Fragata Norueguesa "devolvida" a Espanha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lucas SSBN
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#76 Mensagem por Lucas SSBN » Ter Set 12, 2006 1:34 pm

Noruega acusa defeitos nas fragatas Nansen
Ferrugem, na origem da devolução do navio aos estaleiros espanhóis
06.09.2006


A Noruega vai devolver aos estaleiros espanhóis Navantia - um conglomerado de empresas estatais espanholas que junta várias industrias e estaleiros que passaram por dificuldades financeiras - a primeira das cinco fragatas da classe Fridtjof Nansen, também conhecidas como F-85 em construção em Espanha para a marinha da Noruega por alegadamente - ainda no período de garantia - os navios apresentarem claras marcas de oxidação (ferrugem), que não são compatíveis com a utilização e idade do navio.

Segundo autoridades da marinha da Noruega, não é normal o aparecimento de ferrugem num navio com as características das fragatas Nansen, e muito menos, num navio que ainda nem completou um ano desde que foi entregue à marinha daquele país nórdico.

O ministério da defesa da Noruega, informou entretanto que a fragata Fridtjof Nansen, a primeira de uma encomenda de cinco unidades, deverá ser devolvida aos estaleiros espanhóis, ao abrigo da garantia, por causa da ferrugem que apareceu em vários pontos do navio, mas também por causa de defeitos graves - não especificados - que alegadamente foram encontrados na embarcação.

Os estaleiros espanhóis, em resposta, afirmaram que é normal que um navio em água salgada ganhe ferrugem, e que se houver problema, ele não reside nos estaleiros espanhóis, mas sim na escolha de tintas feita pelos noruegueses para a pintura do navio.

As afirmações espanholas, aumentaram ainda mais a irritação das autoridades norueguesas e do ministério da defesa daquele país, que nunca escondeu da opinião publica interna e internacional, que apenas comprou as cinco fragatas porque teve que honrar compromissos já assumidos por governos anteriores.

Hoje não compraríamos as fragatas!
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Por várias vezes as autoridades da Noruega afirmaram que a compra das fragatas Nansen à Espanha, (uma opção para reduzir os custos com um navio já de si extremamente caro) foi um tremendo erro dos antigos governos daquele país.

«As fragatas foram pensadas para caçar submarinos russos, e já não há submarinos russos, mas mesmo que houvesse, é um disparate comprar navios cuja principal função é a guerra anti-submarina, e gastar centenas de milhões num sistema AEGIS que é especialmente dedicado à luta antiaérea.

As fragatas Nansen, não são bons navios de defesa aérea (porque não têm os mísseis e sistemas adequados) e para navios de luta anti-submarina têm um custo astronómico» alegam as autoridades.

Por isso, independentemente dos defeitos de fabrico dos estaleiros espanhóis, a Noruega poderá também estar a aproveitar argumentos válidos para cancelar a encomenda de mais navios.




"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
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#77 Mensagem por guarisapo » Ter Set 12, 2006 1:55 pm

old escreveu:Declaraciones:



La Marina del país escandinavo alabó la capacidad tecnológica de la factoría de Ferrol

La F-310 Fridtjof Nansen es un prototipo, en el que Navantia asumió el reto de incorporar el sistema americano de combate, el Aegis, que hasta entonces únicamente lo portaban barcos de mayor tamaño. Esta innovación fue determinante para que los astilleros españoles ganasen el concurso nórdico, en el 2000, y batiesen a otras doce compañías, entre ellas las alemanas. En los últimos meses, los más altos dirigentes de la Armada noruega han alabado las capacidades del navío: «Nos llevamos tecnología punta», dijo Jan E. Finseth, máximo responsable de la Armada del país tras recibir el barco, a principios de abril. Para vigilar el funcionamiento de este buque y corregir los defectos que puedan ir surgiendo, Navantia tiene un directivo en Noruega, que vive a bordo de la F-310.

Las críticas sobre la pintura de la fragata han indignado a los trabajadores del astillero. «La Armada de Noruega fue quien decidió la calidad de la pintura con la que se pintó el buque e incluso en contra de los informes técnicos de profesionales propios y ajenos», afirma USTG.


Creo que esta suficientemente claro cual es el problema.
En este caso el "acusador" carece de fundamentos


y el enlace de sta noticia?...digo...para saber de cuando estamos hablando!

aunque como dice...es mas o menos de abril....antes de que aparecieran los problemas...BTW, siempre que se tomen citas de alguna noticia, es bueno citarlas[/b]




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#78 Mensagem por nestor » Ter Set 12, 2006 7:44 pm

guarisapo escreveu:
old escreveu:Declaraciones:



La Marina del país escandinavo alabó la capacidad tecnológica de la factoría de Ferrol

La F-310 Fridtjof Nansen es un prototipo, en el que Navantia asumió el reto de incorporar el sistema americano de combate, el Aegis, que hasta entonces únicamente lo portaban barcos de mayor tamaño. Esta innovación fue determinante para que los astilleros españoles ganasen el concurso nórdico, en el 2000, y batiesen a otras doce compañías, entre ellas las alemanas. En los últimos meses, los más altos dirigentes de la Armada noruega han alabado las capacidades del navío: «Nos llevamos tecnología punta», dijo Jan E. Finseth, máximo responsable de la Armada del país tras recibir el barco, a principios de abril. Para vigilar el funcionamiento de este buque y corregir los defectos que puedan ir surgiendo, Navantia tiene un directivo en Noruega, que vive a bordo de la F-310.

Las críticas sobre la pintura de la fragata han indignado a los trabajadores del astillero. «La Armada de Noruega fue quien decidió la calidad de la pintura con la que se pintó el buque e incluso en contra de los informes técnicos de profesionales propios y ajenos», afirma USTG.


Creo que esta suficientemente claro cual es el problema.
En este caso el "acusador" carece de fundamentos


y el enlace de sta noticia?...digo...para saber de cuando estamos hablando!

aunque como dice...es mas o menos de abril....antes de que aparecieran los problemas...BTW, siempre que se tomen citas de alguna noticia, es bueno citarlas[/b]



Yo creo que la cita colocada por Lucas da una buena explicación de lo que puede estar ocurriendo.

Simple y llanamente, el actual gobierno noruego no está de acuerdo con lo contratado por el gobierno anterior y está tratando de jugar a su favor poniendo impedimentos.

Y lo vuelvo a repetir, si hay problemas graves, que lo digan.


Saludos.




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#79 Mensagem por guarisapo » Ter Set 12, 2006 11:55 pm

nestor escreveu:

Yo creo que la cita colocada por Lucas da una buena explicación de lo que puede estar ocurriendo.

Simple y llanamente, el actual gobierno noruego no está de acuerdo con lo contratado por el gobierno anterior y está tratando de jugar a su favor poniendo impedimentos.

Y lo vuelvo a repetir, si hay problemas graves, que lo digan.


Saludos.


Puede ser...pero no por eso podemos suponer que se trata "solo de eso" lo mas saludable es esperar el desarrollo de la presentacion de las reclamaciones Noruegas al astillero....ya que lo que se dice es: deverá ser devolvida aos estaleiros espanhóis, ao abrigo da garantia, por causa da ferrugem que apareceu em vários pontos do navio, mas também por causa de defeitos graves - não especificados

Y por ahora solo hemos escuchado argumentaciones parciales de las partes...en donde lo unico concreto es (no importando las motivaciones de fondo) que un cliente esta cuestionando al astillero, que es lo que definitivamente queda en la opinion internacional..y lo que es mas importante ...en los potenciales nuevos clientes.

Y para lograr revertir eso, o Noruega se retracta (cosa bastante dificil) o el astillero presenta argumentaciones solidas y auditorias Ad Hoc que acrediten la calidad de sus construciones (eso si, no no se les ocurra incluir las declaraciones de ese experto en marketing del izar, que ante la primeras noticias publicas de esto...salio diciendo...es que es normal que los buques se oxiden :oops: )

slds




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#80 Mensagem por old » Qua Set 13, 2006 4:49 am

Por várias vezes as autoridades da Noruega afirmaram que a compra das fragatas Nansen à Espanha, (uma opção para reduzir os custos com um navio já de si extremamente caro) [url]foi um tremendo erro dos antigos governos daquele país.[/url]

«As fragatas foram pensadas para caçar submarinos russos, e já não há submarinos russos, mas mesmo que houvesse, é um disparate comprar navios cuja principal função é a guerra anti-submarina, e gastar centenas de milhões num sistema AEGIS que é especialmente dedicado à luta antiaérea.

As fragatas Nansen, não são bons navios de defesa aérea (porque não têm os mísseis e sistemas adequados) e para navios de luta anti-submarina têm um custo astronómico» alegam as autoridades.


No son buenos navios de defensa aerea? Spy 1F+Essm ..vaya....vemos que saben de lo que hablan :wink:

Un navio extremadamente caro? Pero si es mas barato que una TheZProvinzien,F124, Horizon F100 etc etc etc.
Quien escribio ese articulo es mejor que se dedique a la jardineria..

Como an indicado mas arriba son problemas politicos internos en Noruega.

Creo que esta dicho todo.




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#81 Mensagem por ferrol » Qua Set 13, 2006 5:09 am

guarisapo escreveu:Y por ahora solo hemos escuchado argumentaciones parciales de las partes...en donde lo unico concreto es (no importando las motivaciones de fondo) que un cliente esta cuestionando al astillero, que es lo que definitivamente queda en la opinion internacional..y lo que es mas importante ...en los potenciales nuevos clientes.
Hablemos de concrecciones:
1º.- La pintura es noruega, no española.
2º.- El casco no está pintado en España, sino en Noruega.
3º.- En las F-100, con pintura española, no aparecen los chorretones tan pronto.

¿Más concrecciones?




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#82 Mensagem por manuel.liste » Qua Set 13, 2006 5:45 am

2º.- El casco no está pintado en España, sino en Noruega.


¿Podrías ampliar esta información?




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#83 Mensagem por P44 » Qua Set 13, 2006 7:15 am

luis F. Silva escreveu:
Já agora um pouco off topic, mas porque é que a pintura das VdG é esverdiada?



:?: :?: :?: :(

A canadiana também é meio estranha.


Em tempos alguém disse que era por causa dos navios irem ao Ultramar, mas não sei se isso é a razão ou não.

Realmente os naivos do CANADÁ parecem ter um "esverdeado" semelhante ao nosso, pelo menos é a sensação que tenho de algumas fotos recentes de navios canadianos que vi na net.

Agora a razão não faço mm ideia....pessoalmente acho muito feio esta cor dos nossos navios... :oops:




Triste sina ter nascido português 👎
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#84 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 13, 2006 7:45 am

Não é de excluir que hajam erros ou defeitos, mas esses problemas levantados pela Noruega não terão como ponto o tentar renegociar os custos da futuras fragatas que a NAVANTIA lhes irá entregar? :?

Por outro lado, eles para lém da corrosão que consideram prematura, falam de outros defeitos.

Ora as fragatas não fizeram provas de mar antes de serem entregues ao comprador?




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#85 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 13, 2006 7:53 am

Ou será que os noruegueses descobriram limalhas no porão? :lol:




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#86 Mensagem por Sintra » Qua Set 13, 2006 7:55 am

Começo a pensar que o problema dos Noruegueses é que a tinta chamava-se "Fizemos mal as contas e só podemos manter ao serviço três em vez de cinco, vamos lá chatear a cabeça aos espanhois"...
Esta tinta aparece à venda quando se faz mal as contas...




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#87 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Set 13, 2006 8:00 am

A "tinta" norueguesa equivale às nossas "limalhas".

Quando não há "massa" arranjam-se parafusos soltos para atrasar.

Quem me dera que Portugal tivesse 2 F-310, com ferrugem e tudo :roll:




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#88 Mensagem por manuel.liste » Qua Set 13, 2006 8:05 am

Rui Elias Maltez escreveu:Não é de excluir que hajam erros ou defeitos, mas esses problemas levantados pela Noruega não terão como ponto o tentar renegociar os custos da futuras fragatas que a NAVANTIA lhes irá entregar? :?

Por outro lado, eles para lém da corrosão que consideram prematura, falam de outros defeitos.

Ora as fragatas não fizeram provas de mar antes de serem entregues ao comprador?


La F-310 hizo pruebas de mar entre el 27 de junio de 2005 y el 31 de marzo de 2006, día en que fue entregada a la Armada noruega. Está prevista la entrega de la segunda unidad a finales de este año.

Navantia hizo a Noruega una factura por unos sobrecostes de la Nansen por varios millones de euros, debido a mejoras reclamadas por los marinos noruegos fuera de presupuesto. Los noruegos dijeron que no pagaban, y a continuación empezaron los "problemas de pintura".




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#89 Mensagem por pt » Qua Set 13, 2006 10:43 am

old escreveu:No son buenos navios de defensa aerea? Spy 1F+Essm ..vaya....vemos que saben de lo que hablan Wink

Un navio extremadamente caro? Pero si es mas barato que una TheZProvinzien,F124, Horizon F100 etc etc etc.
Quien escribio ese articulo es mejor que se dedique a la jardineria..


É evidente que as F-310 são mais baratas que as F-100 ou as Seven Provinzen.

Exactamente porque são inferiores.

O que define um navio de defesa aérea, é a sua capacidade para actuar em três vertentes:

1 - Defesa aproximada
Implica a existência de sistemas como o CIWS/Phalanx ou Goalkeeper

2 - Defesa de ponto
Implica a existência de mísseis Sea Sparrow / Aspide-2000, ou os mais avançados ESSM.

3 - Defesa de área
Implica a existência de mísseis anti-aéreos de médio/longo alcance como os SM2/SM3.

Há um quarto nível, que só pode ser dado por um porta-aviões convencional e portanto não pode ser considerado.

Das três armas necessárias para ser considerado um navio de defesa aérea, as fragatas Nansen, SÓ TÊM OS MÍSSEIS ESSM

Não têm nem SM-2/SM-3, nem um sistema de defesa apróximada CIWS/Phalanx, Goalkeeper ou o que seja.

A colocação de SM2/SM3 implicaria a necessidade de utilizar uma versão maior mais potente e mais cara do AEGIS, que assim sói serve com um caríssimo sistema para guiar os mísseis ESSM.

Pode-se dizer que com uma considerável alteração e a compra de novos sistemas de armas as Naasen seriam óptimos navios de defesa aérea, mas a verdade OBJECTIVA E REAL, é que não têm essas armas e a Noruega desde o inicio não as quis comprar.

O facto de as F-310 não serem bons navios de defesa aérea (na realidade não são navios de defesa aérea mas sim fragatas multiusos) não tem nada a ver com os estaleiros espanhóis, mas sim com os militares noruegueses que especificaram um navio, que não faz sentido.

Uma F-310 tem 30 a 40% do poder e valor militar de uma F-100, mas custa 75% do preço e tem um custo de manutenção pouco inferior.

É um mau investimento sob qualquer ponto de vista.

Só serão navios de defesa aérea com investimentos ainda maiores que os que já estão feitos e como navios de luta anti-submarina, estão armados com sistemas que aumentarm enormemente o preço do navio, sem lhe acrescentar nada na capacidade de detectar submarinos.

Uma fragata Meko-200 ou uma Karel Doorman, com um novo radar e mísseis ESSM é praticamente tão eficiente quanto uma F-310, por uma fração do preço que ela custa.

É um mau negócio, e a Noruega pode estar a encontrar formas de justificar a redução do número de navios.

Cumprimentos




luis F. Silva
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#90 Mensagem por luis F. Silva » Qua Set 13, 2006 11:11 am

Quem me dera que Portugal tivesse 2 F-310, com ferrugem e tudo

Para que haviamos de querer uma aberração dessas??
O resto já o PT escreveu.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

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