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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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soultrain
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#76 Mensagem por soultrain » Qui Ago 30, 2007 11:37 am

Concordo Orestes,

Até acredito, com duvidas, que em situações ideais o F-16 tenha esse grande alcance, mas a que velocidade?

A dividir por quatro, não deve fugir muito da realidade.

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Degan
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#77 Mensagem por Degan » Qui Ago 30, 2007 11:38 am

Pirata, lee las características del motor que describe el PDF de Snecma y compara con lo que dice Jane´s....Snecma entrega en ese folleto genérico del motor las características del M88-2E4...

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#78 Mensagem por Degan » Qui Ago 30, 2007 11:43 am

soultrain escreveu:Concordo Orestes,

Até acredito, com duvidas, que em situações ideais o F-16 tenha esse grande alcance, mas a que velocidade?

A dividir por quatro, não deve fugir muito da realidade.

[[]]'s


Los datos son ambos de Jane´s...y ningún avión totalmente cargado es supersónico (ninguno es supersónico en crucero, excepto el F-22).

Saludos,




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#79 Mensagem por orestespf » Qui Ago 30, 2007 11:57 am

Degan escreveu:
soultrain escreveu:Concordo Orestes,

Até acredito, com duvidas, que em situações ideais o F-16 tenha esse grande alcance, mas a que velocidade?

A dividir por quatro, não deve fugir muito da realidade.

[[]]'s


Los datos son ambos de Jane´s...y ningún avión totalmente cargado es supersónico (ninguno es supersónico en crucero, excepto el F-22).

Saludos,


Olá Degan,

não vou entrar no mérito da Jane´s, apenas me prendo aos fatos e desconheço qualquer conflito real que um caça configurado para combate tenha feito uso de alcances tão generosos sem REVO.

Disse que desconheço, mas não que seja inexistente. Como o nobre amigo tem muitos dados técnicos, saberia me dizer de algum caso real onde os caças conseguiram atingir objetivos tão distantes como os propostos aqui, mas sem REVO?


Grande abraço,

Orestes

PS: não é uma provocação, desconheço mesmo.




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soultrain
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#80 Mensagem por soultrain » Qui Ago 30, 2007 11:58 am

Não estou a falar disso Degan, mas se a velocidade mais económica for a velocidade minima de sustentação, deve ser essa a usada para esses numeros.

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#81 Mensagem por Cougar_PH » Qui Ago 30, 2007 12:01 pm

O F-22 só suporta supercruzeiro por no maximo 30 min...
Considerando isso, então o eurofighter tbm é supersonico totalmente carregado...

Contudo considerando que cada situação é um caso...
Eu acho que isso dá pra ter uma ideia do desempenho das aeronaves...
Se considerarmos que esses valores são traçados no país de origem...
então essas informações vão variar de lugar pra lugar, independente de se usarmos a mesma aeronave como teste...
Exemplo...
Um F-5, aqui terá mais desempenho ou menor desempenho do que em outro lugar por causa dos fatores, da força da gravidade, umidade, temperatura e por aí vai...
Então acredito q nunca conseguirá um valor preciso do alcance real de uma aeronave...




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#82 Mensagem por Degan » Qui Ago 30, 2007 12:03 pm

Realmente los datos que se entregan son teoricos en condiciones estándar...pero para ambos aviones (F-16 y Rafale).
recuerden que el F-16 con CFT es una versión muy especial, elegida por Israel para sus F-16I (todos biplazas) con fines bastante "especiales y estratégicos", con alcances muy interesante... :wink:

Saludos,




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#83 Mensagem por Skyway » Qui Ago 30, 2007 12:07 pm

Os F-16 de israel não fizeram uma missão de longo alcance, sem REVO, naquele episódio do ataque a Usina Nuclear Iraquiana?




AD ASTRA PER ASPERA
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#84 Mensagem por orestespf » Qui Ago 30, 2007 12:14 pm

Skyway escreveu:Os F-16 de israel não fizeram uma missão de longo alcance, sem REVO, naquele episódio do ataque a Usina Nuclear Iraquiana?


Pois é... Tenho mais dúvidas do que certeza neste episódio, até porque os israelense são ótimos em matéria de omissão e inverdades sobre suas guerras. Até hoje eles negam que algum caça seus tenha sido abatido, mesmo com fotos de vários estraçalhados no chão. Então...




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#85 Mensagem por soultrain » Qui Ago 30, 2007 12:17 pm

orestespf escreveu:
Skyway escreveu:Os F-16 de israel não fizeram uma missão de longo alcance, sem REVO, naquele episódio do ataque a Usina Nuclear Iraquiana?


Pois é... Tenho mais dúvidas do que certeza neste episódio, até porque os israelense são ótimos em matéria de omissão e inverdades sobre suas guerras. Até hoje eles negam que algum caça seus tenha sido abatido, mesmo com fotos de vários estraçalhados no chão. Então...


O ataque foi discrito com todos os pormenores pelos pilotos num documentário que vi, muito boa qualidade. Em relação ao abates, julgo que Israel só reconhece uma perca se perder o piloto, acho que é isso.

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#86 Mensagem por orestespf » Qui Ago 30, 2007 12:21 pm

soultrain escreveu:
orestespf escreveu:
Skyway escreveu:Os F-16 de israel não fizeram uma missão de longo alcance, sem REVO, naquele episódio do ataque a Usina Nuclear Iraquiana?


Pois é... Tenho mais dúvidas do que certeza neste episódio, até porque os israelense são ótimos em matéria de omissão e inverdades sobre suas guerras. Até hoje eles negam que algum caça seus tenha sido abatido, mesmo com fotos de vários estraçalhados no chão. Então...


O ataque foi discrito com todos os pormenores pelos pilotos num documentário que vi, muito boa qualidade. Em relação ao abates, julgo que Israel só reconhece uma perca se perder o piloto, acho que é isso.

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Exatamente Soultrain, eles só contabilizam desta forma. O que eu "insinuei" é que falar é fácil, mostrar o que aconteceu, não. Pode-se dizer o que quiser, nunca saberemos se houve ou não REVO. Além do mais, o REVO pode ter existido apenas na "volta", e pela forma que os israelenses "medem" as coisas, podem alegar que REVO na volta não conta, da mesma forma que avião derrubado sem perda do piloto não conta.

Claro, estou só conjecturando, não sei se foi assim.


Abraços,

Orestes




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#87 Mensagem por orestespf » Qui Ago 30, 2007 12:33 pm

Tem uma coisa que ainda me incomoda muito: o supercruzeiro.

Isto parece papo de placa de vídeo 3D para computadores. O recurso no hardware está lá, mas se usado é uma grande decepção. Se quiser o tal recurso efetivamente "operacional", precisará pagar cerca 4 ou 5 vezes a mais por um produto superior. Aí entra o papo do custo-benefício...

Não estou convencido deste supercruzeiro, isto ainda é papo de vendedor de caças para convencer senadores a aprovar projetos. Não irá funcionar um dia? Acredito que se houver funcionalidade mesmo, investirão em algo funcional.

Esta história de supercruzeiro é semelhante a conversa fiada que existiu anos atrás sobre os UAV´s. Diziam que estes últimos iriam revolucionar a aviação de combate, que não haveria mais caças tripulados em futuro "próximo", que o F-22 e F-35 seriam os últimos caças tripulados, etc.

Isto morreu, mas o UAV continua sendo muito importante, mas não na concepção de alguns. Acredito que os "excessos" sobre o supercruzeiro seguirá o mesmo caminho.

A mesma coisa se aplica a estes "super alcances". Acho que só quem está "de fora" acredita nisso, não consigo imaginar uma força aérea levando tudo isso a sério. Porém é claro que alguns caças possuem alcances superior a outros, mas não na magnitude informada.

Como estes dados são extremamentes preciosos para uma estratégia real, não faz sentido exercitar a mente com dados questionáveis, seremos obrigados a conviver com resultados distorcidos, fora da realidade, e mais, com a estratégia equivocada. Se partirmos de informações erradas, o resultado esperado será absurdo, não por falha das "informações", mas pela estratégia equivocada e mal implementada, ou seja, falha de quem "pensou".


Sds,

Orestes




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#88 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 30, 2007 1:31 pm

Degan escreveu:Pirata, lee las características del motor que describe el PDF de Snecma y compara con lo que dice Jane´s....Snecma entrega en ese folleto genérico del motor las características del M88-2E4...

Saludos,


Degan,

O PDF fala explicitamente da M88-2, reproduzo a informação do site, onde é citado de forma distinta as versões da M-88 e M88-2E4:

"The M88-2 engine that powers Dassault’s Rafale multirole fighter is designed, developed and produced in-house by Snecma. It is the cornerstone of a family of new-generation military engines based on a common core.

The new-generation M88-2 integrates the latest technologies, including low-emissions combustor, single-crystal turbine blades and powder metallurgy disks, as well as innovations to reduce electromagnetic and infrared signatures. It’s a highly compact engine, developing 50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb), giving it a very high thrust-to-weight ratio. The M88-2 also shows exceptional handling characteristics and performance, especially in terms of acceleration.

To further reduce fuel burn and increase the service life of critical engine parts (core and afterburner), Snecma has developed a new version of the engine, dubbed the M88-2E4. These improvements will reduce fuel consumption by 2 to 4% compared with the original E1 version.

The M88-2 was designed from the outset for maximum dispatch reliability, with a modular design for easy maintainability and reduced operating costs, resulting in low total cost of ownership."




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#89 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 30, 2007 1:37 pm

Skyway escreveu:Os F-16 de israel não fizeram uma missão de longo alcance, sem REVO, naquele episódio do ataque a Usina Nuclear Iraquiana?

O raid aéreo mais perfeito da história da aviação de combate moderna.

Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Opera




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#90 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Ago 30, 2007 2:02 pm

Bom, segundo o Google Earth, a distância entre o Sul de Israel, e o Complexo de Osirak, é de 998 quilômetros, em linha reta. Acredito que na volta, os F-16 foram reabastecidos, ou foram teletransportados...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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