glauberprestes escreveu:Bolovo escreveu:
Ele nega.
Quem está "dentro" do assunto diz que em breve sairá o projeto.
Ficará a 60km da capital, no mínimo.
E será privado.
Que tal um a 90??? Viracopos merece uma ampliação de gente grande, que dá pra desafogar (com folgas [tum,dum,tis!]) Congonhas e Guarulhos...
No conceito original, Viracopos hoje seria o principal aeroporto do Estado, e não Congonhas/Cumbica.
Viracopos teria 6 pistas (só agora vão construir a segunda pista) e receberia todos os vôos internacionais de Guarulhos. Para compensar a distância entre SP e Campinas, o aeroporto teria uma linha expressa da Estação da Luz até Viracopos (Expresso Bandeirante, 160km/h e em estudo na CPTM ainda).
Guarulhos iria virar um super-Congonhas, mas ninguém usa Guarulhos (que era para ter 3 pistas independentes há vinte anos, mas tem duas que não permitem operação simultanea) porque ele é muito longe do centro de SP, onde fica Congonhas, então para compensar isso haveria uma linha de trem da Estação da Luz até Guarulhos (Expresso Aeroporto, 160km/h e em estudo na CPTM ainda também).
Congonhas seria usado para alguns vôos de aviação geral e ponte aérea. Assim como o Campo de Marte que seria só para av geral.
O expresso Bandeirante vai passar por Jundaí também, então poderia jogar alguns vôos de Congonhas para lá também.
O trem rápido SP-Rio seria uma alternativa à ponte aérea.
Tudo isso que eu falei já era para ter se concretizado a uns quinze anos, mas...