orestespf escreveu:MCD-SM escreveu:orestespf escreveu:Hummm Gostei do tópico! Posto meus comentários depois, se é que valham alguma coisa.
Sds,
Orestes
tava procurando o comentário seu a respeito.....
Então vamos a ele, Matheus!
Essa notícia não é nova, pelo menos para os DBistas. Tempos atrás eu disse que os russos tinham uma "carta na manga", mas eles não me disseram qual era. Após esta notícia da Asas entrei em contato com algumas pessoas, perguntando se seria a tal carta na manga. Resposta: Não!!!! Ainda não usamos a tal carta, se for necessário será usada depois de "janeiro".
Observem que esta notícia, pra lá de óbvia (ou alguém não esperava por isso) acontece depois da visita o MG à França e Suécia, mas antecede a visita forma à Rússia (e em seguida aos EUA). Muito sintomático...
Por outro lado é a primeira proposta divulgada abertamente que fala abertamente em transferência de tecnologias, uma para "hoje" e outra para "amanhã". Isto está em consonância com os discursos do Jobim. Já observaram que os demais países fabricantes de caças não falam isso da mesma forma? Provocação dos russos? Claro que é!!! Se a tal carta ainda está na manga, resolveram pisar nos calos da concorrência e se for preciso, nova carta na mesa.
Só que esta notícia, por incrível que pareça, não está relacionada diretamente aos caças, mas aos hélis (aquele do edital que está na praça). Os franceses tentam melar de qualquer forma o contrato com os hélis, então... Os russos resolveram partir para os caças, embolando o meio de campo dos hélis novamente. Tipo, pra que vocês querem transferência de tecnologia dos hélis, que já são "antigos", se podem ter algo muito maior? Em suma, lembram que eu disse tempos atrás que se os franceses ganharem o contrato dos hélis os russos teriam vantagens no contrato dos caças? Pois é... O jogo está começando.
Porém ainda existem os problemas que eu coloquei no outro tópico, a questão de estratégia (e a conseqüência política) de comprar equipamentos russos. Isto não mudou com esta notícia, o povo do MD já estuda isso há tempos. Sacaram que eu disse MD??? Pois é o problema não está na FAB, mas no MD. E mais, não seria bom esquecermos que o Saito disse claramente que por ele o SU-35-1 já estaria aqui, já estaria comprado.
Novo fôlego para os russos? Não sei ainda... Só se o Jobim se empolgar e abrir o bico, aliás hábito comum recentemente. rsrs
Nada disso implica em vantagem para os russos, algo concreto somente depois de janeiro próximo. Nada será "sinalizado" antes da conversa do MG e Jobim com os americanos.
E agora vou dar uma notícia do tipo "balde de água fria": a FAB faz questão de um vetor que já esteja plenamente operacional e não em fase de desenvolvimento ou evolução. E neste quesito só temos o Gripen e os caças americanos.
Acho muito complicado a FAB/Governo anunciar o SU-35-1 como vencedor sem que o mesmo esteja finalizado. Por isso os russos usaram a técnica de sedução, vocês compram o nosso SU-35-1 e abrimos espaços para vocês entrarem no desenvolvimento do PAK-FA. Pergunto: os russos farão conosco o mesmo que os americanos estão fazendo com os ingleses no F-35? Isto precisa estar muito esclarecido, caso contrário...
E o que faríamos até o SU-35-1 estar finalizado para o recebermos? Provavelmente os russos nos "emprestariam" um lote de SU-27 ou algo assim. Não duvido que este seja o jogo deles. Pagar pra ver.
Abraços,
Orestes