Guerra na Selva
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Guerra na Selva
Ué, então porque eles não fizeram antes, não vele nada o que fazem ou fizeram até agora? E só por isso o EB pode ser considerado mais operacional - eis o meu ponto - do que um exército que está combatendo neste exato momento dentro de casa de acordo com as muitas lições que duramente teve de aprender?
Aí o EB que não sabe o que é uma guerra de verdade há quase 80 anos, é mais operacional do que um exército que está lutando há mais de 50 anos, e mesmo hoje ainda luta, porque temos duas ou três OM consideradas como modernas no que fazem?
Qual é o critério afinal? Estou falando de um exército que está em guerra neste exato momento. O que o EB está fazendo agora? Servindo de polícia em Fortaleza? Reprimindo vago dentro de penitenciárias que o poder público não controla? Ou fazendo MMI/ACISO em algum lugar perdido porque o Estado brasileiro não queria fazer o seu dever de casa?
Enfim, temos um exército que tem muitos méritos no campo social e econômico pelas muitas contribuições que tem realizado ao longo da sua história, e isso é inegável e não pode ser reprovado. Mas por outro lado nós temos um vizinho cujas forças armadas estão voltadas integralmente para a operacionalidade militar e exercendo suas missões primárias com tudo o que podem e tem.
O EC hoje no geral possui melhores equipamentos e doutrina de combate do que o EB, seja para a sua infantaria como em outras armas no quesito aprestamento e operacionalidade. Eles estão em guerra. E operam todas as suas missões como reais. Não existe meios termos, ou o nosso famoso me engana que eu gosto.
Dizer que somos melhores só porque em dois casos específicos fizemos algo que eles não fizeram lá atrás - e aí tem de entrar uma análise muito mais amplas dos porquês das decisões tomadas aqui e lá - é no mínimo tornar relativos os argumentos.
Vamos olhar a conjuntura. O EC hoje tem capacidade as quais mesmo longe se serem as ideias, ainda assim são melhores que as nossas. E não digo isso, repito, para denegrir o nosso lado, mas apenas chamando a atenção para o crescimento e melhoria do vizinho, que mal ou bem, tem aprendido com a sua realidade, e evoluído com ela.
abs
Aí o EB que não sabe o que é uma guerra de verdade há quase 80 anos, é mais operacional do que um exército que está lutando há mais de 50 anos, e mesmo hoje ainda luta, porque temos duas ou três OM consideradas como modernas no que fazem?
Qual é o critério afinal? Estou falando de um exército que está em guerra neste exato momento. O que o EB está fazendo agora? Servindo de polícia em Fortaleza? Reprimindo vago dentro de penitenciárias que o poder público não controla? Ou fazendo MMI/ACISO em algum lugar perdido porque o Estado brasileiro não queria fazer o seu dever de casa?
Enfim, temos um exército que tem muitos méritos no campo social e econômico pelas muitas contribuições que tem realizado ao longo da sua história, e isso é inegável e não pode ser reprovado. Mas por outro lado nós temos um vizinho cujas forças armadas estão voltadas integralmente para a operacionalidade militar e exercendo suas missões primárias com tudo o que podem e tem.
O EC hoje no geral possui melhores equipamentos e doutrina de combate do que o EB, seja para a sua infantaria como em outras armas no quesito aprestamento e operacionalidade. Eles estão em guerra. E operam todas as suas missões como reais. Não existe meios termos, ou o nosso famoso me engana que eu gosto.
Dizer que somos melhores só porque em dois casos específicos fizemos algo que eles não fizeram lá atrás - e aí tem de entrar uma análise muito mais amplas dos porquês das decisões tomadas aqui e lá - é no mínimo tornar relativos os argumentos.
Vamos olhar a conjuntura. O EC hoje tem capacidade as quais mesmo longe se serem as ideias, ainda assim são melhores que as nossas. E não digo isso, repito, para denegrir o nosso lado, mas apenas chamando a atenção para o crescimento e melhoria do vizinho, que mal ou bem, tem aprendido com a sua realidade, e evoluído com ela.
abs
Carpe Diem
- dalton romao
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 53 vezes
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 780 vezes
- Agradeceram: 2451 vezes
Quem está dizendo que o EB é mais operacional?FCarvalho escreveu: Qua Fev 26, 2020 12:24 am Ué, então porque eles não fizeram antes, não vele nada o que fazem ou fizeram até agora? E só por isso o EB pode ser considerado mais operacional - eis o meu ponto - do que um exército que está combatendo neste exato momento dentro de casa de acordo com as muitas lições que duramente teve de aprender?
abs
O argumento meu e o do Túlio se resume em dois pontos:
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
O EUA tinha o comando da missão do Haiti e do Congo, junto com França e entre outros. Nós assumimos e em poucos anos resolvemos parte do problema, isso significa que somos mais "operacionais" que o Exército Francês e o Americano? Esse é exatamente o seu argumento.
- dalton romao
- Sênior
Gabriel, dizer que lidamos melhor com guerrilha não é verdade. Os colombianos usam as forças convencionais e forças não convencionais que são os paramilitares. E fazem tem tempo.
- dalton romao
- Sênior
E comparar a experiência do Araguaia com a Colômbia, isso não é comparação. Uma guerrilha de 70 homens mal armados com outra que quando aceitaram o acordo de paz tinham 7000 e chegaram a ter o dobro disso e muito bem equipadas e ainda tem o ELN com mais de 2000
- dalton romao
- Sênior
Foi mal, mandei a mensagem duas vezes. Pequeno vídeo interessante do tempo das FARCs
- gabriel219
- Sênior
Meu velho, é a última vez que pergunto: QUEM disse que somos melhor?dalton romao escreveu: Qua Fev 26, 2020 8:25 am Gabriel, dizer que lidamos melhor com guerrilha não é verdade. Os colombianos usam as forças convencionais e forças não convencionais que são os paramilitares. E fazem tem tempo.
Não é possível!!!
Mais uma vez, o argumento de que "usam a muito tempo e combatem a muito tempo" é tosco, carece de mais estudo e de informação. Estão lutando há mais de 40 anos e tiveram que ceder de forma ridícula pra ter cessar fogo, quando cruzaram a nossa fronteira, foram dizimados.
Editado pela última vez por gabriel219 em Qua Fev 26, 2020 12:03 pm, em um total de 1 vez.
- gabriel219
- Sênior
Já está na hora do DB liberar áudios pra explicar os argumentos, pois parece que somente a escrita não é o suficiente pra entender o óbvio. Eu falo NÃO TEM COMO AFERIR MINIMAMENTE QUEM É MELHOR SOMENTE COM BASE NA VIVÊNCIA EM COMBATE, CASO FOR, A PMERJ É MELHOR QUE A MAIORIA DOS EXÉRCITOS DO MUNDO EM COMBATE URBANO, ou seja, EM MOMENTO ALGUM HÁ NO TEXTO QUE SOMOS MELHORES, APENAS QUE NÓS AQUI FIZEMOS O QUE ELES DEVERIAM TER FEITO.
Logo depois, cita que a comprovação da superioridade do EC sob nós é que eles usam Galil ACE. Ai é sodas demais!
Argumentos contrários ou a favor, teses ou seja lá o que for sempre é bom para melhorar a discussão, mas quando parte para a falácia do espantalho, foge de perguntas - como a que fiz anteriormente - e ainda tenta impor um argumento no seu adversário que ele não citou é pra acabar!
Logo depois, cita que a comprovação da superioridade do EC sob nós é que eles usam Galil ACE. Ai é sodas demais!
Argumentos contrários ou a favor, teses ou seja lá o que for sempre é bom para melhorar a discussão, mas quando parte para a falácia do espantalho, foge de perguntas - como a que fiz anteriormente - e ainda tenta impor um argumento no seu adversário que ele não citou é pra acabar!
- dalton romao
- Sênior
Novamente se equivoca, Gabriel, não é preciso áudios. Na sua colocação, mesmo dizendo que nunca disse que um é melhor que o outro, logo depois você se contradiz, amigo. Olha direitinho o que escreve. Fica muito claro que existe um ufanismo exagerado quando fala das nossas forças e as forças deles. E dizer que as FARCs foram dizimadas no Traíra, desculpa, mas isso é muito exagero. Esses números, pra poder se dizer isso, nunca foram claros. E foram mortos campesinos e mineradores que até poderiam estar dando apoio mas não pertenciam a força de combate principal. Se procurar outras fontes sobre o episódio vai ver isso
- dalton romao
- Sênior
pra demosntrar que existem contradições com relação ao episódio do Rio Traíra aí vai reportagem.
http://www.ipsnoticias.net/2000/06/dere ... lombianos/
http://www.ipsnoticias.net/2000/06/dere ... lombianos/
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6506 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
dalton romao escreveu: Qua Fev 26, 2020 8:32 am E comparar a experiência do Araguaia com a Colômbia, isso não é comparação. Uma guerrilha de 70 homens mal armados com outra que quando aceitaram o acordo de paz tinham 7000 e chegaram a ter o dobro disso e muito bem equipadas e ainda tem o ELN com mais de 2000
Não creio que tenhas percebido mas estás validando eloquentemente o meu ponto fulcral: nem guerrilhas nem o crime organizado começam com números massivos (7k, o dobro disso, 2k combatentes treinados), ou seja, é muito mais fácil arrancar com as mãos limpas a pequena e frágil primeira RAIZ (com seu punhado de gatos pingados) e prevenir novos focos do que ir deixando crescer e depois ter que tentar derrubar, nem que seja a facão, uma floresta inteira, que é no que vai virar, se deixar. Ou seja, tentas comparar um trabalho que foi (muito) bem feito, a hora e a tempo, com outro que não o foi e, assim, de simples PROFILAXIA teve que virar na impossível erradicação de uma EPIDEMIA! É o que quero dizer na afirmativa "um Exército FEZ, o outro NÃO".
Os resultados estão à vista de todos, daí me vem o cupincha véio - e turrão
- @FCarvalho pagar que o EC é FODÃO na selva e o EB um pobre coitado com meia dúzia de BIS com uns FAL caindo de véios; vamos a um rápido what if? Bueno, se o EB tivesse sido RELAPSO e deixado a coisa andar pra ver que bicho dá, aquele punhadinho no Araguaia teria se tornado numeroso e forte, depois outros focos teriam surgido em outros pontos e também se fortalecido, e isso seguiria acontecendo até que quem não gosta de comunistas (não é difícil não gostar, eu mesmo sou assim e nem tem guerrilha aqui
) e cansou de esperar pelo EB fazer alguma coisa acaba se juntando, armando, treinando e está completa a "receita Colombiana": uma miríade de combates onde nenhuma Força do Estado toma parte, é guerrilheiro "de esquerda" contra paramilitar "de direita" (a comparação com o Rio volta a ser mandatória: é trafica querendo tomar o território de outro trafica e no meio a "milícia" que também é trafica querendo tomar o território dos demais).
Num caso assim, chegando ao ponto, como aconteceu na Colômbia (e acontece em uns morros do Rio) de o Estado perder a Soberania sobre parte de seu território para "movimentos" e querer/ter que recuperar, podes apostar que o EB teria Exércitos de Selva (I, II, III) inteiros, com Artilharia, mísseis, Avex orgânica & quetales, e o Infante não estaria marcando passo com Fz antigo (FAL) ou problemático (IA-2), ia ter o que de melhor estivesse à venda, tipo HK-416/417, SCAR e por aí vai.
Seríamos então OS FODÕES?
Os resultados estão à vista de todos, daí me vem o cupincha véio - e turrão
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Num caso assim, chegando ao ponto, como aconteceu na Colômbia (e acontece em uns morros do Rio) de o Estado perder a Soberania sobre parte de seu território para "movimentos" e querer/ter que recuperar, podes apostar que o EB teria Exércitos de Selva (I, II, III) inteiros, com Artilharia, mísseis, Avex orgânica & quetales, e o Infante não estaria marcando passo com Fz antigo (FAL) ou problemático (IA-2), ia ter o que de melhor estivesse à venda, tipo HK-416/417, SCAR e por aí vai.
Seríamos então OS FODÕES?
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- dalton romao
- Sênior
primeiro quero corrigir o meu ufanismo exagerado, ufanismo já é um exagero e depois vamos lá de novo, Tulio, o que postei e que está dando essa discussão foi que temos muito que aprender com as FARCs e com o ELN se quisermos avançar em uma guerra de resistência. pro bem ou pro mal, os caras resistem, ou resistiram ao exército e as milícias por quase 50 anos, ou isso. com relação ao exército ter acabado antes dos focos se multiplicarem por aqui nos anos 70, beleza, mas, aí o FCarvalho tem razão e também, na minha opinião, o o exército colombiano é muito mais experiente do que o nosso em guerra na selva. é só isso
- gabriel219
- Sênior
É mesmo? Esperai ai:dalton romao escreveu: Qua Fev 26, 2020 1:10 pm Novamente se equivoca, Gabriel, não é preciso áudios. Na sua colocação, mesmo dizendo que nunca disse que um é melhor que o outro, logo depois você se contradiz, amigo. Olha direitinho o que escreve. Fica muito claro que existe um ufanismo exagerado quando fala das nossas forças e as forças deles. E dizer que as FARCs foram dizimadas no Traíra, desculpa, mas isso é muito exagero. Esses números, pra poder se dizer isso, nunca foram claros. E foram mortos campesinos e mineradores que até poderiam estar dando apoio mas não pertenciam a força de combate principal. Se procurar outras fontes sobre o episódio vai ver isso
Isso que dá comentar somente lendo os posts que você concorda. Agora diga que estou mentindo ou que foi uma edição minha.gabriel219 escreveu: Dom Fev 23, 2020 11:58 pm Então deve ser o suprassumo do conhecimento utilizar tropas convencionais contra forças irregulares, tentando combater de forma convencional com tropas anti-convencionais.
Onde aprendi, a melhor arma contra Forças Irregulares são outras Forças Irregulares, não Forças Convencionais. Nós, meros "bom de teoria e fracos de prática", na primeira que precisamos, usamos Tropas não-convencionais e foi um sucesso estrondoso, de lá pra cá muita coisa foi alterada com as perspectivas anteriores e prognósticos da Operação Traíra. Mas ainda sim os Colombianos são superiores...
Deve ser algo tão melhor que nós que tiveram um conflito por 40 anos, sem resolver e ainda só teve cessar fogo num acordo pra lá de vergonhoso.
Falando sério, não há nem como aferir de forma minimamente crível. É o mesmo que dizer que a PMERJ é melhor em combate urbano que o Exército, só porque troca tiros diariamente em favelas.
Realmente precisamos dos áudios e vídeo aulas, para forçar a ler um argumento que irá rebater.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6506 vezes
- Agradeceram: 6874 vezes
- Contato:
dalton romao escreveu: Qua Fev 26, 2020 2:12 pm primeiro quero corrigir o meu ufanismo exagerado, ufanismo já é um exagero e depois vamos lá de novo, Tulio, o que postei e que está dando essa discussão foi que temos muito que aprender com as FARCs e com o ELN se quisermos avançar em uma guerra de resistência. pro bem ou pro mal, os caras resistem, ou resistiram ao exército e as milícias por quase 50 anos, ou isso. com relação ao exército ter acabado antes dos focos se multiplicarem por aqui nos anos 70, beleza, mas, aí o FCarvalho tem razão e também, na minha opinião, o o exército colombiano é muito mais experiente do que o nosso em guerra na selva. é só isso
Primeiro eu quero dizer que já postei sobre isso de "resistência" lá atrás, com fundamentação Geopolítica e tudo, e até hoje só vejo EVASIVAS, ninguém entende ou sequer tenta entender o meu ponto (se é que ao menos leram) e ripostar, se achar que está errado; até "o Fz deles é melhor do que o nosso" vale, isso é TERGIVERSAR, não DEBATER, cupincha, e digo isso com respeito mas é verdade. Segundo, só "resistiram" porque lhes foi permitido crescer, ou acabariam igual à alegre tchurminha do Araguaia. Por fim, o EC tem mesmo MUITO mais experiência de combates em grande escala do que o nosso na selva porque, pela DESÍDIA, não lhe restou opção: onde o nosso foi lá e liquidou a fatura de uma vez eles foram deixando rolar, taí o resultado...
PS.: se as FARC/ELN fossem isso tudo de exemplo de como um País resiste ao imperialismo do Grande Satã na selva, o que diabos teria ido fazer o então PR Lula lá no Vietnã com Oficiais do EB, se tem exemplo tão melhor nas vizinhanças? Era só entregar o CIGS a essa cambada e hoje não ia ter pra ninguém, a Guiana Francesa seria hoje a Guiana Brasileira.
PS.: se as FARC/ELN fossem isso tudo de exemplo de como um País resiste ao imperialismo do Grande Satã na selva, o que diabos teria ido fazer o então PR Lula lá no Vietnã com Oficiais do EB, se tem exemplo tão melhor nas vizinhanças? Era só entregar o CIGS a essa cambada e hoje não ia ter pra ninguém, a Guiana Francesa seria hoje a Guiana Brasileira.
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- gabriel219
- Sênior
dalton romao escreveu: Qua Fev 26, 2020 2:12 pm primeiro quero corrigir o meu ufanismo exagerado, ufanismo já é um exagero e depois vamos lá de novo, Tulio, o que postei e que está dando essa discussão foi que temos muito que aprender com as FARCs e com o ELN se quisermos avançar em uma guerra de resistência. pro bem ou pro mal, os caras resistem, ou resistiram ao exército e as milícias por quase 50 anos, ou isso. com relação ao exército ter acabado antes dos focos se multiplicarem por aqui nos anos 70, beleza, mas, aí o FCarvalho tem razão e também, na minha opinião, o o exército colombiano é muito mais experiente do que o nosso em guerra na selva. é só isso
Quando é a favor do que você defende, você utiliza exemplos históricos, mas quando é sobre o nosso lado "ah, dizimamos eles, beleza", mas eles ainda são melhores, já que tomam peada há 50 anos e só resolveram com um cessar fogo ridículo, dando tudo que as FARC queria.
Deve ser alguma estratégia de combate avançada demais para nós, pois eu não consigo entender.