O S-400 de Defesa Áerea é apresentado.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2614 vezes

Re: O S-400 de Defesa Áerea é apresentado.

#76 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 07, 2010 11:35 am

ZeRo4 escreveu:
glauberprestes escreveu:Nós já sabemos fazer míssil, radar, EDT, e outros componentes. Agora, se com isso já dá pra brincar de montar um sistema nacional, eu não sei.
Poxa, certamente há capacidade para fazer um sistema guiado por CLOS!

Seria muito interessante mesmo, a própria Koslowa já escreveu um artigo sobre isso! um sistema na faixa de 10-12km para complementar o sistema que será adquirido seria muuuito bom!!!

Lembrando que a guiago por CLOS da pra fazer um sistema que tenha uns 20km de alcance tranquilamente! Apenas teríamos que colocar um booster nesse sistema de 10-12km e fazer algumas outras modificações para ter um ótimo sistema de fabricação nacional.

Vcs tem de saber que a AAAe não vai lidar apenas com Pucarás e Mirage III da vida :wink:
Nós ainda estamos engatinhando em termos de radares. Radares Sabers seriam facilmente anulados com PODs como o ALQ99, ou KNIRTI L175M Khibiny-M, ou qualquer outra suite eletronica de um caca de 4 geracão que se preze.

Então menos nacionalismo sem pragmatismo :wink:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#77 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 07, 2010 12:31 pm

Menos nacionalismo? Eu estou querendo começar de algum ponto. Não podemos começar de cima sempre, com tudo de mão beijada. Se ainda estamos engatinhando, porque não desenvolver produtos inicialmente mais rústicos para consumo próprio, e aprendermos a andar? O Saber é uma cópia melhorada do Elta 2106. Estamos melhorando o sistema. É impossível viver só de cópias. Já copiamos um radar, então porque não melhorá-lo?
É o que eu estou tentando dizer. Usamos Saber, MSA, e tudo o que sabemos fazer, e lançamos um sistema nosso. Isso dá Know-How... Depois, melhoramos o sistema, tornando-o mais resistente a contra medidas, aumentando o seu alcance de operação, melhorando a mobilidade, miniaturizando os sistemas, até conseguir um sistema que é comercialmente bom, sem ter que recorrer mais uma vez ao mercado externo.
[]´s

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
knigh7
Sênior
Sênior

#78 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 07, 2010 1:28 pm

glauberprestes escreveu:Menos nacionalismo? Eu estou querendo começar de algum ponto. Não podemos começar de cima sempre, com tudo de mão beijada. Se ainda estamos engatinhando, porque não desenvolver produtos inicialmente mais rústicos para consumo próprio, e aprendermos a andar? O Saber é uma cópia melhorada do Elta 2106. Estamos melhorando o sistema. É impossível viver só de cópias. Já copiamos um radar, então porque não melhorá-lo?
É o que eu estou tentando dizer. Usamos Saber, MSA, e tudo o que sabemos fazer, e lançamos um sistema nosso. Isso dá Know-How... Depois, melhoramos o sistema, tornando-o mais resistente a contra medidas, aumentando o seu alcance de operação, melhorando a mobilidade, miniaturizando os sistemas, até conseguir um sistema que é comercialmente bom, sem ter que recorrer mais uma vez ao mercado externo.
[]´s
Isso é uma ideia equivocada.
Vc pode realizar parcerias de desenvolvimento, como a FAB fez com os Sul Africanos com o A -Darter. Se não se tem maturidade tecnologica,como no caso dos radares, busca-se a producão sob licenca. Adquirindo o Know-How. Daí parte-se para o Know-Why ao participar de um desenvolvimento conjunto.
De que adianta termos o Piranha?É obsoleto, o desenvolvimento foi turbulento, doloroso e demorado. Teriamos pulado etapas se tivessemos produzido um missel aqui sob licenca e depois partindo para um desenvolvimento conjunto.
Antes de optar por um equipamento, deve-se saber se ele cumpre o proposito com eficácia ou não. Não adianta ter um equipamento só porque é nacional.Tampouco querer projetar tudo aqui. Perde-se sinergia, pois ao tentar fazer tudo, acaba sendo mediocre em tudo. Nem os EUA fazem isso. Taí a Bda Stryker deles.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#79 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 07, 2010 2:38 pm

Posso perguntar uma coisa? Não precisa responder, afinal, esse lance de fonte é chato. Mas, onde você viu/ouviu que o Saber é facilmente anulados por pods de aeronaves de quarta geração? Porque meu pai foi o responsável pelos testes do Elta quando esse foi avaliado para ser comprado pelo Brasil. Primeiramente, em Israel, utilizando F-16, King Air, e AH-1 como "alvo", e depois, no Brasil, com F-5, AMX, Super Puma, e tucano, e, em nenhuma das ocasiões, as contramedidas utilizadas foram suficientes para inutilizar o radar. O Saber é, pelo menos, igual ao Elta no que tange a resistência.

[]´s

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#80 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 07, 2010 2:45 pm

To brigando lá na seção do Rafale. Para o radar não ser enganado, tem que ter alta capacidade de procesamento. Capacidade possivel de ser ampliada, com oferta de energia sem limites.

Pra que tudo isso?

Oras, fisicamente, o radar pode ser anulado. Para isso, tem que contar com multiplos sistemas de emissão, e altissima capacidade de analise e troca de frequencia. Nesses gaps entre o sistema emissor, e o pod (ou AESA) teriamos um sinal de detecção.
Matematica pura. E um sistema atual, desarma um sistema de radar mais antigo.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#81 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 07, 2010 3:38 pm

Cuidado com os sintomas.

knigh7
Sênior
Sênior

#82 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 08, 2010 9:58 pm

glauberprestes escreveu:Posso perguntar uma coisa? Não precisa responder, afinal, esse lance de fonte é chato. Mas, onde você viu/ouviu que o Saber é facilmente anulados por pods de aeronaves de quarta geração? Porque meu pai foi o responsável pelos testes do Elta quando esse foi avaliado para ser comprado pelo Brasil. Primeiramente, em Israel, utilizando F-16, King Air, e AH-1 como "alvo", e depois, no Brasil, com F-5, AMX, Super Puma, e tucano, e, em nenhuma das ocasiões, as contramedidas utilizadas foram suficientes para inutilizar o radar. O Saber é, pelo menos, igual ao Elta no que tange a resistência.

[]´s

Glauber,

Eu não vou entrar em detalhes, mas os testes de campo de 2 cacas do FX2 demonstraram que a suite de ECM disponível possui uma elevada capacidade de processamento de sinais que anulam radares mecânicos (e independentemente da banda).
Espero que o Exército já tenha se interado disso.

Ninguém sabe, ninguém viu o que eu falei aqui. Ok, pessoal?

Um desses cacas pertencerá a FAB. Portanto, bico. Não levem a cabo o assunto. Morre aqui.

Abracos

joao fernando
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 09, 2010 11:39 am

Esse assunto está rolando num topico aqui do forum a alguns dias... :twisted:

knigh7
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 09, 2010 3:14 pm

A capacidade de processamento de sinais de PODs e suites ECM de cacas de norte-americnaos e franceses-não sei quanto a Russia, FAB não testou- está evoluindo rapidamente.
Atualmente esses paises estão lutando contra mendigos (como o Afeganistão), mas no dia em que lutarem contra nacões mais desenvolvidas militarmente, eles vão usar tudo o que tem (e que não usam em treinamentos...) e o Mundo vai tomar um susto.
Somente radares que operam com mudancas de frequencia absolutamente velozes (na casa de 700, 1000 vezes por segundo) podem fazer frente.
Espero qeu os estrategistas do EB relacionados a Def. Antiaérea estejam a par dessa evolucão que está ocorrendo.

Mas deixa estar caso não estejam a par. Quando recebermos o FX2 eles vão saber ...

joao fernando
Sênior
Sênior

#85 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 09, 2010 5:27 pm

knigh7 escreveu:A capacidade de processamento de sinais de PODs e suites ECM de cacas de norte-americnaos e franceses-não sei quanto a Russia, FAB não testou- está evoluindo rapidamente.
Atualmente esses paises estão lutando contra mendigos (como o Afeganistão), mas no dia em que lutarem contra nacões mais desenvolvidas militarmente, eles vão usar tudo o que tem (e que não usam em treinamentos...) e o Mundo vai tomar um susto.
Somente radares que operam com mudancas de frequencia absolutamente velozes (na casa de 700, 1000 vezes por segundo) podem fazer frente.
Espero qeu os estrategistas do EB relacionados a Def. Antiaérea estejam a par dessa evolucão que está ocorrendo.

Mas deixa estar caso não estejam a par. Quando recebermos o FX2 eles vão saber ...
Totalmente de acordo.

knigh7
Sênior
Sênior

#86 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 09, 2010 9:22 pm

Nossa Defesa Antiaérea precisa de radares LPI, para contrapor eficientemente aos cacas modernos.
Nossa Industria de Defesa ainda não tem maturidade tecnológica para desenvolver radares desse tipo. (Aliás, são poucas nacões no mundo que tem..)

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#87 Mensagem por Loki » Sex Jul 09, 2010 9:55 pm

Uma dúvida, essa defasagem também vale para o link br2 e o SECOS 2?

e o EAD com o protocolo link yb?

abraço

knigh7
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 09, 2010 10:34 pm

Loki escreveu:Uma dúvida, essa defasagem também vale para o link br2 e o SECOS 2?

abraço
O nosso Data Link BR2 tem um desempenho intermediário entre o Link 11 e o Link 16 Otan. A transmissão do nosso LinkBR2 não chega a 77.800 saltos por segundo. Não é tão resistente a jameamento quanto o link 16. Mas é bom.

Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

#89 Mensagem por Sideshow » Sex Jul 09, 2010 10:35 pm

knigh7 escreveu:Nossa Defesa Antiaérea precisa de radares LPI, para contrapor eficientemente aos cacas modernos.
Nossa Industria de Defesa ainda não tem maturidade tecnológica para desenvolver radares desse tipo. (Aliás, são poucas nacões no mundo que tem..)
O CTA estava com o projeto de um radar LPI com 20km de alcance, mas era só um demostrador de tecnologia, seria bom saber qual foram os resultados.

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#90 Mensagem por Loki » Sex Jul 09, 2010 10:41 pm

knigh7 escreveu:
Loki escreveu:Uma dúvida, essa defasagem também vale para o link br2 e o SECOS 2?

abraço
O nosso Data Link BR2 tem um desempenho intermediário entre o Link 11 e o Link 16 Otan. A transmissão do nosso LinkBR2 não chega a 77.800 saltos por segundo. Não é tão resistente a jameamento quanto o link 16. Mas é bom.
Obrigado knight7

abraço

Responder