Fx em 2007!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#76 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Dez 20, 2004 9:05 pm

Finken, pousar em estrada é condição mínima para qualquer caça russo desde a IIGM, portanto, o gripen não faz nada demais neste quesito. Geopoliticamente falando, estaríamos tendo mais do mesmo, ou seja, neca de tecnologia, neca de participação, neca de licença de fabricação, enfim, mais do mesmo.
Invencível não é, mas que é difícil pacas é!
Sobre EF-2000, Rafale e F-15I, existe uma música antiga que diz: sonho meu, sonho meu... eu um dia entro pro clubinho do +$100 milhões cada um, sonho meu... [018]

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#77 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jan 01, 2005 9:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Finken, pousar em estrada é condição mínima para qualquer caça russo desde a IIGM, portanto, o gripen não faz nada demais neste quesito.

OK, Carlos,

Mas quem é mais capaz para pousar nas NOSSAS (Brasileiras) estradas?!

O Gripen (6,6 Ton vazio), ou o Su-35 (18,4 Ton vazio)?!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#78 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jan 01, 2005 11:50 pm

Mas quem é mais capaz para pousar nas NOSSAS (Brasileiras) estradas?!

O Gripen (6,6 Ton vazio), ou o Su-35 (18,4 Ton vazio)?!

Bom...

Se tentarem faze-lo na Marginal Tietê ou na Fernão Dias saindo de SP, qualquer um que seja o vencedor, com certeza será uma aeronave perdida ou vai parar no quinto dos infernos.

Sobre EF-2000, Rafale e F-15I, existe uma música antiga que diz: sonho meu, sonho meu... eu um dia entro pro clubinho do +$100 milhões cada um, sonho meu...

Se não me engano, Typhoon 2000 está saindo na base dos US$60 mi/unid, o Rafale em torno dos US$55 mi/unid e o F-15E/I/K na base de US$45 mi/unid, logico que muita coisa pode ser acrescentada ou retirada e estes valores podem variar um pouco, não vejo nada de impossível nisto, nosso problema é falta de vontade de nossos políticos para tal.

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#79 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jan 02, 2005 12:48 am

Plinio Jr escreveu:Bom...

Se tentarem faze-lo na Marginal Tietê ou na Fernão Dias saindo de SP, qualquer um que seja o vencedor, com certeza será uma aeronave perdida ou vai parar no quinto dos infernos.

Experimenta pousar ele na BR-101, ou na RS-020, hehehe...

Plinio Jr escreveu:Se não me engano, Typhoon 2000 está saindo na base dos US$60 mi/unid, o Rafale em torno dos US$55 mi/unid e o F-15E/I/K na base de US$45 mi/unid, logico que muita coisa pode ser acrescentada ou retirada e estes valores podem variar um pouco, não vejo nada de impossível nisto, nosso problema é falta de vontade de nossos políticos para tal.

A questão é que esses valores devem ser sem nenhum pacote de armamentos, nem suprimentos.

No F-X, o Su-35 foi oferecido por cerca de US$ 55 Mi, ou um pouco mais, mas ao que tudo indica, com um pacote de suprimentos e armamentos. Senão, não faria sentido comprar o Su-35 por US$ 55 Mi, se poderíamos compar o Rafale pelo mesmo preço, ou melhor ainda, pagar US$ 5 Mi à mais pelo Eurofighter!

E nesse caso, acrescentando um pacote, os preços devem subir muito!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Visitante

#80 Mensagem por Visitante » Dom Jan 02, 2005 8:08 am

Hello!
Quando tempo que não entro este site! Tentei na praia e não entrou! Acho que era por causa do Xp!
Pelo que estou lendo! Acho que deveriam mudar de nome de um avião por aí! É o caso deste aqui! Su-35 Super Flanker deverá passar para: Su-35 Stealth!
É isso mesmo! Su-35 Stealth! :shock:
Estranho não é? Eu também não acreditei mas mendei um e-mail e responderam que estão projetando e mais: O Su-35 não é caca, mas sim um protótipo, e para ser um caca é necessário ter no minimo um lote e aprovacão da forca aerea que aderiu.
Lembrei! Aqui vai o texto que li a reportagem e fiquei pasmo! Inacreditável como os russos são dito como "Sangue-frio" e realmente provaram! :shock: Sabe como? Distribuindo informacões para quem deseja conhecimento, e isso gera um rumor muito grande para quem teve essa iniciativa, isto é, para quem projetou tecnologia...
Aqui vai:
Projeto Su-35 de Stealth

A escala hostil do radar cortou em Su-35s

Os investigadores russian do stealth desenvolveram materiais e técnicas que podem reduzir o cross-section head-on do radar (RCS) de um lutador de Sukhoi Su-35 por uma ordem de valor, halving a escala em que os radares hostis podem o detectar. O grupo de pesquisa - trabalhando com Sukhoi, mas baseado no instituto para Electromagnetics teórico e aplicado (ITAE) no academy russian das ciências em Moscow - executou mais de 100 horas de testar em um reduced-RCS Su-35 e experimentou também com o uso dos plasmas - gáses ionizados - reduzir RCS.

Os fabricantes de avião dos E. U. e do europeu usaram materiais especialmente desenvolvidos reduzir o RCS do avião bàsicamente non-non-stealthy por muitos anos. Os exemplos notáveis incluem o vidro ter e têm modificações do vidro II ao F-16. Entretanto, o trabalho russian nesta área foi undisclosed até que os investigadores de ITAE apresentaram um papel a uma conferência sobre o stealth em Londres em outubro atrasado 2003, que foi organizado pelo centro internacional da qualidade e da produtividade.

De acordo com a apresentação de ITAE, os investigadores russian desenvolveram as ferramentas matemáticas que podem calcular dispersar das configurações complexas do, tais como um Su-35 que carrega uma carga externa cheia do míssil, quebrando o para baixo em facets pequenos e adicionando os efeitos ondas da borda e as correntes de superfície. As antenas são modeladas separada e então adicionadas ao retrato inteiro de RCS.

"um problema do tamanho enorme" é como os investigadores descrevem a entrada Su-35, com um duto reto que forneça a visibilidade direta à cara inteira do compressor do motor. A solução básica deveu aplicar o material absorvente do radar ferro-magnetic (RAM) à cara do compressor e às paredes do duto da entrada, mas esta envolve desafios. A nota dos investigadores: o material não pode ser permitido fluxo de ar ao elevado do constrict ou impedir a operação de sistemas anti-icing e deve suportar fluxos de ar da velocidade e temperaturas até 200ºC. A equipe de ITAE tornou-se e os materiais revestindo testados que se encontram com estes padrões. Uma camada de RAM entre 0.7mm e 1.4mm grosso é aplicada aos dutos e um revestimento de 0.5mm é aplicado aos estágios dianteiros do compressor low-pressure, usando um sistema robotic do pulverizador. O resultado é uma redução 10-15dB na contribuição de RCS das entradas.

O Su-35 modificado tem também um dossel tratado da cabina do piloto que refleta ondas do radar, escondendo a contribuição elevada de RCS dos componentes do metal na cabina do piloto. ITAE desenvolveu um processo do plasma-plasma-deposition para depositar camadas alternas de materiais metálicos e de polímero, criando um revestimento que obstruísse ondas do radio-frequency, é resistente a rachar e a enlouquecer e não prende o calor solar na cabina do piloto. O processo plasma-revestindo é realizado então robotically em uma câmara do vácuo 22m3.

ITAE e seus sócios desenvolveram também a tecnologia do plasma-tipo para aplicar revestimentos cerâmicos à exaustão e ao afterburner. O vídeo da conferência mostrou também o uso de pulverizadores hand-held aplicar a RAM aos mísseis R-27 air-to-air.

ITAE estudou ao menos três técnicas para reduzir a contribuição de RCS da antena de radar, além ao método o mais simples de deflexionar a antena para cima e de tratar ou de encobrir outros componentes. Um destes deve projetar um radome que possa ser comutado de RF-transparente a RF-reflexivo. O interior do radome seria revestido com um sulphide do cádmio ou um material thin-film do semicondutor do selenide do cádmio que mudasse o conductivity quando iluminado com luz visível ou ultravioleta.

Entretanto, o problema de fazer tal película não foi resolvido.

Uma segunda técnica que seja descrita também na literatura ocidental deve colocar uma tela de superfície seletiva da freqüência na frente da antena. Este é a folha-como a tela do metal gravada com as aberturas pequenas que permitem que a energia do RF passe dentro de um waveband estreito, correspondendo a própria freqüência operando-se do radar. Isto reduz RCS, de acordo com ITAE, mas à custa do desempenho do radar.

Entretanto, ITAE tem flight-tested uma tecnologia mais exotic: o uso de uma tela de baixa temperatura do plasma na frente da antena de radar. A ferragem da tela é montada na frente da antena e é transparente ao radar quando desligada.

Quando ativada, a tela absorve alguma energia entrante do radar e reflete o descanso em sentidos seguros sobre todas as faixas do RF mais baixo do que a freqüência da nuvem do plasma. Liga e fora nos dez dos microssegundos, de acordo com ITAE.

No princípio, este é o mesmo que ' o sistema do stealth do plasma que foi desenvolvido reportedly pelo centro de pesquisa científico de Keldysh (parte também do academy) em 1999.

Então, se reivindicou que o sistema, usando um gerador 100kg, poderia reduzir o RCS de todo o avião por duas ordens de valor, ou 20dB. ITAE não tentou desenvolver um sistema do inteiro-avião, mas os investigadores expressaram a vista que seria difícil se aplicar exceto a uma elevado-altura, o avião da baixo-velocidade aerodinamica porque a corrente de ar dissiparia o plasma mais rapidamente do que ele poderia ser gerado.

O papel de ITAE deu também algumas indicações do sentido da tecnologia do stealth para o avião futuro. As facilidades do teste incluem escalas indoor compactas grandes de RCS para modelos em grande escala e escalas ao ar livre do terra-nível com pilões curtos que podem ser usados testar o avião sem redução (melhor que os modelos usados para o pilão dos E. U. testa).

Nos projetos futuros, uma ênfase está nos painéis de pele grandes, complexos, reduzindo o número das aberturas e prendedores mecânicos na pele.

REVISÃO INTERNACIONAL DA DEFESA - JANEIRO 01, 2004

Isso é realmente um espetáculo! Imaginem o brasil operando esse aeronave? Noooossssaaa! :shock:
Isso é formidavel! Nem o f-22 não irá ganhar o russo!
Su-35 Stealth
Que palavrão! Stealth? Noossshaaa! :lol: :D :D [018]
Aí! Quero ver só! Até em 2007... Não sei não, hein?!? Mas acho que vai dar o Su-35 Stealth! Calma EU acho que vai, e se não? Não é?
E acho que é só por hoje!

E Feliz Ano Novo Pro Forum!
E Feliz Ano Novo Pro todos que puderem ler este post!
E que a paz estejam com vocês!
E que esse ano seja repleto de saúde e tanto intelecto!
E Que Deus estejam com vocês nos momentos mais Dificeis deste ano!
E .....

Abracos !
Até mais! [035]
Luis Aurélio, O Grande. [034]

Que a paz não só seja a todos mas sim aqueles que estejam afortunados de tristeza e de pobreza!

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#81 Mensagem por talharim » Dom Jan 02, 2005 10:02 am

Isso é realmente um espetáculo! Imaginem o brasil operando esse aeronave? Noooossssaaa!
Su-35 Stealth

Duvido muito que os Russos possuam esta tecnologia.Os Russos sao ao lado dos Chineses os campeoes em especulaçao!

Nesse quesito os EUA estao anos Luz a frente da Russia.E mais facil a gente ver um F-22 raptor entrar em operaçao(coisa que vai demorar muito para acontecer por causa de corte de verbas e problemas tecnicos) do que a Russia produzir um Utopico SU-35 Stealth.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#82 Mensagem por talharim » Dom Jan 02, 2005 10:05 am

Isso é realmente um espetáculo! Imaginem o brasil operando esse aeronave? Noooossssaaa!
Su-35 Stealth

Duvido muito que os Russos possuam esta tecnologia.Os Russos sao ao lado dos Chineses os campeoes em especulaçao!

Nesse quesito os EUA estao anos Luz a frente da Russia.E mais facil a gente ver um F-22 raptor entrar em operaçao(coisa que vai demorar muito para acontecer por causa de corte de verbas e problemas tecnicos) do que a Russia produzir um Utopico SU-35 Stealth.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Aces High
Intermediário
Intermediário

#83 Mensagem por Aces High » Dom Jan 02, 2005 12:05 pm

Su-35 Stealth

Duvido muito que os Russos possuam esta tecnologia.Os Russos sao ao lado dos Chineses os campeoes em especulaçao![/quote]

-> Só os Russos e Chineses fazem especulação. Os EUA, Israel e UE nunca fazem especulação? Será que preciso lhe lembrar dos "Precisos e eficiente Patriots na I Guerra do Golfo? A "precisão cirurgica no Kosovo", a "Invisibilidade do F-117"......

Nesse quesito os EUA estao anos Luz a frente da Russia.E mais facil a gente ver um F-22 raptor entrar em operaçao(coisa que vai demorar muito para acontecer por causa de corte de verbas e problemas tecnicos) do que a Russia produzir um Utopico SU-35 Stealth.[/quote][/quote]

-> Isso não quer dizer que outros países sejam inferiores a vida toda em um campo de pesquisa. A Russia e a China tomaram outro rumo com relação a capacidade furtiva, diferente de Americanos que simplesmete preferiram sacrificar desempenho e aerodinamica. Eles estão procurando tecnicas matemáticas que contemplem todas os requisitos, sem perda de desempenho, claro pode ser que demore, mas lembre-se do R-73. É a mesma historia ocorrendo novamente........

Run, live to fly,
fly to live, do or die
Run, live to fly,
fly to live. Aces high

Iron Maiden - Aces High
Visitante

#84 Mensagem por Visitante » Dom Jan 02, 2005 6:26 pm

Aces High escreveu:
Su-35 Stealth

-> Só os Russos e Chineses fazem especulação. Os EUA, Israel e UE nunca fazem especulação? Será que preciso lhe lembrar dos "Precisos e eficiente Patriots na I Guerra do Golfo? A "precisão cirurgica no Kosovo", a "Invisibilidade do F-117"......

Nesse quesito os EUA estao anos Luz a frente da Russia.E mais facil a gente ver um F-22 raptor entrar em operaçao(coisa que vai demorar muito para acontecer por causa de corte de verbas e problemas tecnicos) do que a Russia produzir um Utopico SU-35 Stealth.[/quote][/quote]

-> Isso não quer dizer que outros países sejam inferiores a vida toda em um campo de pesquisa. A Russia e a China tomaram outro rumo com relação a capacidade furtiva, diferente de Americanos que simplesmete preferiram sacrificar desempenho e aerodinamica. Eles estão procurando tecnicas matemáticas que contemplem todas os requisitos, sem perda de desempenho, claro pode ser que demore, mas lembre-se do R-73. É a mesma historia ocorrendo novamente........[/quote]

Nossa! Quando preconceito ao relacão dos russos! Poxa! Eles estão fazendo um trabalho inedito e até pouco melhor do que os norte americanos em questão de prejudicar aerodinamicamente!
E tambem acho uma boa ideia e são simples ao relacão do Stealth...
Tão simples é tão Complicado pros ocidentais!...
A sorte não protege aquele que tem um avião defasado como o mirage br e vejo que é inutil protoger com um avião pequeno como o F-5 é necessario ter muito avião para proteger do que um avião grande, que é pouco e protege por muito mais tempo do que os pequenos!
Até mais! :wink:

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#85 Mensagem por VICTOR » Dom Jan 02, 2005 11:03 pm

su-35 stealth

Esse é um texto que fala sobre revestimentos RAM nas turbinas e sobre telas de plasma na antena do radar. Tradução horrível, feita por algum babelfish. Alguém já postou esse mesmo texto com uma tradução melhor aqui, há algum tempo.

Mas nada tão "stealth" a ponto de ser comparado a F/A-22, B-2 ou F-117. As palhetas de turbinas revestidas são coisa velha, usada em B-1, F-16 e F/A-18. E o escudo de plasma na antena do radar está em desenvolvimento, mas longe de ser operacional.

Não é um escudo ao redor da aeronave, ao estilo Star Wars, como alguém pode pensar.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#86 Mensagem por Slip Junior » Seg Jan 03, 2005 3:47 am

Eu ouvi dizer que o escudo de plasma será oferecido para a FAB pelo consórcio Rosoboronexport-Avibrás dentro de um pacote que inclui também armas ar-ar de raio-laser, capacidade de operação embaixo da água e controle de vôo por pensamento. :wink: :)

Mas falando sério: essa história de escudo de plasma é tão velha e mal contada que para mim já perdeu sua credibilidade há muito tempo. Possivelmente o que exista, de fato, é uma tese de doutorado de algum cientista russo que caiu nas mãos da mídia e dae já viu, né... Dúvido até que exista um protótipo em pequena escala sequer.

Não duvido que um dia essa tecnologia possa ser tornar algo com valor operacional, mas desacredito qualquer texto que mencione a mesma como algo para um futuro próximo.

De resto, não posso comentar mais nada sobre o texto porque simplesmente não consegui entender muita coisa... :wink:

Abraços

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#87 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jan 03, 2005 5:24 pm

Slip Junior escreveu:Eu ouvi dizer que o escudo de plasma será oferecido para a FAB pelo consórcio Rosoboronexport-Avibrás dentro de um pacote que inclui também armas ar-ar de raio-laser, capacidade de operação embaixo da água e controle de vôo por pensamento. :wink: :)

Huaheuaheuaheua...

:wink: :lol: :D

Muito Boa Slip...

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Carlos Mathias

#88 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 03, 2005 6:47 pm

Finken, quem tem telas de proteção na entrada de ar para operar em lugares cheios de detritos? Não estou falando de estrada asfaltada, falo de pista ruim mesmo, repare no tamanho dos pneus do Flanker, são de baixa pressão e enormes justamente para poder operar em pisos ruins e não somente de estradas suecas, mundialmente conhecidas pela excelência de seu piso. Certa vez vi num site fotos de operações na Chechênia e havia caças parados num lugar que parecia uma obra de tão ruim que era. Os caças russos são projetados para poderem operar perto do front, e aí entram as pistas ruins e as tais telas de proteção, pneus, etc... Como já disse, também vi no Discovery channel um F-5E decolando de uma pista de TERRA batida, não de uma rodovia sueca e seu maravilhoso asfalto, agora, se formos colocar um Su-35 no seu peso máximo com 8 ton de armas mais full tudo, aí não dá, nem pro Gripen.
Estas pesquisas de novas tecnologias acontecem fora dos EUA queiram alguns ou não e a muito tempo quando a Buran foi lançada ao espaço e pousou de volta fazendo tudo por meio de computadores também houve surpresa do lado de cá, já sei que vão falar que é melhor usar piloto e que foi uma armação, especulação, etc,etc,... . O último artigo da ASAS sobre Su X Mig fala muito bem do erro doutrinário russo em desenvolver aeronaves de caça totalmente dependentes do controle de terra, pelo menos para exportação, já que estes países não possuiam a rede de controle que os russos tinham/tem. Mas a mesma revista fala da mudança ocorrida nesta mentalidade e que pode ser facilmente observada nas últimas versões destes mesmos caças, portanto eles estão evoluindo sim e daí acho eu que não é tão improvável que possam estar desenvolvendo tecnologias para se contrapor aos stealth ocidentais. Quanto a termos acesso a tais técnicas, acho mais possível que ter acesso ao F-22, este sim inalcançável.
Pelo que consta por aí, um Rafale custa perto de US$100 milhões, assim como seus pares aqui citados. São aeronaves caríssimas, se um M-2000 está sendo oferecido a aproxi. US$40 milhões, sendo este um caça praticamente obsoleto, não consigo ver um TOP desses a 50milhões, portanto para nós acho que são um belo sonho.

Visitante

#89 Mensagem por Visitante » Seg Jan 03, 2005 9:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Finken, quem tem telas de proteção na entrada de ar para operar em lugares cheios de detritos? Não estou falando de estrada asfaltada, falo de pista ruim mesmo, repare no tamanho dos pneus do Flanker, são de baixa pressão e enormes justamente para poder operar em pisos ruins e não somente de estradas suecas, mundialmente conhecidas pela excelência de seu piso. Certa vez vi num site fotos de operações na Chechênia e havia caças parados num lugar que parecia uma obra de tão ruim que era. Os caças russos são projetados para poderem operar perto do front, e aí entram as pistas ruins e as tais telas de proteção, pneus, etc... Como já disse, também vi no Discovery channel um F-5E decolando de uma pista de TERRA batida, não de uma rodovia sueca e seu maravilhoso asfalto, agora, se formos colocar um Su-35 no seu peso máximo com 8 ton de armas mais full tudo, aí não dá, nem pro Gripen.
Estas pesquisas de novas tecnologias acontecem fora dos EUA queiram alguns ou não e a muito tempo quando a Buran foi lançada ao espaço e pousou de volta fazendo tudo por meio de computadores também houve surpresa do lado de cá, já sei que vão falar que é melhor usar piloto e que foi uma armação, especulação, etc,etc,... . O último artigo da ASAS sobre Su X Mig fala muito bem do erro doutrinário russo em desenvolver aeronaves de caça totalmente dependentes do controle de terra, pelo menos para exportação, já que estes países não possuiam a rede de controle que os russos tinham/tem. Mas a mesma revista fala da mudança ocorrida nesta mentalidade e que pode ser facilmente observada nas últimas versões destes mesmos caças, portanto eles estão evoluindo sim e daí acho eu que não é tão improvável que possam estar desenvolvendo tecnologias para se contrapor aos stealth ocidentais. Quanto a termos acesso a tais técnicas, acho mais possível que ter acesso ao F-22, este sim inalcançável.
Pelo que consta por aí, um Rafale custa perto de US$100 milhões, assim como seus pares aqui citados. São aeronaves caríssimas, se um M-2000 está sendo oferecido a aproxi. US$40 milhões, sendo este um caça praticamente obsoleto, não consigo ver um TOP desses a 50milhões, portanto para nós acho que são um belo sonho.

Muito Bom! Tá perfeito, agora sim posso concordar com a sua afirmacão, e lembrou muita coisa aqui que já foi postada.
E alguem aí disse que o texto que postei era por acaso mau traduzida? Não sei não,hein?! Mas já fico até desconfiado por causa disso! se tem uma traducão melhor mande no MP, por favor? Aí fico melhor por que eu também não entendi muita coisa! E achei que un de vcs iriam traduzir....
E tem mais alguma coisa em que algo falta no Stealth? Pensei é como fosse um F-117!!! :shock:
:idea: Por acaso vc teria coragem de assinar as papeladas em que o Lula-mula teria que assinar? :D :lol: :lol:

Até mais! :wink:

Ronaldo
Intermediário
Intermediário

#90 Mensagem por Ronaldo » Qua Jan 05, 2005 1:22 pm

Pessoal, deixar de comprar um caça, SU35, (cujo custo benefício, em missões de longa distância ja foi analisado pelo historiador Rudnei Cunha) por causa de tamanho de pneu ou pq parafuso tem tamanho diferente é o fim da picada. Esses argumentos fajutos já estão sendo usados pelos Lobbys de políticos da Embraer e da Gripen no CDN. Pelo menos nós,não demos mais munição a esses políticos malandros a exemplo do que o COMAER fez quando afirmou que os caças são tecnicamente semelhantes ou como o Brig Batista que em 2002 afirmou que a compra de 20% das ações da Embraer pela Dassault foi autorizado pela FAB. Bem, ainda tenho esperança que com a compra direta vença o melhor caça.

Responder