, menos de um terço dos 11,7% destinados para a área na Rússia.

O cientista político também citou a baixa prontidão das Forças Armadas brasileiras: em 2011, dos 98 navios da Marinha, apenas 48 (48%) estavam aptos para ação; dos 1.953 tanques do Exército, só 1.079 (55%) estavam em condições para operação; e dos 208 caças da Aeronáutica, 85 (41%) podiam ser utilizados.

O mediador da mesa, o pesquisador e professor Pedro Ferreira, também da FGV, ressaltou que metade dos serviços públicos brasileiros, como escolas e hospitais, também não funciona.

Na apresentação, Amorim já havia destacado que argumentos como estes — vizinhos fracos ou escassez de recursos — fazem parte da visão dovish, um neologismo a partir da palavra pombo em inglês (dove), em contraste com uma postura hawkish (derivada de falcão), que defende uma política militar mais atuante. A perspectiva dovish seria a tônica do Ministério das Relações Exteriores. “Isso tem a ver com um estigma porque tivemos uma ditadura militar, mas está se tornando um problema pelas ambições internacionais do Brasil”, disse Amorim, que lançou mão da frase de Bismarck para comparar as pretensões
nacionais atuais com as da Itália antes da Primeira Guerra Mundial.

Oliver Stuenkel, pesquisador do CPDOC da FGV, em São Paulo, lembrou que mesmo na diplomacia o papel do Brasil é acanhado. “Temos umas 80 pessoas na embaixada em Pequim, quando seriam necessárias pelo menos umas 150. A representação americana tem mais de mil”, disse.

Do auditório, uma participante revelou seu total apoio à visão hawkish e associou a falta de maiores investimentos militares ao governo federal liderado pelo PT, o qual classificou de projeto comunista em andamento. Da mesa, Jonathan Fenby, especialista em China da consultoria Trusted Sources, em Londres, foi irônico: “Pela nossa experiência, não acho que os comunistas sejam contra o poder militar”.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75115 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Jun 10, 2015 12:10 pm

Incidente com Gripen na Hungria

Um aeronave de caça JAS 39C Gripen realizou um pouso forçado na manhã dessa quarta-feira, por volta das 09:15 hs (hora local).


Segundo informações preliminares, houve um problema com o trem de pouso dianteiro do caça. O piloto, Maj. Sandor Kadar, tentou um pouso forçado na Base Aérea de Kecskemet, e se ejetou quando perdeu o controle da aeronave no solo.

Em decorrência da ejeção, o piloto da aeronave sofreu uma fratura vertebral, tendo sido aerotransportado até um hospital em Budapeste. Sua condição é estável.

O Ministério da Defesa húngaro determinou que todos os caças Gripen em operação na Força Aérea de seu país sejam vistoriados.

Esse é o segundo evento do tipo em menos de um mês envolvendo a aeronave. No dia 19 de maio, um caça JAS 39D Gripen pertencente à Força Aérea Húngara, registro nº 42 / nº de série 39-3851 se acidentou por volta das 13:40 hs (hora local), na Base Aérea de Cáslav, na República Checa, onde estava sendo realizado o exercício Lion Effort 2015.

http://www.cavok.com.br/blog/incidente- ... a-hungria/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75116 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 10, 2015 12:31 pm

Fábio Nascimento escreveu:Incidente com Gripen na Hungria

Um aeronave de caça JAS 39C Gripen realizou um pouso forçado na manhã dessa quarta-feira, por volta das 09:15 hs (hora local).


Segundo informações preliminares, houve um problema com o trem de pouso dianteiro do caça. O piloto, Maj. Sandor Kadar, tentou um pouso forçado na Base Aérea de Kecskemet, e se ejetou quando perdeu o controle da aeronave no solo.

Em decorrência da ejeção, o piloto da aeronave sofreu uma fratura vertebral, tendo sido aerotransportado até um hospital em Budapeste. Sua condição é estável.

O Ministério da Defesa húngaro determinou que todos os caças Gripen em operação na Força Aérea de seu país sejam vistoriados.

Esse é o segundo evento do tipo em menos de um mês envolvendo a aeronave. No dia 19 de maio, um caça JAS 39D Gripen pertencente à Força Aérea Húngara, registro nº 42 / nº de série 39-3851 se acidentou por volta das 13:40 hs (hora local), na Base Aérea de Cáslav, na República Checa, onde estava sendo realizado o exercício Lion Effort 2015.

http://www.cavok.com.br/blog/incidente- ... a-hungria/
E começam a cair os Gripens húngaros!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75117 Mensagem por mmatuso » Qua Jun 10, 2015 12:37 pm

Será que foi a turbina que só falhou uma vez, quando achou que havia falhado?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75118 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Jun 10, 2015 1:11 pm

Problema no trem de pouso dianteiro.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75119 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 10, 2015 1:22 pm

Problema no tem de pouso, um pouso de barriga que o piloto perdeu o controle e uma ejeção que quebrou uma vertebra, acho um eufemismo falar que foi só um incidente...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75120 Mensagem por Galina » Qua Jun 10, 2015 7:14 pm

LeandroGCard escreveu:Acredito que esta questão toda depende basicamente do cenário.

Se for por exemplo um cenário defensivo sobre território bem defendido os aviões atacantes terão que voar alto para evitar a AAe inimiga, se expondo aos radares (tanto dos caças inimigos quanto aos do solo) e ficando justamente nas condições em que o alcance dos mísseis é máximo. Já os defensores, mesmo que inferiores, poderão voar mais baixo, se mascarando contra o solo (mesmo radares modernos tem alcance prejudicado trabalhando em modo Look Down, principalmente sobre terreno acidentado) e usando recursos de NCW para eliminar a vantagem dos "fortões".

Já no caso do Brasil, onde a defesa AAe é praticamente nula, os atacantes poderão subir e descer à vontade, usando seu melhor desempenho para tirar vantagem da topografia e da situação tática (se escondendo atrás de morros e montanhas, fazendo arrancadas para maiores altitudes à fim de lançar seus mísseis com mais reserva de energia e mergulhando de novo para operar na faixa de menor alcance dos mísseis, e por aí vai). Os aviões de defesa perderão a grande vantagem de poder explorar todas as altitudes enquanto o inimigo não pode.

Acho que neste caso os "fortões" realmente ficam em vantagem, e os "fraquinhos" terão que contar muito com a sorte, principalmente se os sistemas NCW forem destruídos. No final, para evitar a perda destes seria necessário empregar tantos recursos defensivos que não sobraria para defender mais nada, e o restante do país estaria franqueado a qualquer atacante praticamente sem oposição.

Resumindo, mesmo na melhor das hipóteses contra um inimigo que disponha de um poder aéreo pelo menos razoável o Brasil está praticamente desprotegido.


Leandro G. Card
Leandro, boa noite.

Não vou entrar no mérito desse seu raciocínio. Acho que fugiu do raciocínio inicial, que quis passar a todos.
Qual o cerne: um míssil BVR não tem o alcance que consta do manual do fabricante. Isso acontece porque não leva em consideração a postura do....... próprio alvo. Ou seja, se o alvo manobra, faz o míssil gastar energia, o míssil pode ser facilmente derrotado. Não há míssil lançado no alcance máximo que não possa ser derrotado.
O que acontece no mundo real ?? Você vai lançar um míssil no alcance máximo se o teu oponente for um bombardeiro. Lento e pouco manobrável. E olhe lá.
Contra um caça, se o míssil tem alcance máximo de 120km, o alcance efetivo em que ocorrerá o disparo BVR será uma fração disso. Hipoteticamente, vamos colocar 30 km.
Gente, pensem nisso. Vejam as muitas consequência que podem ser extraídas desse simples fato !! Espero que daqui para frente, raciocinem com base em premissas válidas. Essa é minha intenção. E, eventualmente (porque não), contribuam ou acrescentem algo de válido a doutrina BVR. Por mínimo que seja. Até porque acredita-se que há gente da FAB que frequenta o forum.
Por fim, quero destacar o grande papel desempenhado pelo operador de combate, que fica em solo. E a FAB tem gente muito, mas muito qualificada.
E, substancialmente: a importância da doutrina de combate BVR !! Aqui também estamos bem. Acredito que aprendemos demais com os judeus.
Viva a FAB !! Senta a pua !!




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
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