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Enviado: Ter Out 02, 2007 2:14 pm
por Zepa
b.verde escreveu:Mais F5s além destas 11?
Abs.

Zepa


Creio que serão 80 ao todo.

abraços.


"Jesus Cristo te ama..."


Boa tarde

Serão 80, todos operacionais e modernizados? Aí não acredito em FX.2, gostaria mas não acredito.
Abs.

Zepa.

Enviado: Ter Out 02, 2007 2:53 pm
por Delta Dagger
GERSON VICTORIO escreveu:
Alcantara escreveu:
Delta Dagger escreveu:
RENN_Akino escreveu:Eu preferiria F-4 Phantoms da guerra do vietnam do que esse F-5 ae, vai gostar de jogar dinheiro no lixo, em pleno seculo 21 comprando F-5, nao que seja ruim, mais esse dinheiro poderia trazer um rafale, um F-16, coisa melhor!


Fala sério, os F-4 só não tomaram pau dos Mig-21 e dos Mig-17 porque os pilotos americanos eram melhores. Fora o fato que muitos não tinham canhão, que na época ainda era equipamento fundamental para o combate aéreo. Além do mais o índice de falhas dos Sparrow era altíssimo.


Com tudo isso de defeito, ainda assim quem tomava pau direto eram os Migs, rsrsrrsrs... 8-]




Abraços!!! :wink:


Opss...pelo que ja lí...não foi assim no começo

Os americanos tinham no F-4 toda uma doutrina voltada para o combate com a antiga URSS, com mísseis guiados semi-ativos e tal voltados para atacarem os grandes bombardeiros e suas escoltas em grande altitute, tanto que dispensaram em algumas versões do F-4 o canhão interno, no Vietnam os americanos se viram num aperto danado contra os MIG-15 e 17 com táticas bem inteligentes destes últimos que sempre exploravam a baixa e média altitude, isso ja foi amplamente divulgado, a coisa so se reverteu depois que mudou-se todo uma doutrina, incluse com programas como TOPGUN, mas isso e uma longa historia, o que ficou desse episódio é que não se pode substimar o seu oponente, mesmo aquele que tem uma "inferioridade" tecnológica, pois a capacidade de luta de um povo está no seu principal elemento...o homem.


Exatamente, assino embaixo.
Muitas vezes temos a impressão que os americanos e seus equipamentos são imbatíveis, mas a realidade não é bem assim.
Não devemos nos esquecer que a guerra do Vietnam era uma guerra assimétrica e a Força aérea do Vietnam do Norte era em quantidade e qualidade e treinamento infinitamente inferior a USAF. Mesmo assim os pilotos americanos enfrentaram dificuldades, para impor sua superioridade.

Enviado: Ter Out 02, 2007 3:56 pm
por Alcantara
Delta Dagger escreveu:Muitas vezes temos a impressão que os americanos e seus equipamentos são imbatíveis, mas a realidade não é bem assim.


Pega a relação com a taxa de perda/abates dos caças americanos contra os caças russos.
No final das contas, o que vale é quem abateu mais, quem caiu menos... :wink:


Abraços!!! :lol:

Enviado: Ter Out 02, 2007 5:26 pm
por Delta Dagger
Alcantara escreveu:
Delta Dagger escreveu:Muitas vezes temos a impressão que os americanos e seus equipamentos são imbatíveis, mas a realidade não é bem assim.


Pega a relação com a taxa de perda/abates dos caças americanos contra os caças russos.
No final das contas, o que vale é quem abateu mais, quem caiu menos... :wink:


Abraços!!! :lol:


Mas também se deve analizar o contexto dos conflitos, nos quais houveram os combates. Nunca houve combate ar-ar entre EUA e URSS diretamente, se houvessem os EUA provavelmente ainda teriam alguma vantagem porém não tão grande como nos combates em conflitos assimétricos que já ocorreram.

O que vimos na Guerra da Coréia? A superioridade dos Sabre contra os MIG, porém o desempenho dos MIG era superior. O que fez a diferença fora a experiência dos pilotos americanos (veteranos da WWII).

No Vietnam, os F-4 que é um caça pesado tinha dificuldades com os Mig-21 e MIG-17 (caça de geração anterior), novamente a diferença nos scores se deu devido a superioridade numérica americana, bem como ao melhor nível dos pilotos. Mesmo assim o índice de acertos americanos no Vietnam tinha caído consideravelmente em relação a Coréia. Fato este que deu origem a Top Gun, como citado pelo Gerson.

Em outras ocasiões, o que vimos foi EUA x Líbia; EUA x Iraque; EUA x Iugoslávia, logicamente com vitórias americanas.

Enviado: Ter Out 02, 2007 5:46 pm
por b.verde
Serão 80, todos operacionais e modernizados? Aí não acredito em FX.2, gostaria mas não acredito.
Abs.


Ess é o objetivo, com o F-X2 junto sim, o futuro próximo, mais bem próximo nos responderá, e trará mais surpresas.... :wink:

Um grande abraço amigo.



"Creio em Jesus Crsito"

Enviado: Ter Out 02, 2007 6:59 pm
por Carlos Lima
Curiosidades para os amantes do Super-trunfo:

A família F-5 possui uma relação vitórias/perdas em combates aéreos de 4:1, ou seja para cada 4 vitórias 1 F-5 foi abatido.

Já o Mig-29 possui uma relação 0.8:1 ou seja mais de um Mig-29 foi abatido antes de ele ser capaz de abater uma aeronave... :wink:

NOTA: Nem por isso considero o F-5 melhor caça do que o Mig-29... mas quem gosta de números o F-5 aparentemente teve bastante sucesso. :D

Outras curiosidades:

Os F-5 aparentemente foram operados clandestinamente pelo Paquistão e pela Líbia, ambos fornecidos pela Árabia Saudita.

Exemplares de F-5 da Coréia do Norte foram 'testados' na Polonia, Hungria e URSS.

1 F-5 Iraniano é creditado com a única vitória de 'canhão' sobre um Mig-25 (Iraquiano)

Fonte:
http://www.amazon.com/gp/product/1580070949/102-6946567-9976946

A capa desse livro é um F-5E da FAB.

Honestamente não aconselho a compra não, pois apesar de algumas curiosidades interessantes e a história do projeto como um todo, não possui nada que já não saibamos e quanto a história do F-5 no Brasil o Livro do Rudnei sobre o 1/14 é beeeeeeemmm melhor...

[]s
CB_Lima

Enviado: Ter Out 02, 2007 7:05 pm
por faterra
Que surpresas serão estas? :shock:
Mais F-5?
Os países usuários empalados com estas sucatas agradecem.

Pena que a FAB ignorou os melhores F-5's lhes oferecidos.
Até parece que tem uma atração fatal sobre estas sucatas "desérticas". :roll:

Enviado: Ter Out 02, 2007 7:13 pm
por Plinio Jr
Acho que o F-5 foi um bom vetor ao seu tempo, mas já deu o que tinha que dar por estas bandas e no resto do mundo tbm.

A modernização é boa, mas muito tardia, garante um bom desempenho sobre todos os demais vetores do continente, com excessão dos F-16s chilenos e Su-30 venezuelanos, mas é um quadro que deve mudar rapidamente em no máximo 10 anos, pois os demais países devem tbm sair ás compras ou modernizar o que tem, o que é algo inevitável.

É uma pena a FAB não conseguir enxergar isto....

Enviado: Ter Out 02, 2007 7:47 pm
por Lord Nauta
Plinio Jr escreveu:Acho que o F-5 foi um bom vetor ao seu tempo, mas já deu o que tinha que dar por estas bandas e no resto do mundo tbm.

A modernização é boa, mas muito tardia, garante um bom desempenho sobre todos os demais vetores do continente, com excessão dos F-16s chilenos e Su-30 venezuelanos, mas é um quadro que deve mudar rapidamente em no máximo 10 anos, pois os demais países devem tbm sair ás compras ou modernizar o que tem, o que é algo inevitável.

É uma pena a FAB não conseguir enxergar isto....


Prezado Senhores

Acredito que uma vez que a FAB definiu que devera operar 80 F5 Modernizados e que com certeza vai adquirir aviões mais modernos
para a defesa aérea e melhor pensarmos como será a operação conjunta do F-XII, F5E, A1M, A29, R99.Penso que a FAB vislumbra o emprego conjunto destas aeronaves segundo o modelo chamado de ''pacote''.

Sds

Lord Nauta

Enviado: Ter Out 02, 2007 8:09 pm
por b.verde
Prezado Senhores

Acredito que uma vez que a FAB definiu que devera operar 80 F5 Modernizados e que com certeza vai adquirir aviões mais modernos
para a defesa aérea e melhor pensarmos como será a operação conjunta do F-XII, F5E, A1M, A29, R99.Penso que a FAB vislumbra o emprego conjunto destas aeronaves segundo o modelo chamado de ''pacote''.

Sds

Lord Nauta


[009] - sendo que não tomo cerveja e sim refrigerante....

abraço...

Creio em Jesus Cristo.

Enviado: Ter Out 02, 2007 10:19 pm
por Wolfgang
b.verde escreveu:Prezado Senhores

Acredito que uma vez que a FAB definiu que devera operar 80 F5 Modernizados e que com certeza vai adquirir aviões mais modernos
para a defesa aérea e melhor pensarmos como será a operação conjunta do F-XII, F5E, A1M, A29, R99.Penso que a FAB vislumbra o emprego conjunto destas aeronaves segundo o modelo chamado de ''pacote''.

Sds

Lord Nauta


[009] - sendo que não tomo cerveja e sim refrigerante....

abraço...

Creio em Jesus Cristo.


Meus caros, tenho muito apreço por vocês, mas não acredito mais na FAB. Posso até acreditar em Cristo - e acredito - mas sempre fico bastante desconfiado em relação a nós homens. Não acredito mais em F-X.


Abs

Fabio

Enviado: Ter Out 02, 2007 10:48 pm
por orestespf
Wolfgang escreveu:
b.verde escreveu:Prezado Senhores

Acredito que uma vez que a FAB definiu que devera operar 80 F5 Modernizados e que com certeza vai adquirir aviões mais modernos
para a defesa aérea e melhor pensarmos como será a operação conjunta do F-XII, F5E, A1M, A29, R99.Penso que a FAB vislumbra o emprego conjunto destas aeronaves segundo o modelo chamado de ''pacote''.

Sds

Lord Nauta


[009] - sendo que não tomo cerveja e sim refrigerante....

abraço...

Creio em Jesus Cristo.


Meus caros, tenho muito apreço por vocês, mas não acredito mais na FAB. Posso até acreditar em Cristo - e acredito - mas sempre fico bastante desconfiado em relação a nós homens. Não acredito mais em F-X.


Abs

Fabio


Na minha época de doutorado, meu orientador dizia que era mais fácil acreditar em Deus do que na "Entropia" (ele estava certo, me convenceu da enganação), mas este papo de que é mais fácil acreditar em Deus do que na FAB é algo inovador. rsrsrs

Abraços,

Orestes


PS: não entendam a piada como um desrespeito ao credo cristão ou protestante (ou qualquer outro). Preocupe-me com as palavras neste sentido, principalmente com os vários membros mais ortodoxo do DB. Meus respeitos.

Enviado: Ter Out 02, 2007 10:51 pm
por Wolfgang
orestespf escreveu:
Wolfgang escreveu:
b.verde escreveu:Prezado Senhores

Acredito que uma vez que a FAB definiu que devera operar 80 F5 Modernizados e que com certeza vai adquirir aviões mais modernos
para a defesa aérea e melhor pensarmos como será a operação conjunta do F-XII, F5E, A1M, A29, R99.Penso que a FAB vislumbra o emprego conjunto destas aeronaves segundo o modelo chamado de ''pacote''.

Sds

Lord Nauta


[009] - sendo que não tomo cerveja e sim refrigerante....

abraço...

Creio em Jesus Cristo.


Meus caros, tenho muito apreço por vocês, mas não acredito mais na FAB. Posso até acreditar em Cristo - e acredito - mas sempre fico bastante desconfiado em relação a nós homens. Não acredito mais em F-X.


Abs

Fabio


Na minha época de doutorado, meu orientador dizia que era mais fácil acreditar em Deus do que na "Entropia" (ele estava certo, me convenceu da enganação), mas este papo de que é mais fácil acreditar em Deus do que na FAB é algo inovador. rsrsrs

Abraços,

Orestes


PS: não entendam a piada como um desrespeito ao credo cristão ou protestante (ou qualquer outro). Preocupe-me com as palavras neste sentido, principalmente com os vários membros mais ortodoxo do DB. Meus respeitos.


Não entendi, Ptolomeu. Eu disse que acredito em Cristo, mas sou cético em relação aos homens, não disse que existe comparação qualitativa no credo (DeusxHomem).
Ora, seu orientador de doutorado era um soviete adorador de Marx.. não conta... :twisted: :twisted: :lol: :lol:

Abs

Fabio

Enviado: Ter Out 02, 2007 11:13 pm
por b.verde
é mais fácil acreditar em Deus do que na FAB é algo inovador.
:D :D :D

Defato, homens são homens... :roll: :roll:



"Creio e vivo a Cristo"

Enviado: Qua Out 03, 2007 4:50 am
por Booz
o homem foi feito por D'us, D'us está no homem, logo....
A FAB ainda vai de Matusa. :lol:
Isto é que pode se chamar de siloralho do carismo.

E por enquanto nas asas e espada:

Dicere FAB veni, sequere me Matusas