Enviado: Ter Mai 30, 2006 6:48 pm
Kira escreveu:Queres que eu copie e cole link por link? É preguiça? As fontes estão aí.
Ai onde?
Kira escreveu:Queres que eu copie e cole link por link? É preguiça? As fontes estão aí.
jacquessantiago escreveu:Quando os requisitos foram particularmente exigentes e complicados: US Navy, Canadá, Austrália, Espanha, Suiça e Finlândia o F-18 foi selecionado em relação ao F-16 ou Mirage 2000.
Porque principalmente, Canada, Australia, levaram em conta ser um bimotor, pois tenm grandes extensões terriroriais, se voce perde um tem o outro.
Alcance é um fator relevante para o Canadá e Austrália, países com dimensões semelhantes ao Brasil.
Na Finlândia e na Suiça o F-18 é utilizado primariamente em funções ar-ar.
Na Finlândia em condições climáticas horriveis na maioria das vezes.
Adaptar uma aeronave terrestre para uso em PA é algo muito raro. Implica em torna-la segura para pousar (velocidade, resistência estrutural) o que muitas vezes resulta em aumento de peso e limite de velocidade maxima devido a caracteristicas aerodinamicas especificas.
Os russos são uma exceção.
Luís Henrique escreveu:O que eu li é que o Su-47 Berkut teria RCS de cerca de 0,3 m². Ou seja, inferior ao RCS do Rafale e do Typhoon.
Materiais, design e RAM o tornam uma aeronave de concepção furtiva, diferente dos eurocanards.
F-22 e F-35 são ainda mais furtivos, mas não o F-18.
Kira escreveu:Deixe de ser chato e procure. Não vou me dar o trabalho.
O que é muito mais caro para você Degan??
O dobro do preço, ou um sair por U$ 20 e o outro por U$ 22.
Ou um sair por U$ 18 e o outro por U$ 20???
A diferença de preço é pequena e não vejo porque seria mais caro de operar.
Acredito, que pela sua regrita de 3, o F-16, sendo mais potente, consuma mais combustível. Outra coisa, a FAB ja esta familiarizada com os Mirage. O Mirage 2000C esta vindo ai, seria muito menos custoso o M2000-5Mk2 do que uma doutrina totalmente nova de F-16.
Aliás, queres compará-los?
Estoy a su dispor.
The non-French weapons can be integrated more easily.
the Mirage 2000-5 Mk2 derives full advantage from the high firepower conferred by its load of 6 radar-guided and heat-seeking Mica missiles. It can fire 6 missiles simultaneously. An aircraft/missile data link feeds in-flight target designation data updates to the launched missile. If circumstances demand, a Mirage 2000-5 Mk2 pilot can also fire the 6 Mica missiles in the fire-and-forget mode, dispensing with the data link.
The Westinghouse AN/APX-66(V2) Fire Control Radar (FCR) will be equipped with an completely new signal data processor. It allows a track-while-scan mode for up to ten targets as well as a six-on-six AIM-120 AMRAAM capability. Other features include a 25% improvement in detection and tracking range, an enhanced Doppler Beam Sharpening mode (DBS), enhanced air-ground and ground mapping modes, a medium resolutions DNS, an enhanced ECCM, and a color display compatibility. The MLU kit and the receiver will also have an 40% improved reliability over previous versions.
About 600 Mirage 2000 are operational world-wide; they equip eight Air Forces and are considered by several more.
Coloquei alguns dados do site oficial, porque o Sr. Degan fala que são poucos mirage 2000 disponíveis. Fala que armamento não francês não é autorizado e que é muito custoso.
E eu lhe digo, os F-16MLU comprados baratinhos, pode existir uma venda dessas em alguns desses 200 mirage-2000-5.
Sobre adquirir a aeronave usada e moderniza-la, um F-16 não sairia por U$ 10 mi e ficaria mais próximo de U$ 18 mi. Um Mirage-2000-5Mk2 ficaria pouco mais que isto.
Quando os requisitos foram particularmente exigentes e complicados: US Navy, Canadá, Austrália, Espanha, Suiça e Finlândia o F-18 foi selecionado em relação ao F-16 ou Mirage 2000.
Alcance é um fator relevante para o Canadá e Austrália, países com dimensões semelhantes ao Brasil.
Na Finlândia e na Suiça o F-18 é utilizado primariamente em funções ar-ar.
Os russos são uma exceção.
- Os F-16's, de fato, não foram utilizados em nenhuma missão de combate aéreo sendo que inclusive não voavam com mísseis AIM-7F Sparrow (apenas AIM-9 nas wingtips para auto-proteção). O resultado disso é que nenhuma aeronave foi abatida por um F-16. Os F/A-18C's voaram algumas missões de defesa aérea, mas foi em uma missão de ataque aéreo (os Hornets quase sempre carregavam Sparrows independente da missão), que abateram suas duas vítimas durante o conflito.
- De fato, o F/A-18 Hornet se mostrou como uma aeronave com alta indice de sobrevivência. Quatro aeronaves que foram atingidas por SAM's e duas outras que foram danificadas por AAA conseguiram retornar para suas bases e voaram de novo em menos de 36 horas (!!). Um único F/A-18 foi perdido durante o conflito (que ao tudo indica foi abatida por um MiG-25, mas que os norte-americanos custaram admitir). Por outro lado, cinco F-16s foram perdidos em combate.
- Ao mesmo tempo em que os F-16's aparecem no conflito como as aeronaves que voaram proporcionalmente o maior número de sortidas (1,35 sortidas por aeronave por dia) e com um dos maiores indices sucesso no cumprimento de missão (88,8%), é nos F/A-18s que se verificou maior disponibilidade (99%).
The McAir F/A-18 people brag about the two VMFA(AW)-314 aircraft that were hit by handheld IR SAM's in the engine nozzle area and recovered to be fixed and flown again. There is speculation that one F-16 might have been hit by a handheld IR SAM during the Gulf War as a contributing factor to its loss. The other two were from an SA-3 and SA-6 SAM. The Israeli Air Force has had two F-16s hit by handheld IR SAM's and despite damage to the nozzle area the aircraft recovered. Also, one of these IAF F-16s had its stabilator plane blown off and it did not deter the pilot from an uneventful landing. Both F-16 and F-18 aircraft flew over 10,000 combat missions during the Gulf War, but the Israeli Air Force has flown over 10,000 more by the time Saddam invaded Kuwait. The Israeli's attribute small size, good camouflage, smart pilots, good intelligence, and aircraft agility as the keys to their survivability. There is no data base today that can show decisively that single-engine survivability is more or less that of a twin-engine aircraft.
What has become important is that a modern air force today must examine itself carefully. To be credible at home, it must first function in a more traditional way that inspires confidence that it is both professional and cost conscience. The F-16 was made to be just that. It generates many sorties at minimal cost and does it consistently for its entire life span. Surprisingly we often forget that point and rarely layout the statistics to prove it. To do any mission the same as an F-16, a corresponding Kfir C-7, Mirage F-1 or Mirage 2000, and F/A-18 must carry fuel tanks and press its subsystems harder to accomplish the same results. The average $2,200/hour rate of the F-16 is always met by figures much higher as for instance the $4,500 of the F/A-18, and $4,300 for the Gripen, and over $20,000 for the Tornado.
Slip Junior escreveu:- Os F-16's, de fato, não foram utilizados em nenhuma missão de combate aéreo sendo que inclusive não voavam com mísseis AIM-7F Sparrow (apenas AIM-9 nas wingtips para auto-proteção). O resultado disso é que nenhuma aeronave foi abatida por um F-16. Os F/A-18C's voaram algumas missões de defesa aérea, mas foi em uma missão de ataque aéreo (os Hornets quase sempre carregavam Sparrows independente da missão), que abateram suas duas vítimas durante o conflito.
Slip Junior escreveu:- De fato, o F/A-18 Hornet se mostrou como uma aeronave com alta indice de sobrevivência. Quatro aeronaves que foram atingidas por SAM's e duas outras que foram danificadas por AAA conseguiram retornar para suas bases e voaram de novo em menos de 36 horas (!!). Um único F/A-18 foi perdido durante o conflito (que ao tudo indica foi abatida por um MiG-25, mas que os norte-americanos custaram admitir). Por outro lado, cinco F-16s foram perdidos em combate.
Slip Junior escreveu:- Ao mesmo tempo em que os F-16's aparecem no conflito como as aeronaves que voaram proporcionalmente o maior número de sortidas (1,35 sortidas por aeronave por dia) e com um dos maiores indices sucesso no cumprimento de missão (88,8%), é nos F/A-18s que se verificou maior disponibilidade (99%).
Kira escreveu:jacquessantiago escreveu:Adaptar uma aeronave terrestre para uso em PA é algo muito raro. Implica em torna-la segura para pousar (velocidade, resistência estrutural) o que muitas vezes resulta em aumento de peso e limite de velocidade maxima devido a caracteristicas aerodinamicas especificas.
Os russos são uma exceção.
Como exceção? O Su-33 é o Su-27 com canards, trem de pouso reforçado, asas dobráveis com maior área e cone da cauda reduzido.
jacquessantiago escreveu:Kira escreveu:jacquessantiago escreveu:Adaptar uma aeronave terrestre para uso em PA é algo muito raro. Implica em torna-la segura para pousar (velocidade, resistência estrutural) o que muitas vezes resulta em aumento de peso e limite de velocidade maxima devido a caracteristicas aerodinamicas especificas.
Os russos são uma exceção.
Como exceção? O Su-33 é o Su-27 com canards, trem de pouso reforçado, asas dobráveis com maior área e cone da cauda reduzido.
Vc conhece algum caca "terrestre" ocidental adaptado para uso em Porta Avioes?
Os russo de uma vez adaptaram 3: Su-27 (Su-33), Mig-29, Su-25.
jacquessantiago escreveu:Kira escreveu:jacquessantiago escreveu:Adaptar uma aeronave terrestre para uso em PA é algo muito raro. Implica em torna-la segura para pousar (velocidade, resistência estrutural) o que muitas vezes resulta em aumento de peso e limite de velocidade maxima devido a caracteristicas aerodinamicas especificas.
Os russos são uma exceção.
Como exceção? O Su-33 é o Su-27 com canards, trem de pouso reforçado, asas dobráveis com maior área e cone da cauda reduzido.
Vc conhece algum caca "terrestre" ocidental adaptado para uso em Porta Avioes?
Os russo de uma vez adaptaram 3: Su-27 (Su-33), Mig-29, Su-25.
Quando os requisitos foram particularmente exigentes e complicados: US Navy, Canadá, Austrália, Espanha, Suiça e Finlândia o F-18 foi selecionado em relação ao F-16 ou Mirage 2000.
Por favor....es decir el resto de los compradores “no tenían requisitos exigentes”....
¿Cómo puede ser relevante el tema alcance.....en un avión de corto alcance....?.
Sería mejor datos técnicos....no solo opiniones...
Os russos são uma exceção.
Claaaaaaro....esos cambios fueron gratis....felices los hindúes...
O F-17 Cobra era para a USAF e se transformou no F/A-18 da USN