Aviação Civil da Rússia

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#76 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 09, 2024 3:50 pm

Até 2030,está planejado substituir completamente as aeronaves estrangeiras por aeronaves russas,mas antes disso serão necessários reparos.
Com o nível de produção esperado para os Ilyushin, Tupolev e Irkut (MS-21 e SJ-100) que até agora se vinculou, é praticamente impossível fazer tal substituição na íntegra.
O MS-21 só entrará em produção a partir de 2025 ou 2026, enquanto o IL-96M sequer será fabricado em quantidades, não contando com compras das empresas aéreas russas. O SJ-100 finalmente voou com apenas sistemas russos, mas mesmo assim ele atende apenas a um nicho específico, e que tende a se concentrar na parte ocidental do país, onde está a maior parte da população. No resto do país ele não se cria.
Mesmo que estes, e outros, modelos sejam tirados do papel daqui a dois anos, as linhas de produção russas estão muito longe de terem capacidade de oferecer números que justifiquem a afirmação acima.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#77 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 4:17 am

Estava aqui fazendo umas contas de padaria, e obtive a seguinte conclusão: para substituir totalmente no curtíssimo prazo todos os aviões ocidentais no país, pelo menos os narrow body que são a maioria, Irkut e Tupolev seriam obrigadas a produzir nada menos que dois ou três aviões por semana a fim de atender as demandas das empresas domésticas russas. Me refiro a MC-21-300 e Tu-214.

Como estas empresas estão muito longe de conseguir tal feito, é provável que o prazo de 2028 seja ultrapassado por larga margem.

Existem hoje na Rússia algo entre 200 e 250 jatos de corredor único operando. Algumas fontes falam em 300 unidades ou pouco mais. Considerando Boeing e Airbus

Os jatos da Embraer são poucos e mal chegam à casa das dezenas.

Com 8 a 12 aviões mensais, os dois modelos acima teriam alguma chance de terminar a presente década como os vetores predominantes ou absolutos na aviação comercial russa. Mas é preciso reconhecer que hoje as empresas aéreas russas sequer tem encomendas que justifiquem este nível de produção.

Além da questão econômica, invariavelmente muitas das empresas tem se mostrado um tanto refratárias a estas compras, de modo que o governo tem tido certa dificuldade em entubar as mesmas em relação ao produto caseiro.

Por fim, ainda vai ficar faltando ampliar a oferta de versões do MC 21, o que não deve acontecer tão cedo, a fim de cobrir as demandas existentes que a versão -310 e Tu-214 não cobrem, ou não são adequadas. Principalmente no que diz respeito a rotas mais longas e que ligam a parte oriental do país.

Resta aguardar e ver como, e se, MC21-310 e Tu-214 conseguem amainar as já muito duras condições de operação comercial da aviação russa. Mesmo que a conta gotas.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#78 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 4:33 am

No longo prazo o MC 21 será o único modelo narrow body produzido na Rússia.

Se o país voltar a crescer na próxima década nas mesmas taxas anteriores a 2022, muito provavelmente a sua linha de produção terá de ser mantida em níveis muito elevados para o padrão industrial russo atual.

Isto deve se complicar um pouco mais tendo em vista o necessário desenvolvimento das versões -200 e -400 de série, que trará maiores exigências às linhas de produção, muito provavelmente já saturadas com a montagem e entregas da versão -310.

Manter um padrão de montagem de pelo menos 4 aviões por mês, penso, é o mínimo que se pode aventar como necessário a atender os pedidos das empresas russas e eventuais exportações. E mesmo assim ainda é um ritmo muito baixo. Mas um salto gigantesco em relação ao sistema atual.

Mesmo que a Irkut entregue uma aeronave de cada modelo mensalmente ainda assim seria uma medida insuficiente tendo em vista a demanda interna de um mercado em franca retomada econômica. E que ainda tem muito para crescer.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#79 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 18, 2024 2:25 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#80 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 20, 2024 4:38 pm

Superjet se tornará Yakovlev

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/05/sj-100-97005-flight_2.jpg

https://www.cavok.com.br/superjet-se-tornara-yakovlev

Uma mais que justa, honesta e muito bem vinda homenagem.
Afinal, Yakolev é um nome muito mais conhecido e reconhecido no mundo do que Irkut ou outro qualquer.
Agrega valor, e muito, aos produtos russos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#81 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 12, 2024 4:49 pm

Testes de voo de certificação da aeronave SJ-100 começaram em Zhukovsky

O primeiro protótipo da aeronave SJ-100 decolou pela primeira vez a partir do Centro de Teste de Voo de Zhukovsky, após voar de Komsomolsk-on-Amur e passar por verificações e testes de solo. Os voos serão realizados como parte de testes de certificação de voo no âmbito do programa de substituição de importações.

https://www.cavok.com.br/testes-de-voo- ... -zhukovsky

Uma coisa é certa. A aviação comercial russa não morreu, e ao contrário do que se esperava, uma implosão natural e latente da indústria aeronáutica no país, bem, a notícia acima fala por si mesma.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9623
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 297 vezes
Agradeceram: 615 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#82 Mensagem por Suetham » Qua Jun 12, 2024 8:47 pm

BREAKING

Iran and Russia are willing to jointly produce passenger planes and talks are underway to include more countries — Iran's Tech Minister
Uma coisa interessante sobre o Irã:
https://www.tasnimnews.com/en/news/2024 ... n-minister
Iranian Transport Plane to Be Operational Soon: Minister




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#83 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 13, 2024 7:11 pm

Por mim eu não iria achar ruim fabricar por aqui os MC-21 e versões, com a devida ocidentalização.
É só chamar eles de E-Jet E-3 que está tudo em casa. Quero ver quem vai encampar o bicho.
Os muitos clientes da Embraer e um monte de gente mundo afora iria adorar.
Se os engenheiros da Embraer conseguissem colocar as mãos no projeto do avião russos, com certeza iria sair algo muito melhor das linhas de produção por aqui.
Daria inveja até aos russos. :twisted:




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#84 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 13, 2024 7:13 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#85 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 17, 2024 2:03 pm

Tu-214 russo completa primeiro voo como “laboratório voador” para substituição de componentes importados

https://www.cavok.com.br/tu-214-russo-c ... importados

Uma aeronave Tu-214, produzida pela Kazan Aviation Plant, uma filial da Tupolev JSC sob a United Aircraft Corporation (UAC), completou seu primeiro voo após ser restaurada à aeronavegabilidade. A aeronave destina-se a ser usada como um “laboratório voador” para testar vários componentes e sistemas de bordo como parte do programa abrangente de substituição de importações da Rússia, e para a modernização e desenvolvimento adicional da plataforma Tu-214.

Devagarinho as coisas estão saindo do lugar. Devagar e sempre.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#86 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2024 1:15 pm



Notícia boa e ruim para os programas aeronáuticos comerciais civis russos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#87 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2024 1:21 pm

A meu ver, a Aeroflot tem muito mais a ganhar barganhando com a UAC o desenvolvimento e prontificação da família do MC-21 em suas três versões atuais do que variando a frota como foi proposto apenas para sustentar os investimentos na modernização dos Tupolev e Yalokev, que tem lá também seus usuários e interessados.

O MC-21 precisa avançar de forma mais célere e as futuras versões necessariamente virão à luz tão mais breve quanto houverem empresas interessadas em comprar os mesmos. Este pode ser o papel da Aeroflot, que não por acaso é a maior empresa de transporte aéreo do país, com uma frota bastante condizente para o emprego de todos os MC-21.

Apenas para atender as necessidades da gigante russa seriam necessários mais de 300 aeronaves, o que por si só garante bom muito tempo a linha de produção e os investimentos no projeto do avião russo.

Vamos ver se estes cancelamentos ficam por isso mesmo ou se a Aeroflot vai conseguir peitar o Kremlin.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#88 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2024 2:16 pm





Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37925
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5732 vezes
Agradeceram: 3268 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#89 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2024 2:30 pm



Tudo tem seu preço, e consequências.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9623
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceu: 297 vezes
Agradeceram: 615 vezes

Re: Aviação Civil da Rússia

#90 Mensagem por Suetham » Dom Ago 04, 2024 11:56 am


Empresas bielorrussas participam na produção de componentes para o russo Tu-214




Responder