Carência de pilotos na aviação comercial
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 241 vezes
- Agradeceram: 84 vezes
Re: Carência de pilotos na aviação comercial
Mas para quem pensa no exterior, a Ásia ainda continua em grande expansão e necessidade de pilotos, não?
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
O que esta acontecendo e' meio doido...
...apesar dos avioes estarem cheios, as cias estao demitindo...
A alegacao e' que a competicao nao deixa majorarem os precos e os custos aumentaram. Entao, os donos pressionam para melhorarem os numeros e ai, o que tem acontecido e' diminuir a oferta de assentos. Ou seja, reduzir os voos, enchendo os horarios que sobram. E ai, reduz a necessidade de avioes e de tripulantes. A matematica fria e cruel do capitalismo.
Os meus colegas da Web comfirmaram a foice dos 150 que voavam os 737-300. Dizem que na Gol e na TAM, a foice tem sido discreta e pontual, por ficha, aproveitando o momento. Mas o presidente da TAM deu entrevista prometendo mais para fevereiro. Pode ser so' pressao, para emplacarem a oferta de aumento zero agora, no dissidio de dezembro. Ou nao...
De qualquer forma, se eu estivesse comecando, jogaria as fichas na instrucao. Mas eu sou suspeito...
A mudanca das regras imposta pela ANAC vai reduzir o numero de In. disponiveis e estes serao mais valorizados. E e' uma boa maneira de aumentar as horas.
Para o pessoal da rotativa, um bom bizu e' voar particular para chegar nas 500 horas. Ainda que sem ganhar tanto. Afinal, todo mundo tem seu tempo de estagiario...
Tem havido procura e ja' vi empresario(mais pobre e pao duro!
) vendendo o heli por falta de piloto que nao aceitava voar por salario mais baixo.
![[101]](./images/smilies/101.gif)

Os meus colegas da Web comfirmaram a foice dos 150 que voavam os 737-300. Dizem que na Gol e na TAM, a foice tem sido discreta e pontual, por ficha, aproveitando o momento. Mas o presidente da TAM deu entrevista prometendo mais para fevereiro. Pode ser so' pressao, para emplacarem a oferta de aumento zero agora, no dissidio de dezembro. Ou nao...

De qualquer forma, se eu estivesse comecando, jogaria as fichas na instrucao. Mas eu sou suspeito...

Para o pessoal da rotativa, um bom bizu e' voar particular para chegar nas 500 horas. Ainda que sem ganhar tanto. Afinal, todo mundo tem seu tempo de estagiario...

- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 418 vezes
- Agradeceram: 260 vezes
Eu passei a considerar muito as asas rotativas...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Glauber Prestes escreveu:Eu passei a considerar muito as asas rotativas...

Venha para o lado louco da força...

Rapaz, quando você começa a aprender que aquela trapizonga gera todos os efeitos possíveis e imaginaveis para NÃO voar, e ainda assim voa, ou você se apaixona ou vai voar asa fixa...rs
Mas como dizemos na minha turma, "Quer moleza? Vai voar avião!"

AD ASTRA PER ASPERA
- Glauber Prestes
- Moderador
Cara, eu fiz uma matéria aqui na faculdade, e o projeto final consistia em reprojetar um helicóptero. Realmente tem muita coisa que dificulta o voo dele, que chega a assustar!!!
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- Glauber Prestes
- Moderador
Gente, onde eu encontro material pra estudar pra prova da ANAC? Eu fiz as matérias correspondentes na faculdade, mas doei minhas anotações pra um bixo, e queria dar uma boa estudada antes de fazer a prova.
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
-
- Sênior
Em termos de livros, nada mudou. Os mesmos de sempre: Tito Ross para navegação, T.de voo e C.Tecnicos, Homa(avioes)., Ct e TV p/helis, Chediac. Sonemaker para meteorologia. Regulamentos, ImA, ICA, sei lá o nome agora...
A propósito, voces da rotativa, fiquem espertos. Mais um de escola hoje...
Mes passado foi no Rio, agora em SP. Felizmente, hoje sem vitimas.
http://noticias.uol.com.br/album/album- ... fotoNav=42

A propósito, voces da rotativa, fiquem espertos. Mais um de escola hoje...

http://noticias.uol.com.br/album/album- ... fotoNav=42
- Valdemort
- Sênior
- Agradeceu: 15 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Para quem gosta de aviacao.
Landing in San Francisco CA
Landing in San Francisco CA
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Winston Churchill
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2085 vezes
- Agradeceram: 2647 vezes
Como é bastante instável a demanda por pilotos no Brasil...
O Globo de hoje
O Globo de hoje
SEM EMPREGOS NO BRASIL, PILOTOS VIVEM NOVA ONDA DE ÊXODO
China e Panamá lideram contratações. Demissões em massa e corte de voos fazem mercado encolher
Daniella Nogueira
Com as demissões em massa que atingiram o mercado de aviação em 2012 e a redução na oferta de voos anunciada por TAM e Gol, pilotos que perderam seus empregos não têm conseguido se recolocar no Brasil. A busca por uma vaga no exterior tem sido a única alternativa para muitos, movimento que lembra a debandada de comandantes que deixaram o país quando a Varig quebrou, em meados dos anos 2000. Nesta recente onda de emigração, China e Panamá são os destinos mais procurados, engordando a lista de países que abrigam mais de 500 pilotos expatriados, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas .
Embora os salários sejam melhores que os pagos por aqui (ao menos o dobro), os pacotes oferecidos aos brasileiros nesta nova onda de êxodo são menos vantajosos que os oferecidos aos ex-pilotos da Varig. A chinesa OK Airways, por exemplo, não paga a escola dos filhos dos funcionários e demora cerca de quatro meses para reembolsar as passagens pagas pelos comandantes para visitar a família, segundo pilotos recém-contratados. A ajuda de custo para moradia é insuficiente para cobrir o aluguel, e o transporte entre casa e trabalho é custeado pelo empregado. Além disso, o contrato é de dois anos, que pode ser renovado ou não.
Nas companhias aéreas do Oriente Médio, que fisgaram os pilotos que deixaram Varig, Vasp e Transbrasil na década passada, os salários chegavam a ser três ou quatro vezes maiores que os pagos por aqui; as passagens de volta ao Brasil eram ilimitadas e gratuitas; e os custos com moradia, transporte e educação eram arcados pelas empresas.
Alexandre Fernandes, de 42 anos, é um dos brasileiros que estão na OK Airways. Em outubro de 2012, enquanto o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovava a compra da Webjet pela Gol, Ferreira começava um processo seletivo na aérea chinesa, antecipando-se a uma possível demissão. Esta acabaria se confirmando no mês seguinte, quando a Gol anunciou a extinção da Webjet e a dispensa de 850 funcionários da aérea, dos quais 250 pilotos e copilotos. Fernandes foi contratado pela OK Airways em janeiro.
- A Webjet foi destruída pela Gol – lamenta o piloto, que se mudou definitivamente para a China na semana passada, com a mulher, Viviane, e o filho, Felipe, de 10 anos.
Além de Ferreira, ao menos outros cinco pilotos brasileiros foram contratados nos últimos meses pela OK Airways, que faz apenas voos domésticos. Um de seus conterrâneos é Rogério Aguirres, de 35 anos, que foi demitido da Gol este ano, somando-se aos 220 dispensados em 2012. A demissão o pegou de surpresa. Sua mulher, Janaína, estava grávida de Henrique, que fez dois meses este mês. Quando o bebê nasceu, Aguirres estava no avião, voltando de um treinamento na China. Hoje, já contratado, acompanha a vida do filho por Skype:
- Todo meu planejamento foi por água abaixo – disse ele, que se muda de vez com a família para a China nos próximos dias.
O ex-copiloto da Webjet Márcio Ribeiro, de 33 anos, deixará o país em agosto. Ele vai integrar a equipe da Copa Airlines, ao lado de outros dez pilotos e copilotos da empresa. A opção pela aérea panamenha se deve à proximidade com o Brasil.
- Não estou indo para fora porque quero. Não arrumei emprego aqui e estou há meses sem receber. Minha vida está sendo destruída
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
A partir do momento em que as empresas aéreas no Brasil não crescem, apenas sobrevivem, é normal o mercado estagnar. Ta muito ruim para o pessoa de asa fixa na aviação comercial.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
E ai comeca a caca as bruxas...
aqueles que vacilaram durante o periodo das vacas gordas e encheram seu "file", agora sao chamados para conversas na chefia...conversas curtas...
![Forca [002]](./images/smilies/002.gif)
Isso tem acontecido mais com os mais novos. Os mais velhos, ja' "macacos velhos" nao deixaram se impressionar pela boa hora do mercado. A aviacao e' normalmente ciclica e era previsto a nova volta da roda e a ""vinganca" das cias...

Isso tem acontecido mais com os mais novos. Os mais velhos, ja' "macacos velhos" nao deixaram se impressionar pela boa hora do mercado. A aviacao e' normalmente ciclica e era previsto a nova volta da roda e a ""vinganca" das cias...

-
- Sênior
Pronto, foi...mais uma penca de caras na rua...
TAM deve demitir até mil pessoas; funcionários protestam em Congonhas
http://economia.uol.com.br/noticias/red ... gonhas.htm

TAM deve demitir até mil pessoas; funcionários protestam em Congonhas
http://economia.uol.com.br/noticias/red ... gonhas.htm
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6706 vezes
- Agradeceram: 7015 vezes
- Contato:
Uma dúvida: como os tripulantes de aeronaves de linhas internacionais de longo curso lidam com o chamado "jet lag"? Ficam imunes com o passar do tempo ou tem alguma manha?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Bem... Acho que algumas pessoas não tem problemas com horário, eu mesmo faço uns horários malucos, pra mim a maior dificuldade da mudança fe horário e se tiver uma carga de trabalho puxada no meio, acho que para esses tripulantes desse ser a mesma coisa.
Não sei se é verdade, já ouvi falar que alguns submarinistas tem o dia de 18 horas, acho uma rotina muito mais dificil mas dizem que eles se acostumam.
Não sei se é verdade, já ouvi falar que alguns submarinistas tem o dia de 18 horas, acho uma rotina muito mais dificil mas dizem que eles se acostumam.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
- Sênior
Macete nao tem muito nao, Tulio...e' mais costume mesmo. Mas habitos saudaveis, como alimentacao e exercicios, ajudam a evitar o que todas profissoes de muito tempo sentado causam: a barriga...
Abs!

Abs!