Carlos Lima escreveu:Corsário01 escreveu:Pois é por esta razão que sempre que os esquadrões embarcam suas aeronaves, os pilotos imediatamente iniciam os voos de QRPB, para repor esta qualificação perdida. Enquanto não embarcam, voam normalmente, apenas no embarque é que esta qualificação é necessária.
Agora entenda uma coisa. Quando eu afirmo que eles "perdem" a qualificação, isso não quer dizer que eles perderam o conhecimento. Conhecimento este, que se os pilotos do EB/FAB tivessem, seria muito mais fácil este cenário de pilotos do EB/FAB operando embarcados.
A pergunta de 1 milhão de dólares é: O EB e a FAB querem que seus pilotos façam o curso para operar embarcado??????
A MB quer ter pilotos com qualificação e por isso os coloca para voar com a FAB fazendo cursos como o de Líder de Esquadrão( como o que vitimou o CT da MB recentemente no Esq. Flexa)
Quem tiver esta resposta por favor me diga.
Pois é...
Unificando a instrução ajudaria muito nisso.
[]s
CB_Lima
Prezado Lima
Não creio que uma instrução unificada resolveria exatamente essa questão.
Concordo que num mundo ideal, as forças operariam unificadas, tipo os Apaches do Exército Inglês no HMS Ocean da RN. É uma prova prática de que negócio pode ser realizado.
Mas temos que ver dois aspectos, a qualificação dos pilotos e a capacidade do material.
Qualificação de Pilotos
No CAAVO, o curso de piloto da MB, o piloto faz ao final do curso pousos e decolagens de um navio, voando o Bell Jet Ranger. Faz parte do currículo do curso.
Antes disso, terá realizado treinamento de escape de aeronave submersa em uma piscina, treino que só a MB faz.
Depois, já formado, vai para um Esquadrão, onde poderá operar embarcado ou não, caso isso se aplique a missão do Esquadrão. Por exemplo, pilotos do HU-5, voando helicópteros Esquilo lá em Rio Grande, dificilmente operam embarcados, porque não há navio com convôo naquela região. Eles precisam que algum navio com convôo esteja operando por lá, para treinar seus pilotos. Pilotos do HU-3, voando o mesmo Esquilo em Manaus, tem a operação embarcada como mais pura rotina, pois há diversos navios por lá com convôo (Navios-Patrulha, Navios-Hospital).
Pilotos de Lynx operam rotineiramente em Fragatas, pilotos de SH-3, tem mais dificuldade, pois os navios em que operam são em menor quantidade e o São Paulo está parado.
Além disso, as qualificações tem prazo de validade. Por exemplo, um piloto de Lynx pousa na Barroso pela primeira vez. Ele terá que fazer um determinado número de pousos diurnos, pra depois fazer a mesma coisa a noite e possuir tal qualificação, mas ela não é eterna. Se a Barroso para ou o piloto ficar sem embarcar lá por muito tempo, o processo terá que ser refeito. Resumindo, para termos pilotos qualificados, há necessidade de constantes embarques.
Questão Material
Aeronaves embarcadas estão sujeitas a uma dose grande de exposição a corrosão em virtude do ambiente em que operam. Mas o principal é que deverão estar prontas para a operação. Todo helicóptero da MB possui vários locais na fuselagem da aeronave, onde serão passadas as peias, que são correntes de ferro que serão fixadas na aeronave e em pontos do convôo do navio, de forma a mantê-la presa, mesmo com o navio jogando, guinando, etc... No blog Vôo Tático do Maj Piffer, tem uma cena clássica, em que um Apache se aproxima e quase joga um Kiowa no mar, pois o mesmo não está amarrado (peiado) ao convôo.
Tirando os pontos de peiamento, todo helicóptero da MB embarcado está equipado com flutuadores, coisa obrigatória pelas normas.
Por não ser sua missão rotineira, não creio que existam em quantidades flutuadores nas aeronaves do EB e FAB, por não haver tal necessidade. Posso estar enganado.
Conclusão
Dá pra fazer, mas a operação embarcada exige alguns equipamentos a mais das aeronaves, além de disponibilidade de aeronaves e navios, para ser feita de forma rotineira (como vemos em Operações dos Ingleses e Franceses) e segura. Já li em algum lugar que nem os Americanos no 160 SOAR o fazem regularmente.
Não creio que isso vá ocorrer regularmente por aqui, exceto se alguma necessidade real assim o exija, mas isso é opinião pessoal minha.
Abs,