Notícias Ferroviárias

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Rui Elias Maltez
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Re: Notícias Ferroviárias

#76 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 09, 2010 10:48 am

já há candidatos para o material circulante do tgv?
Os concursos ainda não foram lançados, mas tudo leva a crer que serão a Siemens, a Alsthom e a CAF, para além da Bombardier.

Oras como a Alsthom tem uma proposta muito cara para as nossas possibilidades (o AGV, semelhante ao que bateu ha 3 anos o recorde dos 670 Km/h, naquela operação mediática) e por razões políticas a Bombardier poderá ficar de fora, a coisa jogar-se-á pela CAF espanhola e pela Siemens. Por uma questão de uniformidade de tecnologias, poderá ser a CAF a ganhar até porque é a que apresenta os preços mais baixos, mas atenção à Siemens que tem vindo a ser uma fornecedora de referência para o mercado tuga.




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Re: Notícias Ferroviárias

#77 Mensagem por soultrain » Ter Mar 09, 2010 9:32 pm

Rui Elias Maltez escreveu:
já há candidatos para o material circulante do tgv?
Os concursos ainda não foram lançados, mas tudo leva a crer que serão a Siemens, a Alsthom e a CAF, para além da Bombardier.

Oras como a Alsthom tem uma proposta muito cara para as nossas possibilidades (o AGV, semelhante ao que bateu ha 3 anos o recorde dos 670 Km/h, naquela operação mediática) e por razões políticas a Bombardier poderá ficar de fora, a coisa jogar-se-á pela CAF espanhola e pela Siemens. Por uma questão de uniformidade de tecnologias, poderá ser a CAF a ganhar até porque é a que apresenta os preços mais baixos, mas atenção à Siemens que tem vindo a ser uma fornecedora de referência para o mercado tuga.
Rui,

Algumas correcções:

A empresa é a Alstom, com th é a designação muito antiga.

O AGV bateu os 360km/h, a 670 voava homem.

Os Espanhois não fabricam "TGV", eles operam:

* S/100 Alstom
* S/102 Talgo e Bombardier
* S/103 Siemens

A CAF monta Alstom para o Alvia os S/120, uma máquina parecida com os nossos pendulares.

Por tudo isto, duvido que a CAF proponha sequer alguma coisa. Não se esqueça que a escolha será acima de tudo politica.

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Re: Notícias Ferroviárias

#78 Mensagem por Pedro Gilberto » Ter Mar 09, 2010 10:33 pm

Saiu uma reportagem sobre as perspectivas sobre o modal ferroviário no Brasil. Se o planos se concretizarem até 2023 o transporte de cargas por ferrovias no Brasil alcançara 35% do total, superando o rodoviário que ficará com 30%.

http://issuu.com/americaeconomia/docs/3 ... 4?mode=a_p

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Re: Notícias Ferroviárias

#79 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mar 09, 2010 10:58 pm

Só espero que desses 35%, 50% não sejam de ferro e soja. Espero que o transporte se diversifique.
E eu torço muito para o transporte de pessoal.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: Notícias Ferroviárias

#80 Mensagem por Bourne » Ter Mar 09, 2010 11:35 pm

Mas transporte ferroviário é por excelência direcionado para produtos de baixo valor agregado e sem urgência na entrega tal como soja e minério de ferro. O que tem prazo de entrega apertado, alto valor agregado e necessidade de flexibilidade fatalmente vai de caminhão como revestimento de mármore ou comida congelada. Por isso que nos EUA, China e até na Europa o transporte rodoviário, ferroviário e fluvial convivem em harmonia e integrados.




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Re: Notícias Ferroviárias

#81 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mar 10, 2010 3:46 am

Bourne escreveu:Mas transporte ferroviário é por excelência direcionado para produtos de baixo valor agregado e sem urgência na entrega tal como soja e minério de ferro. O que tem prazo de entrega apertado, alto valor agregado e necessidade de flexibilidade fatalmente vai de caminhão como revestimento de mármore ou comida congelada. Por isso que nos EUA, China e até na Europa o transporte rodoviário, ferroviário e fluvial convivem em harmonia e integrados.
Mas, por exemplo: Um trem de Betim até a região de São Paulo, para entregar uma porralhada (by CM) de carros da Fiat. Esse é o tipo de frete que não precisa ser feito integralmente por via rodoviária. Falei Betim, mas poderia ser Camaçari, Porto Real, ou Manaus. Esse tipo de diversificação que eu acho que deva ocorrer.




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Re: Notícias Ferroviárias

#82 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 10, 2010 6:31 am

Tem razão, Soultrain, mas segundo julgo saber, se houver proposta espanhola, será em nome da CAF, com a proposta do Talgo.

E quem não se lembra das Groupment 50 Hz, da velha Alsthom, com adição de Brown-Bovery, AEG e Siemens, de 1974?

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Ness Cassé


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Ou destas, dos anos 50, das primeiras loc electricas em Portugal, que traccionaram os primeiros comboios rápidos entre Lisboa e Porto, substituindo o velho Foguete da FIAT, passando essas automotoras para o sul, designando-se de Sotavento?

Quanto à actual Alstom, realmente o seu novo AVG permitirá velocidades comerciais de cerca de 360 Km/h, mas na demonstração mediática, realmente não chegou aos 670, mas não andou longe:

574,8 KM/H. ALSTOM - Novo Recorde mundial

* Foto: Pedro Sabino




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Re: Notícias Ferroviárias

#83 Mensagem por Bourne » Qua Mar 10, 2010 9:21 am

glauberprestes escreveu: Mas, por exemplo: Um trem de Betim até a região de São Paulo, para entregar uma porralhada (by CM) de carros da Fiat. Esse é o tipo de frete que não precisa ser feito integralmente por via rodoviária. Falei Betim, mas poderia ser Camaçari, Porto Real, ou Manaus. Esse tipo de diversificação que eu acho que deva ocorrer.
Carro sim. Os carros são entregues com hora marcado e modelo especifico na concessionária. Por isso que os cegonheiros ganham tão bem e só andam de dia e tem caminhões de 500 mil reais. Nesse caso o custo de transporte não é tão relevante. Não adiante a porralhada de carros (by CM), pois sõa modelos feitos sob encomenda e bem específicos. Isso depende de cada produto.




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Re: Notícias Ferroviárias

#84 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 10, 2010 10:18 am

Na Peninsula Ibérica, grande parte dos automóveis a distribuir são-no a longe e média distancia, por comboio.

Por cá, se é verdade que normalmente são productos de baixo valor a serem operados por ferrovia, há productos de alto valor que também o são, como químicos, ou cimento (vide foto acima), para além de madeiras ou pedras decorativas.

Também há muito transito de contentores entre as várias regiões da Pen. a partir, ou para os principais portos maritimos. Por isso, por cá, a ferrovia começa a ser a preferida por muitos operadores de transporte, tanto que até já por cá apareceu uma operadora privada (Takargo Rail), exactamente para competir com a CP e a RENFE nesse sector que começa a ser aliciante.

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Re: Notícias Ferroviárias

#85 Mensagem por soultrain » Qua Mar 10, 2010 5:58 pm

Quanto à actual Alstom, realmente o seu novo AVG permitirá velocidades comerciais de cerca de 360 Km/h, mas na demonstração mediática, realmente não chegou aos 670, mas não andou longe:

574,8 KM/H. ALSTOM - Novo Recorde mundial

tem razão, não sabia

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:





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Re: Notícias Ferroviárias

#86 Mensagem por Pedro Gilberto » Sex Mar 19, 2010 11:59 pm

Fabricante de trens espanhola CAF inaugura 1ª fábrica no Brasil

São Paulo, 19 mar (EFE).- A fabricante de trens espanhola Construções e Auxiliar de Ferrovias (CAF) inaugurou hoje sua primeira fábrica no Brasil, já com uma lista de pedidos de 101 trens.

A fábrica, construída no município de Hortolândia, em São Paulo, pediu um investimento de R$ 200 milhões provenientes de recursos próprios da CAF, que opera no Brasil há 14 anos na área de manutenção de trens.

O ato de inauguração contou com a presença do governador paulista, José Serra, favorito nas pesquisas para as eleições presidenciais de outubro, e pelo titular do Conselho de Administração da CAF, Andrés Ari Scoleto.

"A inauguração dessa moderna fábrica é a forma mais concreta que a CAF Espanha e a CAF Brasil encontraram para manifestar sua confiança no desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil", disse Scoleto.

A unidade, que já iniciou a produção, fabricará inicialmente 48 trens com oito vagões para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 17 trens com seis vagões para o metrô de São Paulo. As encomendas devem ser entregues antes do fim de ano.

Outros 36 trens serão produzidos por meio de um convênio público-privada assinada com o governo de São Paulo por um valor de R$ 1,8 bilhão.

A fábrica inaugurada hoje gerou cerca de mil empregos diretos e tem capacidade para produzir 500 vagões por ano.

A CAF tem oito centros de produção principais na Espanha e quatro de manutenção (Bilbao, Vigo, Barcelona e Sevilha), assim como unidades de montagem ou manutenção em São Paulo, Sacramento (EUA), Cidade do México, Buenos Aires, Lisboa e Londres.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noti ... rasil.jhtm

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Re: Notícias Ferroviárias

#87 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 22, 2010 7:13 am

Adiamento de dois anos, anunciado como medida de contenção de custos, já era inevitável
Governo já sabia que TGV entre Lisboa e o Porto estava atrasado
20.03.2010 - 08:35 Por Carlos Cipriano

O Governo, afinal, não adiou o TGV, apenas se limitou a anunciar um prazo mais realista para a inauguração da linha Lisboa-Porto

Esta estava prevista para 2015, mas atrasos no projecto iriam ditar a sua derrapagem para 2017. Ao anunciar este adiamento, o Governo evita assumir o atraso num projecto pelo qual se tem batido e aproveita para conceder terreno às críticas da oposição que exigiam a sua suspensão ou adiamento.

A medida, inscrita no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) como contenção do investimento público, já era uma realidade que o Governo conhecia e que mais tarde ou mais cedo teria de ser anunciada, até porque a própria Rave, constatando o atraso no projecto, foi obrigada a fazer um replaneamento da sua execução, segundo o PÚBLICO apurou. Contactada a Rave e o Ministério das Obras Públicas, estes não responderam às questão colocadas pelo PÚBLICO.

Uma simples consulta ao site da Rave permite constatar o óbvio: o lançamento dos concursos para a linha Lisboa-Porto (dividida nos subtroços Lisboa-Pombal e Pombal-Porto) estava previsto para o primeiro semestre de 2009, mas estes não só não foram lançados, como nem sequer ainda existe a Declaração de Impacto Ambiental para a secção Pombal-Aveiro, imprescindível para avançar com o concurso.

O planeamento da Rave também prevê que a concepção e construção tivesse já início em 2011, o que se revela impossível tendo em conta que os concursos não foram ainda lançados e que esse processo demora dois anos. Impossível, por isso, ter a linha terminada em 2015, tal como foi anunciada por Durão Barroso na cimeira ibérica da Figueira da Foz, em 2003. Os Governos seguintes mantiveram estes prazos, mas o PEC trouxe a ocasião para o adaptar à realidade. De Espanha veio mais um "empurrão" para este adiamento. A linha Porto-Vigo, prevista para 2013, foi também adiada dois anos pela parte espanhola. No entanto, oficialmente, a justificação do Governo para a recalendarização é outra e vem no próprio PEC. O documento refere o "adiamento, por dois anos", das linhas Lisboa-Porto e Porto-Vigo "de forma a evitar o impacto financeiro até 2013". Uma decisão inserida nas medidas de diminuição de investimento público.

Em entrevista à Visão, o ministro António Mendonça já justificou, na quinta-feira, que "o adiamento dos dois troços de TGV tem a ver com critérios meramente objectivos, como seja o facto de nenhum desses dois projectos ter o concurso lançado (..) O adiamento resultou, portanto, de motivos de ordem prática e não estratégica".

http://economia.publico.pt/Noticia/




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Re: Notícias Ferroviárias

#88 Mensagem por Brasileiro » Ter Abr 13, 2010 7:41 pm

Trens regionais devem estar prontos até a Copa
13/04/2010 - Jornal Cruzeiro do Sul

A Secretária de Transportes Metropolitanos de São Paulo termina no próximo dia 26 o estudo preliminar sobre as linhas de trens de passageiros interligando a capital paulista à Baixada Santista e a Sorocaba. A idéia é que o projeto esteja implementado até a Copa de 2014. De acordo com o Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), João Paulo de Jesus Lopes, que coordena o grupo que desenvolve o estudo, os trens que farão as viagens deverão atingir velocidades médias de 120 a 130 km por hora.

"Queremos competitividade com as linhas rodoviárias. A viagem para a Baixada não poderá demorar mais que 40 minutos e as tarifas também serão próximas às praticadas pelos ônibus", disse nesta segunda-feira (12). A ferrovia para o litoral deverá ter cerca de 80 km e a entre a capital e Sorocaba, 100 km. Na Baixada Santista, o grupo avalia a possibilidade de adaptar a antiga ferrovia sorocabana para o recebimento de trens modernos. Nesse caso, a linha interligaria a antiga estação Samaritá, em São Vicente, à estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Para Lopes, os trens serão um grande atrativo para os usuários de fretados, que diariamente sobem a serra para trabalhar em São Paulo. "Nossas estradas são as melhores do País, mas já viraram grandes avenidas de tão movimentadas. Trem não congestiona, não polui. Queremos oferecer um transporte com dignidade, com conforto, ar-condicionado", explicou. Segundo ele, as obras de implementação demorariam entre dois e três anos. Mas antes disso, o governo do Estado precisa decidir o modelo de investimento, se haverá uma Pareceria Público Privada (PPP) ou não.

"Os estudos ainda são muito precoces para dizermos isso", disse Lopes, que tampouco quis dar uma estimativa de custo. "Só posso dizer que é caro, bem caro. O preço é compatível ao de uma linha de metrô." Nesta segunda-feira (12), Lopes participou de uma Audiência Pública em Santos para discutir a implementação do SIM (Sistema Integrado Municipal) e do primeiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que terá 11 quilômetros entre Barreiros, em São Vicente e o Porto de Santos. Segundo ele, o edital do projeto deverá ser publicado até "meados de junho".

Fonte: Revista Ferroviária

abraços




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Re: Notícias Ferroviárias

#89 Mensagem por Bourne » Ter Abr 13, 2010 8:04 pm

Pelo menos, o metro de Curitiba parece que foi para o saco, pois segundo o ministro Paulo Bernardo as obras do metro não vão ficar prontas até 2014 e é melhor deixar para depois. E, esse "depois", só deus sabe quando é. Talvez, no mesmo dia que construirem o contorno ferroviário.




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Re: Notícias Ferroviárias

#90 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 14, 2010 5:19 am

Obra foi adjudicada em Dezembro

Presidente da República promulgou as bases de concessão da linha do TGV entre Poceirão e Caia
14.04.2010 - 07:41 Por Luísa Pinto, José Manuel Rocha

http://economia.publico.pt/Noticia/

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o decreto-lei que aprova as bases de concessão do troço ferroviário de alta velocidade Poceirão-Caia (ligação a Madrid). A obra foi já adjudicada, em Dezembro passado, a um consórcio liderado pela construtora Soares da Costa.

O chefe de Estado decidiu promulgar o diploma, tendo em conta que "o Governo comunicou que irá proceder à certificação por entidade independente da última análise custo-benefício realizada sobre este projecto", embora "as informações recebidas não esclareçam todas as dúvidas".

Face "à dimensão do investimento em causa", adianta uma nota ontem divulgada por Belém, "sempre o Presidente da República considerou de crucial importância que a decisão de avançar com o projecto estivesse suportada em estudos independentes que comprovassem, na medida do razoável, a viabilidade do projecto no actual quadro económico-financeiro".

O comunicado da Presidência realça que o comboio de alta velocidade "tem sido objecto de um intenso debate na sociedade portuguesa". "Foi-o na campanha eleitoral para as últimas eleições legislativas", em Setembro, e figura no Programa do Governo."

Numa reacção à decisão de Cavaco Silva, o ministro das Obras Públicas afirmou ao PÚBLICO que "o Governo ficou muito satisfeito" e acrescentou que as dúvidas avançadas pelo Presidente da República não são "substanciais".

António Mendonça refere que os estudos do projecto foram realizadas por entidades credíveis e que o próprio consórcio que ganhou o concurso "se comprometeu a chamar instituições independentes para completarem os estudos de viabilidade do empreendimento."

António Mendonça diz que o programa da alta velocidade é muito importante para o país e fundamental para apoiar a recuperação económica. O ministro refere que o projecto envolve uma incorporação nacional que pode chegar aos 85 por cento e que esse é um dado fundamental para que as empresas nacionais possam expandir os seus negócios.

Em território português, a ligação a Madrid inclui também o troço ferroviário Lisboa-Poceirão e a terceira travessia do Tejo.
_________________________________

TGV

Portugal e Espanha avançam no projecto de estação internacional de Caia Madrid

06.04.2010 - 17:49 Por Lusa

Os ministros das Obras Públicas de Portugal e Espanha definiram hoje os últimos elementos para a construção da estação internacional de Caia - por onde passará a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid -, reiterando o compromisso na construção da linha Porto-Vigo.

A rede de alta velocidade entre Portugal e Espanha foi o tema dominante da agenda da reunião de hoje, em Madrid, onde António Mendonça e José Blanco renovaram “o compromisso dos dois Governos em estreitar as interconexões ferroviárias e rodoviárias ibéricas”.

Na reunião foram determinados “definitivamente” aspectos relacionados com a localização, o financiamento, a jurisdição e as condições de construção e exploração da estação, como o facto de a componente do tráfico de passageiros ficar do lado espanhol e o componente de mercadorias ficar do lado português.

O concurso para a construção, bem como a futura exploração da estação internacional, ficará a cargo de uma sociedade conjunta formada pelos gestores da rede dos dois países, a portuguesa REFER e a espanhola ADIF.

A redacção de todos os projectos das várias infra-estruturas será realizada pelo Agrupamento Europeu de Interesse Económico Alta Velocidade Espanha-Portugal.

Os ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países vão agora avançar para a preparação de um acordo “que terá o nível de tratado internacional” e que deverá ser assinado, possivelmente, na cimeira luso-espanhola prevista para Setembro, em Elvas.

Mendonça disse aos jornalistas que a reunião permitiu comprovar a “convergência de posições que existe entre os dois governos sobre os assuntos comuns”, sublinhando “a importância das conexões e particularmente da alta velocidade na integração económica, na coesão dos dois países e na ligação da península ibéria à rede europeia de transportes”.

Antonio Mendonça falava aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo espanhol, o ministro do Fomento José Blanco, com quem hoje se reuniu durante várias horas, em Madrid.

José Blanco disse que a reunião de hoje permitiu “constatar o compromisso inamovível de ambos os governos com as conexões transfronteiriças”, que nasce de uma “visão partilhada o papel das infra-estruturas de transporte como motor do desenvolvimento social e económico”.

“Partilhamos o mesmo pedaço de terra, o mesmo projecto europeu e uma mesma visão de futuro. Os dois Governos sabemos que a integração da península através da rede de alta velocidade é fundamental se queremos um futuro de progresso para ambos os países”, afirmou o governante espanhol.

Do lado português, António Mendonça recordou que o troço Poceirão-Caia já foi adjudicado, devendo o acorde construção ser assinado “no final de abril ou início de Maio” e que o concurso para o troço Lisboa-Poceirão “está na primeira fase” de avaliação de propostas recebidas.




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