Re: UMA TURBINA PAR AO KC-390
Enviado: Qua Jul 13, 2011 9:04 pm
abs.Carlos Mathias escreveu:É...![]()
Tirando a graninha do BNDES e as encomendas da FAB + correios(?), realmente não deve fazer lá muuuuita diferença não.
Besteirinha.
Carlos, quando foi mesmo que o Correio assinou o contrato de compra? Foram quantas aeronaves? O modelo freighter existe, já deixou de ser um desenho conceitual?
O BNDES financiou o projeto todo? Que eu saiba só parte.
Quantas aeronaves a FAB está comprando e quantas estão sendo compradas pelos parceiros de risco do projeto? 60 - 28 = 32. A FAB é tão importante assim para o projeto, que os parceiros de riscos com 53,34% das encomendas possam ser considerados mero detalhe nesta conta.
Não creio que haveria projeto KC-390 com esta "enorme" aquisição da FAB? Realmente parece-me que não.
Que esperar de governo que não se presdispôe a investir na sua própria indústria com números convincentes para equipar decentemente sua força aérea? Haveria espaço para um minimo de 36 até 54 aeronaves que poderiam ser encomendadas inicialmente, considerando-se apenas as om's que utilizam os KC/C-130; mas o governo parece entender que 28 já "quebram o galho" da FAB e da Embraer. E assim fizemos nosso dever de casa.
E o processo vai sendo levado pela FAB muito bem até o momento em que os interesses da FAB se choquem com os do GF, que no final é quem decide, paga as contas e foi eleito.
Ora, se desde o inicio do projeto os interesses da FAB não eram os do GF, então alguém aí não fez o que devia ter feito, pois a FAB não poderia atuar alhures as emanações de seu próprio governo. É a velha história do rabo abanando o cachorro.
O FX me parece que foi assim.
Ia "muito bem", mas em direção à QUS e como só QUS serve/servia...
Tenho certeza que se o processo decissório estivesse restrito somente a FAB e o governo fizesse o que lhe é de competência, que é simplesmente assinar o cheque ou não, não estariamos discutindo isso agora mais de 15 anos depois. Espero que a FAB consiga aprender com os seus próprios erros, e não tenhamos que esperar, e nem espernear, pelas conveniências eleitorais ou pseudo estadistas de governos erráticos e irreponsáveis.
Exatamente porque na EMBRAER só tem ninja é que eles não entrariam hum mercado arriscado como o militar sem o apoio$ do governo.
Pra isso meu amigo, não precisa ser ninja e nem super herói. É questão de bom senso mesmo. Coisa que lá para os altos de Brasilia o pessoal não sabe nem o que é.
Eles tem o exemplo do Gripen-NG, um ótimo caça, mas que sem apoio do próprio governo caminha para o abismo.
"Não conta pra ninguém" mas, se o GF tivesse culhões de verdade, o Gripen já seria o nosso FX desde os anos 80. Com projeto, parcerias, off sets e tudo. E nós nem saberiamos o que é um FX's da vida.![]()