MAKS 2007
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Santa ingenuidade batman...
Santa paciência batman... cada uma pior que a outra.
Meu caro colega Killergod, estamos todos aqui argumentando e tentando aprender. Se você não tem mais paciência, ou seus conhecimentos sobre combate aéreo estão acima do nível destes ou de outros debatedores, seria mais educado que você procurasse algum lugar de nível mais elevado. Estes comentários do tipo enfado, bisonhice e tal, apenas mostram a tentativa, fútil e inútil, de desqualificar seus interlocutores. Isso é a maneira mais baixa de se debater qualquer assunto, e, na maioria da vezes, usado por falta de argumento.
Provavelmente as doutrinas de emprego do F-22A devem dizer que em caso de aproximação de um caça com mais capacidade WVR ele vira e bota os motoroezinhos pra empurrar ele pra longe... De volta à arena BVR...
Exatamente, ninguém vai arriscar uma avião de 200 milhões num combate destes.
E daí? Estás insinuando que isso impede o Raptor de fazer uma curva?
Quem insinuou alguma coisa foi você, não coloque palavras onde não existem. Apesar de aparentemente você ser profundo conhecedor de combate aéreo, suspeito até seja piloto de caça, isso não me impede de pensar e concluir que um TVC 3D melhora a manobrabilidade em relação à um 2D.
Nem o F-22. Percebe?
O que eu e muita gente percebe é que um TVC 3D é melhor que um 3D.
Diga isso para os veteranos da segunda guerra, da Coréia, do Vietnam, etc Laughing Laughing Laughing O básico continua até hoje: perdeu vantagem, acelera, toma distância, volta...
Você, na sua sapiência sobre combate aéreo, deve ter esquecido que o outro avião em questão manobra tão bem ou mais que esse acelerador.
Olha, tô sem tempo prá escrever mais tá certo? Um F-22 manobra melhor que qualquer caça no mundo.
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
chm0d escreveu:Wolfgang escreveu:chm0d escreveu:Wolfgang escreveu:Faltou acrescentar em meu text a expressão 3D.
Os sukhois indus não utilizam TVC 3D.
Abs.
Ok. Por isso disse que sem um TVC 3D não dá para comparar muito.
Abs
Mas ja existe Sukhoi voando com TVC 3D!
Abs.
Sim, ch, mas eu me referia ao vídeo postado. Aquele Su é hindu, não?
- Cougar_PH
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
- Contato:
Pessoal
Pra resolver isso logo de uma vez, é só fazer um teste facil, simples e rapido pra descobrir qual é o melhor...
Quando eles estiverem decolando, alguem vai e dá um tiro certeiro, no nariz do F-22 com uma 9 mm, depois no S-30/su-35...
e coloca os dois pra fazer dog, assim veremos quem vai conseguir, lockar o outro...
hehehehhhh!!!
E acho que os Su-30 da india são 3D...
Pra resolver isso logo de uma vez, é só fazer um teste facil, simples e rapido pra descobrir qual é o melhor...
Quando eles estiverem decolando, alguem vai e dá um tiro certeiro, no nariz do F-22 com uma 9 mm, depois no S-30/su-35...
e coloca os dois pra fazer dog, assim veremos quem vai conseguir, lockar o outro...
hehehehhhh!!!
E acho que os Su-30 da india são 3D...
Carlos Mathias escreveu:Quem insinuou alguma coisa foi você, não coloque palavras onde não existem.
Não, não. Alguém insinuou que o F-22 perderia num combate próximo somente pelo fato de o SU ter TVC 3D, e não fui eu.
Carlos Mathias escreveu:Apesar de aparentemente você ser profundo conhecedor de combate aéreo, suspeito até seja piloto de caça, isso não me impede de pensar e concluir que um TVC 3D melhora a manobrabilidade em relação à um 2D.
Carlos Mathias escreveu:O que eu e muita gente percebe é que um TVC 3D é melhor que um 3D.
3D melhor que 3D Não resisti
Em exibições em que o avião demonstra a manobra "helicóptero", e só. Se um piloto for estúpido o suficiente pra tentar isso num combate, só vai perder altitude enquanto o outro faz um looping e na volta o destrói.
Carlos Mathias escreveu:Você, na sua sapiência sobre combate aéreo, deve ter esquecido que o outro avião em questão manobra tão bem ou mais que esse acelerador.
E você deve ter esquecido de que:
- o SU obrigatoriamente utilizaria AB, reduzindo o tempo de vôo;
- o F-22 sempre teria a vantagem de 1) acelerar mais rapidamente que o SU, 2) começaria o combate em velocidade e 3) altitude superiores;
- os bocais dos motores do F-22 movem-se 20 graus no eixo vertical contra 15 do SU (a não ser que algo tenha mudado, me corrija se estiver errado);
- ambos os pilotos sabem que o F-22 tem potência de sobra, e bastaria que o piloto do Raptor administrasse essa vantagem até conseguir ficar atrás do SU.
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Olha sobre essa batalha Su x F-22... acredito que o ponto mais discrepante seja que são aéronaves de gerações diferentes...
Por isso pr melhor que o Su seja o F-22 vai estar uma passo a frente... não por que a a tecnologia russa seja pior... ous seus aviões piores, mas sim pq o SU é de uma geração inferior a do F-22... porem compartado aos aviões de sua geração ele é tão bom quanto dodos isso se não for o melhor...
Porem só saberemos de algum avião russo baterá o F-22 quando o PAK chegar... mas ai ja é outra estória.
Um abraço e t+
Por isso pr melhor que o Su seja o F-22 vai estar uma passo a frente... não por que a a tecnologia russa seja pior... ous seus aviões piores, mas sim pq o SU é de uma geração inferior a do F-22... porem compartado aos aviões de sua geração ele é tão bom quanto dodos isso se não for o melhor...
Porem só saberemos de algum avião russo baterá o F-22 quando o PAK chegar... mas ai ja é outra estória.
Um abraço e t+
- Cougar_PH
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
- Contato:
Pablo
Otimo seu comentário, eu só penso no seguinte, indiferente de uma aeronave ser melhor ou pior de da diferença de gerações...
nenhuma aeronave é imbativel... Isso implica que um dia que pode ser hoje, amanhã ou daqui a alguns anos, alguem vai superar o F-22, Su-30,
Su-35 e por aí vai...
Já tivemos provas de um super bug, se descabelando e derrubando o F-22, já tivemos noticias de um typhoon ou F-16 derrubando um F-22...
E por aí vai... Isso implica dizer que nada é perfeito, então num momento independente de tão superior é hoje o F-22, ele cometerá uma falha por causa do piloto, estrategia e será vencido...
Então hoje em tecnologia sim, o F-22 é a melhor aeronave, mais vamos ver num combate mesmo... em ambiente diferente de onde ele está acostumado... Assim como qualquer aeronave...
Otimo seu comentário, eu só penso no seguinte, indiferente de uma aeronave ser melhor ou pior de da diferença de gerações...
nenhuma aeronave é imbativel... Isso implica que um dia que pode ser hoje, amanhã ou daqui a alguns anos, alguem vai superar o F-22, Su-30,
Su-35 e por aí vai...
Já tivemos provas de um super bug, se descabelando e derrubando o F-22, já tivemos noticias de um typhoon ou F-16 derrubando um F-22...
E por aí vai... Isso implica dizer que nada é perfeito, então num momento independente de tão superior é hoje o F-22, ele cometerá uma falha por causa do piloto, estrategia e será vencido...
Então hoje em tecnologia sim, o F-22 é a melhor aeronave, mais vamos ver num combate mesmo... em ambiente diferente de onde ele está acostumado... Assim como qualquer aeronave...
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Cougar_PH escreveu:Pablo
Su-35 e por aí vai...
Mas esse é o raciocínio lógico que deve estar presente na cabeça de qualquer um que queira entrar numa discussão dessas. Todo avião pode ser abatido.
Só acho que a discussão aqui é mais tecnológica. E aí, acho ingenuidade falar que o Su-XPTO com TVC 3D é superior ao F-22 e ponto. O Su é um pojeto MUITO manobrável, tudo bem, mas o F-22 tambem o é, e para o desespero dos russófilos, é mais moderna. Com sistemas mais modernos, tanto de tiro como de vôo.
TECNOLOGICAMENTE FALANDO, não tem avião que faça par ao F-22 hoje em dia.
Estratégicamente falando, aí já é diferente.
PS: Só uma coisa, acelerar para se distanciar de um dogfight não é, nem nunca foi necessáriamente fugir, pode ser retomada de velocidade, energia, vantagem....e assim vai.
AD ASTRA PER ASPERA
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Cougar_PH escreveu:Pablo
Su-35 e por aí vai...
Com certeza Cougar... não existe nehuma arma parfeita... por mais dinheiro, tecnologia e tempo que se empreguem pra desenvolver algum armamente... ele sempre terá suas fraquesas... e não é diferente com o F-22... ele é uma maquina espetacular... contudo os seus pilotos não podem se dar ao luxo de cometerem erros...
Hoje em dia o F-22 é a aéronave com maiores chances de vencer ou de sobreviver a um combate aéreo com seus atuais rivais (digo de novo de gerações anteriores) mas acredito que com o passar do tempo, as fraquesas desse caça vão aparecer e isto pode ser uma ou cem... e tabm com a entrada de novos vetores mais modernos em serviço a kill/ratio do F-22 vá diminuir. Porém, atualmente como eu ja havia dito, ele é o caça operacional com maiores chances de sucesso e sobrevivência em um combate aéreo, mas não invencivel, nem de longe, acredito eu.
Um abraço e t+
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Ei... Tem um caça que supera o F-22 sim ué... F-5M combinado com R-99! Pô, seus incrédulos...
Pra aliviar a tensão... Mas voltando ao assunto... Só pra eu tirar uma dúvida... O F-22 pode carregar armamento externamente ou só internamente, e quantos mísseis ele pode carregar internamente?
Outra dúvida, as tecnologias stealths deixam o avião mais difícil de detectar, mas não necessariamente imune a detecções, certo? Radares parrudos como o do Mig-31 facilitariam esse 'serviço'??? Sistemas AWACs como o R-99 e o A-50 tem alguma chance de detectar o F-22 ou é 'sem chance mesmo'???
Pra aliviar a tensão... Mas voltando ao assunto... Só pra eu tirar uma dúvida... O F-22 pode carregar armamento externamente ou só internamente, e quantos mísseis ele pode carregar internamente?
Outra dúvida, as tecnologias stealths deixam o avião mais difícil de detectar, mas não necessariamente imune a detecções, certo? Radares parrudos como o do Mig-31 facilitariam esse 'serviço'??? Sistemas AWACs como o R-99 e o A-50 tem alguma chance de detectar o F-22 ou é 'sem chance mesmo'???
The cake is a lie...