Portugal- Necessidade de draga-minas ?
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
- Nem o Canadá se desfez da capacidade embarcada de guerra de minas.
E, para que conste, é uma flotilha da OTAN, que tem naturalmente acesso às cartas dos nossos portos, que vem cá de vez em quando treinar a desminagem dos mesmos (faz lembrar aquela do aluno que não quer estudar, e que se "cola" ao colega de de carteira, mas enfim...deixa para lá ) .
O facto é que tais navios são necessários, se bem que não prioritários, face a outras necessidades da Armada.
Já agora, na 1ª Guerra do Golfo, muitos analistas consideraram que a Armada Norte-Americana e Britânica pagaram o preço por não terem usado draga/caça-minas (houve rombos em alguns cascos), na 2ª Guerra do Golfo a lição já tinha sido aprendida, o desembarque dos princípais meios não se fez sem que primeiro os "varredores de minas" entrassem em acção.
O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
- P44
- Sênior
MARINHA DOS EUA
CLASSE AVENGER
The Avenger hull is constructed from wood and covered with fibreglass, giving it flexibility, strength and a low magnetic signature.
MCM-1 Avenger
MCM-2 Defender
MCM-3 Sentry
MCM-4 Champion
MCM-5 Guardian
MCM-6 Devastator
MCM-7 Patriot
MCM-8 Scout
MCM-9 Pioneer
MCM-10 Warrior
MCM-11 Gladiator
MCM-12 Ardent
MCM-13 Dextrous
MCM-14 Chief
http://www.navsource.org/archives/11/12idx.htm
......................
CLASSE OSPREY
MHC-51 Osprey
MHC-52 Heron
MHC-53 Pelican
MHC-54 Robin
MHC-55 Oriole
MHC-56 Kingfisher
MHC-57 Cormorant
MHC-58 Black Hawk
MHC-59 Falcon
MHC-60 Cardinal
MHC-61 Raven
MHC-62 Shrike
http://www.navsource.org/archives/11/04idx.htm
CLASSE AVENGER
The Avenger hull is constructed from wood and covered with fibreglass, giving it flexibility, strength and a low magnetic signature.
MCM-1 Avenger
MCM-2 Defender
MCM-3 Sentry
MCM-4 Champion
MCM-5 Guardian
MCM-6 Devastator
MCM-7 Patriot
MCM-8 Scout
MCM-9 Pioneer
MCM-10 Warrior
MCM-11 Gladiator
MCM-12 Ardent
MCM-13 Dextrous
MCM-14 Chief
http://www.navsource.org/archives/11/12idx.htm
......................
CLASSE OSPREY
MHC-51 Osprey
MHC-52 Heron
MHC-53 Pelican
MHC-54 Robin
MHC-55 Oriole
MHC-56 Kingfisher
MHC-57 Cormorant
MHC-58 Black Hawk
MHC-59 Falcon
MHC-60 Cardinal
MHC-61 Raven
MHC-62 Shrike
http://www.navsource.org/archives/11/04idx.htm
Triste sina ter nascido português
- P44,
Creio que a classe "Osprey" é similar à Italiana "Lerici", posso estar equívocado, mas creio que os Estados Unidos compraram o projecto aos Italianos.
A classe "Avenger" (não sei porquê de repente lembrei da Diana Rigg ), creio ser uma classe de navios destinados a operar em águas profundas .
- P44
- Sênior
JLRC escreveu:P44 escreveu:
CLASSE OSPREY :
MHC-51 Osprey
MHC-52 Heron
MHC-53 Pelican
MHC-54 Robin
MHC-55 Oriole
MHC-56 Kingfisher
MHC-57 Cormorant
MHC-58 Black Hawk
MHC-59 Falcon
MHC-60 Cardinal
MHC-61 Raven
MHC-62 Shrike
Os MHC-51 Osprey, MHC-54 Robin, MHC-55 Oriole e MHC-59 Falcon vão ser descomissionados.
Mais uma OPORTUNIDADE que vamos deixar passar
- Charlie Golf
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Meus amigos, desculpem ser o pessimista/realista de serviço mas porque insistem numa questão que, pura e simplesmente, não existe?
Não há qualquer intenção de dotar novamente a nossa Armada de capacidade de caça e colocação de minas. É um assunto que foi definitivamente enterrado no início da década de 1990 pelo governo do então Primeiro-Ministro Cavaco Silva. E não é agora, muito menos, que a situação irá mudar.
Não há qualquer intenção de dotar novamente a nossa Armada de capacidade de caça e colocação de minas. É um assunto que foi definitivamente enterrado no início da década de 1990 pelo governo do então Primeiro-Ministro Cavaco Silva. E não é agora, muito menos, que a situação irá mudar.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
-
- Avançado
- Agradeceram: 3 vezes
nao temos nenhuma ameaça para ter que manter uma frota de draga-minas
1° porque caso seja necessario para defesa do continente, temos os mergulhadores com seus botes...
2° e sempre possivél em missoes OPEX uma fragata levar um destacamento de mergulhadores
o Draga Minas era util no tempo da Guerra Fria porque os russos tinham muitos submarinos capazes de minar... com o fim da exURSS nao faz sentido gastar verbas nesse sector...
emfim existe sempre nostaligicos eu tenho saudades da Artilharia da Costa
1° porque caso seja necessario para defesa do continente, temos os mergulhadores com seus botes...
2° e sempre possivél em missoes OPEX uma fragata levar um destacamento de mergulhadores
o Draga Minas era util no tempo da Guerra Fria porque os russos tinham muitos submarinos capazes de minar... com o fim da exURSS nao faz sentido gastar verbas nesse sector...
emfim existe sempre nostaligicos eu tenho saudades da Artilharia da Costa
cumprimentos
- Olha que não é tanto assim Miguel, por algum motivo os Draga/Caça-Minas continuam a ser usados
Se pretenderes remover minas do Oceano, imagina um campo de minas, só com mergulhadores e Fragata não vais lá
Por outro lado não é uma unidade muito cara, e é acima de tudo durável
A Marinha sabe disso, e teve nos seus planos a aquisição de 4 unidades
Uma organização terrorista se quiser até pode minar um porto, ou uma linha de navegação
As minas são de obtenção relativamente acessível, esperamos todos que esta probabilidade seja bastante reduzida, mas não faz mal nenhum ter essa capacidade embarcada.
Pessoas que percebem mais disto do que nós os dois já apontaram essa mesma falha na "Revista de Marinha", se conseguires encomendar, ou assinar aí em Paris essa publicação aconselhava-te a fazê-lo
Editado pela última vez por Raul Neto em Seg Out 31, 2005 12:25 pm, em um total de 3 vezes.
- P44
- Sênior
-
- Sênior
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
- P44
- Sênior
Ricardo Rosa escreveu:Boa tarde a todos,
Estimados companheiros de além-mar. Pelo que eu pude notar, essa necessidade é aparente nas duas marinhas (portuguesa e brasileira). Será que é tão difícil um acordo de cooperação entre os dois países para a construção destes meios? Deixo essa pergunta no ar.
Abraços.
Prezado Ricardo
Acho que só depende da vontade (neste caso, da FALTA DELA) dos nossos governantes.
Uma cooperação Brasil-Portugal seria muito boa, na minha opinião.
Apenas lamento a falta de visão de quem nos (des)governa, meu amigo!
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Tudo o que eu disse agora será repetitivo e redundante, se o voltasse a dizer.
Tirando o Miguel, todos achamos que é necessária esta valência, o que torna ainda mais incompreensível a destreza com que os Governos, com o conluio silencioso da Armada para que essa valência tenha sido abandonada.
Mas para o Miguel, que com o devido respeito, acho-o mal informado sobre o que a nossa Escola de Mergulhadores pode fazer sem meios, acho que deveria pensar como é que mergulhadores a bordo de uma fragata ou outra embarcação poderiam desminar a barra do Tejo ou outro outro da costa sem navios especialmente dedicados a essa tarefa?
Se afirma que Portugal não tem ameaças, então para quê termos FA's?
Tirando o Miguel, todos achamos que é necessária esta valência, o que torna ainda mais incompreensível a destreza com que os Governos, com o conluio silencioso da Armada para que essa valência tenha sido abandonada.
Mas para o Miguel, que com o devido respeito, acho-o mal informado sobre o que a nossa Escola de Mergulhadores pode fazer sem meios, acho que deveria pensar como é que mergulhadores a bordo de uma fragata ou outra embarcação poderiam desminar a barra do Tejo ou outro outro da costa sem navios especialmente dedicados a essa tarefa?
Se afirma que Portugal não tem ameaças, então para quê termos FA's?