Brigadeiro Juniti Saito na França

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#76 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 21, 2007 10:36 am

amx2000 escreveu: Nao acho que a FAB compraria F-16s, sem levar alguns KC-135 de brinde :wink:


Com certeza. Desde o "finado" FX-1 o pacote norte-americano "brindava" as FFAA brasileiras com uma série de brinquedinhos adicionais, e entre eles, o KC-135.

Mas fora isso, o C-390/KC-390 vai pder operar com o sistema de sonda e receptáculo e/ou com o sistema Flying Boom.



Abraços!!! :wink:




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#77 Mensagem por A-29 » Qui Jun 21, 2007 11:01 am

Não vejo com bons olhos a adoção de uma aeronave com sistema diferente de reabastecimento, pois isso nos obrigaria a manter duas frotas de reabastecedores, diminuindo nossa flexibilidade.

De qualquer forma, sempre gosto de citar esse sistema Tabajara da Sargent Fletcher de probe retrátil em um tanque sub alar:

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#78 Mensagem por Alitson » Qui Jun 21, 2007 11:05 am

A-29 escreveu:Não vejo com bons olhos a adoção de uma aeronave com sistema diferente de reabastecimento, pois isso nos obrigaria a manter duas frotas de reabastecedores, diminuindo nossa flexibilidade.

De qualquer forma, sempre gosto de citar esse sistema Tabajara da Sargent Fletcher de probe retrátil em um tanque sub alar:

Imagem

Simples e prático 8-]


Por que não? Qual a diferença?

Os Franceses usam o sistema duplo em seus KC-135FR, com cestas nas asas e lança do dorso, mas quando necessario, instalam uma cesta na lança. Simples... :wink:




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#79 Mensagem por A-29 » Qui Jun 21, 2007 11:13 am

Acho que iria custar uns bons trocados adaptar a lança em nossos KC's, ou outros tantos para botar as cestas nos KC's que viessem de brinde.

Além disso, a´pesar de a lança transferir combustível mais rapidamente, tenho a impressão (talvez seja errada) de que o procedimento é bem mais complexo.




Carlos Mathias

#80 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 21, 2007 11:30 am

Ué, mas palavra de ordem não é comunalidade? Cesta, lança, caçapa, bocão. Quantos sistemas afinal vamos ter na FAB?




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#81 Mensagem por Alitson » Qui Jun 21, 2007 11:30 am

A-29 escreveu:Acho que iria custar uns bons trocados adaptar a lança em nossos KC's, ou outros tantos para botar as cestas nos KC's que viessem de brinde.

Além disso, a´pesar de a lança transferir combustível mais rapidamente, tenho a impressão (talvez seja errada) de que o procedimento é bem mais complexo.


O Custo deve ser não muito elevado, pois tais alterações já podem ser feitas todas no Brasil, tanto pela FAB quanto pela VEM.
Já no modo de operação, o sistema a la USAF de REVO é descrito por eles como sendo mais seguro e bem mais rápido... :wink:




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#82 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 21, 2007 11:33 am

Bem, eles jamais falariam algo diferente de um sistemas exclusivamente deles, que ninguém mais no mundo usa.




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#83 Mensagem por Alitson » Qui Jun 21, 2007 11:52 am

Sim, e os operadores europeus do F-16?

Ou melhor, os KDC-10 da Holanda junto com seus Falcons?

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Sem falar em dezenas de outros países que o fazem uso...

Até mesmo o Japão, quando os KC-767 chegarem para operar em conjunto com os F-15, F-2, F-4, etc...




Editado pela última vez por Alitson em Qui Jun 21, 2007 12:01 pm, em um total de 1 vez.
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#84 Mensagem por Alitson » Qui Jun 21, 2007 11:59 am

Temos ainda uma grande opção...

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Duplo sistema REVO e a meu ver é o mais lindo..

Abraços... :wink:




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#85 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 21, 2007 12:06 pm

A-29 escreveu:Não vejo com bons olhos a adoção de uma aeronave com sistema diferente de reabastecimento, pois isso nos obrigaria a manter duas frotas de reabastecedores, diminuindo nossa flexibilidade.


Olha, isso não procede não. A MESMA aeronave pode usar os DOIS sistemas. Não é necessário ter duas frotas.

Veja.


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Abraços!!! :wink:




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#86 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jun 21, 2007 1:26 pm

cicloneprojekt escreveu:
Luís Henrique escreveu:Estamos falando de quantas aeronaves???

Por mim seria 120 F-16E e substituiriamos tudo. Ficariamos apenas com 24 F-5e/fM em Natal para lift e agressor.

Os A-1M, se não for pedir muito, manteria 24 no norte da Amazônia e 24 no Centro-Oeste....Para atacar serão aeronaves válidas e capazes...

Ai temos 144 a 196 aeronaves...


A coisa será bem mais modesta L Henrique.

sds

Walter


É que eu gosto de multiplicar tudo por 2.... :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#87 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 21, 2007 1:50 pm

Mas meus caros amigos, não é a FAb que tá dura? Vamos ter dois sistemas e ainda ter que trazer/comprar aviões REVO espaciais, que usam tripulantes à mais para a operação. O F-18 não usa a sonda?




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#88 Mensagem por Sniper » Qui Jun 21, 2007 2:11 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas meus caros amigos, não é a FAb que tá dura? Vamos ter dois sistemas e ainda ter que trazer/comprar aviões REVO espaciais, que usam tripulantes à mais para a operação. O F-18 não usa a sonda?


Carlos, essa sua preocupação exagerada ta me cheirando a dor de cotovelo... :lol: :twisted:

Abraços!




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Carlos Mathias

#89 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 21, 2007 2:18 pm

Não meu caro, não. Você viviam por aqui esbravejando que somos uma força pobre, que o único avião possível de voar aqui era o Gripen, pequenino e econômico, que as casinhas, as carrocinhas isso e aquilo. Caça pesado JAMAIS! O país quebraria e etc, etc, etc.

Agora, estamos comprando KC-10, KC-135, KC-130, sonda, lança, casulo e etc, ou seja, aquela preocupação com a pindaíba desapareceu e estamos tomados por uma onda de gastos sem limite, ou pelo menos nababescos em relação a meses atrás.

Você leu ali o "F-18"? Se fosse apenas dor de cotovelo, não haveria esse avião na minha suposição, concorda?




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#90 Mensagem por A-29 » Qui Jun 21, 2007 2:26 pm

Alcantara escreveu:
A-29 escreveu:Não vejo com bons olhos a adoção de uma aeronave com sistema diferente de reabastecimento, pois isso nos obrigaria a manter duas frotas de reabastecedores, diminuindo nossa flexibilidade.


Olha, isso não procede não. A MESMA aeronave pode usar os DOIS sistemas. Não é necessário ter duas frotas.
Abraços!!! :wink:


Acho que não me expressei bem.

O fato é que nossos KC-137 continuam por uns bons aninhos, e els não poderão abastecer os eventuais F-16, a menos que passem por adaptação para instalação da lança, o que não deve ser lá muito barato.


Precisaríamos de uns KC-135 (desses mesmos que estão caindo pelas tabelas de tão usados) para abastecer os F-16, que necessitariam de algum tipo de adaptação para abastecer M-2000, F-5 e AMX.

Resumindo, a menos que a FAB tenha encontrado uma árvore que dê dinheiro e troque tudo de uma vez, precisaríamos sim manter duas frotas de reabastecedores.




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