Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#751 Mensagem por sapao » Qui Jun 06, 2013 3:05 pm

Túlio escreveu:
PUTZ, então vou ter que pesquisar, detesto sair postando na base do "eu acho" e foi o que inadvertidamente fiz (valews pelo toque), pois a última info que tinha era de que o programa havia sido abandonado. Minhas desculpas a todos, temos muitos novatos aqui e, como veterano, posso estar disseminando desinformação. Assim, algum colega tem link ou ao menos sabe o nome desse sistema?
O americano havia sido, mas depois foi retomado e está em fase de produção; se chama APKWS II
http://www.defenseindustrydaily.com/apk ... ase-02193/
Existem outros por ai (como o GATR da Elbit), mas que eu saiba esse é o unico operacional até o momento, com previsão de operação em ARP´s tambem.
Túlio escreveu: ATÉ AGORA é o que temos e assim, só para variar, EM TESE, concordo. Mas estaríamos melhor posicionados para opinar se tivéssemos confirmação de que os ianques continuam mandando drones a sobrevoar o Irã, daí podemos achar que aquele simplesmente embirutou e pousou sozinho onde não devia. Em operações de guerra e/ou SegPub, uma das coisas mais perigosas é PRESSUPOR, parte-se do que se SABE, não do que se ACHA. Colega meu morreu mal por ACHAR...
Concordo contigo, mas convenhamos que o que sabemos sobre o caso é muito pouco.
O que é fato admitido pelos USA é que um ARP foi perdido na fronteira do oeste do Afeganistão, enquanto o Irã afirma ter obtido o controle de pousado a aeronave (fora as fotos, que não vou entrar no merito pela veracidade ou não das mesmas): onde estaria a verdade?

Ai entramos na parte do achismo:
-eu acho muito improvavel que os USA tenham parado de espionar o Irã, basta levarmos em conta suas atitudes nesse campo nos ultimos 70 anos.
-partindo desse principio e devido a gravidade do inimigo, certamente ele utiliza alguma tecnologia que desconhecemos ou ainda achamos que não seja possivel de realização; tal qual um ARP stealth.

Assim vejo então 2 possibilidades: ou eles realmente perderam o equipamento ou deliberadamente o sacrificaram.
No caso de perda, ela seria provocada no meu entender por dois fatores, combinados ou não: a necessidade de transmissão de dados fez com que a criptografia fosse menos eficaz, haja vista que estamos falando de slots de memoria para transmissão, gerando assim uma brecha que permitiu o ataque iraniano, e/ou o link entre o centro de comando e a estação de controle tenha sido hackeada e com isso os iranianos tenham assumido o controle da aeronave.
Veja que considero quase impossivel a possibilidade de uma MAE convencional ter efeito, principalmente devido ao rigor que os equipamentos são submetidos quando na sua homologação na base de Creech, para mim faz mais sentido um ataque cibernetico (cuja suspeita remonta a 2011, inclusive) do que um ataque eletronico convencional.
O sacrificio deliberado para mim seria nada mais do que um passo adiante no já velho conhecido bordão de testar as defesas aereas inimigas. Já vai longe o tempo em que vemos aeronaves sendo interceptadas no espaço aéreo e conduzidas para fora do territorio, ou até mesmo dando meia volta antes da chegada dos interceptadores. O motivo é por demais simples: so em combate você tem oportunidade de saber o tempo de reação real, as frequencias de busca reais, como funciona a cadeia de comando, quem está ligado/subrodinado a quem; e nesse caso ainda teriamos ainda a capacidade de perceber até onde o ARP poderia ir sem ser detectado e/ou atacado.
Túlio escreveu:No momento sim, estou de PC emprestado, o meu deu pau. Como sabes, estou escrevendo um technothriller brazuca para publicação (foi a razão fulcral para eu pedir meu desligamento do quadro da Moderação, me desconcentrava) e o texto todo está lá, retiro a máquina hoje da manutenção mas viou ficar off pois, como te disse, viajo e lá não tem PC. Depois volto a dispor de pouco tempo, pois vou tentar recuperar o terreno perdido mas sempre acho espaço para um debate dos buenos, além do que minha principal fonte de pesquisa é justamente o DB...

Huummm... ok.

Túlio escreveu:Quis apenas simplificar. Imagines o tamanho dos posts se enveredássemos por tantas minúcias, uma só resposta a um quote acabaria sendo quase do tamanho deste post inteiro...
Entendo e concordo!
Túlio escreveu:Claro que são inúmeros mas para atacar a todos primeiro se precisa destruir os principais, ao menos é o que temos visto. Não é à toa que os ianques gastam bilhões e bilhões em aeronaves específicas para o "primeiro dia", elas não vão atacar indústrias ou usinas de força, vão se concentrar em alvos fulcrais. No Golfo, por exemplo, os primeiros disparos foram efetuados por simples helis Apache destruindo com Hellfires dois grandes radares de vigilância que poderiam alertar a DA, só depois, destruídos os radares, vieram os F-117 (com uma cortina de drones para evitar que alguém se interessasse em seu sinal de retorno muito mais fraco) e passaram a pegar o resto do C4ISR e finalmente os "teens" para atacar outros alvos...
Concordo, o que quis dizer é que basicamente somos favorecidos com um grande complexo industrial/energetico/tecnologico no sudeste e com o centro de poder no meio do país.
Qualquer ameaça teria que atingir esses dois centros para paralisar a nação, e para isso teria que percorrer uma distância continental.
Túlio escreveu:A nossa realidade é achar um bom abrigo e começar a berrar "Ai meu sinhoire jisuis que cá me estão a mataire!!!" em qualquer conflito que envolva gente do primeiro time. Se é no tempo futuro e a sonhar que a politicalha que anda aí vai dar bola para irrelevâncias como Defesa, aí concordo. A melhor defesa é mesmo o ATAQUE! Mas há que se ter abundância de meios, armamentos e munições, além dos necessários repuestos ou lá se vai a persistência. Não vejo isso nem para 2030.
E quem vai querer invadir se é muito mais barato comprar a gente...

Túlio escreveu:Sem querer ser chato mas a simples carroceria de um carro ou capacete de uma moto pode bloquear a luz indesejável (podem usar o holofote mais poderoso do mundo, se eu estiver atrás de uma mísera parede de Plywood continuo nas buenas, mas ondas eletromagnéticas passam direto, não é à toa que os técnicos em Radiologia ficam atrás daquela baita barreira de chumbo. Dá para fazer isso em uma fuselagem/canopy fininha(o) com ondas eletromagnéticas que atravessam paredes? Se dá retiro o que disse e passo a crer que é impossível deter um drone a não ser abatendo-o.
Sim, com certeza. Você nunca se perguntou como a pipoca assa dentro do seu microondas e você consegue ficar olhando por aquela janelinha de vidro fino sem se queimar?
De uma olhada no conceito da Gaiola de Faraday; são com esses equipamentos e ligações por fibra otica que algumas aeronaves já começam a se preparar para uma guerra com armamento PEM.

Cada faixa de frequencia tem comportamento diferente, e por isso reage diferente a cada material, as proprias cores que vemos são uma reflexo disso: o reflexo é um retorno diferente no comprimento de onda (ou frequencia) para cada material que observamos.
Outro exemplo é o caso dos misseis/equipamentos IR que operam na casa dos 3-5 microns e/ou 8-12 que são as faixas de menor atenuação atmosferica.
Túlio escreveu:Me atenho ao dito acima. O caminhão está emitindo milhares de vezes mais KW do que o longínquo satélite, com seu sinal fraquinho. Se dá para bloquear TODA a interferência, não apenas com o receptor mas com toda a aviônica exposta a tal barragem, tudo tri, novamente admito estar em erro...
Como eu disse, depende tambem do angulo de incidencia do sinal.

Túlio escreveu:Se chegou tão perto a ponto de identificar visualmente (mesmo que de modo automático, dá para distinguir um carro de um ASTROS, sem dúvida, mas isso não se faz a 100 nm), provavelmente já foi detectado e está em vias de ser atacado ou mesmo já sob ataque.
Não precisa ser visualmente, não inicialmente.
Algums sistemas são capazes de procurar "anomalias" no terreno e, caso tenha sido programados para isso, indicar ao operador onde elas estão para uma busca mais fina.
Imagina um sistema varrendo uma grande area, como um ambiente urbano, e tem na sua memoria o que é um formato de um ASTROS ou de um lançador de foguetes comum.
Lembrar que um formato nada mais é do que informações que ele converte em imagem numa tela, com a diferença e que nós somos capazes de distinguir algumas dezenas de tons de cor dentro da faixa do visivel enquanto um HSS pode distinguir milhares de tonalidades.
O equipamento simplesmente vai passando e vai realçando onde no terreno estáo os provaveis alvos, para que então uma busca mais detalhada seja feita.
E não se iluda, da para distinguir de muito longe, mesmo obliquamente, um alvo como um ASTROS. Não diria 100nm, mas perto disso...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#752 Mensagem por Paisano » Qui Jun 06, 2013 4:57 pm

kirk escreveu:Unindo o útil ao agradável

BRASÍLIA - O anúncio dos novos caças da Aeronáutica, pepino que se arrasta há mais de dez anos, desde FHC, está para sair. A movimentação no governo é intensa, com enorme ansiedade na área militar.

O ambiente político de hoje é bastante diferente em relação aos anos Lula, quando o relatório técnico da Força Aérea dava o sueco Gripen NG em primeiro lugar, o presidente e o ministro da Defesa só queriam saber do francês Rafale e os pilotos suspiravam inutilmente pelo americano F-18. Muita coisa mudou.

O Brasil de Lula andava muito amiguinho da França e bastante desconfiado dos EUA, mas Lula se desencantou com Nicolas Sarkozy e Dilma não morre de amores por François Hollande, que votou com o México na disputa pela OMC.

Diferentemente de Lula, Dilma fez uma guinada em direção aos EUA e prefere uma opção mais técnica e menos política para os caças. Pode unir o útil ao agradável.

As mudanças também foram na área técnica. Apesar de negar, a Embraer tendia para os Gripen NG, alegando, entre outras coisas, a transferência de tecnologia (o avião, atualização do Gripen original, é desenvolvido com participação de brasileiros). Hoje, porém, a empresa acaba de fechar um contrato para a venda de aeronaves para a Força Aérea norte-americana. Detalhe: se o relatório da FAB era pró-Gripen NG, os olhinhos asiáticos do comandante Saito brilham com os F-18.

Por fim, há duas pressões de ordem prática para um anúncio já: de um lado, os velhos Mirage da FAB saem definitivamente de operação em dezembro. De outro, o último prazo que o governo brasileiro pediu às empresas para que segurassem as condições do negócio vence em 30 de setembro, pouco antes da ida de Dilma aos EUA --aliás, a única visita de Estado ao país neste ano.

Ah! Antes que eu me esqueça: a visita de Dilma será em 23 de outubro. No Brasil, vem a ser... o Dia do Aviador. Deve ser coincidência.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/el ... avel.shtml
Eliane "Massa Cheirosa" Cantanhêde??!!! :shock:

Aff... :roll:

É o Claudio Humberto de saia!!! [054]
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#753 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jun 06, 2013 5:23 pm

sapao escreveu:
Túlio escreveu:Me atenho ao dito acima. O caminhão está emitindo milhares de vezes mais KW do que o longínquo satélite, com seu sinal fraquinho. Se dá para bloquear TODA a interferência, não apenas com o receptor mas com toda a aviônica exposta a tal barragem, tudo tri, novamente admito estar em erro...
Como eu disse, depende tambem do angulo de incidencia do sinal.
Entendo que depende também do tipo de antena.

Se ela não for omnidirecional e estiver focada para cima o caminhão pode fazer o que quiser, o drone "não se afeta pelo que vem de baixo".


Leandro G. Card
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#754 Mensagem por kirk » Qui Jun 06, 2013 5:26 pm

Paisano escreveu:
kirk escreveu:Unindo o útil ao agradável

BRASÍLIA - O anúncio dos novos caças da Aeronáutica, pepino que se arrasta há mais de dez anos, desde FHC, está para sair. A movimentação no governo é intensa, com enorme ansiedade na área militar.

O ambiente político de hoje é bastante diferente em relação aos anos Lula, quando o relatório técnico da Força Aérea dava o sueco Gripen NG em primeiro lugar, o presidente e o ministro da Defesa só queriam saber do francês Rafale e os pilotos suspiravam inutilmente pelo americano F-18. Muita coisa mudou.

O Brasil de Lula andava muito amiguinho da França e bastante desconfiado dos EUA, mas Lula se desencantou com Nicolas Sarkozy e Dilma não morre de amores por François Hollande, que votou com o México na disputa pela OMC.

Diferentemente de Lula, Dilma fez uma guinada em direção aos EUA e prefere uma opção mais técnica e menos política para os caças. Pode unir o útil ao agradável.

As mudanças também foram na área técnica. Apesar de negar, a Embraer tendia para os Gripen NG, alegando, entre outras coisas, a transferência de tecnologia (o avião, atualização do Gripen original, é desenvolvido com participação de brasileiros). Hoje, porém, a empresa acaba de fechar um contrato para a venda de aeronaves para a Força Aérea norte-americana. Detalhe: se o relatório da FAB era pró-Gripen NG, os olhinhos asiáticos do comandante Saito brilham com os F-18.

Por fim, há duas pressões de ordem prática para um anúncio já: de um lado, os velhos Mirage da FAB saem definitivamente de operação em dezembro. De outro, o último prazo que o governo brasileiro pediu às empresas para que segurassem as condições do negócio vence em 30 de setembro, pouco antes da ida de Dilma aos EUA --aliás, a única visita de Estado ao país neste ano.

Ah! Antes que eu me esqueça: a visita de Dilma será em 23 de outubro. No Brasil, vem a ser... o Dia do Aviador. Deve ser coincidência.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/el ... avel.shtml
Eliane "Massa Cheirosa" Cantanhêde??!!! :shock:

Aff... :roll:

É o Claudio Humberto de saia!!! [054]
:lol: :lol: :lol:
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#755 Mensagem por kirk » Qui Jun 06, 2013 5:56 pm

Paisano escreveu: Eliane "Massa Cheirosa" Cantanhêde??!!! :shock:

Aff... :roll:

É o Claudio Humberto de saia!!! [054]
Falando em Claudio Humberto News :

06/06/2013 | 00:00
Caças em pauta
A agência Reuters informou ontem que a visita de Dilma a Washington será marcada pela concretização da venda dos 36 caças da Boeing para a FAB. O governo brasileiro não nega nem confirma a informação.

http://www.claudiohumberto.com.br/princ ... x.php#this

kirk
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13906
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 769 vezes
Agradeceram: 2394 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#756 Mensagem por gabriel219 » Qui Jun 06, 2013 6:20 pm

Mesmo não gostando do negócio (repito, Negócio, gosto muito do Super Hornet), vai ser um salto quântico para a FAB, tanto na aeronave, quanto na tecnologia (quanto a porcentagem que será transferida?) e também nos armamentos (JSOW, AIM-120C-7, JDAM, AIM-9M, esse último, não poderíamos troca-lo por mais AIM-120C-7?).
Agora uma pergunta, como, mais ou menos, virá lá para 2015, será que algumas aeronaves serão alugadas/emprestadas pelo EUA para cobrir a lacuna (F/A-18A/B ou C/D Hornets?), enquanto o SH não vem?
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#757 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jun 06, 2013 6:40 pm

kirk escreveu:
Paisano escreveu: Eliane "Massa Cheirosa" Cantanhêde??!!! :shock:

Aff... :roll:

É o Claudio Humberto de saia!!! [054]
Falando em Claudio Humberto News :

06/06/2013 | 00:00
Caças em pauta
A agência Reuters informou ontem que a visita de Dilma a Washington será marcada pela concretização da venda dos 36 caças da Boeing para a FAB. O governo brasileiro não nega nem confirma a informação.

http://www.claudiohumberto.com.br/princ ... x.php#this

kirk

Como se fala lá no Cariocal... já é!!!!
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#758 Mensagem por Bourne » Qui Jun 06, 2013 8:46 pm

gabriel219 escreveu:Mesmo não gostando do negócio (repito, Negócio, gosto muito do Super Hornet), vai ser um salto quântico para a FAB, tanto na aeronave, quanto na tecnologia (quanto a porcentagem que será transferida?) e também nos armamentos (JSOW, AIM-120C-7, JDAM, AIM-9M, esse último, não poderíamos troca-lo por mais AIM-120C-7?).
Agora uma pergunta, como, mais ou menos, virá lá para 2015, será que algumas aeronaves serão alugadas/emprestadas pelo EUA para cobrir a lacuna (F/A-18A/B ou C/D Hornets?), enquanto o SH não vem?
Primeiro precisa definir como se mensura transferência em porcentagem e por que ela é importante.
general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#759 Mensagem por general-lee » Qui Jun 06, 2013 10:22 pm

Desconfio que a dilmona retornara de lá num 787-800 'so pra nos execrar,,kkkkkkkk e o almirante no kity-hank ......kkkkk que loucuraaaa...se acontecer vou imitar o galvao no jogo...ACABOOOOOOOOOOOOOOOO...........
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7637
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2575 vezes
Agradeceram: 1047 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#760 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 06, 2013 10:31 pm

Agora será a vez dos chilenos sacanearem os brasileiros dizendo que os AIM120 brasileiros estão guardados em um galpão na Flórida...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: Alternativas para fim do FX2

#761 Mensagem por Paisano » Qui Jun 06, 2013 10:32 pm

WalterGaudério escreveu:
kirk escreveu: Falando em Claudio Humberto News :

06/06/2013 | 00:00
Caças em pauta
A agência Reuters informou ontem que a visita de Dilma a Washington será marcada pela concretização da venda dos 36 caças da Boeing para a FAB. O governo brasileiro não nega nem confirma a informação.

http://www.claudiohumberto.com.br/princ ... x.php#this

kirk

Como se fala lá no Cariocal... já é!!!!
Se o Super Bug fosse o escolhido, já teria sido anunciado.

Sabe por quê? Porque é a solução mais fácil sob o ponto de vista político para o GF.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#762 Mensagem por Bourne » Qui Jun 06, 2013 11:32 pm

Como seria o dia seguinte para alguns DBistas (ou ex-membros) após anunciarem o Super Hornet como caça da FAB.

Imagem


Não resisti. Acho mais fácil vir um monte de F16/F18 usados, mas enfim o bom de não ter esperanças é que não se decepciona. :lol:
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#763 Mensagem por kirk » Qui Jun 06, 2013 11:34 pm

Paisano escreveu:
WalterGaudério escreveu:
Como se fala lá no Cariocal... já é!!!!
Se o Super Bug fosse o escolhido, já teria sido anunciado.

Sabe por quê? Porque é a solução mais fácil sob o ponto de vista político para o GF.
Eu concordo !

Todos já tiveram seus 15 min de fama no FX-2 ... Rafa 07/09, Gripen o melhor classificado tecnicamente pelo Copac, agora é o SH ... vamos ver no que dá isso ! :wink:
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#764 Mensagem por Boss » Sex Jun 07, 2013 12:48 am

Srs,

dia 24 de Outubro estaremos todos, envolvidos nos mesmos loops de sempre.

Abs.


:lol:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#765 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jun 07, 2013 9:32 am

Boss escreveu:Srs,

dia 24 de Outubro estaremos todos, envolvidos nos mesmos loops de sempre.

Abs.


:lol:
Peraí boss... [002] [002] [002] [002] :mrgreen:

Dia 24 de outubra estarei é de férias. E a FAB de no aguardo do SH.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Trancado