Força Aérea Venezuelana escolhe Flanker

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
César
Sênior
Sênior
Contato:

#76 Mensagem por César » Qua Jun 07, 2006 10:10 pm

Mas mesmo com AEWC,podemos localizar os Flankers,aproximar bem de perto nossos F-5s mas abater são outros quinhentos.............travar um Piranha num Su-30 isso está fora da realidade..............

Por que? Por acaso o Su-30 é particularmente famoso por ter uma baixa assinatura IR? :lol: :lol:

Em que cenário estes aviões operariam? Em missões ofensivas esses Sukhoi não teriam um décimo da Consciência Situacional de nossos caças, em virtude do SISDACTA e dos R-99A. Possivelmente estariam numa situação muuuito complicada.

De qualquer forma, acho que o Brasil deveria começar a agilizar o FX2, caso essa ameaça se concretize.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#77 Mensagem por talharim » Qua Jun 07, 2006 10:23 pm

Por que? Por acaso o Su-30 é particularmente famoso por ter uma baixa assinatura IR?

hum...................não !

Mas sua suíte de contramedidas é !

O que lhe confere maior possibilidade de sobrevivência contra disparos de mísseis de 2° e 3° geração que infelizmente a FAB possui.

Carlos Mathias

#78 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 07, 2006 10:23 pm

Primeiramente, o alvo principal seria exatamente o R-99. Segundamente, existem F-16 e Mirages por lá, lembram? Terceiramente, dois SU-30 com 12 mísseis, dos quais 8 tipo BVR cada um, dariam conta de muitos F-5BR antes que estes caissem. Certamente estes dois aviões não ganhariam a guerra, aliás avião nenhum sozinho ganha. Porém, como no tópico sobre F-22/F-18(é esse?), percebeu-se que se o F-22 não é imbatível, mas daria muito trabalho para ser alcançado e até isso acontecer, muito F-5BR vai cair. SE chegarem no alcançe de um dos nossos valiosos R-99, o prejú seria enorme. Mas o importante não é todo este exercício de simulação, mas sim como apenas dois caças deste nível podem influenciar um conflito entre dois países merrecas. O brasil é merreca por que quer aliás, já que esteve com a mão em caças deste nível ou melhores, os SU-35.

Outra coisa. Não adianta espernear, SE a compra se concretizar, estaremos atráz de mais um país sul-americano justamente na elite da nossa FAer. Manter operacional a Vanezuela pode manter com facilidade, já que a Etiópia(miserável) os manteve e com sucesso naquela guerra em que os Flanker deram uma coça nos MIG-29. Enquanto isso, continuamos nos vangloriando dos poderosos Grifo e RDI... Putz.

http://www.knaapo.ru/media/rus/gallery/ ... _3_big.jpg

Nesta configuração são 8 mísseis AA, 4 R-73 + 2 R-77 + 2 R-27ER, e dois KH-31A/P. O que passaria pela cabeça de um piloto da FAB num M-2000C/F-5BR, armado apenas de mísseis obsoletos, tendo que ir de encontro a dois destes? Será que ele pensaria " vou morrer mas no final o Brasil ganha, que bom..." ou então " ainda bem que o R-99 vai acompanhar tudo, lá vem os R-77..."

Isso tudo vale para qualquer caça deste porte/nível.

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qua Jun 07, 2006 10:38 pm, em um total de 1 vez.
talharim
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por talharim » Qua Jun 07, 2006 10:28 pm

Até que enfim o Carlos chegou ! Ufa !

Ter que defender o Flanker sozinho é difícil !

huahauhauhuaha................

Mas essa tá fácil Carlos................virou discussão F-5BR com Piranha contra Su-30MKK.............

Quem vencerá ???????????

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#80 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 07, 2006 10:29 pm

Quero que a Venezuela recebe esses Su-30.
Quero que o Peru modernize seus MIG-29.
Quero que o Chile dobre sua frota de F-16.
Quero que o Uruguai pegue os F-16MLU de Portugal.
Quero que a Argentina pegue os F-18 do AMARC.
Quero que a FAB acorde.

uia
ficou bem loco, vou até registrar esse texto com o meu nome :mrgreen:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#81 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 07, 2006 10:50 pm

Pois é Bolovo, estamos cada vez mais prá tráz.

Mas essa tá fácil Carlos................virou discussão F-5BR com Piranha contra Su-30MKK.............

Discussão? Mas tem algo prá discutir?

Imagem

Olha aí o que o pessoal dos M-2000C/F-5BR teria que encarar.

César
Sênior
Sênior
Contato:

#82 Mensagem por César » Qua Jun 07, 2006 11:21 pm

talharim escreveu:
Por que? Por acaso o Su-30 é particularmente famoso por ter uma baixa assinatura IR?

hum...................não !

Mas sua suíte de contramedidas é !

O que lhe confere maior possibilidade de sobrevivência contra disparos de mísseis de 2° e 3° geração que infelizmente a FAB possui.

Talharim, você deve saber melhor do que eu que mísseis de guiagem IR são passivos, e portanto não fornecem alerta à aeronave adversária de seu disparo. Nessa situação, a incrível contra-medida dos Su-30 é anulada.

E mais, com a RCS desses aviões, eu gostaria muito de ver eles se aproximarem dos R-99 sem que estes já soubessem a muito tempo de sua presença.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Carlos Mathias

#83 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 07, 2006 11:53 pm

Sei, seriam avistados bem longe é claro. Daí o R-99(que já estará no RWR) despacha dois ou quatro F-5BR armados de Python3 ou Piranha prá cima deles. A menos que os F-5BR sejam muito furtivos, e não são, serão vistos no radar dos Flanker, que no caso do SU-30MK é o mesmo do SU-35 e portanto pega um caça a mais de 150km. Daí, serão os R-77 ou R-27ER/T, todos BVR. No pouco provável cenário que os F-5BR escapem de todos os BVR, entrariam num combate WVR com um caça super-ágil e armado com os R-73 + HMS. Mas se ainda assim escaparem, bastaria aos Flanker acelerar, acelerar e acelerar. Ou os F-5BR pousam para reabastecer ou vão cair de pane seca, fora que são bem mais lentos que qualquer Flanker.

O SU-30MK tem datalink, dois podem voar separados trocando dados numa frente bem ampla, talvez tão ampla como no caso dos MIG-31. Mas digamos que com uma separação de 100km entre os caças tenhamos um leque de radar de uns 300km de frente. Será que os F-5BR conseguiriam passar????

Os R-99 certamente podem detectar praticamente qualquer caça muito longe, a questão é qual caça vai defendê-los destes atacantes, e no caso de serem apenas dois SU-30MK, não temos nada que chegue nem perto. Nem em termos de avião, nem termos de armas. Pelo menos por enquanto.

César
Sênior
Sênior
Contato:

#84 Mensagem por César » Qui Jun 08, 2006 12:39 am

Sei, seriam avistados bem longe é claro. Daí o R-99(que já estará no RWR) despacha dois ou quatro F-5BR armados de Python3 ou Piranha prá cima deles. A menos que os F-5BR sejam muito furtivos, e não são, serão vistos no radar dos Flanker, que no caso do SU-30MK é o mesmo do SU-35 e portanto pega um caça a mais de 150km.

Errado. Se o R-99 tem o conhecimento da posição dos Su-30, ele pode mandar os F-5(ou qualquer outro caça) em uma rota de engajamento que esteja fora ou desvie do radar dos Sukhoi. Basta apenas os F-5(ou qualquer outro caça) manter seu radar desligado e saber da posição dos inimigos ou por RWR ou pelos R-99A.

Nessa situação, qualquer esperança de furtividade dos Su-30 é acabada, pois eles serão obrigados a manter seus radares ligados, e pra piorar seus RCS são grandes.

Daí, serão os R-77 ou R-27ER/T, todos BVR. No pouco provável cenário que os F-5BR escapem de todos os BVR, entrariam num combate WVR com um caça super-ágil e armado com os R-73 + HMS. Mas se ainda assim escaparem, bastaria aos Flanker acelerar, acelerar e acelerar. Ou os F-5BR pousam para reabastecer ou vão cair de pane seca, fora que são bem mais lentos que qualquer Flanker.

Nada garante que os Su-30 saibam que estão sendo atacados. Eles estarão em uma esmagadora inferioridade de informação e de consciência situacional. Decorrente do fato de estarem sobre território hostil, sem AEW&C e sendo monitorados por radares do SISDACTA e possivelmente R-99. Isso implica que há sim possibilidade deles serem engajados por ângulos dos quais seus sensores não podem captar outras aeronaves, e assim eles não possam se defender.

Abraços

César

Antoine de Saint-Exupéry
xupacabr@
Avançado
Avançado
Contato:

#85 Mensagem por xupacabr@ » Qui Jun 08, 2006 1:04 am

Escutei ontem na EsCEME que lá pr fim do ano vamos ter um operação aérea conjunta chile, argentina... x,x.x.,x.x e venezuela !

será que até lá chapollin resolveu isso !

Conheça os livros que muitos não querem que você leia:
http://www.livrariabrasil.net
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#86 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Jun 08, 2006 8:58 am

Pessoal, se realmente existi uma compra dos Su-30 pela Venesuela, ,não vão se3r só dois, dois é o numero de aeronaves que irão fazer a tal exibiçção, claro que seria pelo menos um esquadrão, onde podemos por ai pelo menos 12 caças.

E 12 flanker, ,contra 53F-5M sem misseis BVR eu sou mais os flanker!!

_______________________________________________.
Degan
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por Degan » Qui Jun 08, 2006 9:20 am

Unas preguntas….

¿SISDACTA ya está operativo totalmente?.

¿Qué áreas de Brasil cubre realmente hoy…?.

¿Cuántos R-99 hay en servicio hoy en la FAB?.

Saludos cordiales,

Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#88 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 08, 2006 9:29 am

Mas o Piloto não esta em Produção, nem técnicos, mecânicos e etc...
Somente 2 não tem importância nenhuma, o mesmo que nada.

Você não leu que ja tem pessoal venezuelano na Rússia sendo treinado?

Pois é...

--------------

Olha, eu acho que quem esta dizendo que é conversa fiada, vai se dar muito mal. Eu tenho quase certeza que os Su-30 viram. Se serão MKI eu não sei, mas serão os melhores caças da AS com certeza.

Esse negócio de 2 caças, isto será uma demonstração. A Venezuela contará no mínimo com 2 esquadrões de Su-30. Em acho até que em pouco tempo eles terão 2 esquadrões.

-------------
Quero que a Venezuela recebe esses Su-30.
Quero que o Peru modernize seus MIG-29.
Quero que o Chile dobre sua frota de F-16.
Quero que o Uruguai pegue os F-16MLU de Portugal.
Quero que a Argentina pegue os F-18 do AMARC.
Quero que a FAB acorde.

Por isto ja tem revistas especializadas em aviação, dizendo que poderemos adiar o FX. Eu li uma resposta dizendo que devido ao aumento de tensões no continente, mudança da geopolítica, a FAB pode adquirir aeronaves mais antigas de forma direta e adiar o FX.

Para mim, isto significa em vez de Rafale, M2000 ou em vez de Su-37, Su-27. Sendo a primeira opção a mais credivel. O interesse da FAB em 2 esqudrões na Amazônia e tudo mais.

Então, se a FAB comprar + 2 esquadrões de m2000 e modernizar todos para -5Mk2 ja estariamos bem servidos.

----------------

A FAB com F-5M pode vencer os Su-30. Obviamente os Su-30 são plataformas muito superiores e contam com eletrônica superior também. Mas dependendo do controle situacional a FAB pode vencer.

Hoje a FAB teria muita dificuldade em abater um Su-30, isso acontece devido a falta de armamento BVR. Agora, quando chegarem os Derby os F-5M vetorados pelo Cindacta IV e pelos R-99A podem causar problemas aos super-flankers.

Mesmo desprovidos de AW&C´s os super-flanker também podem complicar, ja que contam com radares muito potentes e armamento de longo alcance. Mísseis ar-ar com mais de 100 km de alcance não é pra qualquer um.

Devido ao grande alcance, a Venezuela poderia projetar poder aéreo em vários países, inclusive no norte do Brasil. Um esquadrão de m2000-5Mk2 será necessário no norte da amazônia, para manter o equilibrio.

Por isto, gostei da notícia. Espero que esta notícia signifique um incremento no poder da FAB, o qual eu venho dizendo a tempos.
Cerca de 100 aeronaves no mínimo, ou mais. :wink:

talharim
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por talharim » Qui Jun 08, 2006 9:30 am

E 12 flanker, ,contra 53F-5M sem misseis BVR eu sou mais os flanker!!

Vixe,aí é massacre total.
8-]

Não vai restar outra coisa ao governo senão comprar dezenas de Eurofighter Typhoon.

----------------------------------------------------------

Agora com o F-5BR engajando um Su-30MKK os nossos F-5s terian NO máximo uns 3 minutos para engajar o Flanker antes de dar pane seca nas aeronaves......................

Então esse negócio de o R-99 vetorar os F-5s fora do alcance radar dos Flankers fica difícil por causa do gasto de combustível que os F-5s teriam.

E a cabeça explosiva do Piranha tem TNT suficiente para derrubar um caça enorme como o Flanker ? Na maioria das condições apenas pequenos danos...........

Cesar escreveu :

Talharim, você deve saber melhor do que eu que mísseis de guiagem IR são passivos, e portanto não fornecem alerta à aeronave adversária de seu disparo. Nessa situação, a incrível contra-medida dos Su-30 é anulada

César,a tecnologia anda muito depressa..................o Su-30 possui Infrared Decoy e Infrared Countermeasure.

Cara,sinceramente falando...........honestamente mesmo.......eu acho um tremendo suicídio ataque Kamikaze mesmo um F-5BR tentar atacar com Piranha e Phyton-3 um caça do porte do Su-30.

SE a Venezuela realmente comprar um esquadrão de Flankers SE existir vida inteligente na FAB ela deveria desistir da modernização dos F-5s e comprar imediatamente um caça do porte de um F-15K.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#90 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 08, 2006 9:44 am

Unas preguntas….

¿SISDACTA ya está operativo totalmente?.

Parece que ja está totalmente operativo. Deve haver algumas áreas cegas, mas nada muito importante. Em uma invasão, seriam detectados.

¿Qué áreas de Brasil cubre realmente hoy…?.

Temos Cindacta I até o IV, se não me engano. Cada um cobre uma região. Todo o país está coberto por vigilância radar.

¿Cuántos R-99 hay en servicio hoy en la FAB?.

Temos 5 R-99A AW&C´s e 3 R-99B Sensoriamento Remoto.

Responder