Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
WalterGaudério
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Mensagem
por WalterGaudério » Qua Dez 13, 2006 3:22 pm
Luís Henrique escreveu:Carlos e Beraldi. Os dois estão totalmente apoiados.
Um outro excelente negócio seria a do U-214 e MAIS AINDA se vierem torpedos pesados com produção local.
.
Virão. E além de torpedos "tem mais coisa no balaio"
Essa notícia eu já tenho até escrita. Estou esperando apenas a hora certa de postar...
Só não me alongo mais pq o assunto é do Forças Navais.
Aguarde e confie.
Sds
Walter
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
chm0d
- Sênior
-
Contato:
Mensagem
por chm0d » Qua Dez 13, 2006 3:26 pm
cicloneprojekt escreveu:Luís Henrique escreveu:Carlos e Beraldi. Os dois estão totalmente apoiados.
Um outro excelente negócio seria a do U-214 e MAIS AINDA se vierem torpedos pesados com produção local.
.
Essa notícia eu já tenho até escrita. Estou esperando apenas a hora certa de postar...
Aguarde e confie.
Sds
Walter
#$%^&*()@!#@!#^%
odeio isso
CONTA LOGO UEHUEUEHUHEUE
-
AlbertoRJ
- Sênior
Mensagem
por AlbertoRJ » Qua Dez 13, 2006 4:11 pm
cicloneprojekt escreveu:projeto escreveu:Carlos, Beraldi, Luís, os posts de estão excelentes mas o Luís arrebentou com esse parágrafo:
Luís Henrique escreveu:Não tenho nada contra ninguém, mas para mim quem deve ganhar é o que oferecer o melhor custo/benefício. E o melhor benefício para o Brasil é a transferência de tecnologia.
Avião por avião, a FAB estaria muito bem servida com AMBOS.
Abraços !
Projeto bom dia.
Na essência é isso aí mesmo. Mas não dá para ir de encontro a uma realidade que não dá p/ camuflar. O Preço. E o Preço do Rafale está completamente
fora da realidade brasileira. Vc acha que em uma época em que está ficando evidente que entre os principais motivos do Apagão Áéreo é o contingenciamento de verbas por parte do governo, este mesmo governo teria como justificar a aquisição de uma aeronave que conserrvadoramente ficaria na casa de US$ 70 mi a unidade?
Essa história do apagão aéreo já provocou até uma grande M... interferindo em uma concorrência em curso na MB conforme me disseram na madrugada de terça. E pode acontecer com a FAB tb.
Os russos estão na dianteira de novo. Pode acreditar(e ter paciência p/ esperar até outubro de 2007)
Sds
Walter
Boa tarde Walter.
Já disse que na minha modesta opinião a FAB estaria bem servida com qualquer um dos dois mas não posso deixar de opinar também que acho o Rafale mais avançado, de maior polivalência e de maior futuro. Mas isso NÂO é o mais importante no nosso caso.
Eu concordo que o preço conta e MUITO para a nossa realidade e nesse ponto o Su-35 tem clara vantagem.
Vamos torcer para que esse "rolo" do apagão aéreo não atrapalhe mais o vôo ninguém e muito menos as concorrências das nossas Forças.
E que a novela acabe em 2007 !!!!
Grande Abraço
Alberto -
-
Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Dez 13, 2006 4:47 pm
Carlos, Beraldi, Luís, os posts de estão excelentes mas o Luís arrebentou com esse parágrafo:
gracias.
Avião por avião, a FAB estaria muito bem servida com qualquer um deles.
Concordo.
Aguarde e confie.
Sds
Walter
EXCELENTE.....
Agora você alegrou o meu dia......
conte tudo rapidinho.......vamos....vamos....to de olho no seção navais.....
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Dez 13, 2006 6:17 pm
O Rafale é realmente mais recente, mas em termos de desempenho não é melhor que um SU-35BM. Resta a sua furtividade. Mas, segundo testes com o IRBIS, um caça de 0,01m pode ser detectado à 90km e também pode ser acompanhado via IRST, área esta em que os russos tem expertise à muito tempo. Portanto, a não ser que se tenha um RCS de mosca (como apregoa a LM e seu F-22), os radares em breve detectarão todos bem a tempo de um tiro míssil. Hoje sabe-se que o custo de manutenção do material françês é muito alto e aí está mais uma pedra no caminho do Rafale. As vantagens que este caça teria sobre um SU-35 reduziram-se a uma suposta melhor furtividade, contra um BM e seus 1m RCS. Mas mais uma vez, quem pode ofercer uma arma como um BRAHMOS para equipar EB, MB e FAB? Exocet? Está dois degraus abaixo nesta escala e para tanto existem os KH-35 e KH-31A/P, melhores por sinal.
Também acho que qualquer um dos dois são ótimos caças, mas mesmo vendo-se a face política de uma compra assim, com o atual governo as coisas tendem mais para a Rússia.
Tomara!
-
Plinio Jr
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Plinio Jr » Qua Dez 13, 2006 6:20 pm
PRick escreveu:Como já deixei a ingenuidade adolescente faz tempo, e como já cansei de falar aqui: os lobies e manobras de bastidores são comuns, em qualquer venda governamental, o mundo não é feito de santos, e pior que os políticos são os fabricantes de armas. Agora, todos os lados fazem lobies, e um bom vendedor, tem, em regra, um bom produto nas mãos.
Por sinal, se vamos tão somente creditar nos poderes de cada lobie, o RAFALE já levou a concorrência. Pq o que temos em uso hoje na FAB são M-2000C. Por sinal, o F-X mostrou bem isto. Nenhum político é suícida, vai contra sua base eleitoral por uma empresa estrangeira.
Pode até ser que a escolha de Helos Russos, seja um cala-boca, para a não escolha dos SU-35, em favor dos RAFALEs, assim, eles perderiam uma concorrência com um avião que ainda não existe, e poderiam vender produtos de sua linha de montagem.
Mas tudo isto é especulação, o que falei antes são fatos, um pacote de venda militar é muito mais que vender geladeiras, vc tem muitas variáveis para analizar, se de fato sequer uma escolha racional, com parâmetros, o que de forma nenhuma tira o conteúdo político dela.
Muitos por aqui ainda tem este tipo de pensamento lógico, cartesiano, bi-dimencional, de que o técnico afasta ou se contrapõe ao político, por oposição lógica, mas é um oposição dialética.
[]´s
Concordo com muita coisa que vc colocou Prick e vou mais adiante....
Ainda tem muito chão para rolar, até que se chegue a uma definição, primeiro, porque ¨oficialmente¨uma nova concorrencia nada foi divulgado, mesmo podendo ser uma compra direta.
Precisa-se saber sobre versões, armamentos, pacote de transferencias, entre muitas outras informações, ainda há muita especulação em jogo e nada de concreto...
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
-
Plinio Jr
- Sênior
Mensagem
por Plinio Jr » Qua Dez 13, 2006 6:29 pm
Carlos Mathias escreveu:O Rafale é realmente mais recente, mas em termos de desempenho não é melhor que um SU-35BM. Resta a sua furtividade. Mas, segundo testes com o IRBIS, um caça de 0,01m pode ser detectado à 90km e também pode ser acompanhado via IRST, área esta em que os russos tem expertise à muito tempo. Portanto, a não ser que se tenha um RCS de mosca (como apregoa a LM e seu F-22), os radares em breve detectarão todos bem a tempo de um tiro míssil. Hoje sabe-se que o custo de manutenção do material françês é muito alto e aí está mais uma pedra no caminho do Rafale. As vantagens que este caça teria sobre um SU-35 reduziram-se a uma suposta melhor furtividade, contra um BM e seus 1m RCS. Mas mais uma vez, quem pode ofercer uma arma como um BRAHMOS para equipar EB, MB e FAB? Exocet? Está dois degraus abaixo nesta escala e para tanto existem os KH-35 e KH-31A/P, melhores por sinal.
Também acho que qualquer um dos dois são ótimos caças, mas mesmo vendo-se a face política de uma compra assim, com o atual governo as coisas tendem mais para a Rússia.
Tomara!
Carlos, Su-35BM, nao existe....e muito menos sabe-se se fora oferecida para nós...
Quanto a furtividade, tá mais para papo de vendedor, pode ser que o Su-35 traga algumas melhoras em relação ao Su-27 padrão, mas dizer que é mais furtivo que o Rafale, é forçar a barra, basta dar uma olhada em ambos para chegar a esta conclusão facilmente.
Quanto a custos operacionais, alguem tem os do Su-35 ??
Para dizer que o Su-35 é mais barato, gostaria de ve-los ....
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Qua Dez 13, 2006 6:30 pm
Tomara que o seu ceticismo(coberto de razão) esteja errado e já estejamos diante de uma definição mesmo. Se vazar alguma coisa oficial, vai ser um tal de lobby fazendo pressão amigo, que só daqui a 20 anos teremos algo novo na FAB. Tomara mais uma vez que a sua razão esteja errada, qualquer que seja o novo caça, que segundo colegas vem em 2007/8. E tomara que meu entusiasmo esteja certo, né?
-
Plinio Jr
- Sênior
Mensagem
por Plinio Jr » Qua Dez 13, 2006 6:37 pm
Carlos Mathias escreveu:Tomara que o seu ceticismo(coberto de razão) esteja errado e já estejamos diante de uma definição mesmo. Se vazar alguma coisa oficial, vai ser um tal de lobby fazendo pressão amigo, que só daqui a 20 anos teremos algo novo na FAB. Tomara mais uma vez que a sua razão esteja errada, qualquer que seja o novo caça, que segundo colegas vem em 2007/8. E tomara que meu entusiasmo esteja certo, né?
Seu entusiasmo Carlos é muito suspeito....
Muito se criticou o cancelamento do FX, mas vendo hoje, com briga de cachorro grande, vemos que dos males, o menos pior, fica-se mais empolgado com o futuro da aviação de combate da FAB, independente de quem seja o ganhador, mas pelo pouco que se viu de bastidores, Rafale e Su-35 é que devem brigar até o fim....
-
marcelosobrado
- Intermediário
Mensagem
por marcelosobrado » Qua Dez 13, 2006 7:14 pm
PRick escreveu:Se, realmente, a disputa estiver entre o Rafale e o SU-35, não acredito que as qualidades da plataforma irão definir o vencedor. Vai ganhar o melhor pacote, com transferência de tecnologia. Também não deve ser levado em consideração o preço de balcão, a vista, mas o preço do financiamento, os juros. Quando se paga a prazo, os juros são o fundamental, bem como, os possíveis off-set´s.
[ ]´s
Isso se escolha for técnica, por que se for politica ai a história sera outra.
-
Pedro Gilberto
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
Mensagem
por Pedro Gilberto » Qua Dez 13, 2006 7:36 pm
Olá Pessoal,
antes de mais nada excelentes posts neste tópico. Parabéns ao Beraldi, PRick, Luis Henrique, Walter....
Plinio Jr escreveu:Ainda tem muito chão para rolar, até que se chegue a uma definição, primeiro, porque ¨oficialmente¨uma nova concorrencia nada foi divulgado, mesmo podendo ser uma compra direta
Acho que a FAB já escaldado com esse troço de "concorrencia". Acho q eles já devem ter solicitado uma "transferencia de know-how" da MB para fz a compra direta. Lembram que no processo do novo sub da MB, praticamente naum houve nada de concreto, exceto algumas pequenas notas em colunas, até q houve a divulgação da autorização de financiamento para o pacote do U214 e que ainda naum foi totalmente detalhado. Walter sempre fica nos atiçando dizendo q tem uns kinderovo.....
projeto escreveu:Já disse que na minha modesta opinião a FAB estaria bem servida com qualquer um dos dois mas não posso deixar de opinar também que acho o Rafale mais avançado, de maior polivalência e de maior futuro. Mas isso NÂO é o mais importante no nosso caso.
Eu concordo que o preço conta e MUITO para a nossa realidade e nesse ponto o Su-35 tem clara vantagem.
Também creio q estaríamos mto bem servidos se for escolhido SU-35 ou Rafale. Independente de lobbies e pressões politicas (pra ficar apenas no licito) o ideal seria escolher o q consiga trazer o melhor pacote de benefícios e tecnologia pra FAB e pro país.
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
-
pafuncio
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Mensagem
por pafuncio » Qua Dez 13, 2006 8:46 pm
Se o escolhido fosse o Sukhoi, haveria algum problema em integrá-lo com a rede de datalink brasileira ? E com armamentos ocidentais ?
Poder-se-ia "ocidentalizá-lo" como fez a Índia com o Su 30 MKI ?
Grato desde já, alexandre.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Qua Dez 13, 2006 8:54 pm
alexandre lemos escreveu:Se o escolhido fosse o Sukhoi, haveria algum problema em integrá-lo com a rede de datalink brasileira ? E com armamentos ocidentais ?
Se conseguiram fazer um F-5 de 30 anos atrás ser habilitado a usar o datalink, creio que um Flanker novo de fabrica possa vir também.
Idem com os armamentos, mas não faria muito sentido.
O Flanker já viria com um pacote de armamentos muito bom e grande.
alexandre lemos escreveu:Poder-se-ia "ocidentalizá-lo" como fez a Índia com o Su 30 MKI ?
Grato desde já, alexandre.
Claro que sim.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Degan
- Sênior
Mensagem
por Degan » Qua Dez 13, 2006 9:36 pm
Si la idea es apoyar la elección del Su-30....diciendo que el F-16 "nunca ha vencido en igualdad de condiciones"....
Solo demuestra que no hay argumentos....
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
-
juarez castro
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Mensagem
por juarez castro » Qua Dez 13, 2006 10:07 pm
Meu amigo Degan! Não de atenção, porqu~e a realidade é seguinte:
Mal conseguimos dar conta dos F 5 BR e eles querem SU35 Typhon, viajam e viajam na galaxia de urano, enquanto nem papel´pra impresssora tem....... vamos viajar
Grande abraço