Alexandre Beraldi escreveu:Sintra escreveu:Alexandre Beraldi escreveu:Muito bem colocado, de fato, mas vamos pensar em números:
Quanto custa a hora de vôo de um caça do porte de um Flanker(custo de operação)?
Fala-se de 6 a 10 mil dólares. Vamos considerar 10 mil dólares.
Quanto deve ser voado por ano para ser considerado operacionalmente adequado?
Vamos colocar para mais em nível de AL, tipo 150 horas/ano. Isto resulta em 1, 5 milhão por caça e por ano.
Então 150 caças vezes 1,5 milhão seriam 225 milhões para manter TODOS OPERACIONAIS, o que é um exagero, pois existem critérios diversos de emprego da frota, como manutenção de uma reserva operacional e com pouco número de horas de vôo, etc.
Agora vamos imaginar que, apesar de estarmos já extrapolando os valores num limite alto, dê uma M*** gigante e eles gastem o dobro para conseguir fazer isso: US$ 450 milhões/ano.
Considerando este números, seria factível para um país como a Venezuela?
A consideração de V.Sas.
Não, porque a isto temos de juntar os custos de treino dos pilotos, o salário dos pilotos, dos técnicos de manutenção, o custo de manutenção das armas, o custo de manutenção dos aeródromos, dos sistemas de radares terrestres, os ordenados dos técnicos especializados disto tudo... È muitissimo mais do que 450 milhões de dólares ano...
O custo de salários de pilotos e técnicos de manutenção faz parte do custo de hora de vôo, por definição. É uma média, mas é fato.
O custo de treino (inicial) dos pilotos é único e não se inclui no custo de operação, mas no de aquisição, no mais as Academias de formação já existem e já funcionam, tendo apenas que adaptar-se.
O custo de manutenção das armas ocorre, em média, a cada 10 anos, não podendo ser considerado como custo operacional direto. É um custo derivado. Estamos falando de operar os aviões, custo anual contínuo.
Os radares terrestres, bases aéreas e etc já existem, então não entram no CUSTO OPERACIONAL DO CAÇA...
Sintra, a continuar assim, você vai querer incluir no custo operacional do caça aquilo que foi gasto com o parto que deu à luz ao piloto, às fraldas que ele usou, etc.
Ok, eu não me fiz entender
Eu sei o que é o CUSTO OPERACIONAL DO CAÇA, o problema é que a compra, manutenção, utilização, treino, de uma tal força de combate (ENORME) comporta MUITISSIMO mais do que o custo operacional do caça, é basicamente todo o orçamento de uma Força Aérea NOVA.
As estruturas de qualquer força aérea da América do Sul nem por sombras comportam um tal aumento de aviões de combate.
Ou seja, é giro dizer que por ano os custos aumentavam em 450 milhões de dólares, MAS ISSO NÃO È VERDADE, o que nós estamos realmente a falar é a criação de uma estrutura de várias dezenas de milhares de pilotos, técnicos, soldados que não existe, ou que existe numa forma muitissimo incipiente. Não basta adaptar academias como você diz, é necessário criar tudo praticamente do zero.
Sendo muitissimo claro, o que você está a propor é a criação da segunda Força Aérea mais poderosa de todo o Continente Norte Americano, oito a 12 novos esquadrões de caças, toda uma estrutura de C3I nova, radares, pistas, etc, porque o que existe no vosso vizinho a Norte não contempla de forma alguma operar 150 Flanker´s, a 150 horas ano.
Só o pessoal para dar apoio a isto é qualquer coisa monstruosa. Isto não se faz com um aumento de 450 milhões de dólares ano e tem muito pouco a ver com o CUSTO OPERACIONAL DO CAÇA...
E já agora os valores que você apontou são os que o construtor (pelo menos é o que eu tenho apanhado vindo da Rosoborexport) atirou para o ar aquando de multiplos concursos internacionais e NÃO INCLUEM uma data de variáveis como ordenados, construção de pistas, manutenção dos sistemas de C3I, etc, etc, etc, etc. Os valores que você indicou reportam-se ao valor de combustivel gasto por hora, peças de reposição, etc.
O operação de uma frota de 150 Flanker´s , nos moldes indicados é vastamente superior a esses 450 milhões de dólares.
Existem inúmeros exemplos de forças aéreas com uma frota de combate muitissimo mais pequena e em que a parte dedicada aos CUSTOS OPERACIONAIS das frotas de caças são MUITISSIMO SUPERIORES, e nem sequer estamos a falar da operação de uma bisarma como o Flanker, estamos a falar de coisas muito mais pequenas.
Estou a falar da Flygvapnet, que neste momento alinha 4 esquadrões de Gripen´s, ou da Força aérea Australiana, etc, etc, etc
Mais um exemplo:
A Australia vai gastar cerca de 260 milhões de us Dolares (já fiz a conversão de dólares australianos para americanos) por ano, com VINTE E QUATRO aviões de combate (os Super Hornet´s), isto já retirando o valor de aquisição dos mesmos a que corresponde .
http://www.minister.defence.gov.au/Nels ... entId=6437
Esqueça, Beraldi, o Chavez não tem economia para manter uma força aérea nesses moldes, o exercito e a marinha iriam exigir serem tratados da mesma forma... O tipo tem um orçamento total de 50 biliões de dólares, teria de desviar qualquer coisa como 15 biliões por ano para as Forças Armadas, isto ao mesmo tempo em que tem uma quantidade enorme de programas socias decorrer, cerca de 40% da população da Venezuela encontra-se abaixo do limiar da pobreza. Entretanto, mais de 50% do orçamento de Estado vem directamente do Petróleo. Basta que o preço do Petróleo desça ligeiramente e aquilo faz BUUUUUMMMMMM, isto nos moldes actuais, quanto mais com um aumento aumento exponencial das forças armadas.
Isto se o tipo não quiser uma revolução social no espaço de seis meses...
Fui mais claro?