rslrdx escreveu:É induscutivel a utilidade de um porta aviões, mas somente uma arma com os aviões que possui. Quero saber qual a avaliação dos avioes do Porta aviões que temos em relação aos aviões que (simuladamente) vem a enfrentar e comparalos tambem com os que temos aki e que ja estão basicamete aposentados, e os novos, pq se os aviões que o NAE possui agora tem alguma dificuldade de combater os Mirage III que ja estão aposentados, combater os tucanos da fab, assim como o "novo" ALX, ou mesmo o AMX, que poderiam esses aviões fazer em um conflito real? me parece que o porta aviões, com esses aviões que tem agora é praticamente inutil, talves consiga brigar com paises que nao tenhão melhorado sua FA nos ultimos 25 anos.
Caro RSLRDX
Em primeiro lugar não vamos nos esquecer que estamos na América do Sul. Quando normalmente pensamos em PA imaginamos um Grupo de Batalha nucleado em NAe norte-americano. Nossa realidade é outra.
Se fosse para enfrentar a marinha americana, o São Paulo poderia estar armado com Rafales ou SU-33 que o resultado seria o mesmo. Somente os submarinos teriam chance.
Vamos imaginar: em um contexto latino-americano, operando fora do alcance da aviação baseada em terra, ou mesmo dentro deste alcance com os SU-30 que estão chegando por aqui, para detectar uma FT brasileira nucleada no São Paulo seria necessário uma aviação de patrulha (esclarecimento), que no caso latino seria de P-3, Bandeirulha, ou Viking no futuro. Contra estes aviões os A-4 sobram sem muito esforço. Sem patrulha e esclarecimento inimigos, a FT do São Paulo pode usar os SH-3 armados com Exocet, ou talvez o futuro SH-70, armado com penguin (tomara), contra os alvos de superfície sem ser incomodada.
Mas a Embraer já apresentou uma proposta para a MB de modernização dos A-4 para o padrão do F-5M. Depende de verba.
O que falta para o São Paulo? AEW, com projeto também já apresentado pela Embraer e aviões para esclarecimento a longa distância, talvez os Viking que foram oferecidos pelos americanos.
Acho que em 2007 podemos ter algumas novidades.
Um abraço
Marino