+4 UH-60L para a FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#76 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2009 6:53 pm

soultrain escreveu:È meu amigo, é para ver quem fala dos Russos...Os nossos Super Puma tiveram de ser rebuscados ao galpão e reactivados. Mas é um p... Heli, é sim senhor.

[[]]'s
Concordo cara... inicio de entrada em servico sempre pode ter essas coisas mesmo... e em todo o caso 'e um P... Heli mesmo... tive o prazer de ve-lo em voo diversas vezes e ja entrei em um desses da RAF e um Italiano e putz.... show de bola!!

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#77 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 15, 2009 7:25 pm

Se eu fosse numa missão escolheria ficar do outro lado da telinha... :)




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Re: +4 UH-60L para a FAB

#78 Mensagem por soultrain » Seg Jun 15, 2009 7:30 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: +4 UH-60L para a FAB

#79 Mensagem por soultrain » Seg Jun 15, 2009 7:33 pm

cb_lima escreveu:
soultrain escreveu:È meu amigo, é para ver quem fala dos Russos...Os nossos Super Puma tiveram de ser rebuscados ao galpão e reactivados. Mas é um p... Heli, é sim senhor.

[[]]'s
Concordo cara... inicio de entrada em servico sempre pode ter essas coisas mesmo... e em todo o caso 'e um P... Heli mesmo... tive o prazer de ve-lo em voo diversas vezes e ja entrei em um desses da RAF e um Italiano e putz.... show de bola!!

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O que alguém me disse, dentro de um e com "galões", é que o fabricante não tinha mesmo peças para entrega...

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#80 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2009 7:58 pm

soultrain escreveu:
O que alguém me disse, dentro de um e com "galões", é que o fabricante não tinha mesmo peças para entrega...

[[]]'s
Inicio dos trabalhos com uma nova aeronave sempre tem essas coisas... alem disso ouvi dizer que existiu um problema dos contratos com voces tambem. O que eu ouvi foi que tambem a demanda pelas operacoes no Afeganistao fizeram os ingleses limpar a prateleira.

Honestamente, no inicio de operacao de qualquer aeronave isso 'e bem possivel de acontecer... existe problema sim, mas nao deveria ser o fim-do-mundo.

mas sabe como 'e que e' ... voce pagou... quer o treco funcionando o tempo todo... o cliente tem sempre razao :)

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#81 Mensagem por soultrain » Seg Jun 15, 2009 8:18 pm

Sim a desculpa foi essa, não teve nada a haver com o contrato de manutenção, mas não acho aceitável.

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#82 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 15, 2009 8:30 pm

soultrain escreveu:Sim a desculpa foi essa, não teve nada a haver com o contrato de manutenção, mas não acho aceitável.

[[]]'s
Nao 'e aceitavel,

mas 'e possivel... e honestamente ocorre com uma frequencia maior do que desejado, mas logo depois 'e sanado.

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#83 Mensagem por Penguin » Seg Jun 15, 2009 11:08 pm

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Tenho um colega que voa de BH, segundo ele, o BH tem limitação volumétrica, porque carregar ele carrega praticamente qualquer coisa. Já levaram mais de 20 pessoas num vôo.

Sim, se um helo pode levar 4 toneladas de peso, quer dizer dá para colocar até 40 pessoas a bordo. Acho que um EC-725 pode levar umas 40 pessoas em casos de emergência. Porém, quanto maior a carga, maior serão as penalidades.

[]´s
Na teoria tudo é bonito.

A cabine do EC-725 possui uma area de 10,5m^2 e volume de 15,5m^3. O UH-60 possui uma area de 8,1m^2 e volume de 11,2m^3. O EC-725 possui uma area de cabine 30% maior do que o SH-60 e um volume 38% maior. Como ele pode levar 163% mais tropas? Um no colo do outro?

Na propaganda da AgustaWestland, de forma honesta, se faz diferença entre tropas equipadas (fully equipped soldiers) e tropas (troops). Há ainda outra medida - assento - usada pela Eurocopter. São 3 coisas distintas. No site da Eurocopter se menciona 29 assentos. Imagino em que condições...

Helicopteros de outra categoria:
O EH-101 possui uma cabine com 29m^3 de volume (o dobro do EC-725).
O Chinook possui uma cabine com 21m^2 de area (o dobro do EC-725).
Conclusão: o EC-725 não pertence a esta categoria.

Para quem gosta...

AW149
Area da Cabine: ?
Volume da cabine: 11m^3
Altura máxima da cabine: 1,45m
Capacidade: 2 pilotos + 16 "troops" ou 12 "fully equipped soldiers" ou carga externa máxima de 2720 kg ou

Radius of Action: 12 Troops (110 kg) - 150 n.m.

Fonte: http://www.agustawestland.com/product/aw149 e http://www.flug-revue.rotor.com/frtypen/FRAW149.htm (altura da cabine)


-------------------------------------------------------------------------------------------------------


SH-60M
Area da cabine: 8,1m^2
Volume da cabine: 11,2^3
Altura da cabine: 1,3m
Capacidade: 2 pilotos + 11 "fully equipped soldiers" (130kg cada) ou carga externa máxima de 4.000kg ou

Radius of Action: 2.000kg payload - 120 n.m.

ou

Radius of Action: 2.500kg payload - 80 n.m.

Fonte: http://www.sikorsky.com/vgn-ext-templat ... 82000a____


-------------------------------------------------------------------------------------------------------


EC-725
Area da cabine: 10,5m^2
Volume da cabine: 15,5m^3
Altura máxima da cabine: 1,45m
Capacidade: 29 "cabin seats" ou carga externa máxima de 5.000kg ou dependendo da missão:

Radius of Action: 19 Troops (110 kg) - 250 n.m.

ou

External load: 2500 kg, 4000 ft ISA+20 > 100 n.m.

Fontes: http://www.eurocopter.com/site/en/ref/Missions_174.html e http://www.flug-revue.rotor.com/frtypen/FREC725.htm (volume da cabine)




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jun 16, 2009 12:22 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: +4 UH-60L para a FAB

#84 Mensagem por soultrain » Seg Jun 15, 2009 11:18 pm

Ou seja, o EC-725 tem mais do dobro do raio de acção do BH, com a mesma carga, acha pouco?

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#85 Mensagem por A.K. for T-7 » Seg Jun 15, 2009 11:23 pm

Só uns toques:

Já voei uma hora e pouco em Roraima num BH do EB com 21 pessoas na cabine: 08 agentes da PF e 13 soldados do EB, todo mundo de mochila equipada full e fuzil...

O BH modelo L tem configuração de combate com 20 assentos. Entrem no site da Sikorsky e abram o PDF para ver... Só vivem falando que ele leva 11 soldados porque é assim que o US Army carrega seus pelotões de infantaria aeromóvel que possuem um efetivo de 44 homens: 11 homens em cada um dos quatro BH que compõem o pelotão de aeronaves.

O EC tem configuração de combate com 18 assentos "anti-crash". A configuração de 29 assentos é feita com assentos normais de transporte simples, para transporte "logístico" e não de combate. Também passível de verificação no PDF da Eurocopter...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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Re: +4 UH-60L para a FAB

#86 Mensagem por Penguin » Seg Jun 15, 2009 11:56 pm

A.K. for T-7 escreveu:Só uns toques:

Já voei uma hora e pouco em Roraima num BH do EB com 21 pessoas na cabine: 08 agentes da PF e 13 soldados do EB, todo mundo de mochila equipada full e fuzil...

O BH modelo L tem configuração de combate com 20 assentos. Entrem no site da Sikorsky e abram o PDF para ver... Só vivem falando que ele leva 11 soldados porque é assim que o US Army carrega seus pelotões de infantaria aeromóvel que possuem um efetivo de 44 homens: 11 homens em cada um dos quatro BH que compõem o pelotão de aeronaves.

O EC tem configuração de combate com 18 assentos "anti-crash". A configuração de 29 assentos é feita com assentos normais de transporte simples, para transporte "logístico" e não de combate. Também passível de verificação no PDF da Eurocopter...
Nada como a experiência in loco!

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#87 Mensagem por Penguin » Ter Jun 16, 2009 12:18 am

Do site da FAB:
UH-60L

(...)
Por causa do grande número de Iroquois perdidos em combate, os Hawks incorporam várias medidas de segurança. Entre elas estão maiores áreas de proteção blindadas, pás dos rotores muito mais resistentes (podem receber projéteis de 23mm sem se romperem) e tanques principais de combustível à prova de fogo, capazes de absorver impactos de 12.7mm. Além disso, os Hawks têm várias medidas de redundância dos sistemas hidráulicos e elétricos, duplicados e bem separados para reduzir ao mínimo as possibilidades de danos graves em combate. O primeiro Hawk, o UH-60A Black Hawk entrou em serviço na 101a Divisão aerotransportada em Fort Campbell, em meados de 1979. Seu batismo de fogo ocorreu em outubro de 1983, quando alguns UH-60A da 82a Divisão Aerotransportada tomaram parte na invasão de Granada. Os H-60s muitas vezes é obrigado a deslocar-se para áreas onde não há qualquer equipamento especial de apoio. Por isso, uma das exigências do Exército para o aparelho foi um mínimo de manutenção especializada. O resultado foi um helicóptero que necessita apenas um quarto do apoio de manutenção requerido por aparelhos anteriores.
(...)

http://www.fab.gov.br/portal/aeronaves/htm/ch34.htm

Black Hawk design:

Black Hawk has low detectability and outstanding nap-of-the-earth flight capabilities. The aircraft is tolerant to small arms fire and most high-explosive, medium-calibre (23mm) projectiles. The flight controls are ballistically hardened and the helicopter is equipped with redundant electric and hydraulic systems.

The helicopter has the ability to absorb high-impact velocities. The fuel system is crash-resistant and self-sealing. The crew seats and the landing gear are energy absorbing.

(...)

http://usmilitary.about.com/od/rotary/a ... ckhawk.htm


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Survivability - EC725 Protection

Crew cockpit protection Protection against 12.7 mm.
Armour plating in the cabin Protection against 12.7 mm projectiles.
Articulated armour plating carpets Protection against 7.62 mm at 100 m.

Fonte: Eurocopter




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
PRick

Re: +4 UH-60L para a FAB

#88 Mensagem por PRick » Ter Jun 16, 2009 12:52 am

A.K. for T-7 escreveu:Só uns toques:

Já voei uma hora e pouco em Roraima num BH do EB com 21 pessoas na cabine: 08 agentes da PF e 13 soldados do EB, todo mundo de mochila equipada full e fuzil...

O BH modelo L tem configuração de combate com 20 assentos. Entrem no site da Sikorsky e abram o PDF para ver... Só vivem falando que ele leva 11 soldados porque é assim que o US Army carrega seus pelotões de infantaria aeromóvel que possuem um efetivo de 44 homens: 11 homens em cada um dos quatro BH que compõem o pelotão de aeronaves.

O EC tem configuração de combate com 18 assentos "anti-crash". A configuração de 29 assentos é feita com assentos normais de transporte simples, para transporte "logístico" e não de combate. Também passível de verificação no PDF da Eurocopter...
]

Você pode ter voado com essa quantidade de pessoas, entretanto, entrei e fiquei mais de meia hora na cabine de Uh-60, e é bem menor que qualquer Cougar da vida, aquilo é uma lata de sardinhas, por sinal os helos estavam parados lado a lado, na LAAD e dá para perceber claramente, o UH-60 não tem espaço interno, só é melhor que o UH-1H.

[]´s




PRick

Re: +4 UH-60L para a FAB

#89 Mensagem por PRick » Ter Jun 16, 2009 12:54 am

Santiago escreveu:Do site da FAB:
UH-60L

(...)
Por causa do grande número de Iroquois perdidos em combate, os Hawks incorporam várias medidas de segurança. Entre elas estão maiores áreas de proteção blindadas, pás dos rotores muito mais resistentes (podem receber projéteis de 23mm sem se romperem) e tanques principais de combustível à prova de fogo, capazes de absorver impactos de 12.7mm. Além disso, os Hawks têm várias medidas de redundância dos sistemas hidráulicos e elétricos, duplicados e bem separados para reduzir ao mínimo as possibilidades de danos graves em combate. O primeiro Hawk, o UH-60A Black Hawk entrou em serviço na 101a Divisão aerotransportada em Fort Campbell, em meados de 1979. Seu batismo de fogo ocorreu em outubro de 1983, quando alguns UH-60A da 82a Divisão Aerotransportada tomaram parte na invasão de Granada. Os H-60s muitas vezes é obrigado a deslocar-se para áreas onde não há qualquer equipamento especial de apoio. Por isso, uma das exigências do Exército para o aparelho foi um mínimo de manutenção especializada. O resultado foi um helicóptero que necessita apenas um quarto do apoio de manutenção requerido por aparelhos anteriores.
(...)

http://www.fab.gov.br/portal/aeronaves/htm/ch34.htm

Black Hawk design:

Black Hawk has low detectability and outstanding nap-of-the-earth flight capabilities. The aircraft is tolerant to small arms fire and most high-explosive, medium-calibre (23mm) projectiles. The flight controls are ballistically hardened and the helicopter is equipped with redundant electric and hydraulic systems.

The helicopter has the ability to absorb high-impact velocities. The fuel system is crash-resistant and self-sealing. The crew seats and the landing gear are energy absorbing.

(...)

http://usmilitary.about.com/od/rotary/a ... ckhawk.htm


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Survivability - EC725 Protection

Crew cockpit protection Protection against 12.7 mm.
Armour plating in the cabin Protection against 12.7 mm projectiles.
Articulated armour plating carpets Protection against 7.62 mm at 100 m.

Fonte: Eurocopter

Mais propaganda enganosa, o que é ter tolerância ou resistência? Os termos são o mesmo, na verdade quero ver qualquer desses helos receber um rajada de 20 mm e continuar voando, nem o Apache da vida aguenta fuzis da primeira guerra em tiros concentrados.

Quanto a redundância de sistemas, todos os helos modernos de guerra tem isso, até o Super Puma inicial tinha isso, tanques autoselantes também são padrões. Porém, nada falam sobre disparos repetidos ou concentrados.

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Re: +4 UH-60L para a FAB

#90 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 16, 2009 1:10 am

Esse cara não dá o braço a torcer... :roll: :lol: :lol:




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