NaPaOc: algumas idéias e considerações

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: NaPaOc: algumas idéias e considerações

#76 Mensagem por tflash » Ter Jan 04, 2011 12:04 am

Estava aqui a pensar nas possíveis utilizações de um NPO em caso de conflito. com um canhão de 76mm podem apoiar um desembarque ou mesmo exercer o controlo de zonas costeiras, contando que o inimigo seja um pais de terceiro mundo. Podem evacuar refugiados, combater fogos noutros navios com canhão de água.

Fala-se muito na invasão do Brasil por uma força superior mas os conflitos mais comuns e prováveis são contra piratas ou alguma intervenção no exterior no âmbito da ONU. Nesse cenário, os patrulhas são valiosos para um bloqueio, observação, etc. O seu custo de operação baixo permite que se mobilizem mais meios.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#77 Mensagem por alex » Ter Jan 04, 2011 12:06 am

Marino, um datalink neste tipo de navio poderia substituir outros sensores? Sempre tive esta duvida..

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6452 vezes
Agradeceram: 6815 vezes
Contato:

#78 Mensagem por Túlio » Ter Jan 04, 2011 12:23 am

tflash escreveu:Estava aqui a pensar nas possíveis utilizações de um NPO em caso de conflito. com um canhão de 76mm podem apoiar um desembarque ou mesmo exercer o controlo de zonas costeiras, contando que o inimigo seja um pais de terceiro mundo. Podem evacuar refugiados, combater fogos noutros navios com canhão de água.

Fala-se muito na invasão do Brasil por uma força superior mas os conflitos mais comuns e prováveis são contra piratas ou alguma intervenção no exterior no âmbito da ONU. Nesse cenário, os patrulhas são valiosos para um bloqueio, observação, etc. O seu custo de operação baixo permite que se mobilizem mais meios.

Aí o cenário é outro: NaPaOc RULEZ! Costa da Somália é lugar de NaPaOc e não Fragata, não entendo o porquê de insistirem nisso. Ali é a área dele, ali ele domina com suas duas torres com (para mim .50) 20 mm desmanchando pirata e servindo picadinho pra tubarão. Assim, num cenário DEFENSIVO contra grandes potências para mim NaPaOc é KAMIKAZE, algo como a última surtida do YAMATO; num desses que citaste é um MUST! :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#79 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 04, 2011 1:37 am

Excelente discussão Srs [100] [009]

Pelo que vi na Unitas lá com os alemães... esse navios de "patrulha" com capacidades "secundárias" como lançamento de Minas e/ou provisão para misseis Sup x Sup são um problema mesmo.

Dependendo da localização tais navios podem "se confundir" no meio de traineiras ou outros tipos de navios e aquele radar Furuno (acho que é esse o nome) é mais ou menos o que basta para orientar tais mísseis.

Nós fizemos um exercício aonde passavamos ao largo de Navios que poderiam "ou não" ser ameaças e vendo lá do CoC o pessoal estava "nervoso" em identificar corretamente as ameaças.

Resultado: Os nossos amigos que estavam nos escoltando deram um mole e no fim tomamos 2 misseis "mar-mar" na fuça... :lol:

Estavamos todos com aquelas roupas de proteção, capacetes, salva-vidas e o escambau :lol: e foi um stress danado com simulação de Incêndio e procedimentos de emergência.

Enfim, acho que sem dúvida precisamos de Navios para patrulhar a nossa costa... e se oferecerem "bonus" melhor ainda

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#80 Mensagem por gribel » Ter Jan 04, 2011 5:55 am

Vou ser conciso, antes que o sono me pregue peças.
A questão central da quizumba é o tempo. Essa variável é o segredo do busílis.
Em Qto tempo temos condições de construir e preparar uma corveta pelada? Podemos fazer isso hj..e senão qdo?
E em quanto tempo nossa indústria constrói essas corvetas? Antes da prateleira?
Isso tudo elevado à potência do pré-sal.
Fosse eu o dono da bola, tb optaria por mais ssk e ssn e pelas corvetas. Até que estejamos razoavelmente cobertos e pra investirmos em napas autênticos, que a meu ver leigo, são mais baratos de operar que os subs e as corvetas, esssas então devidamente paramentadas e prntas pra matar.
Mas fica claro no que vimos aqui, que até prancha de surf com man embola o tabuleiro do oponente.
Vou dormir. Abraços, e fiquem com deus.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#81 Mensagem por Marino » Ter Jan 04, 2011 8:26 am

alex escreveu:Marino, um datalink neste tipo de navio poderia substituir outros sensores? Sempre tive esta duvida..
O datalink permite que o navio receba dados dos sensores de outros meios.
Se estes outros meios estiverem presentes, o NPa receberá as mesmas informações que eles possuem.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#82 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jan 05, 2011 2:39 pm

Túlio escreveu:EXACTO, Tflash!

Quanto aos helis ASuW do Alex, vão ter que ser BEM grandes para levar Exocet ou algo que valha e aí haja espaço num naviozito de 1800t, Linx com Sea Skua é só para atacar navio pequeno, meter-se com uma ESCOLTA de verdade ia dar em Linx abatido... 8-]

Sei não Túlio. Em 2004 não foi isso que eu vi. O alvo era a Alvaro de Bazán espanhola, e eles tomaram ferro quente de AF-1 e SH-3A com Exocet... [000] isso tudo com AEGIS...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#83 Mensagem por Túlio » Qua Jan 05, 2011 3:57 pm

WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:EXACTO, Tflash!

Quanto aos helis ASuW do Alex, vão ter que ser BEM grandes para levar Exocet ou algo que valha e aí haja espaço num naviozito de 1800t, Linx com Sea Skua é só para atacar navio pequeno, meter-se com uma ESCOLTA de verdade ia dar em Linx abatido... 8-]

Sei não Túlio. Em 2004 não foi isso que eu vi. O alvo era a Alvaro de Bazán espanhola, e eles tomaram ferro quente de AF-1 e SH-3A com Exocet... [000] isso tudo com AEGIS...

Olhes de novo e notarás que eu falava de Lynx com Sea Skua. Mas supondo-se o SH-3, ele poderia operar em águas azuis de um navio de 1800t? Há previsão de Bear Trap a bordo?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marino
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Marino » Qua Jan 05, 2011 5:10 pm

Sim, operarão não os SH3, mas outro. 8-]

Barão do Rio Branco
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#85 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 05, 2011 6:06 pm

SH70 com Penguin?

... Niiiiiiicccceeeeeeeeeeeeee! 8-]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
DSA
Avançado
Avançado
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#86 Mensagem por DSA » Sáb Jan 08, 2011 3:50 am

Boas
camaradas brasileiros aqui em portugal tambem se tem debatido muito o nosso MaPaOc ter so uma peça de 30mm que acho corretissima
Um canhão de 76mm num NaPaOc e para passar a sua vida sem fazer um único disparo (so em treinos)

NaPaOc nao e navio de guerra!

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1189 vezes
Agradeceram: 2993 vezes

#87 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 08, 2011 9:06 am

Mais exactamente este aqui:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#88 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 08, 2011 9:40 am

DSA escreveu:Boas
camaradas brasileiros aqui em portugal tambem se tem debatido muito o nosso MaPaOc ter so uma peça de 30mm que acho corretissima
Um canhão de 76mm num NaPaOc e para passar a sua vida sem fazer um único disparo (so em treinos)

NaPaOc nao e navio de guerra!

PERFEITO! Eis uma grande discordância minha sobre o NaPaOc, uma baita - e caríssima - torre que na prática pouca ou mesmo nenhuma serventia terá. Me parece que setores importantes da nossa MB ainda estão estacionados em técnicas e táticas das WWI e WWII, com seus duelos navais à base de canhões e torpedos e isso no cenário EUROPEU, com seus estreitos limites de águas confinadas ou semiconfinadas. A pista foi a menção a Russel Grenfell. Aqui é litoral aberto, poucas ilhas e a Aviação é infinitamente mais perigosa que outros navios, além de os subs atuais serem infinitamente mais difíceis de detectar e atacar do que seus homólogos dos citados conflitos. Basta ver que a Royal Navy simplesmente não conseguiu destruir o ÚNICO SSK da ARA e isso em 1982. Vai achar um SSN ou SSK de hoje, ele tem que dar muito mole para ser pego e não creio que se invista uma fortuna num navio assim para entregá-lo a um bando de incompetentes. Não, é gente profissional, conhece bem as muitas potencialidades e poucas deficiências do meio que emprega.

Outra charla estranha é essa de se esconder no meio de pesqueiros: quem é suficientemente maluco/suicida para ficar pescando no meio de um campo de batalha? Quando a kôza enferrusqueia o negócio é mudar de ares, ir pescar onde é mais sossegado e seguro...

Marino
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por Marino » Sáb Jan 08, 2011 10:27 am

:lol: :lol: :lol:
Túlio, eu não estou com um livro da Guerra das Malvinas comigo.
Nele é mostrado que equipes de inteligência da ARA foram colocadas em presqueiros, com equipamentos de comunicações, a fim de localizar a frota inimiga.
O mesmo em navios mercantes.
Está equivocado quando se refere a Russel Grenfell, pois a Esquadra de Controle não é para atuar em estreitos e águas confinadas.
Quando vc escreve "Aqui é litoral aberto, poucas ilhas", esquece milhares de milhas de águas interiores. :wink:

Barão do Rio Branco
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#90 Mensagem por tflash » Sáb Jan 08, 2011 11:32 am

Só para esclarecer uma coisa. A área de actuação dos patrulhas oceânicos portugueses é no meio do atlântico, muito semelhante à brasileira se tirarmos os arquipélagos.

Por cá também se fala em armar os navios com tudo e mais alguma coisa. Eu sou da opinião que devem ser navios baratos, capazes de rebentar com uma lancha rápida de traficantes ou de fazer uns furos numa traineira que se arme em parva.

Ora, os nossos tem o canhão de 30mm, duas HK 21 de lado, capacidade para operar fuzileiros e plataforma para helicoptero. Para a tarefa policial que elas desempenham chega e poupa dinheiro para gastar em meios combatentes mais capazes.

Agora, o canhão de 76mm é multi usos, já dá para apoiar um desembarque, atacar alvos aéreos e também acerta nos mesmos sítios do canhão de 30mm (mas faz mais estrago). Pergunto eu, qual é a probabilidade de um patrulha fazer isso?

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Responder