PRONAE

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: PRONAE

#76 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jan 17, 2018 4:11 pm

FCarvalho escreveu:A própria SAAB já afirmou que a versão naval do Gripen teria seu desempenho bastante degradando em operações Catobar com rampa.
:?:
CATOBAR não tem rampa...

A propósito, de onde veio essa informação?




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Re: PRONAE

#77 Mensagem por pmicchi » Qua Jan 17, 2018 5:30 pm

Marechal-do-ar escreveu:
pmicchi escreveu:O conceito de porta-avioes de escolta dos EUA que desencadeou vários projetos de "porta-Harriers" na Europa (Invincible, Giuseppe Garibaldi, Principe das Asturias) era um conceito da guerra fria de navio ASW que foi usado improvisadamente pelos britânicos nas Malvinas .
Pode ter sido improviso mas funcionou muito bem, tão bem que decidiram planejar corretamente e agora estão com o Queen Elizabeth, sem improviso.
Apesar de ser um NAe maior, a RN ainda depende muito da USN para operar. Nós não temos um padrinho assim.




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Re: PRONAE

#78 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jan 17, 2018 5:33 pm

pmicchi escreveu:Apesar de ser um NAe maior, a RN ainda depende muito da USN para operar. Nós não temos um padrinho assim.
É verdade, mas não diminui a importância da asa fixa embarcada e explica o desejo da MB em tê-la, o trabalho é encontrar um meio de ter a asa fixa na pequena escala da MB.




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Re: PRONAE

#79 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 17, 2018 9:31 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:A própria SAAB já afirmou que a versão naval do Gripen teria seu desempenho bastante degradando em operações Catobar com rampa.
:?:
CATOBAR não tem rampa...
A propósito, de onde veio essa informação?
Foi mal. Eu sempre me confundo com todas essas siglas. :oops:

Quanto a informação, li em uma revista se bem me lembro. Mas já faz um bom tempo.

Abs




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Re: PRONAE

#80 Mensagem por Crisaman » Qui Jan 18, 2018 11:51 am

Os navios da classe Queen Elizabeth foi uma das maiores mancadas que a RN já deu. São navios de um avião só. Se eles tivessem optado por CATOBAR hoje eles poderiam optar pelo Super Hornet/Growler, F-35C ou Rafale. Poderiam tambem operar E-2 Hawkeye. Agora vão ter que comprar o F-35B custe o quanto custar.




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Re: PRONAE

#81 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 18, 2018 7:27 pm

Gracas a Deus o Sea Gripen Tupiniquim nao virou coisa alguma... imagina s'o, sermos os unicos usuarios disso... :|
———-
INS define Boeing e Dassault como concorrentes finais para o programa de aquisição de 57 caças navais
Posted by E.M.Pinto

[reduzirimagem]http://www.planobrazil.com/wp-content/u ... HIC-2.jpeg[/reduzirimagem]
Imagem – Aviatia.net

Autor:

E. M. Pinto – Plano Brasil

A Marinha Indiana (INS) iniciou oficialmente as discussões com a Boeing Defense e a Dassault Aviation para o mais ambicioso programa da aviação naval da atualidade.

A INS lançará o requisito para por 57 caças multifuncionais para os seus porta aviões. Em 2017 a INS recebeu a proposta de quatro construtores internacionais, entretanto, apenas a Boeing e a Dassault foram confirmadas e estão sendo consideradas. Aparentemente, foram excluídas da lista a SAAB defence que apresentava a proposta do Sea Gripen indiano e a UAC MIG que apresentou o MIG 29K.

O programa denominado Multirole Carrier Borne Fighter (MRCBF), caça multifuncional embarcado em porta aviões, terá na solicitação de proposta (RFP) a condição de que os 57 caças navais a sejam amparados pelo modelo de Parceria Estratégica ainda em 2018. A INS ainda está refinando os requisitos antes de lançar o RFP.

Os caças foram definidos para o lançamento por catapulta (CATOBAR), o que pode confirmar as configurações dos futuros porta-aviões da Índia que atendem pela sigla IAC-2 cuja incorporação é planejada para correr em meados da próxima década.

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Re: PRONAE

#82 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 18, 2018 9:41 pm

A frota aérea indiana como sempre uma verdadeira salada de modelos e logística diferente.
Se os franceses não fizerem nenhuma besteira tem a preferência, já que conseguiram colocar o Rafale na força aérea.
Mas nem tudo são flores para eles por lá.
Ainda tem outros projetos que precisam encontrar termo.


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Re: PRONAE

#83 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 18, 2018 10:30 pm

O que interessa e' que pelo visto os indianos acordaram.

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Re: PRONAE

#84 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 18, 2018 11:34 pm

Carlos Lima escreveu:Gracas a Deus o Sea Gripen Tupiniquim nao virou coisa alguma... imagina s'o, sermos os unicos usuarios disso... :|
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INS define Boeing e Dassault como concorrentes finais para o programa de aquisição de 57 caças navais
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A INS lançará o requisito para por 57 caças multifuncionais para os seus porta aviões. Em 2017 a INS recebeu a proposta de quatro construtores internacionais, entretanto, apenas a Boeing e a Dassault foram confirmadas e estão sendo consideradas. Aparentemente, foram excluídas da lista a SAAB defence que apresentava a proposta do Sea Gripen indiano e a UAC MIG que apresentou o MIG 29K.

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Re: PRONAE

#85 Mensagem por Bolovo » Qui Jan 18, 2018 11:50 pm

FCarvalho escreveu:A frota aérea indiana como sempre uma verdadeira salada de modelos e logística diferente.
Se os franceses não fizerem nenhuma besteira tem a preferência, já que conseguiram colocar o Rafale na força aérea.
Mas nem tudo são flores para eles por lá.
Ainda tem outros projetos que precisam encontrar termo.


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A tal salada logística indiana na verdade não é um problema, mas sim uma necessidade estratégica. Eles adquirem caças dos russos, mas esses também fornecem equipamentos militares para os chineses, seus inimigos para leste. Eles adquirem equipamentos americanos e europeus, mas esses também fornecem equipamentos militares para os paquistaneses, seus inimigos para oeste. Diferente dos indiozinhos daqui, os indianos não confiam em ninguém. Não é a toa que eles tentam desenvolver todo tipo de equipamento militar, de fuzis, a caças e submarinos nucleares. Eles não tem escolha. Não dá para confiar a defesa de seu país em um só fornecedor.




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Re: PRONAE

#86 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 19, 2018 9:58 am

Conheço essa realidade Bolovo, mas há de convir que de uns tempos pra cá eles tem tentado diminuir o mais que possível essas diferenças.

No longo prazo, o que deve haver voando nas ffaa's indianas será um misto de 3 ou 4 modelos, se muito. Serão dois de 5a G, o substituto dos Mig's (todos os modelos) e um caça naval.
Neste cenário o Rafale e o F-18E tem boas chances de abarcar de uma vez só tanto o caça naval como o do novo pau de arara da IAF, que está hora em curso.
O Tejas, bem, ainda vamos ver até onde ele consegue chegar.

Abs




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Re: PRONAE

#87 Mensagem por Crisaman » Sáb Jan 20, 2018 12:56 am

Na minha opinião o F-18 leva. Os indianos estão desfrutando de muito boas relações com os Estados Unidos e particularmente com a Boeing. Enquanto que com a Dassault só se incomodaram.




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Re: PRONAE

#88 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 20, 2018 1:03 am

O F-18E como caça naval padrão e low na IAF até que seria algo bem interessante. Inclusive pelas facilidades logísticas proporcionadas.
Mas vamos ver se os americanos tem cacife para tanto.

Abs




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Re: PRONAE

#89 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Jan 20, 2018 9:09 am

Crisaman escreveu:Na minha opinião o F-18 leva. Os indianos estão desfrutando de muito boas relações com os Estados Unidos e particularmente com a Boeing. Enquanto que com a Dassault só se incomodaram.
Já acredito no Rafale. Os indianos não se notabilizam por escolhas inteligentes e gostam de sofrer (sadomasoquismo escancarado).


Abraços,

Wesley




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Re: PRONAE

#90 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2018 10:01 pm

Apenas para atentar um detalhe sobre o Nae INS Vicrant, ele tanto pode ser adaptado para operação CATOBAR, como também, para NPM. Precisa apenas definir as condições e caraterísticas que se quer. E claro, os custos.

abs.




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