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Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:21 pm
por Wolfgang
Bolovo escreveu:Carlos Mathias escreveu:Se for só um vetor vai ter de ser bimotor, que faz tudo o que um mono faz, mas a recíproca não é verdadeira. Assim sendo, Rafale, F-18, F-15 e MIG-35...Esqueci algum?
A recíproca é sim verdadeira, ainda mais para o caso brasileiro. Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça!
Depende da
confiabilidade do monomotor, não?
Bolovo, look to your privative messages, ok?
Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:22 pm
por Paisano
Bolovo escreveu:Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça!
Continuar voando se um motor falhar.
Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:31 pm
por Bolovo
Paisano escreveu:Bolovo escreveu:Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça!
Continuar voando se um motor falhar.
Tirando isso, que é meio óbvio né hehehe. Alias, se fosse assim, ninguém compraria o F-16, o F-35, etc. Eu digo o que um bimotor faz em combate que um monomotor não faz, essas coisas. A confiabilidade de um RM12 do Gripen é bem alta. Teve uma vez que um Mig-29 russo, num show aéreo, engoliu um pássaro em um de seus motores e ele ejetou. Mas pera aí, ele não tem dois motores, porque ejetou? Então. Claro que a confiabilidade de um bimotor é maior, mas a de um monomotor já bem grande, acima do recomendado.
Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:34 pm
por Wolfgang
Bolovo escreveu:Paisano escreveu:Bolovo escreveu:Fale algo que um bimotor faz que um monotor não faça!
Continuar voando se um motor falhar.
Tirando isso, que é meio óbvio né hehehe. Alias, se fosse assim, ninguém compraria o F-16, o F-35, etc. Eu digo o que um bimotor faz em combate que um monomotor não faz, essas coisas. A confiabilidade de um RM12 do Gripen é bem alta. Teve uma vez que um Mig-29 russo, num show aéreo, engoliu um pássaro em um de seus motores e ele ejetou. Mas pera aí, ele não tem dois motores, porque ejetou? Então. Claro que a confiabilidade de um bimotor é maior, mas a de um monomotor já bem grande, acima do recomendado.
E no quesito potência, tem turbina com potência próxima a 19,000 atualmente...
Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:37 pm
por Carlos Mathias
Exatamente Bolovo, o motor pode ser 99,999999% confiável, mas se falhar é saco pro avião e um prejú de algumas dezenas de milhões de dólares. Sobre a Amazônia, uma pane é saco. Tudo é longe, muito longe, voa-se as vezes horas e nada além de mato. Então, a perda de um caça caro como estes avaliados, compensa o maior gasto de combustível? A segurança de um bimotor, incotestavelmente maior que um mono, compensa o maior consumo? Eu acho que sim.
Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:38 pm
por Wolfgang
Carlos Mathias escreveu:Exatamente Bolovo, o motor pode ser 99,999999% confiável, mas se falhar é saco pro avião e um prejú de algumas dezenas de milhões de dólares. Sobre a Amazônia, uma pane é saco. Tudo é longe, muito longe, voa-se as vezes horas e nada além de mato. Então, a perda de um caça caro como estes avaliados, compensa o maior gasto de combustível? A segurança de um bimotor, incotestavelmente maior que um mono, compensa o maior consumo? Eu acho que sim.
Por isso a questão do hi-lo. Não dá pata ter 60 bimotores, mas dá para ter monos, com alguns bi...
Enviado: Sex Abr 13, 2007 11:54 pm
por Carlos Mathias
Isso aí...
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:00 am
por Bolovo
Pois é, eu concordo com isso de hi-lo. Só não concordo com somente bimotores, daí é outra coisa.
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:33 am
por orestespf
Bolovo
Pois é, eu concordo com isso de hi-lo. Só não concordo com somente bimotores, daí é outra coisa.
Você disse em algum post atrás que a FAB estaria rasgando o seu projeto de mais de 10 anos... Acho que não, a FAB mantém seus projetos iniciais, mas novas variáveis surgiram recentemente. Tenho até batido muito na mesma tecla e você já entendeu a moral da história.
A possibilidade do esquema hi-lo hoje é muito grande e como você colocou muito bem, só existem a rigor dois vetores mono. Levando em consideração meus comentários sobre a natureza política e geopolítica, só temos um mono com possibilidades reais.
Mas para agrado de uns e desesperos de outros, a coisinha viria com tudo o que a FAB deseja no seu plano inicial (transferências, armas e liberdade de configuração).
Quanto ao vetor bi, aí tem muito rolo. Pode ser da mesma origem ou não.
O mais interessante seria o que viria depois, mais a médio prazo... Fazendo uma leitura do cenário político, das declarações dadas recentemente e daquelas que serão dadas nos próximos dias (LAAD), ficará mais do que claro o que acontecerá.
Mais do que isso, só dando nomes aos bois! Parei por aqui... rsrsrs
Abraços,
Orestes
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:39 am
por Carlos Mathias
Então o F-16 é certo. O bimotor embolou tudo de vez...
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:40 am
por zela
orestespf escreveu:Bolovo
Quanto ao vetor bi, aí tem muito rolo. Pode ser da mesma origem ou não.
Abraços,
Orestes
F-15 certo?
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:42 am
por Wolfgang
Carlos Mathias escreveu:Então o F-16 é certo. O bimotor embolou tudo de vez...
O que nos resta pensar. Quanto tempo entregaram os "do Degan", mesmo?
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:53 am
por Wolfgang
A questão do bimotor também é restrita no meu ponto de vista. O Walter disse que agradaríamos novos e velhos amigos. Um novo amigo provavelmente será contemplado, se for F-16 mesmo. Resta o plano da FAB: SU-35 ou Rafale, o que a FAb queria desde o início... com tudo o que a FAB pediu...
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 12:59 am
por orestespf
Vou azedar o papo...
O Walter falou sobre novos e velhos amigos, mas até aqui o que tenho visto é uma confusão sobre quem é o "novo" e quem é o "velho".
Só pensar... Não custa nada... A frase do Walter elucida tudo, porém não se esqueçam que pode ser uma contra-informação. Mas já que estamos no "inferno" mesmo, não podemos esquecer que contra-informação é informação também. É como engenharia reversa, é engenharia, só que (grosso modo) de trás pra frente... rsrs
Assim, aproveitem as contra-informações (se for o caso) e tirem as conclusões "de trás pra frente"!
Saudações,
Orestes
Enviado: Sáb Abr 14, 2007 1:02 am
por Bolovo
Tá tudo muito lindo para acreditar, apesar de eu já saber de boa parte da coisa.
Mas vamos ver, nunca tivemos tantos boatos tão fortes...