Ingresso na EsPCEx

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joaoGui
Intermediário
Intermediário

Re: Ingresso na EsPCEx

#76 Mensagem por joaoGui » Ter Set 21, 2010 9:29 pm

Já que você está muito mais inserido no meio do que eu, vou explorar o seu conhecimento se me permite:
1- A disciplina na espcex é rígida? As vezes tenho a impressão que é um pouco de romantismo essa ideia.
2- O TFM na prep. é mto puxado ou leva em consideração que nem toda pessoa que ficou o último ano só estudando é um atleta.
3- Sendo parte dos inscritos na espcex menores de idade, existe treinamento com armas?

Valeu
João

brasil70
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

#77 Mensagem por brasil70 » Seg Out 11, 2010 2:23 pm

Amigos, mais a prova é tao dificel assim?
eu estudo desde pequeno em escola publica, tenho me dedicado bastante para manter um boa media e tentar adiquirir o maximo de aprendizado possivel, mas creio que isso nao seja so o bastante para fazer a prova com sucesso. Pretendo ano que vem fazer um preparatorio pra ajudar a dar uma turbinada nos meus estudos, ano que vem já vo estar indo pro 3º ano do ensino medio!
Questoes fisicas eu tiro de letra, academia a 8 meses, corridinha basica todo domingo, na praia quando ta um sol maneiro, barra e flexao é quase que coisa natural, isso é molé, o meu maior problema mesmo é sobre a parte de estudos.
Alguem que já fez a prova ou que já passou nela, pode me indicar qual a melhor materia a ser estudada, fisica e quimica pra mim é um saco ...

abraços!

"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
Intermediário

#78 Mensagem por joaoGui » Seg Out 11, 2010 9:54 pm

Olha amigo estudei ~1 1/2 ano, tinha aula particular de matemática 3 vezes por semana(total de 5:30h por semana) mais 2h de física mais 2h de química, isso permitiu que eu tivesse um ótimo desempenho nessas 3 matérias, de 14 questões de mat. eu acertei 12, de 12 questões de fis. eu acertei 11 e de 12 questões de qui. eu acertei 10.Faltando 5 meses para a prova comecei a fazer aulas de português 4h por semana. Eu pelo menos acho exatas da prep. razoável, nenhum bicho de sete cabeças. O que acabou abaixando minha média( pois em exatas fiquei com 86%) foi geo. hist. e port.(que pra mim que morou no Canadá e foi alfabetizado em inglês é o mais tenso).Eu estudei tanto exatas que deixei hist/geo pra trás, se arrependimento matasse... Após pouco tempo você olhará para a prova da prep. com outros olhos. Mesmo com esse monte de aula particular e as aulas do colégio, também estudava sozinho em casa fazendo muitos exercícios que os meus professores me deixavam. Agora estou na torcida para saber minha nota da redação!!!!Rumo a EsPCEx!!!

Abraços meu amigo e quem sabe não nos encontramos na AMAN!!!!

João Araujo

brasil70
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por brasil70 » Ter Nov 09, 2010 8:39 pm

Amigo, vi recentemente, aonde nao lembro, que o EB iria começar a aumentar gradativamente a quantidade de alunos para se tornarem oficiais. Esse plano faria parte da END, com isso, o EB iria aumentar a quantidade de oficiais por todo o pais. Isso significa que a prova talvez fique mais facil? E o que examente e de que ano é materia que cai na prova da ESPCEX?

Uma vez PE, sempre PE!"
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#80 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Nov 09, 2010 10:20 pm

Não é tão difícil, mas em breve o que todo mundo está estudando não será o suficiente.
:wink:

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
joaoGui
Intermediário
Intermediário

#81 Mensagem por joaoGui » Qua Nov 10, 2010 1:17 pm

Bom esse ano não deu, fui bem na prova objetiva e iria ficar classificado em torno de 280-300, minha média no final ficou em 76,041(e pensar que gente com 68-69 vai entrar esse ano de tão baixo que ficou a média :evil: :evil: ), porém minha redação foi considerada inapta...esqueci inclusive o título...Mas Glauber agora você me apavorou, o que vão incluir na prova da prep.?Biologia?Língua Estrangeira?Por favor diga, agora que já sei bem Fis/Qui/Mat vou estudar mais Geo/Hist e Port por favor Glauber diga.Ou ao menos, você que está mais inserido que eu, quando seria divulgado a adição de mais uma matéria à prova?Se for esperar a bibliografia e etc do concurso isso só vai sair lá pra maio e se for incluir por exemplo Biologia isso da pouco tempo para estudar até setembro quando é a prova.

Abraços

João

joaoGui
Intermediário
Intermediário

#82 Mensagem por joaoGui » Qua Nov 10, 2010 1:34 pm

brasil70 escreveu:Amigo, vi recentemente, aonde nao lembro, que o EB iria começar a aumentar gradativamente a quantidade de alunos para se tornarem oficiais. Esse plano faria parte da END, com isso, o EB iria aumentar a quantidade de oficiais por todo o pais. Isso significa que a prova talvez fique mais facil? E o que examente e de que ano é materia que cai na prova da ESPCEX?
Sobre o aumento de oficiais no exército, eu já vi essas informações também, porém depois de ler o DB por quase 2 anos, sei que se for esperar alguma coisa concreta sair rapidamente quando o assunto é defesa...pode esperar sentado e bem acompanhado. Pode até ser que haja um aumento gradativo de vagas como por exemplo: em 2007 se não me engano foram 500 vagas já 2009 e 2010 foram 520 vagas mas essa diferença é muito pequena para mudar o preparo que se deve ter para prestar tanto EsPCEx quanto qualquer outro concurso ou vestibular. Quanto a prova ser mais fácil, como pôde ver já houve um pequeno aumento de vagas e esse ano, ao meu ver , a prova foi mais difícil, se veres as médias das listas de aprovados em anos anteriores geralmente em anos "difíceis" o último colocado passa com 73-74% em anos mais fáceis o último colocado passa com 76-78% como pode ver, esse ano o ultimo colocado passou com 70,0~~ ao meu ver a prova desse ano estava bem puxada em história(conversando com outros que também prestaram geralmente concordam quanto a isso), haviam muitas questões bem específicas que exigiam conhecimento de detalhes muito aprofundados. Também ouvi falar que matemática estava difícil mas eu não tive dificuldades.
Quanto ao que cai na prova da EsPCEx, basta você acessar com frequência o site dela que lá encontrará tudo o que precisa, inclusive provas dos anos anteriores/gabaritos editais e manuais entre outras coisas, portanto: http://www.espcex.ensino.eb.br/

Abraços amigo, te vejo na EsPCEx em 2012 se meu recurso falhar quanto a minha redação esse ano.

João

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#83 Mensagem por felipexion » Qua Nov 10, 2010 2:23 pm

joaoGui escreveu:Bom esse ano não deu, fui bem na prova objetiva e iria ficar classificado em torno de 280-300, minha média no final ficou em 76,041(e pensar que gente com 68-69 vai entrar esse ano de tão baixo que ficou a média :evil: :evil: ), porém minha redação foi considerada inapta...esqueci inclusive o título...Mas Glauber agora você me apavorou, o que vão incluir na prova da prep.?Biologia?Língua Estrangeira?Por favor diga, agora que já sei bem Fis/Qui/Mat vou estudar mais Geo/Hist e Port por favor Glauber diga.Ou ao menos, você que está mais inserido que eu, quando seria divulgado a adição de mais uma matéria à prova?Se for esperar a bibliografia e etc do concurso isso só vai sair lá pra maio e se for incluir por exemplo Biologia isso da pouco tempo para estudar até setembro quando é a prova.

Abraços

João

Já pensou em pedir recorreção da prova?
Redação não é obrigado um título, a não ser que eles peçam ou que você tenha deixado 3 linhas em branco.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
joaoGui
Intermediário
Intermediário

#84 Mensagem por joaoGui » Qua Nov 10, 2010 5:19 pm

Já pedi a recorreção da redação, porém eles pedem sim o título na prova embora conste lá que a falta de título não implica em grau zero, apenas uma diminuição da nota...Na EsPCEx a nota da redação não é computada na nota final para classificação no concurso ela apenas diz apto ou não apto, minha nota foi, pasmem, 38,750 [032] [032] [032] de possíveis 100, para ser considerado apto preciso de 50,000. Eu aleguei no recurso que a mera ausência de título não condizia com um rebaixamento tão expressivo da minha nota pois cumpri com todos os outros requisitos, mas vamos ver no que vai dar. Eu, e minha professora de redação, não acreditamos em uma nota tão baixa [032] mas fazer o que...se esse recurso não vingar tem o ano que vem. Não sei se você saberia dizer mas, em uma prova em que está escrito que você deve atribuir um título à sua redação e que o não comprimento dessa exigência também não irá implicar em grau zero, quanto será que tiraram da minha nota pelo título?Será que eu dancei só por essa bobeira?Eu nunca vou esquecer...entreguei a redação ao oficial e enquanto ele ia se distanciando de minha mesa a levando, ouvi o rapaz atrás de mim pensando em voz alta "que título eu ponho?Que título?"Fiquei com vontade de me matar [004] .

abraços

João

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#85 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Nov 10, 2010 11:36 pm

Por enquanto eu não posso adiantar. Mas serão mudanças que no meu ver, são altamente benéficas para a formação do militar.

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
joaoGui
Intermediário
Intermediário

#86 Mensagem por joaoGui » Qua Nov 10, 2010 11:55 pm

Nem por mp?Ao menos pergunto isso:essas mudanças já estão certas?E será já para o ano que vem?São mudanças do tipo a acrescentar matéria dentro das disciplinas já exigidas ou serão incluídas novas disciplinas?Glauber, você passou no vestibular você sabe como se fica antes de passar ,eu estou podre, estudei o ano inteiro se saí de casa com amigos 2-3 vezes esse ano foi muito, qualquer ajuda que você der eu agradeço muito mas muito mesmo!Se puder mande por mp se não responda ao menos as questões que eu fiz acima.

Abraços

muito grato

João

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#87 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Nov 11, 2010 12:45 am

Fica calmo. Se você não passar esse ano, continua de boa, e estuda normalmente, que se você estudar direito e ficar calmo na hora da prova, você vai passar.
Outra coisa, não sair regularmente é ruim para a sua rotina de estudos. Você precisa esquecer dos seus estudos de vez em quando. Eu passei dois anos prestando nesse esquema de abdicar de tudo, e não deu certo. Quando eu consegui encaixar farra com esudo, o estudo rendeu mais.

E eu ainda não posso falar o que vai acontecer, mas é certo, e novamente, vai ajudar muito a formação do oficial do Exército Brasileiro.

Cuidado com os sintomas.

brasil70
Sênior
Sênior

#88 Mensagem por brasil70 » Sex Dez 10, 2010 1:47 pm

E oque exatamente faz o "Aprendiz de Marinheiro"? Segue carreira igual ao ingresso na EsPCEx?

Uma vez PE, sempre PE!"
Moderador

#89 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jan 20, 2011 9:51 pm

Gente, agora eu posso liberar... a Preparatória vai ser primeiro ano da AMAN já a partir dos ingressantes de 2012.

Cuidado com os sintomas.

joaoGui
Intermediário
Intermediário

#90 Mensagem por joaoGui » Qui Jan 20, 2011 11:11 pm

a prova vai mudar?terá matéria do colegial inteiro?

Responder