Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
Alitson
- Sênior

- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Mensagem
por Alitson » Ter Nov 02, 2010 1:53 pm
helio escreveu:Hader escreveu:
Salve Hélio!
Qual sua opinião sobre o estado geral do chassi dos leo 1BE? Sempre me perguntei porquê o EB não dá uma passada lá no Canadá, pega as torres 1A5 que eles tem em estoque e monta em 28 carros BE.
[]'s
Olá Hader
Quando iniciaram as negociações da aquisição dos Leo 1A5, já estava decretado a desativação dos 1BE, assim que os 1A5 chegassem no Brasil.
Havia uma enorme frustração dos técnicos, diante da inexistencia de peças de reposição do sistema de tiro adotado pela Belgica. Várias tentativas por meio de engenharia reversa foram feitas, todas sem sucesso.
Mesmo assim algumas OM mantinham os 1BE em condições de uso. O 1ºRCC por exemplo quando visitei em março de 2008 possuia pelo menos um esquadrão completo com 1BE full operacionais.
Sendo assim preferiram manter por pelo menos 3 anos os 1BE. Os Leo 1A5 estarão operacionais somente em 2012, e a primeira grande manoba com a participação dos Leo 1A5 acontecerá em 2012(Saicã)
Pensaram inclusive em adotar um novo sistema de tiro nos 1BE, entretanto apesar de existirem opções no mercado ,isto exigia a troca de todos os componentes elétricos e eletronicos da torre, processo mais caro que o retrofit feito nos Leo 1A5.
O EB preferiu cometer o erro de adquirir da Bélgica Leo em péssimo estado, a ficar sem CC mais modernos logo após a falencia da ENGESA. O Gen Zenildo sempre esteve ciente dos problemas do Leo 1BE antes de decidir pela aquisição, entretanto penso eu que caso não tivessemos adquirido na época, poderiamos estar pior do que estamos hoje.
Abraço
Hélio
Antes uma garrucha na mão do que um FAL com a culatra quebrada.
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
-
Hader
Mensagem
por Hader » Ter Nov 02, 2010 4:57 pm
Olá Hélio!
Concordo com a tua análise, mas o fato que me incomoda um pouco é que existem torres completas do Leo 1A5 estocadas no Canadá. O chassi dos BE parece estar em estado razoável, pois o problema deles é na torre (sistemas de direção e controle de tiro). Eu desconheço o estado mecânico dos chassi, e por isto a pergunta anterior. Caso eles estejam em razoável estado poderíamos recuperá-los aqui, trocando a torre pelas de leo 1A5 canadenses, elevando-os assim ao mesmo padrão dos alemães. Acredito que seria um bom start-up para o núcleo de manutenção a ser montado aqui. Mas é apenas uma conjetura minha...
[]'s
-
Francoorp
- Sênior

-
Contato:
Mensagem
por Francoorp » Ter Nov 02, 2010 5:04 pm
Quantas torres de Leo 1 A5, e chassis existem no mundo atualmente, alguém sabe??
-
binfa
- Sênior

- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Mensagem
por binfa » Ter Nov 02, 2010 6:29 pm
Hader escreveu:Olá Hélio!
Concordo com a tua análise, mas o fato que me incomoda um pouco é que existem torres completas do Leo 1A5 estocadas no Canadá. O chassi dos BE parece estar em estado razoável, pois o problema deles é na torre (sistemas de direção e controle de tiro). Eu desconheço o estado mecânico dos chassi, e por isto a pergunta anterior. Caso eles estejam em razoável estado poderíamos recuperá-los aqui, trocando a torre pelas de leo 1A5 canadenses, elevando-os assim ao mesmo padrão dos alemães. Acredito que seria um bom start-up para o núcleo de manutenção a ser montado aqui. Mas é apenas uma conjetura minha...
[]'s
Hader muito bom seu ponto ponto de vista, também concordo, vai mantendo os M 60 até a chegada destes Leo revitalizados com torre do Canada....
-
gaitero
- Sênior

Mensagem
por gaitero » Ter Nov 02, 2010 6:49 pm
Hader escreveu:Olá Hélio!
[]'s
Pera ai...
Mas primeiro temos que saber se o Canada esta disposto a vender-las, e segundo, quanto eles querem pelas torres...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
-
eligioep
- Sênior

- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Mensagem
por eligioep » Ter Nov 02, 2010 6:50 pm
Hader escreveu:
......... O chassi dos BE parece estar em estado razoável, pois o problema deles é na torre (sistemas de direção e controle de tiro). Eu desconheço o estado mecânico dos chassi, e por isto a pergunta anterior. Caso eles estejam em razoável estado poderíamos recuperá-los aqui, trocando a torre pelas de leo 1A5 canadenses, elevando-os assim ao mesmo padrão dos alemães. []'s
Esquece, Hader....
Os chassis estão péssimos e a decisão do que fazer com eles já está tomada.....
Mas, até final de novembro, nada será divulgado....!!!
Aguardem, e vejam!
À propósito, os M 60 realmente ainda dão um caldo, e estão melhores do que pansávamos.
E poucos no cenário sul-americano são páreo para eles!!!!
-
gaitero
- Sênior

Mensagem
por gaitero » Ter Nov 02, 2010 6:56 pm
eligioep escreveu:Hader escreveu:
......... O chassi dos BE parece estar em estado razoável, pois o problema deles é na torre (sistemas de direção e controle de tiro). Eu desconheço o estado mecânico dos chassi, e por isto a pergunta anterior. Caso eles estejam em razoável estado poderíamos recuperá-los aqui, trocando a torre pelas de leo 1A5 canadenses, elevando-os assim ao mesmo padrão dos alemães. []'s
Esquece, Hader....
Aguardem, e vejam!
À propósito, os M 60 realmente ainda dão um caldo, e estão melhores do que pansávamos.
Pô, se estão pessimos, espero que vão todos para alguma Siderurgica...
-
tykuna
- Sênior

- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Mensagem
por tykuna » Ter Nov 02, 2010 7:45 pm
eligioep escreveu:
Esquece, Hader....
Boa noite Eligio,
Estariam péssimos para um CCs, mas ainda teriam uso como APs?
sds,
-
Hader
Mensagem
por Hader » Ter Nov 02, 2010 9:34 pm
eligioep escreveu:Hader escreveu:
Esquece, Hader....
Aguardem, e vejam!
É uma pena que estejam tão ruins. Obrigado pela info Eligio!
[]'s
-
Viktor Reznov
- Sênior

- Agradeceu: 2051 vezes
- Agradeceram: 834 vezes
Mensagem
por Viktor Reznov » Ter Nov 02, 2010 9:38 pm
Que pena, e eu aqui tinha esperanças de que pudéssemos aplicar aquela modernização feita pelos Israelenses e pelos Turcos.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
-
FIGHTERCOM
- Sênior

- Agradeceu: 1253 vezes
- Agradeceram: 735 vezes
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Nov 02, 2010 11:01 pm
Cross escreveu:Que pena, e eu aqui tinha esperanças de que pudéssemos aplicar aquela modernização feita pelos Israelenses e pelos Turcos.
O Sabre? Não vale a pena. Melhor investir direto em algo novo.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
Ricardo Rosa
- Sênior

- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Mensagem
por Ricardo Rosa » Sáb Nov 06, 2010 9:48 am
Bom dia a todos,
Sinceramente, alguns podem até discordar, mas, em linhas gerais, essa compra (Leopard 1A1 ou BE) não acrescentou absolutamente nada ao EB. Volto a afirmar, existe muita gente competente no EB, porém, ocorreu uma péssima avaliação e consequentemente uma lastimável compra de material em estado muito degradado.
Abraços.
-
gaitero
- Sênior

Mensagem
por gaitero » Sáb Nov 06, 2010 11:10 am
Ricardo Rosa escreveu:Bom dia a todos,
Sinceramente, alguns podem até discordar, mas, em linhas gerais, essa compra (Leopard 1A1 ou BE) não acrescentou absolutamente nada ao EB. Volto a afirmar, existe muita gente competente no EB, porém, ocorreu uma péssima avaliação e consequentemente uma lastimável compra de material em estado muito degradado.
Abraços.
Sei não em...
Se não fosse os 1A1, estariamos hoje com 28 M-60 para proteger todo o Brasil..

-
Lord Nauta
- Sênior

- Agradeceram: 455 vezes
Mensagem
por Lord Nauta » Sáb Nov 06, 2010 6:52 pm
Prezados Senhores,
Pouco participo do fórum na categoria Forças Terrestres. Geralmente fico um tanto chateado com as noticias nesta seção. Um exemplo e o destino dos M60, que considero uma boa alternativa. Entretanto fico sem entender o que chamo de ''pensar pequeno'' em relação ao EB.
E preciso capacidade de manobra e choque na região centro-oeste e os VBC M60 A3 TTS poderão cumprir esta missão por algum tempo até a chegada de material mais moderno. Fica a questão:Porque não transformar o 20 RCB em RCC e o mobiliar com mais exemplares do M60?. Seriam cerca de 50 unidades e ainda ficariam, descontados os VBC do Centro de Blindados, aproximadamente 30 veículos para serem utilizados como fonte logistica. Alguns dos Senhores teria a resposta a esta pergunta?
Sds
Lord Nauta