PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#76 Mensagem por Andre Correa » Qua Dez 14, 2011 10:51 pm

Bom, isso também é especulação minha pelo que vejo :mrgreen:
Veja o CdG, como tem um convoo muito maior do que o do SP, apesar de ter menor comprimentos, mesmo que por meros metros...

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#77 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 14, 2011 11:09 pm

WalterGaudério escreveu:
Valdemort escreveu: Pelo que foi dito pelo Corsario deve ser por ai . Disse que o SP tem uma navegabilidade maravilhosa , que deve utilizar esse desenho com 50.000ton + .

Agora pelo amor de Deus ... Aviao Indiano , nem pensar ...
Olha, o aviunzin indiano, tem apenas um motor..., custo mais baixo portanto. Ea Dilma vai seguir esta linha de integração BRICs..., não duvido nada que , à título de cooperação Sul-Sul apareçam uma dúzia de LCA Naval por aqui.
Walter,
Não tenho dúvida que isto seria uma sábia decisão! Participar de um programa como o LCA Tejas seria tanto positivo para a MB como ainda mais para a FAB e a indústria aeronáutica brasileira, sobretudo se adotassemos uma meta de nacionalização acima dos 70%. Veja que o aviãozinho indiano é comparável a um Gripen C/D ou Mirage 2000, além disso proporcionou um fantástico arraste tecnológico na Índia com programas de desenvolvimento de aviônicos, radar e turbina. Nesse ponto entraríamos num programa como este em vantagem pois já possuímos o know-how da Embraere de todo parque aeronáutico brasileiro.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#78 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 14, 2011 11:29 pm

Túlio escreveu:Bueno, se não dá, então não dá... 8-] 8-] 8-] 8-]
Bueno Túlio,
então anota aí que além do novo PA tem que construir uma nova base para esses navios, pois pelo que sei atualmente a MB faz uma operação gigantesca para literalmente encaixar o SP na maior doca disponível na base naval do RJ, então para um PA maior não vai ter como fazer o PMG aqui, o que implica na necessidade de uma nova base ou ao menos na modernização das instalações da Marinha no Rio. E tudo isso custa muito $$$$!
Considerando tudo isso talvez fosse interessante pensar numa alternativa aos Franceses vinda dos BRICs ou melhor RICs!




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: MB A-1X (Novos NAe's da MB)

#79 Mensagem por lobo_guara » Qua Dez 14, 2011 11:43 pm

Andre Correa escreveu:
PRick escreveu: Caro colega, não é questão de opinião ou de preferência pessoal, a MB não quer algo maior que 50 mil toneladas por conta do custo da plataforma e da operação. Eu adoraria ver nós com um NA´s de 90 mil toneladas.

[]´s
Pois, e com certeza fica mais barato o Brasil, grande construtor mundial de Navios Aeródromos desde a década de 20, 30, construir seu projeto do 0, único disponível no mundo, do que bancar 10.000t ou 20.000t a mais...
Tudo é dinheiro PRick, e se atender da maneira que a MB quer, não vai ser esse peso que vai impedir... veja o exemplo da França, que tem um de 42.000t e já acha limitadíssimo...

E outra, acredito que quanto mais ele demorar, mais existe a opção de ser Nuclear, o que, com certeza, iria condizer com a nossa realidade, com uma Costa tão grande como a nossa, e o perigo que representa a Faina para um NAe...
Bah! pessoal,
P problema nem é a tonelagem em si, ao menos para construir. Nesse aspecto o problema maior vais ser para operar depois de pronto. O problema pega mesmo é nos sistemas, sobretudo propulsão e catapultas, pois isso nos atrela a poucos fornecedores e cria uma dependência indesejável num programa estratégico como a construção de um PA (tirando-lhe mesmo a razão de ser - pois se for para construir aqui tem que trazer a maior independência técnológica possível - caso contrário não vale a pena). Por isso talvez a solução seja a de quebrarmos alguns paradigmas e pensarmos em alternativas vindas do leste.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#80 Mensagem por Andre Correa » Qua Dez 14, 2011 11:49 pm

Eu ainda não compreendo qual a vantagem da propulsão convencional, quando vemos por exemplo a Rússia, que construirá os seus apenas com propulsão nuclear, para possuir maior alcance e necessitar ficar menos tempo exposto durante a faina...

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
PRick

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#81 Mensagem por PRick » Seg Dez 19, 2011 5:13 pm

Bem, depois das últimas noticias, creio que o futuro NAe deverá ser de projeto da DCNS. Aqui vai o que catei por aí, sobre o que deverá ser feito.

Imagem

O primeiro NAe é o CdG

O segundo é um projeto CdG convencional(projeto Romeo) para a classe de 50.000 toneladas e catapultas de 75 metros, serve perfeitamente ao Rafale.

O terceiro é um projeto ampliado CdG também convencional, conhecido como Juliet. Tem 60.000 toneladas de deslocamento e catapultas de 90 metros, creio que sejam o mínimo para ter catapultas desse tamanho, seu deslocamento é de 59.000 toneladas segundo a DCNS.

[]´s




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#82 Mensagem por Andre Correa » Seg Dez 19, 2011 10:41 pm

Ou seja, fica meio que dependente do FX-2 então... pois caso dê Rafale, pode ser o de 50k ton, senão deve ser o outro... a não ser que consigam diminuir o peso em outro lado, mas acho dificil "enxugar" 10k ton...

O PA2 e o CVV parecem ser boas opções:

Imagem

Tem essas imagens tbm:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
PRick

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#83 Mensagem por PRick » Seg Dez 19, 2011 10:57 pm

Andre Correa escreveu:Ou seja, fica meio que dependente do FX-2 então... pois caso dê Rafale, pode ser o de 50k ton, senão deve ser o outro... a não ser que consigam diminuir o peso em outro lado, mas acho dificil "enxugar" 10k ton...
Esse aqui é o Juliet para a exportação, foi oferecido para a MB. Veja a comparação com o de 60 k.

Imagem

Na comparação fica claro, devido a tentativa de fazer o deslocamento o menor possível com as catapultas de 90 metros, ela invade a pista de catrapo e o convoo fica apertado, não sei se adianta economizar 2 ou 3k de toneladas e ter um NAe inferior.

[]´s




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#84 Mensagem por Andre Correa » Seg Dez 19, 2011 11:11 pm

Então, tás a ver o CVV, como fica perfeito?

Imagem

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#85 Mensagem por Andre Correa » Ter Dez 20, 2011 12:26 am

Sobre o PA2:
PA2 Aircraft Carrier

DCNS has been working on definition studies for ‘PA2’, a second aircraft carrier for the French Navy, since 2003. The aim is to ensure the continuous availability at all times, to France and to Europe, of a key power projection capability, air/sea dominance and deep strike missions. From the time the PA2 project received the initial go-ahead in January 2005, DCNS and its partners launched a study to exploit the similarities between the British CVF (Carrier Vessel of the Future) programme and the French PA2 programme. This led DCNS to define a French version of the CVF, dubbed CVF-FR-V2i, to meet the PA2 requirement.

The need for a constantly operational carrier-based air wing was confirmed in the 2008 white paper on defence and national security. The French government has put off its final decision concerning this programme until 2012.

To maintain its skillset, DCNS continues to study, in liaison with the DGA, variants of the proposed carrier meeting the needs of the French Navy and international customers. These studies are conducted as part of the Group’s Championship improvement strategy to meet customer needs to the best of our ability and in compliance with strict budgetary guidelines.

The version presented at Euronaval 2010 has a displacement of 60.000 tonnes and is optimised for efficient flight deck operations (90-metre catapults, sizing of deck and hangar areas, munitions payload), high operational availability, low cost of ownership and compliance with Bureau Veritas Naval Rules for habitability and safety.

Carrier group centrepiece

The PA2's capabilities include air/sea control over a wide area, strike attacks against land and maritime targets along with missions as the centrepiece of a French carrier group or in cooperation with allied forces. On operational deployments with an air wing of 40 aircraft, the PA2 will be able to carry out up to 75 air missions per day for extended periods.

Optimal availability

To increase the French Navy's force projection capabilities, every effort is being made to ensure that the PA2 offers high at-sea availability. In particular, DCNS proposes to apply lessons learned and the progress achieved in through-life support for French warships in recent years. Operational availability will be improved by ensuring that the ship is laid up less often and for shorter periods. Provision will also be made for easier access, handling and removal of heavy or cumbersome equipment.

Crew first

The PA2 is being designed for reduced crewing, specifically a complement of just 900. The ship will also accommodate an air wing of 620, a command team of up to 100 and up to 100 other passengers or crew for special missions. Every effort is being made to improve living and working conditions. Accommodation and living areas will be separated from work areas.

Platform and propulsion system

The design is for an ‘all-electric’ ship with a powerplant comprising three diesel-alternator sets in the engine room with a gas turbine and backup diesel-alternator set under the island.

Propulsion will be provided by three shaftlines with fixed-pitch propellers.

The direct-drive electric propulsion motors will have power ratings of 2x19 MW for the port and starboard shaftlines and 25 MW for the centre shaftline.

Flight deck

The proposed design calls for two 90-m catapults and additional decks under the hangar deck to ensure more space for aircraft operations. The flight deck will be operational up to sea state 5/6. The air wing spaces will be both larger and more efficient. More specifically:
- fixed-wing aircraft will be launched at 300 km/h by two 90-m catapults
- flight deck launch rate will be one aircraft every 30 seconds, or a complete strike of 24 in about 12 minutes
- air wing and flight deck facilities will be fully interoperable with the latest aircraft types operated by leading navies.

The PA2 will be able to deploy an air group of 35 to 40 aircraft including some in the 15/25 tonne class:
- Rafale combat aircraft, in the F3 configuration, taken as the main sizing template, along with provision for three E-2C airborne early warning aircraft
- oblique runway inclined at 8°30’ to ship’s centreline
- midships island between the two lifts
- hangar with storage space for part of the air wing, but reserved primarily for aircraft maintenance
- additional storage areas for support equipment and optional items
- two starboard lifts, each with a useful payload of 36 tonnes, linking the hangar to the flight deck.

Combat system and weapons

The PA2 systems are designed to deploy and command an air wing and provide self-defence capabilities consistent with the defensive capabilities of the carrier’s air wing and the carrier group as a whole.

The systems include the carrier’s combat system – with its surveillance sensors, EW suite, self-defence systems and CMS – an integrated bridge with its navigation system, a multi-service network and the communications system. The Setis® CMS is based on that developed for the FREMM multimission frigate programme.

Technical data (conventional propulsion option)

- Length overall (flight deck): 285 m
- Beam overall (flight deck): 69 m
- Displacement (end of life): 62,000 t
- Speed: 26 knots (> 20 knots on (n-1) shaftlines)
- Accommodation: 1,690
- Flight deck, area: 13,400 m2
[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61545
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6331 vezes
Agradeceram: 6680 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#86 Mensagem por Túlio » Ter Dez 20, 2011 8:02 am

Olhem só o que estamos discutindo: um NAe CATRAPO - no mínimo um - que certamente virá. E lá no FX é aquela balbúrdia antiamericana. Mas convenhamos:

:arrow: De que País virão as catapultas de 75/90 m e seus sistemas associados?

:arrow: De onde virão os AEW&C? Sim, porque não creio que peguemos um NAe de 50 ou 60 mil toneladas e lhe daremos 'olhos' de Turbo Tracker (aliás, ianques). Como só os ianques fazem AEW&C embarcados, dificilmente escaparemos do Hawkeye, não? Que aliás tem versão COD também...

Então, qual a razão das chorumelas anti F-18?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#87 Mensagem por Andre Correa » Ter Dez 20, 2011 10:20 am

Pois, dificilmente escaparemos do Hawkeye, ou o seu modelo sucessor, pois no ocidente ninguém mais tem escala para fazer um AEW&C Navalizado além dos EUA.
A questão da catapulta, eu vejo apenas como atrelada ao vencedor do FX-2, e também virá do mesmo "fornecedor".
Resta saber qual será o tipo, se será a nova magnetica, ou ainda a vapor, pois acredito que a magnetica deverá ser mais capaz do que a à vapor, portanto, pode não ser necessário os 90m para um eventual SH.

Ainda temos 4/5 anos para fechar o negócio, e começar a construir em 2016/2017, realizar testes a partir de 2023, e entregar em 2025...

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#88 Mensagem por Penguin » Ter Dez 20, 2011 10:40 am

Andre Correa escreveu:Pois, dificilmente escaparemos do Hawkeye, ou o seu modelo sucessor, pois no ocidente ninguém mais tem escala para fazer um AEW&C Navalizado além dos EUA.
A questão da catapulta, eu vejo apenas como atrelada ao vencedor do FX-2, e também virá do mesmo "fornecedor".
Resta saber qual será o tipo, se será a nova magnetica, ou ainda a vapor, pois acredito que a magnetica deverá ser mais capaz do que a à vapor, portanto, pode não ser necessário os 90m para um eventual SH.

Ainda temos 4/5 anos para fechar o negócio, e começar a construir em 2016/2017, realizar testes a partir de 2023, e entregar em 2025...

[009]
As catapultas do PAs francês são americanas (C13-3 a vapor derivadas das catapultas da classe Nimitz) :wink:
Mais info ( STEAM-POWERED CATAPULTS ): http://www.globalsecurity.org/military/ ... 10_ch4.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#89 Mensagem por Andre Correa » Ter Dez 20, 2011 10:43 am

Sim, eu relaciono a questão da catapulta quanto ao seu comprimento. Fornecedor, todos vamos buscar ao mesmo sítio...

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: PRONAE - Novos NAe's da MB (MB A-1X)

#90 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 20, 2011 10:57 am

As únicas maneiras de escapar do Hawkeye é ter um UAV muito capaz, ou Helis (não é tão eficiente), ou mesmo não ter... :lol:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder