Pirataria no Golfo da Guiné

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

#76 Mensagem por Marino » Dom Ago 05, 2012 10:44 am

Na época o Capitão dos Portos falou corretamente, como vemos na reportagem:
“O assunto segurança pública a Marinha não trata”.
Falou isso pq não era pirataria, mas roubo e sequestro pura e simplesmente.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#77 Mensagem por Andre Correa » Dom Ago 05, 2012 10:51 am

Marino escreveu:André, seguindo rigorosamente a definição isto não é pirataria, mas roubo.
Pirataria significa ação em águas internacionais, fora do mar territorial então.
Somente agora, com a definição feita de área de fronteira,onde as FA passaram a possuir poder de policia, a MB vai poder agir com os meios distritais. Até agora esta era, e continua sendo, uma tarefa da PF. A MB vai agir quando a oportunidade aparecer, não vai ter rotineiramente uma tarefa que cabe a PF, mas AGORA pode agir sem ser processada.
Roubo e sequestro, ou pirataria, é uma mera questão técnica, pois para quem sofre o acto, tanto faz qual é o nome.

É por isso que o Brasil, com uma costa tão grande como tem, ou deveria passar essa função a Marinha, ou criar uma Guarda Costeira, pois a PF não parece estar preparada para agir num espaço tão grande.

Mas aí entra a questão de verbas: de onde viriam para a criação de uma Guarda Costeira? No actual momento, seria ideal passar de vez a fiscalização em mar aberto para a MB, uma vez que ninguém conhece melhor o litoral Brasileiro do que a mesma, delimitando uma área apenas próxima a costa para actuação da PM e PF.

E poderia até ser benéfico para a Marinha, trazendo mais recursos para aquisição de Navios Patrulha, inclusive Oceânicos, para mares mais "grossos", por exemplo... enfim, é o famoso "Jeitinho Brasileiro".

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Marino
Sênior
Sênior

#78 Mensagem por Marino » Dom Ago 05, 2012 11:00 am

A questão técnica é definida por acordos internacionais, ratificados pelo Brasil, o que lhes dá força de lei.
Não é questionável, ponto.
Com a nova definição de área de fronteira, o mar aberto é sim responsabilidade da MB. As policias continuam com a fiscalização próxima.
Temos que ter cuidado com estas definições. Um exemplo é o ocorrido a alguns anos em Santos, onde um Capitão registrou como pirataria o ocorrido em seu navio, o que lhe daria ampla cobertura de seguro. A PF investigou e descobriu que a carga foi roubada no Porto, com a conivência deste comandante, que foi preso.
Lei é lei. Não são os militares que as questionam.

Barão do Rio Branco
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#79 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Ago 05, 2012 11:02 am

Marino escreveu:André, seguindo rigorosamente a definição isto não é pirataria, mas roubo.
Pirataria significa ação em águas internacionais, fora do mar territorial então.
Somente agora, com a definição feita de área de fronteira,onde as FA passaram a possuir poder de policia, a MB vai poder agir com os meios distritais. Até agora esta era, e continua sendo, uma tarefa da PF. A MB vai agir quando a oportunidade aparecer, não vai ter rotineiramente uma tarefa que cabe a PF, mas AGORA pode agir sem ser processada.
Não quero criticar o conceito, muito menos discutir com uma pessoa como você marino, que é um cara super educado e bem informado sempre.

Mas eu acho que esse conceito, NO BRASIL, vai atrofiar a MB. Eu não sei nada de nada, não entendo M nenhuma, mas eu acho que as FAs deveriam tomar as rédeas do que fosse possível de tomar. EU sou muito desconfiado sempre, e no futuro, acho que ficará muito difícil explicar/brigar por verbas para as FAs, se pensarmos assim sempre. O que eu quero dizer com isso, com todo o respeito do mundo, é que eu acho que está na hora das FAs terem lugar mais ativo dentro da sociedade Brasileira. Senão, EU ACHO, nossas forças vão viver de exercícios.

Marino
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por Marino » Dom Ago 05, 2012 11:07 am

As FA subsidiam os decisores, tanto no executivo quanto no legislativo, mas não podem fazer mais que isso.
Nas primeiras operações das FA no Rio, eu tive um colega de turma processado por um advogado de traficante por ter preso seu cliente.
Isto em uma operação oficial, as claras, solicitada pelo governo do estado.
As FA nao podem agir acima do que as leis permitem.
Esta a questão.

Barão do Rio Branco
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#81 Mensagem por Andre Correa » Dom Ago 05, 2012 11:20 am

Ou seja, há primeiro que solucionar a questão jurídica, revisar as leis de acção na esfera penal, e regularizar as acções, para evitar esse tipo de confronto, através de brechas jurídicas. Não que as FFAA tenham que cumprir o papel de Polícia, mas não podem ficam incólumes a situação no país, para que não seja necessário esperar até o último momento, ou que os meliantes ganhem confiança suficiente para tentar invadir instalações militares. Elas devem sempre garantir a soberania do povo e do Estado Brasileiro, mesmo que a ameaça seja interna.

O que mais dificulta no reaparelhamento da Marinha do Brasil, ao meu ver, é a falta de necessidade iminente. Tipo, como os EUA, que precisam de uma Marinha onipresente, pois tem na sua Marinha uma força global; China, Rússia, Índia e outros asiáticos, que têm sempre uma ameaça latente, e mesmo os falidos Europeus, que estão sempre a construir algo ou a comprar isso e aquilo, pois já estão, ou estavam engajados em conflitos, e necessitam manter uma estrutura, mesmo que minimamente, suficiente para garantir a sua segurança, e fazem o que podem para não cometer o mesmo erro que o Governo cometeu com as FFAA Brasileiras.

Espero que nunca venham a praticar Pirataria na Costa Brasileira, pois problemas já existem mais do que se dá conta, mas se tal acontecesse, seria mais um argumento para expandir a frota da Marinha do Brasil, que, além de precisar de muitas escoltas de grande tonelagem, necessita de mais NaPaOc para poder patrulhar com mais eficiência financeira, uma vez que os recursos vem sempre abaixo do necessário.

Audaces Fortuna Iuvat
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5920 vezes
Agradeceram: 3329 vezes

#82 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 05, 2012 11:56 am

No dia que acontecer atos de pirataria na costa brasileira, e a MB vir a pedir mais investimentos a si para dar conta do caso, é bem capaz de a verba vir do MJ disfarçada; para os políticos poderem dizer que é uma questão de segurança pública e que o Estado está responsavelmente investindo na questão.

E virão mais botes, lanchas e patrulhas... com direito a champagne e batimentos de quilhas... discursos, promessas e atos de auto-comiseração...

E nós continuaremos a ser, diligentemente, a maior guarda costeira do mundo. :?

abs

Carpe Diem
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 226 vezes

#83 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Set 05, 2012 7:32 am

Piratas sequestram petroleiro de Cingapura na Nigéria

Um petroleiro de Cingapura com uma tripulação de 23 pessoas foi sequestrado ontem à noite por um bando de piratas no porto de Lagos, na Nigéria, confirmou nesta quarta-feira o Centro de Informação de Pirataria do Escritório Marítimo Internacional em Kuala Lumpur.

O centro comunicou às autoridades da Nigéria o incidente e que a embarcação sequestrada se dirige rumo ao alto-mar.

Um total de 32 ataques de piratas aconteceram no Golfo da Guiné neste ano, frente aos 25 de 2011, e 17 correspondem à Nigéria, segundo dados do Escritório Marítimo Internacional que não inclui o petroleiro de Cingapura.

O ataque anterior foi ao petroleiro grego "Energy Centurion", assaltado no dia 28 de agosto quando navegava nas águas do Golfo da Guiné e liberado dois dias depois nas costas do Togo.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1148 ... eria.shtml

DSA
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#84 Mensagem por DSA » Qui Set 27, 2012 10:19 pm

A Marinha da Nigéria esta a reequipar-se e foram as companhias petroliferas que financiaram grande parte dos programas , pois eram eles os principais alvos de ataques!
No Brasil a Petrobras e as companhias petroliferas poderiam fazer o mesmo pois são os principais interessados em manter o mar livre de piratas, ataques terroristas etc etc etc

lynx
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 97 vezes

#85 Mensagem por lynx » Sáb Set 29, 2012 12:32 pm

No Brasil as cias petrlíferas pagam royalties destindos à MB, mas o GF embuti o valor do repasse dentro do orçamento da Força, que fica só com o ônus da tarefa.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5920 vezes
Agradeceram: 3329 vezes

#86 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 29, 2012 4:53 pm

Queres dizer se apropria do valor... :?

abs.

Carpe Diem
Responder