Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Valentim
Júnior
Júnior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 4 vezes

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#76 Mensagem por Valentim » Dom Nov 23, 2008 7:25 pm

Bourne escreveu:A pergunta que me perturba é se o problema de manutenção dos Helis franceses é por causa da concepção do projeto ou descaso/desorganização da empresa responsável?
Bom vamos tentar detalhar mais esta problemática com a linha Eurocopter.
Quando falamos em manutenção, englobamos uma série de aspectos tais como:

1-Facilidade em acessar partes que sofrerão manutenção constante.
2-Mortalidade de componentes que necesitam de trocas constantes.
3-Mortalidade de componentes, que apresentam pane em seu sistema de alarme e não no componente propriamente dito.
4-Sistema de alarme falho, que aponta problema onde não existe, fazendo a manutenção perder tempo pesquisando o sistema de alarme e não realizando manutenção corretiva de algum componente vital.
5-Sistema de indicação de parâmetros de vôo, que não permitem ao piloto a leitura correta de um determinado indicador, levando a erros de reporte que causam pesquisas desnecessárias, ou procedimentos de operação da aeronave errado, que causam a indisponibilidade e manutenção da mesma.
6-Falha na previsão de mortalidade e necessidades de peças de reposição, que causam erros na devida compra e estocagem do item, que faz com que a aeronave fique tempo demasiado em solo.
7- Mortalidade de peças de reposição com controle de vida útil, muito antes do programado, causando indisponibilidade e demorara na liberação da aeronave.
8-Um monte de problemas de Planejamento e Controle, manuais não detalhados, ou sem previsão de uma determinada intervenção, que gera dúvidas e consultas constantes ao assistente técnico Helibrás, que não podendo responder por suas limitações a repassa a matriz e o tempo como vcs estão vendo, vai passando e aeronave vai ficando no solo.

Os problemas citados, são apenas alguns dos que já enfrentei com aeronaves Eurocopter, eles são constantes e desmotivadores.
Em função dos problemas que uma frota grande como a do EB apresentam, acabamos com o passar do tempo ficando mais experientes que o próprio pessoal da Helibrás, que deveria nos apoiar Brasil, mas além do alto custo praticado pela Helibrás, quando nos apoia com manutenção, a qualidade dos serviços deixam a desejar. Espero ter ajudado em sua dúvida.

S Ten M Valentim - 4o Batalhão de Aviação do Exército
Imagem
Carlos Mathias

#77 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 23, 2008 7:34 pm

Acho que o Valentim lembrou bem o episodio da Guerra das Malvinas
Vide Guerra das Malvinas, onde por pressão americana e inglesa, a França cortou a reposição de suprimento de material bélico para a Argentina, não será diferente conosco.
Meu caro, se os mísseis fossem americanos? Quem forneceu AIM-9L com lançadores duplos, com treinamento e tudo mais? Quem forneceu inteligência via satélite?

Nesse caso, eles ainda tiveram que fazer pressão, se fossem armas americanas, bastava apertar botões, digamos assim.
É verdade, também prefiro uma casa própria a uma alugada, mas esta comparação não vale neste caso,
Como gostam tanto de ressaltar aqui, é questão de contrato bem feito. Creio que o que vem por aí vem muito bem amarradinho.
A seguir-se essa linha de pensamento, teríamos hoje F-5E no lugar dos nossos polêmicos A-1 e a EMBRAER talvez até hoje fabricasse os aviões de pulverizar lavoura, se tanto.

Me desculpe, mas nem que seja um parafuso, mas é melhor que nada, ainda mais de quem.

Valentim
Júnior
Júnior

#78 Mensagem por Valentim » Dom Nov 23, 2008 8:13 pm

Bolovo escreveu:Uma coisa é o SA330 Puma, outra é o AS332 Super Puma, outra o AS532 Cougar e outra o EC725 Super Cougar. O Oryx é um Puma (motor original Turmo IVC) com motor de Super Puma/Cougar (Makila 1A1), alias, o Makila do Oryx é mais forte até do que o Makila do Cougar! Os EC-725 usaram o Makila 1A4, mais poderoso de todos Makila.
Bolovo, eu sei que vcs estão tirando esses dados de motor do site, mas deixa eu exclarecer algo:

Vou tentar explicar dando como exemplo o motor Turbomeca Arriel 1 que equipam muitas aeronaves da frota Eurocopter.
O Esquilo e Fennec do EB, usa o Arriel 1D, o Panther do EB, usa 2 Arriel 1M, fisicamente eles são idênticos, mas não são intercambiáveis, como dizemos.
Pelo mundo existem vários designativos 1C, 1B, etc ,etc
O Arriel 2, na realidade é um Arriel 1 com uma série de BS ou TU já incorporadas, de fábrica, mas os nossos 1D e 1M, taembém possuem estas modificações, que fomos incorporando no decorrer do tempo.

No caso do Puma (Motor Turmo) é uma aeronave projetada para uso da ALAT (Avex da França). Nunca vi um de perto.
O AS332 Super Puma (agora renomeado para Cougar) usa o Makila I, mas com uma série de designações que na realidade não apontam um novo motor, mas sim modificações incorporadas ao longo do tempo, essa aeronave possui duas versões, uma com fuselagem curta e uma mais alongada. O grande diferencial desta aeronave em relação ao Puma, além do novo motor e CTP/CTT, é com certeza a inserção de eletrônica em sistemas vitais da aeronave, que muitos operadores tiveram problemas, pois o tornou mais complexo e sucetível a panes.
O AS532 Cougar (agora renomeado EC725) tem o motor Makila II e provavelmente apresenta váriações deste motor.
Não me lembro se o Cougar que foi avaliado em 1991 pela AVEX, possuía 5 pás no RP, mas sei que o motor era o mesmo Makila II, pq seu peso max era de 11Ton, como foi também foi dito do EC725.
Então por tudo isso, não acho que o EC725 seja uma nova aeronave, se for se limita a introdução de uma quinta pá, o que apenas resultará, em menos ruído no rotor principal e mais uma pá para apresentar problemas de descolamento, comuns na frota e complicar mais o balanceamento do rotor, que passa a ter mais uma variável a ser corrigida.
No entanto o painel do EC725 (conforme site do fabricante) é exatamente idêntico ao do AS532 Cougar que esteve aqui em Taubaté em 1991, com toda a sua instrumentação por EFIS, que no nosso caso, representa mais problemas de aviônicos na Amazônia e mais indisponibilidade, é o que acredito.
A pergunta que faço e, ninguém me responde, é a seguinte: O Contrato fala de EC725, que seria o "estado de arte" da Eurocopter e deve custar uma baba, com todos aqueles acessórios disponíveis no site.
Ele será realmente montado ou alguma outra versão pelada e rídicula, como vimos até agora?

Imagem
Valentim
Júnior
Júnior

#79 Mensagem por Valentim » Dom Nov 23, 2008 8:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Como gostam tanto de ressaltar aqui, é questão de contrato bem feito. Creio que o que vem por aí vem muito bem amarradinho. A seguir-se essa linha de pensamento, teríamos hoje F-5E no lugar dos nossos polêmicos A-1 e a EMBRAER talvez até hoje fabricasse os aviões de pulverizar lavoura, se tanto. Me desculpe, mas nem que seja um parafuso, mas é melhor que nada, ainda mais de quem.
Queria ter a fé que vcs possuem, mas não me condenem, pela minha experiência até agora...
Se depender de nossa capacidade de avaliação e julgamento e de nossos contratos, até agora firmados, sobretudo na áerea militar, acredito que estamos F e mal pagos e vejo que a compra dos 4 Blackhawks, apenas como acidente de percursso...

Imagem
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#80 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 23, 2008 8:43 pm

Valentim escreveu:
Queria ter a fé que vcs possuem, mas não me condenem, pela minha experiência até agora...
Fica calmo que é sintomático de quem acorda todo dia naquela situação...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
soultrain
Sênior
Sênior

#81 Mensagem por soultrain » Dom Nov 23, 2008 9:24 pm

Boas,

Tenho acompanhado esta discussão, depois dos comentários de um piloto da AvEx aqui no fórum e de alguma experiência que conheço da FAP, só posso chegar à conclusão que ou é problema da Helibrás ou do operador ( falhas contratuais, manutenção, falta de verba, ou outra coisa qualquer).

Inclino-me para a opção Helibrás.

Agora pergunto: Se o Mi era isso tudo por 1/10 do preço, quem foi castigado por ter tomado uma decisão errada como essa?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6713 vezes
Agradeceram: 7022 vezes
Contato:

#82 Mensagem por Túlio » Dom Nov 23, 2008 9:29 pm

Valentim escreveu:Queria ter a fé que vcs possuem, mas não me condenem, pela minha experiência até agora...

No meu caso, não se trata de FÉ, apenas estou pagando (literalmente) para ver...

E parabéns pelos posts, muito que buenos.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Mathias

#83 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 24, 2008 12:15 am

Agora pergunto: Se o Mi era isso tudo por 1/10 do preço, quem foi castigado por ter tomado uma decisão errada como essa?
Pois é, pois é... :? Prateleira por prateleira, pelo menos por 1/4 do preço que seja então. E melhor.

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#84 Mensagem por helio » Seg Nov 24, 2008 7:09 am

Carlos Mathias escreveu:
Pois é, pois é... :? Prateleira por prateleira, pelo menos por 1/4 do preço que seja então. E melhor.
Amigos
Quando é que vcs vão entender que a compra dos EC-725 foi politica, não visando os requisitos das FA? Se os russos não fossem tão amadores em vendas para o Brasil, já teriamos uma frota de Mil-171 baratinho.
Se os Mil-35 forem bem sucedidos na FAB, poderemos ter futuramente uma frota de helis russos de carga, pois em matéria de disponibilidade dão um banho nos franceses e americanos.

Abraços

Hélio

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#85 Mensagem por Túlio » Seg Nov 24, 2008 9:07 am

!!!VIVA A EADS!!!

Graças a ela e esse estranho contrato sem nenhum estudo de viabilidade, o Mi-17 está se tornando 'palatável' para nós... :D

Talvez até se passe a admitir que os parafusos invertidos podem não ser assim tão problemáticos, que talvez existam (ou possam vir a existir) manuais em Português (em Espanhol deve ter, ou os Colombianos e Venezuelanos devem ter tido de aprender cirílico na marra), que a porta traseira do Hip possa ser de alguma utilidade e por aí vai...

Aliás, me agrada particularmente a versão Mi-17MD, capaz de levar até 36 Soldados e descarregar a tropa toda em 15 segundos pelas três portas (maiores), 4,5 ton de carga externa, radar meteorológico e capacidade de operação NVG, o que o torna um heli verdadeiramente 'all-weather'.

Imagem
Imagem

Estou seriamente tentado a ir tomar umas cuias na varanda do Mr. Flanker... :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Valentim
Júnior
Júnior

#86 Mensagem por Valentim » Seg Nov 24, 2008 9:18 am

soultrain escreveu:Agora pergunto: Se o Mi era isso tudo por 1/10 do preço, quem foi castigado por ter tomado uma decisão errada como essa?
Olá

É como foi dito dito, todas as aquisições feitas pro EB, até agora, foi no campo político (até o S70A).
As avaliações realizadas pela avex em aeronaves, americanas (Sikorsky e Bell), francesas (Eurocopter) e russas (MI e Kamov), não foram levadas em consideração. Abraço.

Imagem
soultrain
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por soultrain » Seg Nov 24, 2008 9:55 am

Existe uma máxima no mundo empresarial, para quem não quer assumir riscos, aplica-se também aos militares:

Ninguém foi despedido até hoje por comprar IBM...

Substituir IBM, por outra empresa conceituada qualquer.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#88 Mensagem por eligioep » Seg Nov 24, 2008 11:52 am

Valentim escreveu:......A propósito vc esteve em algum contigente da Minustah? Os Hip são operados por qual pais no Haiti? Abraços
Olá, Valentim. Estive no 3º CONTIBRAS da UNAVEM III (ago/96 a fev/97) como Mec Eltr Pel Mnt e 7º CONTIBRAS na MINUSTAH (maio a nov/07) como Adj Pel Mnt.
Tanto numa como noutra, os Hip eram civis, operados por empresa russo/ucraniana, com pilotos militares russos. Não sei qual acerto com a ONU, mas assim era. A mnt era pouca ou quase inexistente. No caso de Angola, tinha muito Hip civil, de linha normal para o interior, em péssimo estado de conservação. Lembro que um TC aviador, piloto de KC 137 da FAB viu os Hip de perto e ficou apavorado de como tinha piloto com coragem de voar com "aquilo"...e ainda voavam com 40 a 50% de excesso de carga. No Haiti tinha tb Huey da Argentina e do Chile, constituindo um Esq Misto. Abs

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceram: 5 vezes

#89 Mensagem por Franz Luiz » Seg Nov 24, 2008 3:47 pm

Olá amigos,
Após ler alguns argumentos informando a dificuldade encontrada com equipamentos franceses comecei a pensar:
Casos como a apresentação de um helicóptero com motor X e posterior entrega com motor Y, mais fraco, número de panes em aviônicos e outros que disseram que as turbinas dos Mirage eram enviadas para a França:
- Opção 1 - O fabricante apresentou o que tinha de melhor e, após ter ganho a preferência, entregou modelo inferior. Então quem recebeu (comissão de conferência e recebimento) foi negligente, incompetente ou, ainda pior , recebeu o modelo inferior de propósito (desonestidade). Nesse caso não cabe reclamar do fornecedor e sim dos responsáveis pelo processo de compra por terem aceito o modelo fora das especificações. Pessoalmente não acredito nesta hipótese.
- Opção 2 – O fabricante apresentou o que tinha de melhor mas, devido a outro interesse do comprador (por economia ou porquê o modelo com menor potencia já lhe atendia as necessidades – custo-benefício) este optou por modelo diferente. Aí também não cabe reclamar do fornecedor. O que ocorre geralmente é que os responsáveis pela compra não repassam aos responsáveis pela operação e manutenção que foram eles que optaram por um modelo diferente. Não assumem responsabilidades e deixam que se apedreje o fornecedor (prática covarde).
É preciso amadurecer e entender que não existem fornecedores diabólicos e outros angelicais. São feitos contratos, estipuladas condições e regras. Fala-se muito que as turbinas dos Mirage eram enviadas para a França para manutenção, ocasionando problemas de operação. Quem comprou aceitando estas condições? Caso se queira diferente está disposto a pagar pelo preço da instalação de oficina completa no país? (sai mais caro). Se quizer economizar então faça contrato pagando os custos de envio da turbina para outro país. Sai muito mais caro mas como o investimento inicial é menor, faz-se propaganda enganosa para a população do quanto se economizou com esta compra (outra prática covarde.). Aqui também não cabe reclamação e difamação do fornecedor.
Os fornecedores franceses não são maldosos. Nem os americanos, nem os russos. Nós é que estamos engatinhando em matéria de responsabilidade (moral, fiscal, contratual, órgãos de regulamentação, etc).
Se os equipamentos escolhidos (motores, aviônicos, comunicação, etc) apresentam problemas de operação, antes de destruirmos o fornecedor não caberia nos perguntar? – Por que se escolheu este equipamento na seleção? Não foram testados antes da escolha? Se foram, por que foram escolhidos? Se estão diferentes da proposta oferecida, por que foram aceitos? Quem escolheu ou aceitou? Foram responsabilizados?
Há mecanismos de reclamação do comprador contra o mal fornecedor que, não apenas podem, mas sim devem ser acionados (o dinheiro é público = de todos) em caso de litígio. É por isso que é proibido pagar antes de receber (e receber inclui conferir e aceitar). Caso contrário não se paga e ainda fica péssimo para a imagem do fornecedor, que corre o risco de nunca mais vender tal produto. Duvido que nos dias de hoje qualquer fornecedor correria tal risco (ficar mundialmente mal visto. E vimos que nos casos dos MIGs Refurbished a má fama, verdadeira ou não, corre rápido pela aldeia global).
Deve ser muito difícil para amigos de outros países entenderem o que ocorre por aqui. Mas nada que algumas décadas de evolução (nossa é claro) não resolvam.
Peço desculpas pelo post longo à moderação e amigos. E digo que, o que vai acima, faço na intenção de contribuir para o bom debate. Não quero ferir suscetibilidades nem ofender a qualquer um dos amigos.
Um abraço
Franz Luiz

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#90 Mensagem por Túlio » Seg Nov 24, 2008 4:37 pm

Impressionante o nível que esta discussão atingiu! :shock:

My congratz!

Vou ficar só lendo e aprendendo.

Responder