Senhores, algumas considerações:

Tenho um profunda desconfiança do conceito 'Jack For All Trades But Master Of None'. Creio que outras Forças Aéreas também pensam assim, como os próprios ianques, que não largaram seus A-10 em prol de mais F-16 apesar de fortíssima pressão da LM nesse sentido. Simplesmente concluíram que haviam cenários em que o A-10 superaria as capacidades do F-16, mesmo sendo lento e pesado. Bueno, os A-10 continuam aí até hoje, e essa tentativa da LM já tem mais de dez anos que falhou. Em relação ainda aos ianques, isso pode mudar agora dado o seu apego ao conceito stealth, que consagra o ataque a partir de grandes altitudes, portanto, sem se preocupar com as turbulências típicas dos vôos rasantes. Há ainda os UCAVs. A se confirmar o ceticismo do colega Cabôco sobre a tale de tecnologia 'furtiva', todos veremos logo ser desenvolvido um AMX ianque, ou seja, uma aeronave dedicada ao ataque a baixa altura, algo que JÁ TEMOS e queremos nos livrar. Como sempre, na contramão...

Aliás, para mim deveríamos é desenvolver um SUCESSOR para o AMX, biplace, biturbina (sem PC mas com VT), alta fração de combustível, alto SEP, pesada carga de armas - preferencialmente com paiol interno - e ALTÍSSIMA carga alar, além de instrumentação sofisticada e máxima nacionalização ou até repartindo o programa com algum(ns) País(es) vizinho(s). Mas não se preocupem, sei que sou UM SÓ a pensar assim...

Os europeus parecem ter-se viciado em coalizões com os ianques, então, pensam poder se dar ao luxo de ter um único avião para todas as tarefas e até um F-35 para 'abrir os trabalhos'. No dia em que tiverem de lutar sozinhos, podem ter desagradáveis surpresas, tirando dos 'sarcófagos' velhos Jaguares, Tornados e AMX para cumprirem tarefas aerodinamicamente impossíveis aos chamados 'eurocanards...

Como sempre, vamos nós ao reboque de tendências estrangeiras, boas para eles, mas sem garantia alguma de que nos sirvam também. Até quando isso irá continuar?

Sempre me causa espécie essa panacéia de F-16 velharia sendo esvaziado e recheado de aviônica Israelense, radar, ECM, ECCM, RAM, tudibão. Será que ninguém se dá conta que existe um documento chamado Certificado de Usuário Final, no qual é detalhado o uso do equipamento bélico - um caça, por exemplo - incluindo a PERMISSÃO DO FABRICANTE PARA QUE SE LHE EFETUEM MODIFICAÇÕES? E que turbina pode ser opcional à do F-16, por exemplo, que NÃO seja ianque? Sem a expressa permissão deles, não se mexe em 'F' algum que tenham fabricado, sob pena de QUEBRA DE CLÁUSULA CONTRATUAL, o que os deixa BEM à vontade para embargar tudo o que quiserem. Se a moleza fosse tanta, os Hebreus iriam renegar os petrodólares do...mmm...'dele'..?

Ainda sobre F-16 retrofitado, leiam o post sobre a lambança dos MLU Chilenos que, por determinação ianque, foram 'aleijados' eletronicamente antes de voarem para o País de destino. Por quê os Holandeses fizeram isso? Oras, porque o Certificado de Usuário Final assim o determinava, para o caso da venda/transferência da aeronave a um terceiro País. Para ser mais preciso, exigia que os ianques fossem consultados antes da dita transferência e que suas decisões a respeito fossem acatadas, COMO EFETIVAMENTE O FORAM!

Com isso não intento 'vender' os EUA como o Império do Mal, apenas que seguem à risca sua Política de Defesa que preconiza, entre muitas outras kôzaz, que material mais sofisticado deve ser cuidadosamente dosado em vendas ao exterior, separando-se de modo criterioso quem merece isso e quem pode ter aquilo. Para mim, estão é CERTOS! Vai que o Chile (ou o próprio Brasil) venham a cair na mão de um Chávez -

TINHA que ser o Chávez

- da vida, cheios de superarmas ianques, ou de outra belicosa ditadura militar: a última kôza que eles querem é gente assim armada até os dentes no seu 'backyard'...

Pelo acima exposto, sou pelo AMX e contra F-16 recauchutado pelos Hebraicos, por mais milagrosos que sejam os sistemas oferecidos, eis que os Israelitas NÃO PODEM garantir a turbina nem muitas outras peças e sistemas nem têm acesso a TODAS as 'black boxes'. Basta o Grande Pai Branco de Washington dizer 'BASTA!' e kabô-se, vamos aos Russos ou aos Chineses, não se atenham apenas à minha opinião, perguntem ao...mmm...a 'ele'...
