Torneio de Aviação de Caça 2008?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Torneio de Aviação de Caça 2008?

#76 Mensagem por Carlos Lima » Qua Ago 06, 2008 6:03 pm

Cougar_PH escreveu:o padrão é 3 mins, já está na zebra pra rolar...

porém qndo vão fazer interceptação, eles estão reabastecido, armado e quente, tudo destravado...
e com apu ligada pelo periodo de QRA...

e outra o tempo q ele fica parado não quer dizer que ele está fazendo o ramp ou o check list, normalmente ocorre de ficar esperando autorização da torre...

como eu disse o amx ficou fazendo o ramp em torno de 7/8 min, e taxiou em 11 mins aproximadamente
[100]

Imagino se no F-5EM o tempo seria menor ou maior...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#77 Mensagem por Skyway » Qua Ago 06, 2008 6:03 pm

Cougar_PH escreveu:o padrão é 3 mins, já está na zebra pra rolar...

porém qndo vão fazer interceptação, eles estão reabastecido, armado e quente, tudo destravado...
e com apu ligada pelo periodo de QRA...

e outra o tempo q ele fica parado não quer dizer que ele está fazendo o ramp ou o check list, normalmente ocorre de ficar esperando autorização da torre...

como eu disse o amx ficou fazendo o ramp em torno de 7/8 min, e taxiou em 11 mins aproximadamente

Perfeitamente dentro do normal.

AD ASTRA PER ASPERA
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#78 Mensagem por Cougar_PH » Qua Ago 06, 2008 6:09 pm

o F-5EM

ficou em torno de 8 min com apu ligada...

e principalmente pra configuração

porém eu não vi se foi o mecanico de vôo ou o piloto q fez o check, mas a demora tbm por causa da torre

EDITADO POR PAISANO!!!
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#79 Mensagem por Thor » Qua Ago 06, 2008 8:40 pm

Jacobs escreveu:
Thor, explique uma coisa.

Para um caça em "alerta", que esteja conecado ao GPU, recebendo energia elétrica e pneumática, quanto tempo em média ele demora pra fazer o ramp e decolar?
Basicamente existem três tipos de "prontidão" de alerta:
1- uma éspecie de sobreaviso, quando o piloto fica em casa com rádio e telefone e tem alguns minutos para se dirigir a aeronave, prepará-la e informar um novo pronto para decolar... isso pode levar cerca de 30 min, a depender da localidade e necessidade de se manter tripulação nesse estado.
2- alerta a tempo definido, quando o piloto e equipe ficam em local próximo à aeronave, porém a mesma foi ajustada pelo piloto (cintos, suspensórios, traje anti-g, teste dos rádios, etc), toda desligada e com as fonte elétrica e pneumática conectadas, porém desligadas. Ao soar a sirene, o piloto corre pra aeronave, se amarra, ajeita capacete, conexões, faz a inspeção interna para partida, enquanto os mecânicos ligam fontes, auxiliam amarração do piloto, checam armamento, etc... isso, por questões de segurança de vôo e limitações de alinhamento final do INS, em alguns casos, pode levar de 5 a 10 min. Uma vez uma aeronave de alerta acionada, esta tem prioridade total para decolagem, se for necessário a twr desvia ou segura aeronaves para pouso/dep, deixando o alerta passar a frente.
3- piloto a postos, com o piloto amarrado, fontes ligadas, capacetes checados, rádios ligados, INS semi-alinhado, aguardando acionamento para girar motores, taxiar e decolar - isso pode-se imaginar que leva poucos minutos.
O tempo de alerta também é calculado em função da ameaça esperada, pois uma vez sabida a posição do alvo, ingressando numa LDA (linha de defesa áerea) calculada, aciona-se o alerta para engajamento no ponto ideal de interceptação. Então, pode não ser necessário deixar o piloto com adrenalina a mil, suando como doido, estressado na cabine amarrado a postos, quando se sabe o momento em que será acionado... principalmente quando se tem uma boa cobertura de radares, que é o caso do Brasil (comparando com AS, por favor), em que temos vários radares da era antiga, complementados por vários modernos do SIVAM, alguns GCC que podem ser desdobrados para áreas de interesse para complemento da cobertura e as aeronaves R-99A, que realmente fazem a diferença na detecção de possíveis aeronaves incursoras, inclusive à baixíssima altura... Posso estar enganado, mas duvido que nossos hermanos fizeram em um ano, por exemplo, treinamento em operações do vulto da Centro Oeste 1 e 2, TAC, FAEX, Poraquê, Sudeste (Atlântico), UNITAS, Red Flag, e que tenham capacidade de gerenciar uma operação multinacional como a Cruzex.

Abraços

Brasil acima de tudo!!!
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#80 Mensagem por crubens » Qui Ago 07, 2008 9:10 am

É isso aí Thor [009]

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
rodman
Sênior
Sênior
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#81 Mensagem por rodman » Qui Ago 07, 2008 10:27 pm

Bem senhores o A-1 não decola para interceptar aeronaves inimigas, mas sim para destruir um alvo no solo "com precisão", então é melhor estar com o inercial bem alinhado e chegar no alvo no horário, para tal basta acordar cedo, rs.

PH, tomei os 1000Km para BACG tedo como referência Santos, mas não estou lá, então o trajeto será um tanto maior.

A FAB sacaneou em por o portões abertos uma semana antes do TAC, isso tende a dar a impressão de um portões fraco, seria ótimo um com exemplares de todos os esquadrões da FAB, mas neste caso eu teria que ficar sem trabalhar por duas semanas para acompanhar tudo.

BARAK, poupe São Pedro, sacanagem termos comemorações da aviação na época mais chuvosa do Brasil, bem Santos Dumont só conseguiu voar com 14 nessa época, então paciencia, ele voou no momento certo para a nossa alegria e orgulho, pena essa infeliz coincidência climática.

Ainda estou tentando dar um pulo por lá, mas não estou muito otimista.

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#82 Mensagem por Gerson Victorio » Qui Ago 07, 2008 10:41 pm

rodman escreveu:Bem senhores o A-1 não decola para interceptar aeronaves inimigas, mas sim para destruir um alvo no solo "com precisão", então é melhor estar com o inercial bem alinhado e chegar no alvo no horário, para tal basta acordar cedo, rs.

PH, tomei os 1000Km para BACG tedo como referência Santos, mas não estou lá, então o trajeto será um tanto maior.

A FAB sacaneou em por o portões abertos uma semana antes do TAC, isso tende a dar a impressão de um portões fraco, seria ótimo um com exemplares de todos os esquadrões da FAB, mas neste caso eu teria que ficar sem trabalhar por duas semanas para acompanhar tudo.

BARAK, poupe São Pedro, sacanagem termos comemorações da aviação na época mais chuvosa do Brasil, bem Santos Dumont só conseguiu voar com 14 nessa época, então paciencia, ele voou no momento certo para a nossa alegria e orgulho, pena essa infeliz coincidência climática.

rodman,

O 2° portões abertos da BACG 2008 era pra ser inicialmente no dia 24 mesmo, coincidindo com a chegada dos caças para o TAC, inclusive isso foi anunciado no primeiro portões abertos da Base em 18 de maio, no entanto, a agenda do EDA so permitiria uma apresentação do dia 17, então teve que ser antecipado, também com a proximidade do aniversário da cidade, ai tudo virou festa.

Grande abraço

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#83 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Ago 08, 2008 12:09 am

crubens escreveu:É isso aí Thor [009]
[078] Bela explicação Thor.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
rodman
Sênior
Sênior
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#84 Mensagem por rodman » Dom Ago 10, 2008 11:57 am

GERSON VICTORIO escreveu:
rodman escreveu:Bem senhores o A-1 não decola para interceptar aeronaves inimigas, mas sim para destruir um alvo no solo "com precisão", então é melhor estar com o inercial bem alinhado e chegar no alvo no horário, para tal basta acordar cedo, rs.

rodman,

O 2° portões abertos da BACG 2008 era pra ser inicialmente no dia 24 mesmo, coincidindo com a chegada dos caças para o TAC, inclusive isso foi anunciado no primeiro portões abertos da Base em 18 de maio, no entanto, a agenda do EDA so permitiria uma apresentação do dia 17, então teve que ser antecipado, também com a proximidade do aniversário da cidade, ai tudo virou festa.

Grande abraço

Gerson
Ok Gerson, agora fez sentido, equeci desta possível explicação da agenda do EDA, mas tá valendo.

Obrigado! ABS.

Raphael
Júnior
Júnior

#85 Mensagem por Raphael » Dom Ago 17, 2008 11:13 am

Acho que já começou o torneio, hoje tá tendo portões abertos na base e os aviões tão passando por aqui...

Gerson Victorio
Sênior
Sênior

#86 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Ago 18, 2008 4:07 pm

Raphael

sexta-feira (22/08) começam a chegar os caças, dia 17/08 foi apenas o evento de Portões Abertos.

Gerson

Raphael
Júnior
Júnior

#87 Mensagem por Raphael » Seg Ago 18, 2008 5:52 pm

Mais já havia caças na Base Aérea... pelo menos uns 10 entre F-5 e Mirage 2000 além da esquadrilha e um C-130.. hehe

Você apareceu por lá Gerson?

Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#88 Mensagem por Zepa » Seg Ago 18, 2008 6:03 pm

Boa noite a todos.

Não tem ninguém que posssa ir lá fazer umas fotos para nós :oops: :oops:

Abs.
Zepa.

Imagem
Gerson Victorio
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Ago 18, 2008 6:13 pm

Raphael escreveu:Mais já havia caças na Base Aérea... pelo menos uns 10 entre F-5 e Mirage 2000 além da esquadrilha e um C-130.. hehe

Você apareceu por lá Gerson?
3 F5M(2 Pampa, que foram ao Red Flag//1 S.Pua), 1 AMX(Adelphi),1 M-2000(Jaguar), além dos A-29A e B do Flecha, os primeiros so vieram para exposição, o TAC vai se realizar a apartir do dia 25 em diante e sim estive lá, em breve novidades 8-]

Gerson

R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#90 Mensagem por R.A.Barros » Seg Ago 18, 2008 6:17 pm

Dia 22 to em campo grande, 23/24 tenho que fazer a prova da EPCAr.

Jura que vai ter caças lá? :twisted:

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Responder